Resultado - Concurso GMBR 2010

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resultado - Concurso GMBR 2010

Mensagem por Janx em Sab 01 Jan 2011, 12:47

Resultados
Concurso GMBR 2010

Tabela de classificação:

Nota dos juízes:

Spoiler:

Avaliações:
Todas as avaliações podem ser baixadas separadamente:

Avaliação dos jogos - Alex FC
Avaliação dos jogos - Fonetico
Avaliação dos jogos - Fuzenrad
Avaliação dos jogos - Janx

Jogos
Todos os jogos que participaram do concurso estão disponíveis para download!

Michael volta para casa (Anderson3D):
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

Mirfo - o ultimo fantasma (SIGILOSO):
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

The Witch Returns (Equipe Caveiras):
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

Meia noite:
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

Halloween 3D:
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

A vingança de Faicy:
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

A fuga do Esqueleto:
#ScreenShot 1
#ScreenShot 2
Download

Doces ou travessuras:
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

Halloween 2 - Salvando sua vida:
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

Parabéns a todos os participantes!

O troféu já foi adicionado no perfil dos vencedores!

Última edição por Janx em Sab 01 Jan 2011, 12:55, editado 1 vez(es)

Janx

Número de Mensagens : 2417
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2

Re: Resultado - Concurso GMBR 2010

Mensagem por Alexandre Dias em Sab 01 Jan 2011, 12:54

De certa forma foi uma pena eu ter começado a aprender C++. Eu queria muito participar do concurso. Não tive a oportunidade de testar todos os jogos. Vou baixá-los daqui a pouco e posto comentário sobre o que achei. Enfim, quem sabe na próxima vez o campeonato não seja aberto à outras linguagens? Daí talvez eu participe x)

Quando eu voltar eu dou uma opinião formada sobre cada jogo.

Alexandre Dias

Número de Mensagens : 397
Reputação : 8
Prêmios

Mensagem por TriniBoi em Sab 01 Jan 2011, 13:03

Achei o resultado justo ... Dessa vez naum deu Sigi xD
Anderson Ta de Parabéns pelo dourado, Sigi pelo Prateado e a Equipe Caveiras pelo bronzeado... Afinal, todos que participaram estão de parabéns...
Eu iria participar, mas... como sempre me faltou gráficos, e eu não consegui terminar meu projeto, abandonei...
Parabéns a todos ae, flw.

TriniBoi

Número de Mensagens : 273
Reputação : 6
Prêmios

Mensagem por Lauro em Sab 01 Jan 2011, 13:28

já joguei o mvpc, pois ele ja tiha postado um "demo" no forum, MUITO SHOW KRA!

Lauro

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 854
Notas recebidas : C+D
Reputação : 11
Prêmios

http://www.google.com

Mensagem por Salathiel em Sab 01 Jan 2011, 14:19

Tem como recorrer não?
Fuzenrad só pode ta de brincadeira, ele deu 16 para A fuga do Esqueleto, e 15 pra o meu jogo. Acho que ele nuca fez um jogo 3d. Sem querer ofender o jogo "A fuga do Esqueleto", mais todos os outros juizes, deram uma nota mais para meu jogo. E e claro que meu jogo foi bem mais difícil de fazer. Sei que isso não vai levar a nada, mais queria no minimo um explicação.

Sinceramente eu esperava as ultimas posições, mais depois de ver o jogos. Agora vi que o juri não foi imparcial.

Salathiel

Número de Mensagens : 346
Reputação : 3
Prêmios

http://salathiel1337.blogspot.com/

Mensagem por Super Games em Sab 01 Jan 2011, 14:23

Eba! Sexto lugar! Achei justo as notas, numca cheguei tão perto do 3º lugar.
Parabens para os ganhadores!

Até!

Super Games

Número de Mensagens : 2704
Notas recebidas : D
Reputação : 10
Prêmios

Mensagem por SIGILOSO em Sab 01 Jan 2011, 14:24

Prateada!! Laughing
Parabens a todos os participantes, em especial o Anderson! Cara, não passei do rio que tem na tercera fase do Mycheal... T_T
Foi ótimo participar! Agora o pequeno Mirfo irá descansar... Ele trabalhou muito nos playtests e precisa dormir XD
Na metade do ano ele volta a ativa Razz
afro

SIGILOSO

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2264
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Reputação : 39
Prêmios
   : 4
   : 1

Mensagem por Licht em Sab 01 Jan 2011, 14:29

LOL ANDERSON!! EU TAMBÉM USO AQUELE BACKGROUND DE ESTRELAS A NOITE! XD ele fica direitinho mesmo sem ter que cortar partes... mas eu vou parar de
usá-lo, pois os meus jogos devem ter todos os gráficos originais, incluido backgrounds x) parabéns ppelo primeiro premio! =) e a todos que participaram! =D

Licht

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1217
Reputação : 34
Prêmios

http://lightsoftworks.blogspot.com/

Mensagem por fonetico em Sab 01 Jan 2011, 14:35

Parabéns à todos que participaram e principalmente aos três primeiros colocados. Anderson, SIGILOSO e a equipe Caveiras, são grandes exemplos de que se nos esforçarmos em fazer algo, conseguimos chegar aonde queiramos.

Bom, enfim, agora que venham os demais concursos!

fonetico

Número de Mensagens : 1830
Reputação : 7
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por rafasgb em Sab 01 Jan 2011, 14:45

Apesar da temática estranha e limitadora além de organização deplorável o concurso foi produtivo.

Mas tenho uma critica muito simples: por que raios avaliar o código de fonte do jogo? ._.

Além disso, as avaliações do código fonte ficaram sem sentido. Estamos fazendo jogos, o unico tipo de software que não precisa de analise de sistema rigoroso, padrões de projeto ou qualquer outra coisa envolvida com isso. As criticas no desenvolvimento ficaram ruins e sinceramente deixaram as notas de uma forma..... injusta.

Quem disse que para o jogo ser bom o código precisa estar organizado, que se precisa de recursos organizados. Isso é acessório de organização do desenvolvedor e de nada interessa aos jogadores/juizes.

Eu acho que avaliar isso e do jeito que foi avaliado é muita prepotência. Por isso não concordo com as notas dadas.

Enfim, parabéns a quem teve um código bonitinho e que usou funções chiques do gm, vulgo, vencedores ;D

rafasgb

Número de Mensagens : 581
Notas recebidas : A
Reputação : -32
Prêmios
   :
   :

Mensagem por TriniBoi em Sab 01 Jan 2011, 14:51

Isso que ´Rafasgb disse é uma verdade. Qual a diferença? O cara usa do jeito que ele quer, nao é isso que tem que ser avaliado.
Mas eu acho que fora justa, de certo modo, a avaliação.

TriniBoi

Prêmios

Mensagem por Licht em Sab 01 Jan 2011, 14:54

...

é mesmo triniboi, eu também concordo com que o rafa falou ai...

mas anyway, parabéns ai.

Licht

Número de Mensagens : 1217
Reputação : 34
Prêmios

http://lightsoftworks.blogspot.com/

Mensagem por Alexandre Dias em Sab 01 Jan 2011, 15:10

Não sei se estou sendo um pouco duro mas de modo geral, acho que os dois únicos jogos que mereciam estar onde estão são Michael e Mirfo. Não estou desmerecendo o trabalho de ninguém. De forma alguma. Sei que muitos deram sangue pra isso(eu mesmo por um mês ralei que nem um condenado pra tentar aprender GML e 3D pra fazer um jogo bacana) mas o tempo do concurso foi muito "curto". Acho que deve servir de lição pra próxima vez e colocar o 1º mês do concurso em dezembro. Pra quem estuda, são 2 meses de férias e pra quem tá na universidade,algumas dão até 3 meses de férias. Lembrando que começo de ano sempre é mais calmo. Acho que se o cara dedicar as férias deles(o que quiser) pode sair jogos melhores.Teve até jogo 3D nesse concurso. Pena que com vários bugs de colisão o que deixa o jogo meio "difícil".

Voltando ao ponto de vista que comentei no começo, deu pra perceber que o Michael e o Mirfo deram sangue, mas deram muito sangue. Vê o jogo do Anderson, olha as sprites dele, o mesmo com o Mirfo. É tudo tão original que faz com que você queira continuar jogando! E muitos jogos foram simplesmente feito correndo, como a Fuga do Esqueleto. Você morre e vai pro menu(então não sei porque tem as vidas lá em cima), tem fase em que você vira fantasma e pega o esqueleto por baixo e ele fica preso na parede. Não achei nenhum botão pra resetar o jogo. É por isso que disse que o 1º e o 2º colocado foram os que mais mostraram serviço e que cumpriram o que prometeram. Além do mais sempre que você via um dos dois eles estavam trabalhando no projeto e tudo mais. Não queria parecer injusto, mas foi o que pareceu na concepção da maioria, eles foram os únicos que realmente nós vimos que trabalharam até demais.

Quanto ao Salathiel ter dito que dá um trabalhão fazer um jogo 3D. Ok, deve dar. Mas você entrou no concurso, os jurados vão simplesmente analisar se seu jogo é bom ou não, os bugs e os glitches que atrapalham o mesmo. Minha professora já me deu zero num trabalho que eu realmente dei sangue pra fazê-lo. Ela me alertou e falou a verdade: lá fora ninguém vai dar valor ao seu trabalho, eles só querem saber do produto final. Não acho que você deveria reclamar por sua nota em relação a Fuga do Esqueleto.

Agora se o que o rafa disse for verdade, sinceramente, isso é uma vergonha. Cada um tem um jeito de programar,de se organizar. Eu me viro na bagunça, pode ser que fulano não consiga. Mas isso não tem nada a ver com a qualidade no software no final. Se ele está bom e o autor sabe cada parte do código, é a única coisa que ele precisa saber. Ele não precisa ficar fazendo identação em todos os códigos, o cara entende o código dele!

Enfim, continuo torcendo pra na próxima vez o campeonato possa liberar outras linguagens aqui. O fórum tem grandes programadores que estão ingressando em outras linguagens mas não podem ter um trabalho na competição, simplesmente porque não foi feito no Game Maker.

Obs: Fiquei triste já que não vi nenhum jogo 2.5D. São jogos de plataforma simples. O que mais daria trabalho seria o gráfico 3D e__e.

Alexandre Dias

Prêmios

Mensagem por Janx em Sab 01 Jan 2011, 15:25

rafasgb escreveu:Apesar da temática estranha e limitadora além de organização deplorável o concurso foi produtivo.

Mas tenho uma critica muito simples: por que raios avaliar o código de fonte do jogo? ._.

Além disso, as avaliações do código fonte ficaram sem sentido. Estamos fazendo jogos, o unico tipo de software que não precisa de analise de sistema rigoroso, padrões de projeto ou qualquer outra coisa envolvida com isso. As criticas no desenvolvimento ficaram ruins e sinceramente deixaram as notas de uma forma..... injusta.

Quem disse que para o jogo ser bom o código precisa estar organizado, que se precisa de recursos organizados. Isso é acessório de organização do desenvolvedor e de nada interessa aos jogadores/juízes.

Eu acho que avaliar isso e do jeito que foi avaliado é muita prepotência. Por isso não concordo com as notas dadas.

Muito bem, jogue cada um dos jogos e de sua nota. Os vencedores ganharam por um motivo: Estavam melhores que os demais. Se você jogar cada jogo vai chegar, provavelmente, na mesma conclusão.

Estamos fazendo jogos, o unico tipo de software que não precisa de analise de sistema rigoroso
Então devemos deixar um jogo cheio de bugs? Claro que precisa de analise de sistema rigoroso! Qualquer programa/jogo deve ser bem feito para evitar ao máximo falhas e erros (bugs)!

Enfim, parabéns a quem teve um código bonitinho e que usou funções chiques do gm, vulgo, vencedores ;D
Sério, você não sabe como os jogos foram feitos. O 3º colocado tem programação muito mais simples do que o último. O importante foi como o projeto foi trabalhado.

A nota pelo "Desenvolvimento" é a única que avalia a programação/bugs, ou seja, apenas 1/4 da nota final.
Dúvido que alguem tenha tirado muitos pontos pela má organização dos projetos. A maioria dos pontos perdidos na minha avaliação nessa categoria (Desenvolvimento) foi por bugs e acredito que a dos outros juízes também foi assim.
Porque eu comentei sobre indentação? Porque é a causa de muitos bugs! Não tem como negar, um código bem indentado é muito mais legível e fácil para encontrar erros.

@Nazkrolevy
Michael e Mirfo estão nos primeiros porque mereceram. O jogo da equipe Caveiras ficou em 3º porque mereceu. Os demais não conseguiram porque não foram melhores! Não intendi o que você quis dizer com
"Não sei se estou sendo um pouco duro mas de modo geral, acho que os dois únicos jogos que mereciam estar onde estão são Michael e Mirfo."
Queria que pulássemos os 4~9 lugares para os outros jogos ficarem abaixo de 9º!?

~~Por favor, não vamos começar uma briga... O resultado já saiu e não vai mudar. Cada juiz avaliou como achou correto. Foram 4 juízes e vocês podem notar que alguns diferenciaram muito nas notas, isso ajuda a balancear opiniões. Esse resultado é FINAL.

Última edição por Janx em Sab 01 Jan 2011, 15:32, editado 2 vez(es)

Janx

Prêmios

Mensagem por Alexandre Dias em Sab 01 Jan 2011, 15:30

Eu disse isso porque na minha opinião, eles foram os únicos que realmente cumpriram com o que prometeram. Testei todos os jogos e adivinha quais me prenderam por mais tempo? Michael e Mirfo. Ainda não consegui zerar nenhum dos dois, o jogo está com recursos originais, ou seja, os dois são dignos de serem chamados de jogos profissionais. Mirfo tem inglês como língua.
É aí que você percebe a diferença de nível com outros concorrentes. O jogo do Anderson me prendeu por horas e não consigo finalizar ele. Os dois jogos estão harmoniosos. Os demais pra mim, ficaram "simples" ou como na maioria dos casos eles foram feito nas coxas.

Alexandre Dias

Prêmios

Mensagem por PedroX em Sab 01 Jan 2011, 15:39

Eu acho que os resultados estão de certa forma bons.
Eu não acho que se deva avaliar o codigo no sentido de ser legivel ou não...
Cada um se vira no codigo, o que importa é o jogo. Tem umas engines no forum que tem o codigo todo embaralhado, voce mal sabe o que aquele pedaco esta fazendo, mas mesmo assim, boa parte delas sao boas.
Eu gostei bastante do 1 e do 2 por causa dos graficos, mas outros tambem foram bons...
Enfim, o 1 e o 2 mereceram estar ali, mas se voces contaram como nota se os jogos eram legiveis em seus codigos, acho que não esta certo. Eu acho que ninguem devia por como regra a pessoa entregar o source.

FLW

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por Alex FC em Sab 01 Jan 2011, 16:14

Por mais que seja chata essa situação, ela é normal e muito previsivel. Deixarei minha opinião.

Sobre avaliar a organização do source. Quem faz jogos em equipe sabe que um souce bagunçado atrapalha e muito o rendimento.

Mas ae o manolo pensa EU FAÇO JOGOS SOZINHO. E eu falo que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. E que por mais que treinemos todas as áreas para fazer um jogo, dificilmente um resultado profissional seria alcançado.

Lógico que cada um tem uma forma de programar. Mas quando tudo se encontra organizado, tudo anda mais rápido e sem complicações. É uma vantagem para o próprio programador.

Um projeto meu que tive que parar por falta de organização foi o The War of Archer. Ele estava tão abarrotado de ícones de Drag & Drop que nem eu mesmo entendia o que tinha feito ali.

Não quero falar, EU TÔ CERTO E VOCÊ TÁ ERRADO, mas vejam deste ângulo. Um dia perceberam que organização é a chave para tudo dar certo.

Muitas pessoas desistem de projetos por falta de organização. Exemplo, um manolo começa a fazer um jogo do nada, faz ele pular, atirar e se mover. E chega um momento que ele fica parado na frente do GM pensando: O QUE EU FAÇO AGORA??? E depois de um tempo desistir por falta de ideias.

Isso e pura falta de organização, pois se ele tivesse pensado em tudo antes e feito um simples roteiro numa folha de papel ele teria bem menos dor de cabeça e provavelmente terminaria o projeto.

Se você está pensando ISSO NÃO TEM NADA HAVER, você é um desses manolos que desistem a toda hora.

Já sobre o resultado final dos jogos e se mereceram as colocações. Acho que cada um ganhou a nota que mereceu, e que os melhores não foram só o Mirfo e o Michael, mas Meia Noite e The Witch Returns também foram jogos bem feitos. Também não desmerecendo os outros. Mas teve muito Ctrl-C e Ctrl-V né?

Essa é minha opinião.

FLWS!

Alex FC

Número de Mensagens : 2503
Notas recebidas : B A
Reputação : 174
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios

http://redscreensoft.blogspot.com

Mensagem por Joton em Sab 01 Jan 2011, 16:47

O anderson e sigiloso ficaram anos luz dos demais concorrentes, eles realmente trabalharam arduamente nos seus jogos, infelizmente os demais estão muito fracos de visual e programação, tomara que isso mude para 2011

Parabéns ao MICHAEL E MIRFO vocês foram os destaques de 2010 Happy Feliz la!

Joton

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 836
Notas recebidas : A+B+C
Reputação : 5
Prêmios

http://jotonsn.blogspot.com/

Mensagem por Fuzenrad em Sab 01 Jan 2011, 17:31

Salathiel escreveu:Fuzenrad só pode ta de brincadeira, ele deu 16 para A fuga do Esqueleto, e 15 pra o meu jogo. Acho que ele nuca fez um jogo 3d. Sem querer ofender o jogo "A fuga do Esqueleto", mais todos os outros juizes, deram uma nota mais para meu jogo. E e claro que meu jogo foi bem mais difícil de fazer. Sei que isso não vai levar a nada, mais queria no minimo um explicação.

Sinceramente eu esperava as ultimas posições, mais depois de ver o jogos. Agora vi que o juri não foi imparcial.
Primeiramente, eu sei que um jogo 3D é difícil de programar, e também sei que você não teve esse trabalho todo. Pra quem duvida, segue abaixo o link do exemplo disponibilizado na YoyoGames de um jogo em FPS 3D:
http://www.yoyogames.com/downloads/tutorials/fps.zip

Como eu disse, em cada avaliação, eu fui bastante imparcial, avaliando o jogo de acordo com as capacidades e habilidades, mas não quantificando isso, e sim, verificando se o potencial de tal participante foi devidamente usado, e no seu caso Salathiel, você demonstrou que sabe copiar e colar, quer dizer, não era esse o objetivo do concurso.

rafas escreveu:Enfim, parabéns a quem teve um código bonitinho e que usou funções chiques do gm, vulgo, vencedores ;D
Qualquer bom programador sabe que organização é fundamental, se você não é organizado, só lamento, e mais, pra vim dizer que os vencedores são os jogos com os 'códigos bonitinhos', você deveria ao menos ter uma noção do que foi feito nos jogos. O jogo do Anderson3D por exemplo, tem vários códigos que poderiam ser reduzidos e simplificados, um bom exemplo é em relação às sprites, todas elas tem um mirror na direção horizontal oposta, isso poderia ser resolvido com o image_xscale=-1.

Quando estiver com tempo livre, você pode ler as avaliações e confirmar se realmente o 'código bonitinho' venceu, pois parece que você não fez isso.

Última edição por fUzEnRaD em Sab 01 Jan 2011, 18:55, editado 2 vez(es)

Fuzenrad

Número de Mensagens : 1026
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Prêmios

Mensagem por PedroX em Sab 01 Jan 2011, 17:33

@alex
Eu entendo o que voce quis dizer. Mas pense assim:
Se um jogo ta com o codigo misturado, mas quando voce joga ele é legal, isso é o que importa. O que importa é o gameplay, nao os codigos. Alem disso, cada um tem seu jeito de organização, entao isso nao deveria ser avaliado.

@joton
nao concordo que os jogos ganhadores estejam a "anos luz", os outros jogos tambem são bons, eu gostei do 3, 4 e tbm gostei do 5...

FLW

PedroX

Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por Anderson3d em Sab 01 Jan 2011, 18:49

Jesus Cristou eu ganhei???!!! Obrigado meu Deus!!! cheers

Caramba estou tão feliz que vocês nem imaginam! Nunca pensei que ganharia um torneio desse tipo. Quando entrei nesse forum a dois anos atrás eu tinha um sonho de criar jogos, mesmo que bestas, simples, eu queria criar jogos pq sempre fui apaixonado por isso desde pequeno quando comprei meu Snes com meu irmão. Graças a GMBR hj eu consegui terminar meu primeiro jogo.

Desenvolvimento em geral:
Quero agradecer do fundo do coração a todos do forum que baixaram o jogo pq todos vcs tiveram uma parcela na produção do mesmo, desde quando iniciei os primeiros sprites na sessão exposição 2D, pq é assim que eu acho que se faz um jogo, com a participação de todos, opinando e criticando construtivamente. Sempre que postava uma novo sprite alguém ia lá dar sua opinião, e isso me animava mais.

Eu lancei com 15 dias de antecedência de propósito para que o mesmo fosse testado por vcs e deu certo. Todos identificaram os bugs que foram corrigidos na versão 1.1. Era uma faca de 2 gumes, vcs poderiam odiar o jogo e nem baixar mais, mas minha preocupação com a versão final sempre foi maior. Sei que um jogo bom e sem bugs não é feito por uma unica pessoa em um único momento.

Concordo plenamente com todos os comentários da banca com exceção de poucos detalhes mas não ao caso.
mais uma vez agradeço e espero que possa encaixar o Super Policial no próximo torneio! Vlw!

edit: Parabens a todos que participaram deste torneio! Somente nos sabemos o trbalho que passamos nestes 3 meses!!! Mirfo sua próxima batalha será contra o S.P. e vai ser demais!!!! Obs: Ou quem sabe surgem novos nomes como o Joton, o cap. comando (mestre) etc...
Razz

Anderson3d

Número de Mensagens : 1479
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Prêmios

http://www.indiegamebr.com

Mensagem por Salathiel em Sab 01 Jan 2011, 21:01

Bom o que eu tenho a dizer o Janx já falou:
A nota pelo "Desenvolvimento" é a única que avalia a programação/bugs, ou seja, apenas 1/4 da nota final.

Então quer dizer que eu fiquei atrás na Jogabilidade, Combinação audiovisual e na Tematização?

Outra coisa. Quanto ao "Ctrl + C, Ctrl + V", infelizmente eu não sou o dono no GM, e não posso criar funções para 3d, tenho que usar as já existentes. A projeção por exemplo tem que ser a mesma, a movimentação e a mesma, os tiros são os mesmo. O que eu to querendo dizer e que já e difícil você fazer um jogo 3d imagina criar uma mira em 3d? Por isso que eu usei o "sistema" da engine. Agora qual de vocês nunca usou uma engine?
Bom, não quero discussão, seria bom parar por aqui mesmo.

Enquanto aos ganhadores, estão de parabéns vocês realmente mereceram. Mais pra min Mirfo ficava em primeiro xD.

Salathiel

Número de Mensagens : 346
Prêmios

http://salathiel1337.blogspot.com/

Mensagem por Nicolas em Sab 01 Jan 2011, 21:45

Muitas pessoas desistem de projetos por falta de organização. Exemplo, um manolo começa a fazer um jogo do nada, faz ele pular, atirar e se mover. E chega um momento que ele fica parado na frente do GM pensando: O QUE EU FAÇO AGORA??? E depois de um tempo desistir por falta de ideias.

Isso e pura falta de organização, pois se ele tivesse pensado em tudo antes e feito um simples roteiro numa folha de papel ele teria bem menos dor de cabeça e provavelmente terminaria o projeto
Isso é Verdade ate eu ja desisti voce tem que organizar mt bem os codes ou o dnd deixando coments ou // para organizar mais seu jogo.
Der uma ideia antes de começar,nao adinta voce chegar no gm e falar vo criar um jogo de plataforma,ae voce faz ele se move e pula ae voce nao faz mais nada,alem de der uma historia voce tem que der uma base a base do meu novo jogo é o Hopper 2 um joguin que eu achei enquando vagava,nao adianta voce pega sprites do gm,coisas do gm e fazer um jogo,fim.
Entao parebens aos que venceram,ate o 5° Lugar vai =D,Muito bom o Jogo do Anderson3D,do Sigi,Daquela Equipe o Meia Noite fico mt bom tbm,o 5° tbm nem lembro o nome dele XD,emfim ficou tudo perfeito.

Nicolas

Número de Mensagens : 492
Reputação : 4
Prêmios

Mensagem por Alexandre Dias em Sab 01 Jan 2011, 22:01

Alex Fc, você vem no tópico do concurso em que os vencedores fizeram os jogos sozinhos e você diz isso : "Mas ae o manolo pensa EU FAÇO JOGOS SOZINHO. E eu falo que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. E que por mais que treinemos todas as áreas para fazer um jogo, dificilmente um resultado profissional seria alcançado."

Pera aí, Michael e Mirfo estão perfeitos. E eles fizeram sozinhos. Os dois têm sim um resultado profissional que merece muito reconhecimento.

E quanto a isso: "Muitas pessoas desistem de projetos por falta de organização. Exemplo, um manolo começa a fazer um jogo do nada, faz ele pular, atirar e se mover. E chega um momento que ele fica parado na frente do GM pensando: O QUE EU FAÇO AGORA??? E depois de um tempo desistir por falta de ideias."

Que coisa mais nada a ver, desculpa ae. Mas clareie minha mente e me diga em que momento as ideias do cara tem a ver com a organização do projeto? Se ele é do tipo que faz GDD, ótimo. Temos alguém que vai ter tudo cronometrado pra fazer no seu jogo. Mas se o cara não tem ideias, não significa que ele vai parar o jogo por falta de organização. Que coisa mais WTF você disse aí .__.

"Se você está pensando ISSO NÃO TEM NADA HAVER, você é um desses manolos que desistem a toda hora."

Sou contra aquilo que você falou e não desisto dos meus projetos. Afinal eu nem começo. Prefiro não fazer jogos do que simplesmente sair fazendo "porcarias" como muitos sempre fazem e saem comemorando e pedindo reconhecimento por primeiros jogos. A única coisa que eu faço é sentar e escrever a história do jogo. Um dia que eu obtiver conhecimento suficiente sobre programação em C++ e modelagem 3D, vocês verão um jogo meu. Mas SOMENTE se eu tiver conhecimento suficiente. De que adianta sair fazendo "primeiros jogos" por aí se nenhum deles tem qualidade? E muitos o fazem somente pra falar que fizeram, como eu já percebi aqui no fórum.

Alexandre Dias

Prêmios

Mensagem por Gonçalves em Sab 01 Jan 2011, 23:29

Estava torcendo pro "Michael volta para casa" e o jogo ganhou! =D

Parabéns à todos que conseguiram criar um jogo para o concurso!

Gonçalves

Número de Mensagens : 1013
Notas recebidas : B + A + C
Reputação : 79
Prêmios

Mensagem por Fenixs em Sab 01 Jan 2011, 23:53

Parabéns a todos ai do concursso!! quando "crescer"( entre aspas pq eu ja tenho quase 1,75 hohohohohoho) eu quero fazer jogos q Nem o Anderson3d e o SIGILOSO! Happy parabéns vcs merecem ter ganhado o destaque aki. Happy
espero ganhar algo assim algum dia Happy

Fenixs

Número de Mensagens : 263
Reputação : -4
Prêmios

http://www.ngames4u.webs.com/

Mensagem por rafasgb em Dom 02 Jan 2011, 02:21

@Alex:

Acho legal vocês tratarem de temáticas como essa de organização e tal. Mas não tem absolutamente NADA HAVER com um concurso. Organização é algo pessoal seu e não tem como avaliar isso ._.

"As pessoas desistem no meio do projeto por falta de organização."
Tipo... "fodaçe".
Isso é um concurso. Façam isso como temática de turoial.

@fuzenrad:
O jogo do Anderson3D por exemplo, tem vários códigos que poderiam ser reduzidos e simplificados, um bom exemplo é em relação às sprites, todas elas tem um mirror na direção horizontal oposta, isso poderia ser resolvido com o image_xscale=-1.

E........? ._.
Isso vai influenciar na hora de jogar? estamos num concurso que o produto final é o jogo e não o código.

_____

Sinceramente ja está provado que esse quesito desenvolvimento é totalmente falho e sem sentido.
O pior de tudo é que muita gente foi prejudicada por causa dessa categoria, ridiculo.

Mais uma vez o que importa nesse caso é realmente o produto final, o que está sendo jogado. Se querem ajudar as pessoas que entregaram o projeto a se organizar melhor e talz... que façam um "guia de ajuda espiritual" ou seila.....

Larguem de injustiça e prepotência, revisem essas notas.

rafasgb

Prêmios
   :
   :

Mensagem por SIGILOSO em Dom 02 Jan 2011, 11:38

Na minha opinião, a organização do source é importante pois:
- acelera a produção do jogo;
- economiza tempo pra correção de bugs;
- evita perda de dados.

Todos esses fatores interferem no resultado final. MAAS.....
Organização é algo 100% pessoal numa pessoa '-'
Antes de mais nada, eu não estou aqui reclamando pela nota que recebi, mas diante da discussão gostaria de deixar minha opinião, uai.

Reparei que um dos objetivos do campeonato era...
Evoluir no Game Maker, além de mostrar o seu potencial.
Se evoluir no GM e aprimorar o que já sabemos foi realmente o objetivo a ser alcançado, então a avaliação de uma organização do source é realmente importante, da mesma forma que avaliam se o cara fez o cálculo antes de botar o resultado final no provão de matemática.
Mas vi aqui que... Apenas o resultado final dos jogos prevaleceu no final.
Nesse caso, apenas o resultado final foi levado em conta, e para tal, a forma como foram feitos os jogos não deveria interferir '-'

Em todos os meus jogos feitos até hoje eu jamais usei as funções alarm,Trigger ou até mesmo objetos sólidos, além de inúmeras funções da GML. É quase tudo improvisado ou feito a minha maneira. Essas funções aí que eu falei devem facilitar muito a vida do pessoal, mas eu não as uso. E isso não interfere se os jogos ficam bons ou não, né?
Por exemplo: Eu vi ali encima, que no jogo do Mycheal ele poderia ter usado o image_xscale=-1. Mas as sprites não viram? Não funciona? XD
Pode ter sido feito de uma maneira mais trabalhosa, mas isso vai depender e influenciar apenas o Anderson e os jogos dele, afinal, ele pode preferir usar essas funções ao invés do código que eu falei aí. Aliás, se a engine de plataformas dele for que nem as minhas, ele não poderia usar image_xscale, pois traria bugs.
O Janx falou que a tabela de High Scores do Mirfo poderia ter sido feita facilmente através de [b]Arrays[b/].
EIN? Nunca usei variáveis Arrays! Não sei o que é isso! XD
Criei o sistema de uma forma mais trabalhosa mas que funciona (eu acho...), e que pra mim não foi difícil fazer.

É isso gente... Lembrando que eu não to aqui pra reclamar das notas, mas a menos que o objetivo principal do campeonato tenha sido mesmo a gente aprender a criar jogos melhores, então não faz sentido avaliar a forma como foi feita... Nenhum profissional trabalha igual ao outro, cada um tem sua forma bagunçada ou certinha de trabalhar, mas que no fim os resultados agradam. A organização é sim importante, vou tentar me organizar melhor na próxima. Mas ninguem (fora a banca de jurados) que jogou o Mirfo questionou como ele foi produzido.

Ah sim... Sugiro que encerrem a discussão por aqui, esse tópico deveria ser pra parabenizar o pessoal mas já ta virando campo minado. Sei que estão defendendo suas opiniões mas tá ficando meio chato... ¬¬
afro

SIGILOSO

Prêmios

Mensagem por Janx em Dom 02 Jan 2011, 12:09

u_ú

Desenvolvimento: Nível da engine, efeitos, opções, bugs na programação, aprendizado do participante etc

Isso já estava no regulamento do concurso. Vocês já sabiam que o código fonte seria avaliado. Se não gostaram deveriam ter falado antes! O RESULTADO NÃO IRÁ MUDAR.
Evoluir, melhorar, aprimorar os sistemas do seu jogo.

Porque nós avaliamos os sources?
Dessa forma podemos mostrar ao participante como melhorar seu método de programação. Mesmo que funcione do jeito que você fez, existem formas MELHORES, mais eficientes. Apenas queremos mostrar isso para ajudar você a evoluir mais. Esse é o objetivo do fórum.

Sigiloso, porque eu acho que você deveria usar Arrays ao invés de trocentas variáveis?
Digamos que você quer alterar o nome da variável, quantas coisas você terá que mudar? Quais as chances de você esquecer de algum lugar e gerar problemas depois? E se você quiser adicionar apenas mais um espaço para score? Teria que fazer alterações em muitos lugares concorda? Com arrays você usaria loops e o que mudaria seria o comprimento dele. Com arrays você não teria que modificar cada variável, apenas o nome da array, seria muito mais simples.
Você mesmo disse que não sabe usar arrays... Recomendo que aprenda! Vai facilitar muito. Arrays são a base para muita coisa em outras linguagens. Você não vai conseguir nada usando muitas variáveis para representar uma lista, se conseguir será depois de muito, muito, muito trabalho desnecessário.

Image_xscale é diferente, se a pessoa não tem o GM PRO ela não pode usar. Mas ele é muito mais eficiente do que várias sprites que alem de pesarem no jogo precisam de mais instruções para fazer a animação funcionar corretamente. Image_xscale não tem como "dar bug" na engine, é só saber como funciona os sprites e a posição relativa ao ponto de "apoio".

Organização influencia sim. O primeiro jogo que fiz no GM foi abandonado porque eu simplesmente não conseguia encontrar nada. Era 60% D&D 40% código. Preferi desistir dele do que tentar arrumar o jogo inteiro.

Janx

Prêmios

Mensagem por SIGILOSO em Dom 02 Jan 2011, 13:24

Exatamente Janx, e aliás, obrigado pelas dicas. Já estou procurando material sobre arrays. Eu disse que não sabia usar Arrays, mas não disse que não queria aprender sobre elas Laughing
Mas existem outras coisas que cada um tem seu próprio jeito eficiente de fazer, só depende do cara se vai querer aprender novos meios ou não.
No caso das Arrays será uma grande ajuda pra mim.
Quando tratamos apenas do resultado final, a forma como foi feito o jogo não influencia pra quem joga, mas faz toda a diferença quanto ao desempenho. O desenvolvedor deve ter isso em mente sempre.
afro

SIGILOSO

Prêmios

Mensagem por PedroX em Dom 02 Jan 2011, 13:50

Eu acho que foi um mal entendido.
Eu acho que o source não deveria ser avaliado, mas como o janx disse, quem participou ja estava consciente disso.
Se for ver por esse lado, as notas estão justas, as pessoas deveriam ajustar o seu source pq ja tinha sido dito que ele seria avaliado. Se nao quisessem, era so nao participar.

FLW

PedroX

Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por SIGILOSO em Dom 02 Jan 2011, 13:57

Eu sabia que o source seria avaliado, e fiz tudo da forma que sabia/estava acostumado a fazer. As dicas dos jurados ajudaram bastante e já estou refazendo tudo da melhor maneira possível Happy
Cada um produz de forma diferente, de qualquer forma o pessoal vai poder ver o que poderia ter feito melhor ou diferente, claro que não podemos julgar errado ou falho um sistema que foi feito de forma mais complicada, mas no caso desse campeonato já estava no regulamento que seria avaliado. O que contou de verdade foi o resultado final, o desenvolvimento apenas influenciou nele e poderá servir de experiência pra futuros jogos.
afro

SIGILOSO

Prêmios

Mensagem por Hatzo enkiri em Dom 02 Jan 2011, 16:34

WOW 4° lugar.
Eu gostaria de agradecer a toda a staff por ter criado esse concurso .Com ele eu aprendi várias funções novas do GM. E pessoal , não vamos brigar por causa da avaliação. Se vc fez um jogo e não conseguiu uma boa colocação(E isso não é por que eu estou em quarto) não fique triste.Do contrário busquem mais conhecimento para tentarem ser melhores sempre!Melhorar é sempre necessário.Siga as dicas dos jurados e sigam em frente.Eu já estou até baixando a avaliação para melhorar.Hoje vc pode estar em último mas amanhã poderá ser o primeiro.!!!
Parabéns a todos q participaram.

Hatzo enkiri

Número de Mensagens : 226
Notas recebidas : B
Reputação : 7
Prêmios

Mensagem por Lord Minus em Dom 02 Jan 2011, 17:20

Êta azar danado... nundeu pra enviar o jogo pq
*eu nuntava on no dia
*meu parceiro de equipe não conseguiu entrar no fórum
*o projeto tava incompleto (gráficos mto fracos e sem sons)

so posso me empenhar mais no proximo projeto
e dar meus sinceros parabéns aos vencedores e
aos participantes do koncuso te ++ computador

Lord Minus

Número de Mensagens : 269
Notas recebidas : E-E-C-D-C
Reputação : 4
Prêmios

http://facebook.com/lordminus

Mensagem por Kabeção em Dom 02 Jan 2011, 18:24

Galera, não sei quanto a intenção de todos os participantes mas os concursos são pra gente ter mais experiencia quanto a criação.
Os prêmios são apenas simbólicos e podemos considerar como incentivo inicial o fato de poder vencer outros em uma competição mas mais importante que isso é evoluir cada vez a qualidade do que agente produzir.

Não importa como eu veja isso, um código fonte mal feito resulta em um trabalho mal feito ou que funciona através de gambiarra e esse não é o caminho pra quem quer mexer com algo complicado como desenvolvimento de jogos.

Sempre aconselhamos a ler os termos de inscrição e estar ciente deles antes de participar. Não se esqueçam que todo concurso feito aqui tem condições assim como qualquer outro e que sempre apresentamos elas, leia antes de participar.

Kabeção

Número de Mensagens : 2314
Reputação : 100
Prêmios
   : 3

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Mensagem por rafasgb em Seg 03 Jan 2011, 13:25

"O cara poderia ter usado image_xscale"
"O cara poderia ter usado array"
"O cara poderia ter usado essa função"
"O cara poderia ter usado aquela outra"
"O jogo é muito simples, feito em maior parte com D&D." (esse foi o fim, qual é o problema do D&D ._.")
"uma HUD para mostras vida e balas, precisar recarregar a arma, mais inimigos, mais fases, entre muitas outras coisas poderiam deixar o jogo muito melhor. É um game 3D, então o grau de dificuldade para ser feito é um pouco maior, mas isso não é desculpa para um jogo tão incompleto." (sabiam que existem jogos muito bons, sem HUDS?)

"Muito dos objetos do jogo não foram renomeados e possuem nomes como “object10”, “object22”, etc. Isso pode dificultar na criação do jogo, pois é mais difícil para encontrar o que você procura (Nem sempre é possível encontrar tudo pelos ícones!)."
(PROBLEMA É DO CRIADOR, não do juiz)

Caramba, é claro que ele PODERIA ter usado elas mas não usou por que o jogo é dele. Se vocês acham ou deixam de achar algo sobre o código grande foda-se.... O que vocês não entendem é que vocês não tem poder para avaliar a propriedade intelectual de outra pessoa.
O que vocês não entendem é que vocês estão DESTRUINDO COMPLETAMENTE o raciocinio lógico dos criadores.
Se o cara acha que ele deve usar milhões de sprites, deixa ele! Ele está tendo o raciocinio lógico dele e está APRENDENDO.

METER BEDELHO E DAR NOTA POR ALGO ASSIM NÃO É ENSINAR...
É dificil de entender?!

"Rafas, nós estamos aconselhando eles"

Se estão aconselhando, não deem nota.... -_-"
Se estão avaliando, não opinem sobre o raciocino lógico das pessoas.
Simplesmente por que para muitas pessoas chegar a conclusão de usar determinada coisa foi algo arduo e vocês estão apenas destruindo o tesão dela ter conseguido.
____

Peço que não encerrem essa discussão da maneira ditatorial infantil e mesquinha de sempre.

rafasgb

Prêmios
   :
   :

Mensagem por Isaias em Seg 03 Jan 2011, 13:49

rafasgb escreveu:

[...]
bem, não vou quotar o post todo pra num ficar grande
bem, mais concordo com o rafas, existem X maneiras de chegar no mesmo resultado...
como vocês devem saber o gta IV para PC foi adaptado, nem por isso ninguem deu nota baixa para o jogo só pq é relativamente pesado...
existem X maneiras de chegar a um resultado... organização e maneira que o programador trabalha, ai é de cada um. não é só pq eu uso X variaveis, ou prefiro usar Array que os outros programadores tem que usar tambem.
Organização é coisa que o programador tem que aprender sozinho, cada um tem seu estilo de programar...
se eu uso nomes engraçados nas variaveis não significa que eu estou errado... ou se eu uso duas imagens no lugar de usar xscale, não significa que eu estou fazendo errado, significa que essa é a minha lógica para se chegar naquele resultado.
na boa, avaliar o souce é simplesmente ridiculo, vai do conhecimento de cada um, ou seja aquele que faz um jogo com aparencia profissional, combinações perfeitas, vai se prejudicar pq não sabe programar no mesmo "nivel" que os outros competidores..
chegando a um resultado é o que importa, os players não estão nem ai se o cara usou duas imagens no lugar de flipar uma só Smile

rafasgb escreveu:Peço que não encerrem essa discussão da maneira ditatorial infantil e mesquinha de sempre.

Spoiler:
aqueles que de alguma maneira pensam: esse cara só vem aqui pra reclamar, desejo do fundo do meu coração que você vá a [*censurado*]

Isaias

Número de Mensagens : 374
Prêmios

http://isaiasramos.com

Mensagem por LCS em Seg 03 Jan 2011, 14:18

Primeiramente quero dar parabéns aos vencedores e dizer que os jogos que ganharam foram merecidos

agora sobre esse papo da avaliação eu também sou um que nao concorda em avaliação de source.
jogo é uma coisa que nao é pra ser avaliado os codes tem q ser avaliado o produto final ou seja o jogo. Não importa quantas mil sprites o cara usa pra fazer o movimento do player isso como todos os outros ja disseram é coisa do próprio programador e só quem tem que saber disso é ele, nao interessa a quem esta jogando
outra coisa que notei nas avaliações é a "bronca" com o uso de D&D não tem mal nenhum nisso, são funções pré- definidas do próprio gm e fazem as mesmas funções que códigos fazem.
Ainda acho que o resultado não seria diferente do que é agora pois os jogos que ganharam mereceram pelo conteúdo final e não por estarem mais organizados ou códigos mais "legais"
é isso que eu acho
flws

LCS

Número de Mensagens : 1035
Reputação : 43
Prêmios

http://www.www.ww.www

Mensagem por Mystery_boy_maker em Seg 03 Jan 2011, 15:48

Bom eu fiquei acomphando esse tópico até agora
e resolvi dar a minha opinião sobre o que esta
acontencendo ... primeiramente :

Parabens aos 3 ganhadores os seus jogos estão realmente
de parabens.

Bom agora sobre todo esse assunto levantado sobre a avaliação
do source.Bom como foi dito já todos os membros que resolveram
entrar para o concurso, ao fazerem isso estavam concordando
com todos os aspectos avaliativos que seriam usados na hora
da decisão, incluindo a avaliação do Source, e como diz
aquele velho ditado tah na chuva é pra se molhar,
todos os concursos possuem seus criterios de avaliação
foi decidido que A B e C seriam avaliados entao nao resta a gente
ficar reclamando daquilo que ja foi determinado
se voce tinha alguma critica a fazer que fize-se ela na hora
em que foi dado as regras do concurso e não seguindo as ideias
de um " outro user " se voce nao esta satisfeito não é problema
dos criadores do concurso entra quem quizer não lhe agrada
tudo bem nao partipa um dos aspectos de um bom programador
é a ornanização, nao estou dizendo que um programador
desleichado não é capaz de ter resultados bons. Quero dizer
Imaginem que irá ocorrer um concurso entre dois cozinheiros
ambos precisam fazer uma determinada receita
um cozinheiro mantem a sua cozinha organizada e limpa
ja o outro deixa tudo bagunçado porque ao seu ver dessa
forma ele se acha melhor, no final eles fazem a receita e o resultado
é muito semelhante, agora na hora de julgar o juiz estuda todos
os aspectos tanto do prato como da cozinha, qual voces acham
que seria o ganhador, embora os pratos estivecem muito parecidos
a cozinha onde o trabalho é feito é muito importante revela de
onde vem o talento do cozinheiro ! perceberam o que eu quero dizer ?

O source é mais um critério que conta pontos na avaliação final
e todos que participaram ja tinham isso em mente,não cabe aos que nao
gostaram reclamarem como eu disse a hora que deveriam ter feito isso
ja aconteceu.Parecem que voces querem programar e nao querem receber a nota
ao nivel de programadores que voces são ! A avaliação do Source só é mais um meio
de fazerem os participantes se esforçarem cada vez mais e superarem a si mesmos !

Mystery_boy_maker

Número de Mensagens : 908
Reputação : 16
Prêmios

http://recursos-mania.forumeiros.com

Mensagem por Alexandre Dias em Seg 03 Jan 2011, 15:57

Desculpa Mystery, mas esse lance de organização não tem nada , mas absolutamente nada a ver com o produto final. Eu sou desorganizado. Me viro muito bem na minha bagunça. Porque eu sei onde exatamente coloquei papel com senhas,cds,jogos,livros, etc. Quando minha mãe arruma, deixa tudo certinho, são semanas até achar algo que eu quero.

O que eu estou dizendo é que isso vai de pessoa pra pessoa e avaliar o source e ainda retirar ponto daquilo, é como dizer que a sua opinião em uma prova(onde precisa de respostas pessoais) está errada. Caramba, a sua opinião é sua. Da mesma forma seu método de trabalho, o source é pessoal, cada um faz dele o que quiser. Se ele está no caminho certo(assim como sua professora avalia sua resposta pessoal, ela só verifica se o que você disse está no caminho ou não) e que deu certo, não tem porque negativar ou algo do tipo. Se o Sigi não usou array e o Anderson não usou image_xscale, problemas cara, os dois estavam no caminho certo, o jogo saiu, todos adoraram e pronto. Não tem porque tirar ponto por isso, e isso é fato.

Alexandre Dias

Prêmios

Mensagem por Alex FC em Seg 03 Jan 2011, 16:48

O rafas não vai parar até que todos parem e falem: "Você tá certo cara, eu tava errado, me desculpa".

Pelos menos pra mim deu essa impressão. No GM já vem as pastas para facilitar as coisas, mas em outras linguagens como o c ++, Php, Html onde não tem essa porção de janelinhas e pastas. Vai me dizer que organização não é fundamental?

tri force escreveu:Infelizmente é muito comum encontrar códigos complicados de entender,
não pela complexidade do algoritmo, mas sim, porque o código é tão
bagunçado que fica difícil de entender o que acontece.

O código deve ser human-readable, ou seja, que possa ler lido por
seres humanos, é vital, na construção de um software, se preocupar com a
manutenibilidade do software, capacidade de manutenção que o código
possui.

Para isso é importante que estruturemos nosso código de forma que
posamos compilá-lo e ao mesmo tempo que outro programador (ou nós mesmo
daqui a 2 anos) possamos entender o que ocorre. Dedica uns minutos a
mais para tornar o código o mais legível possível, isso poupara dinheiro
para empresa e tempo para o programador
.

Umas das práticas mais erradas de se fazer é usar o CTRL C CTRL V,
se você esta fazendo isto é porque algo esta muito errado em seu código,
faço-o compilar, ser legível e evite replicar código de forma
desnecessária.
fonte: http://trialforce.nostaljia.eng.br/?p=571

Alguém aqui que pretenda trabalhar em um empresa de games ou montar uma, deve estar ciente de que ele trabalhará em equipe e que o código deve ser entendido por todos os programadores do grupo.

Na escola por exemplo, você fez uma prova de lingua estrangeira a caneta, viu que uma questão estava errada. Você passa um risco emcima e escreve a resposta certa no lado. Pouquissimas professoras aceitam rasuras na prova e a maoria desconta nota por isso.

Sempre é exigido o minimo de organização das pessoas. E se esse mínimo é ultrpassado, logicamente a pessoa deve levar um alerta para se policiar quanto a isso.

E como já falaram, todos tinham ciência da analise do source, então não tenho mais nada a dizer.

FLWS!

Alex FC

Número de Mensagens : 2503
Notas recebidas : B A
Reputação : 174
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios

http://redscreensoft.blogspot.com

Mensagem por Isaias em Seg 03 Jan 2011, 17:04

Alex FC escreveu:Pelos menos pra mim deu essa impressão. No GM já vem as pastas para facilitar as coisas, mas em outras linguagens como o c ++, Php, Html onde não tem essa porção de janelinhas e pastas. Vai me dizer que organização não é fundamental?
Se a Pessoa quer se organizar ela procura aprender sobre como programar orientado a objetos em determinada linguagem..claro q html não rola, mais não sei se existe alguem tão inutil de se perder em um código html LoL.. vira quase a mesma coisa como se tivesse as "pastinhas", é mesma com w3c, nem todo site é verificado, mais funciona kra!
vai de cada programador, ver se ele quer procurar que o negócio funcione, ou que o negócio fique bonitinho e funcionando ao msm tempo...

Alex FC escreveu:
tri force escreveu:Infelizmente é muito comum encontrar códigos complicados de entender,
não pela complexidade do algoritmo, mas sim, porque o código é tão
bagunçado que fica difícil de entender o que acontece.
[...]
Umas das práticas mais erradas de se fazer é usar o CTRL C CTRL V,
se você esta fazendo isto é porque algo esta muito errado em seu código,
faço-o compilar, ser legível e evite replicar código de forma
desnecessária.
fonte: http://trialforce.nostaljia.eng.br/?p=571
JOGO INDEPENDENTE, se só a pessoa vai mexer no source do jogo, porque se preocupar em ter um código bunitinho? se a pessoa se acha no código, o jogo funciona, isso é o que importa...

Alex FC escreveu:
Alguém aqui que pretenda trabalhar em um empresa de games ou montar uma, deve estar ciente de que ele trabalhará em equipe e que o código deve ser entendido por todos os programadores do grupo.
acho que no minimo a empresa não vai contratar qualquer pessoa que programe todo bagunçado, saber programar orientado a objetos é quase que necessario pra programar em uma empresa descente!

Alex FC escreveu:
Na escola por exemplo, você fez uma prova de lingua estrangeira a caneta, viu que uma questão estava errada. Você passa um risco emcima e escreve a resposta certa no lado. Pouquissimas professoras aceitam rasuras na prova e a maoria desconta nota por isso.

Sempre é exigido o minimo de organização das pessoas. E se esse mínimo é ultrpassado, logicamente a pessoa deve levar um alerta para se policiar quanto a isso.
por isso é recomendado responder em lapis, depois passar pra caneta...

Isaias

Número de Mensagens : 374
Prêmios

http://isaiasramos.com

Mensagem por Alexandre Dias em Seg 03 Jan 2011, 17:04

Já li uma história de um cara que trabalhava em uma empresa e foi corrigir um código que gringos tinham feito. Ele quase foi demitido por arrumar um código de mais de 10 mil linhas que estava desorganizado. Se organização custar meu emprego, prefiro continuar desorganizado.

Alexandre Dias

Prêmios

Mensagem por rafasgb em Seg 03 Jan 2011, 17:12

O rafas não vai parar até que todos parem e falem: "Você tá certo cara, eu tava errado, me desculpa".

Então quer dizer que eu não posso discutir sobre o que eu penso? Temos que acatar uma decisão de que nem a tua?
Alex você não leu absolutamente nada, está batendo na mesma tecla.
Você está apenas usando seu nome azul para empurrar com a barriga uma decisão injusta.

___
o GM já vem as pastas para facilitar as coisas, mas em outras linguagens como o c ++, Php, Html onde não tem essa porção de janelinhas e pastas. Vai me dizer que organização não é fundamental?
Vou repetir numa lingua bem bonitinha para você entender.

F O D A - S E a organização do código em um JOGO para CONCURSO
O que vocês tem que avaliar é o JOGO não o código.
Se estava escrito desde o começo que ia ser avaliado, F O D A - S E também estava desde o começo escrito errado então... Todos estavam empolgados com o concurso e não dava para perceber que isso iria acontecer.

Sempre é exigido o minimo de organização das pessoas. E se esse mínimo é ultrpassado, logicamente a pessoa deve levar um alerta para se policiar quanto a isso

E por algum acaso o jogador iria ler o código fonte do jogo?
O que importa é o design do jogo e não o código.

JUIZES SÃO JOGADORES e não professores, trabalhadores de empresas de jogos ou alertadores de desorganizados.

Se querem ajudar as pessoas a se organizar melhor, que deem dicas, tutoriais, conselho de criador, abra discussões sobre isso. E não impor uma maneira de criar jogos.

Alex, a cada post você demonstra sua incompetência administrativa...

rafasgb

Prêmios
   :
   :

Mensagem por vinians em Seg 03 Jan 2011, 17:34

E ae pessoal blz?
Então, estou com alguns problemas de internet, por isso estou meio off. Mas gostei muito do resultado do concurso. Os jogos que ganharam mereciam realmente ganhar! Estão de parabéns todos os que participaram e também a metodologia de análise dos jogos. O resultado foi muito bem comentado pelos analisadores, enfim gostei muito desse concurso. O pessoal trabalhou duro mesmo!
É isso ai, espero que tenha mais concursos e que eu possa participar do próximo!
Inté!

vinians

Número de Mensagens : 2490
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios

http://xcreatorgames.weebly.com/

Mensagem por Janx em Seg 03 Jan 2011, 17:39

rafasgb escreveu:
F O D A - S E a organização do código em um JOGO para CONCURSO
O que vocês tem que avaliar é o JOGO não o código.

É preciso repetir tantas vezes?
É um jogo para um CONCURSO cujo OBJETIVO é evoluir na criação de jogos. Por isso tentamos mostrar por meio das avaliações o caminho que os programadores podem tomar para evoluir/melhorar/se superar! Nós mostramos a porta, entrar nela é por sua conta.

rafasgb escreveu:
Se estava escrito desde o começo que ia ser avaliado, F O D A - S E também estava desde o começo escrito errado então... Todos estavam empolgados com o concurso e não dava para perceber que isso iria acontecer.

Isso só mostra o quanto você está sem argumentos.

Chega, essa discussão acaba aqui.
Ok, vocês não querem que o source seja avaliado? Ótimo, falem isso quando a proposta de um concurso for lançada. Não adianta reclamar depois!
Não queria trancar esse tópico mas se continuar vou ter que fazer isso.

A Rafas, pelo linguajar você perde 25%.
Como estava com 25% na barra foi banido.

Janx

Prêmios

Mensagem por Mr. Kaleb em Seg 03 Jan 2011, 19:26

Já que acabou a discussão, parabéns aos ganhadores que fizeram excelentes jogos e parabens aos organizadores e a todos que participaram mas que não ganharam, mas de certa forma todos são vencedores, pois aprenderam.
FLW

Mr. Kaleb

Número de Mensagens : 1400
Notas recebidas : C
Reputação : 21
Prêmios

Mensagem por donte em Seg 03 Jan 2011, 19:39

acho que tem que tirar a linguage do rafa... pois foi assim que comecei a falar palavrão...

parabens ao vencedores, principalmente pro anderson que era o melhor que ja joguei no concurso(e unico tbm)...

donte

Número de Mensagens : 1164
Reputação : 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://nintendocenterbr.forumeiros.com

Mensagem por itallo em Seg 03 Jan 2011, 20:49

parabéns a todos e principalmente aos vencedores.
o jogo do anderson ficou *maravilhoso*.
Mirfo também, vlws.

acho certo avaliar o código fonte já que estava escrito que seria avaliado.

agora acho errado diminuir uma nota por uso de D&D.(minha opinião)

afinal o concurso não separou iniciante, médio e avançado.
as pessoas usam as ferramentas que sabem usar ou as que estão a disposição.(na minha opinião D&D é mais difícil que code; nem meu primeiro game foi totalmente em D&D)

itallo

Número de Mensagens : 969
Reputação : 12
Prêmios
   :
   :

http://www.zuluhotel.com.br

Mensagem por TriniBoi em Seg 03 Jan 2011, 22:07

agora acho errado diminuir uma nota por uso de D&D.

Uma coisa, No Gm, que eu saiba, nas abas vem os ícones de D&D. Se faz parte do Programa, é para se usar. Pode ser até mais fácil usar os codes,mas tbm tem D&D, Então o cara Opta por qual ele quer, até porque o jogo é dele.
Agora vamos imaginar uma situação, o cara teve o Gm 8 Lite a vida inteira, e fez esse concurso todo no lite, nos dois últimos dias ele comprou o Pro, e consequentemente mandou o source com Pro.
Ai vai lá o "juíz" e fala que ele devia ter usado um recurso que só tem no Pro "já que o source dele é Pro" ( Não sei se é asim, consegui o Pro a alguns dias). Porém ele não conhecia esse comando, pois comprou o Pro à só alguns dias, eu lhe pergunto, isso é justo?

Essa é minha opinião, Pensem e Reflitam nisso.

Editado 2 Vezes:

1- para ajeitar "image_xscale"
2- Para botar esse edit.
3- Obg Por me lembrar Nazkrolevy

Última edição por TriniBoi em Seg 03 Jan 2011, 22:18, editado 3 vez(es)

TriniBoi

Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:10

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte