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Mensagem por Janx Sáb 01 Jan 2011, 12:47

Resultados
Concurso GMBR 2010

Tabela de classificação:
Resultado - Concurso GMBR 2010 Notas2

Nota dos juízes:
Resultado - Concurso GMBR 2010 Notas1

Spoiler:


Avaliações:
Todas as avaliações podem ser baixadas separadamente:

Avaliação dos jogos - Alex FC
Avaliação dos jogos - Fonetico
Avaliação dos jogos - Fuzenrad
Avaliação dos jogos - Janx

Jogos
Todos os jogos que participaram do concurso estão disponíveis para download!

Michael volta para casa (Anderson3D):
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

Mirfo - o ultimo fantasma (SIGILOSO):
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

The Witch Returns (Equipe Caveiras):
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

Meia noite:
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

Halloween 3D:
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

A vingança de Faicy:
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

A fuga do Esqueleto:
#ScreenShot 1
#ScreenShot 2
Download

Doces ou travessuras:
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

Halloween 2 - Salvando sua vida:
#Screenshot 1
#Screenshot 2
#Download

Parabéns a todos os participantes!

O troféu já foi adicionado no perfil dos vencedores!


Última edição por Janx em Sáb 01 Jan 2011, 12:55, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Alexandre Dias Sáb 01 Jan 2011, 12:54

De certa forma foi uma pena eu ter começado a aprender C++. Eu queria muito participar do concurso. Não tive a oportunidade de testar todos os jogos. Vou baixá-los daqui a pouco e posto comentário sobre o que achei. Enfim, quem sabe na próxima vez o campeonato não seja aberto à outras linguagens? Daí talvez eu participe x)

Quando eu voltar eu dou uma opinião formada sobre cada jogo.
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Mensagem por TriniBoi Sáb 01 Jan 2011, 13:03

Achei o resultado justo ... Dessa vez naum deu Sigi xD
Anderson Ta de Parabéns pelo dourado, Sigi pelo Prateado e a Equipe Caveiras pelo bronzeado... Afinal, todos que participaram estão de parabéns...
Eu iria participar, mas... como sempre me faltou gráficos, e eu não consegui terminar meu projeto, abandonei...
Parabéns a todos ae, flw.
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Mensagem por Lauro Sáb 01 Jan 2011, 13:28

já joguei o mvpc, pois ele ja tiha postado um "demo" no forum, MUITO SHOW KRA!
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Mensagem por Salathiel Sáb 01 Jan 2011, 14:19

Tem como recorrer não?
Fuzenrad só pode ta de brincadeira, ele deu 16 para A fuga do Esqueleto, e 15 pra o meu jogo. Acho que ele nuca fez um jogo 3d. Sem querer ofender o jogo "A fuga do Esqueleto", mais todos os outros juizes, deram uma nota mais para meu jogo. E e claro que meu jogo foi bem mais difícil de fazer. Sei que isso não vai levar a nada, mais queria no minimo um explicação.

Sinceramente eu esperava as ultimas posições, mais depois de ver o jogos. Agora vi que o juri não foi imparcial.
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http://salathiel1337.blogspot.com/

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Mensagem por Super Games Sáb 01 Jan 2011, 14:23

Eba! Sexto lugar! Achei justo as notas, numca cheguei tão perto do 3º lugar.
Parabens para os ganhadores!


Até!
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Mensagem por SIGILOSO Sáb 01 Jan 2011, 14:24

Prateada!! Laughing
Parabens a todos os participantes, em especial o Anderson! Cara, não passei do rio que tem na tercera fase do Mycheal... T_T
Foi ótimo participar! Agora o pequeno Mirfo irá descansar... Ele trabalhou muito nos playtests e precisa dormir XD
Na metade do ano ele volta a ativa Razz
afro
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Mensagem por Licht Sáb 01 Jan 2011, 14:29

LOL ANDERSON!! EU TAMBÉM USO AQUELE BACKGROUND DE ESTRELAS A NOITE! XD ele fica direitinho mesmo sem ter que cortar partes... mas eu vou parar de
usá-lo, pois os meus jogos devem ter todos os gráficos originais, incluido backgrounds x) parabéns ppelo primeiro premio! =) e a todos que participaram! =D
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Mensagem por fonetico Sáb 01 Jan 2011, 14:35

Parabéns à todos que participaram e principalmente aos três primeiros colocados. Anderson, SIGILOSO e a equipe Caveiras, são grandes exemplos de que se nos esforçarmos em fazer algo, conseguimos chegar aonde queiramos.

Bom, enfim, agora que venham os demais concursos!
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Mensagem por rafasgb Sáb 01 Jan 2011, 14:45

Apesar da temática estranha e limitadora além de organização deplorável o concurso foi produtivo.

Mas tenho uma critica muito simples: por que raios avaliar o código de fonte do jogo? ._.

Além disso, as avaliações do código fonte ficaram sem sentido. Estamos fazendo jogos, o unico tipo de software que não precisa de analise de sistema rigoroso, padrões de projeto ou qualquer outra coisa envolvida com isso. As criticas no desenvolvimento ficaram ruins e sinceramente deixaram as notas de uma forma..... injusta.

Quem disse que para o jogo ser bom o código precisa estar organizado, que se precisa de recursos organizados. Isso é acessório de organização do desenvolvedor e de nada interessa aos jogadores/juizes.

Eu acho que avaliar isso e do jeito que foi avaliado é muita prepotência. Por isso não concordo com as notas dadas.

Enfim, parabéns a quem teve um código bonitinho e que usou funções chiques do gm, vulgo, vencedores ;D
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Mensagem por TriniBoi Sáb 01 Jan 2011, 14:51

Isso que ´Rafasgb disse é uma verdade. Qual a diferença? O cara usa do jeito que ele quer, nao é isso que tem que ser avaliado.
Mas eu acho que fora justa, de certo modo, a avaliação.
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Mensagem por Licht Sáb 01 Jan 2011, 14:54

...

é mesmo triniboi, eu também concordo com que o rafa falou ai...

mas anyway, parabéns ai.
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Mensagem por Alexandre Dias Sáb 01 Jan 2011, 15:10

Não sei se estou sendo um pouco duro mas de modo geral, acho que os dois únicos jogos que mereciam estar onde estão são Michael e Mirfo. Não estou desmerecendo o trabalho de ninguém. De forma alguma. Sei que muitos deram sangue pra isso(eu mesmo por um mês ralei que nem um condenado pra tentar aprender GML e 3D pra fazer um jogo bacana) mas o tempo do concurso foi muito "curto". Acho que deve servir de lição pra próxima vez e colocar o 1º mês do concurso em dezembro. Pra quem estuda, são 2 meses de férias e pra quem tá na universidade,algumas dão até 3 meses de férias. Lembrando que começo de ano sempre é mais calmo. Acho que se o cara dedicar as férias deles(o que quiser) pode sair jogos melhores.Teve até jogo 3D nesse concurso. Pena que com vários bugs de colisão o que deixa o jogo meio "difícil".

Voltando ao ponto de vista que comentei no começo, deu pra perceber que o Michael e o Mirfo deram sangue, mas deram muito sangue. Vê o jogo do Anderson, olha as sprites dele, o mesmo com o Mirfo. É tudo tão original que faz com que você queira continuar jogando! E muitos jogos foram simplesmente feito correndo, como a Fuga do Esqueleto. Você morre e vai pro menu(então não sei porque tem as vidas lá em cima), tem fase em que você vira fantasma e pega o esqueleto por baixo e ele fica preso na parede. Não achei nenhum botão pra resetar o jogo. É por isso que disse que o 1º e o 2º colocado foram os que mais mostraram serviço e que cumpriram o que prometeram. Além do mais sempre que você via um dos dois eles estavam trabalhando no projeto e tudo mais. Não queria parecer injusto, mas foi o que pareceu na concepção da maioria, eles foram os únicos que realmente nós vimos que trabalharam até demais.

Quanto ao Salathiel ter dito que dá um trabalhão fazer um jogo 3D. Ok, deve dar. Mas você entrou no concurso, os jurados vão simplesmente analisar se seu jogo é bom ou não, os bugs e os glitches que atrapalham o mesmo. Minha professora já me deu zero num trabalho que eu realmente dei sangue pra fazê-lo. Ela me alertou e falou a verdade: lá fora ninguém vai dar valor ao seu trabalho, eles só querem saber do produto final. Não acho que você deveria reclamar por sua nota em relação a Fuga do Esqueleto.

Agora se o que o rafa disse for verdade, sinceramente, isso é uma vergonha. Cada um tem um jeito de programar,de se organizar. Eu me viro na bagunça, pode ser que fulano não consiga. Mas isso não tem nada a ver com a qualidade no software no final. Se ele está bom e o autor sabe cada parte do código, é a única coisa que ele precisa saber. Ele não precisa ficar fazendo identação em todos os códigos, o cara entende o código dele!

Enfim, continuo torcendo pra na próxima vez o campeonato possa liberar outras linguagens aqui. O fórum tem grandes programadores que estão ingressando em outras linguagens mas não podem ter um trabalho na competição, simplesmente porque não foi feito no Game Maker.

Obs: Fiquei triste já que não vi nenhum jogo 2.5D. São jogos de plataforma simples. O que mais daria trabalho seria o gráfico 3D e__e.
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Mensagem por Janx Sáb 01 Jan 2011, 15:25

rafasgb escreveu:Apesar da temática estranha e limitadora além de organização deplorável o concurso foi produtivo.

Mas tenho uma critica muito simples: por que raios avaliar o código de fonte do jogo? ._.

Além disso, as avaliações do código fonte ficaram sem sentido. Estamos fazendo jogos, o unico tipo de software que não precisa de analise de sistema rigoroso, padrões de projeto ou qualquer outra coisa envolvida com isso. As criticas no desenvolvimento ficaram ruins e sinceramente deixaram as notas de uma forma..... injusta.

Quem disse que para o jogo ser bom o código precisa estar organizado, que se precisa de recursos organizados. Isso é acessório de organização do desenvolvedor e de nada interessa aos jogadores/juízes.

Eu acho que avaliar isso e do jeito que foi avaliado é muita prepotência. Por isso não concordo com as notas dadas.

Muito bem, jogue cada um dos jogos e de sua nota. Os vencedores ganharam por um motivo: Estavam melhores que os demais. Se você jogar cada jogo vai chegar, provavelmente, na mesma conclusão.

Estamos fazendo jogos, o unico tipo de software que não precisa de analise de sistema rigoroso
Então devemos deixar um jogo cheio de bugs? Claro que precisa de analise de sistema rigoroso! Qualquer programa/jogo deve ser bem feito para evitar ao máximo falhas e erros (bugs)!

Enfim, parabéns a quem teve um código bonitinho e que usou funções chiques do gm, vulgo, vencedores ;D
Sério, você não sabe como os jogos foram feitos. O 3º colocado tem programação muito mais simples do que o último. O importante foi como o projeto foi trabalhado.

A nota pelo "Desenvolvimento" é a única que avalia a programação/bugs, ou seja, apenas 1/4 da nota final.
Dúvido que alguem tenha tirado muitos pontos pela má organização dos projetos. A maioria dos pontos perdidos na minha avaliação nessa categoria (Desenvolvimento) foi por bugs e acredito que a dos outros juízes também foi assim.
Porque eu comentei sobre indentação? Porque é a causa de muitos bugs! Não tem como negar, um código bem indentado é muito mais legível e fácil para encontrar erros.

@Nazkrolevy
Michael e Mirfo estão nos primeiros porque mereceram. O jogo da equipe Caveiras ficou em 3º porque mereceu. Os demais não conseguiram porque não foram melhores! Não intendi o que você quis dizer com
"Não sei se estou sendo um pouco duro mas de modo geral, acho que os dois únicos jogos que mereciam estar onde estão são Michael e Mirfo."
Queria que pulássemos os 4~9 lugares para os outros jogos ficarem abaixo de 9º!?

~~Por favor, não vamos começar uma briga... O resultado já saiu e não vai mudar. Cada juiz avaliou como achou correto. Foram 4 juízes e vocês podem notar que alguns diferenciaram muito nas notas, isso ajuda a balancear opiniões. Esse resultado é FINAL.


Última edição por Janx em Sáb 01 Jan 2011, 15:32, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Alexandre Dias Sáb 01 Jan 2011, 15:30

Eu disse isso porque na minha opinião, eles foram os únicos que realmente cumpriram com o que prometeram. Testei todos os jogos e adivinha quais me prenderam por mais tempo? Michael e Mirfo. Ainda não consegui zerar nenhum dos dois, o jogo está com recursos originais, ou seja, os dois são dignos de serem chamados de jogos profissionais. Mirfo tem inglês como língua.
É aí que você percebe a diferença de nível com outros concorrentes. O jogo do Anderson me prendeu por horas e não consigo finalizar ele. Os dois jogos estão harmoniosos. Os demais pra mim, ficaram "simples" ou como na maioria dos casos eles foram feito nas coxas.
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Mensagem por PedroX Sáb 01 Jan 2011, 15:39

Eu acho que os resultados estão de certa forma bons.
Eu não acho que se deva avaliar o codigo no sentido de ser legivel ou não...
Cada um se vira no codigo, o que importa é o jogo. Tem umas engines no forum que tem o codigo todo embaralhado, voce mal sabe o que aquele pedaco esta fazendo, mas mesmo assim, boa parte delas sao boas.
Eu gostei bastante do 1 e do 2 por causa dos graficos, mas outros tambem foram bons...
Enfim, o 1 e o 2 mereceram estar ali, mas se voces contaram como nota se os jogos eram legiveis em seus codigos, acho que não esta certo. Eu acho que ninguem devia por como regra a pessoa entregar o source.

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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por All-x Sáb 01 Jan 2011, 16:14

Por mais que seja chata essa situação, ela é normal e muito previsivel. Deixarei minha opinião.

Sobre avaliar a organização do source. Quem faz jogos em equipe sabe que um souce bagunçado atrapalha e muito o rendimento.

Mas ae o manolo pensa EU FAÇO JOGOS SOZINHO. E eu falo que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. E que por mais que treinemos todas as áreas para fazer um jogo, dificilmente um resultado profissional seria alcançado.

Lógico que cada um tem uma forma de programar. Mas quando tudo se encontra organizado, tudo anda mais rápido e sem complicações. É uma vantagem para o próprio programador.

Um projeto meu que tive que parar por falta de organização foi o The War of Archer. Ele estava tão abarrotado de ícones de Drag & Drop que nem eu mesmo entendia o que tinha feito ali.

Não quero falar, EU TÔ CERTO E VOCÊ TÁ ERRADO, mas vejam deste ângulo. Um dia perceberam que organização é a chave para tudo dar certo.

Muitas pessoas desistem de projetos por falta de organização. Exemplo, um manolo começa a fazer um jogo do nada, faz ele pular, atirar e se mover. E chega um momento que ele fica parado na frente do GM pensando: O QUE EU FAÇO AGORA??? E depois de um tempo desistir por falta de ideias.

Isso e pura falta de organização, pois se ele tivesse pensado em tudo antes e feito um simples roteiro numa folha de papel ele teria bem menos dor de cabeça e provavelmente terminaria o projeto.

Se você está pensando ISSO NÃO TEM NADA HAVER, você é um desses manolos que desistem a toda hora.

Já sobre o resultado final dos jogos e se mereceram as colocações. Acho que cada um ganhou a nota que mereceu, e que os melhores não foram só o Mirfo e o Michael, mas Meia Noite e The Witch Returns também foram jogos bem feitos. Também não desmerecendo os outros. Mas teve muito Ctrl-C e Ctrl-V né?

Essa é minha opinião.

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Mensagem por Joton Sáb 01 Jan 2011, 16:47

O anderson e sigiloso ficaram anos luz dos demais concorrentes, eles realmente trabalharam arduamente nos seus jogos, infelizmente os demais estão muito fracos de visual e programação, tomara que isso mude para 2011

Parabéns ao MICHAEL E MIRFO vocês foram os destaques de 2010 Happy Feliz la!
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Mensagem por Fuzenrad Sáb 01 Jan 2011, 17:31

Salathiel escreveu:Fuzenrad só pode ta de brincadeira, ele deu 16 para A fuga do Esqueleto, e 15 pra o meu jogo. Acho que ele nuca fez um jogo 3d. Sem querer ofender o jogo "A fuga do Esqueleto", mais todos os outros juizes, deram uma nota mais para meu jogo. E e claro que meu jogo foi bem mais difícil de fazer. Sei que isso não vai levar a nada, mais queria no minimo um explicação.

Sinceramente eu esperava as ultimas posições, mais depois de ver o jogos. Agora vi que o juri não foi imparcial.
Primeiramente, eu sei que um jogo 3D é difícil de programar, e também sei que você não teve esse trabalho todo. Pra quem duvida, segue abaixo o link do exemplo disponibilizado na YoyoGames de um jogo em FPS 3D:
http://www.yoyogames.com/downloads/tutorials/fps.zip

Como eu disse, em cada avaliação, eu fui bastante imparcial, avaliando o jogo de acordo com as capacidades e habilidades, mas não quantificando isso, e sim, verificando se o potencial de tal participante foi devidamente usado, e no seu caso Salathiel, você demonstrou que sabe copiar e colar, quer dizer, não era esse o objetivo do concurso.

rafas escreveu:Enfim, parabéns a quem teve um código bonitinho e que usou funções chiques do gm, vulgo, vencedores ;D
Qualquer bom programador sabe que organização é fundamental, se você não é organizado, só lamento, e mais, pra vim dizer que os vencedores são os jogos com os 'códigos bonitinhos', você deveria ao menos ter uma noção do que foi feito nos jogos. O jogo do Anderson3D por exemplo, tem vários códigos que poderiam ser reduzidos e simplificados, um bom exemplo é em relação às sprites, todas elas tem um mirror na direção horizontal oposta, isso poderia ser resolvido com o image_xscale=-1.

Quando estiver com tempo livre, você pode ler as avaliações e confirmar se realmente o 'código bonitinho' venceu, pois parece que você não fez isso.


Última edição por fUzEnRaD em Sáb 01 Jan 2011, 18:55, editado 2 vez(es)
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Mensagem por PedroX Sáb 01 Jan 2011, 17:33

@alex
Eu entendo o que voce quis dizer. Mas pense assim:
Se um jogo ta com o codigo misturado, mas quando voce joga ele é legal, isso é o que importa. O que importa é o gameplay, nao os codigos. Alem disso, cada um tem seu jeito de organização, entao isso nao deveria ser avaliado.

@joton
nao concordo que os jogos ganhadores estejam a "anos luz", os outros jogos tambem são bons, eu gostei do 3, 4 e tbm gostei do 5...

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