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[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1

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[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1 Empty [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1

Mensagem por Luca$ Qui 16 Dez 2010, 14:29

Nome: Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1
Descrição: Nesta parte do tutorial, iremos fazer o player!
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro

• - Introduçao:

Galera, estava tentando ter uma ideia para um tutorial, ai tive a ideia:
Um tutorial para criar um jogo de plataforma!
Legal...
Neste tutorial, iremos fazer um joguinho, com gráficos ruins, porque é apenas a parte da programaçao que irei falar, de um quadradinho que faz varias coisas e sai em uma aventura com inimigos =D
Este tutorial, será dividido em 2 ou 3 partes... ainda nao defini, vamos ver como me sairei em cada aula e se vocês gostarem...
Entao chega de papo e vamos ! =D

Desenvolvimento:
Vamos desenvolver o Player nesta parte.
Entao vamos,abra o sprite do seu player,coloque o nome de :
spr_player
Nosso sprite será um quadrado,será esse:
[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1 Spriteplayer
coloque a origem dele no centro
E crie um objeto chamado:
obj_player

Bom,oque um player faz?Um player se move!
Entao vamos adicionar a movimentaçao a ele!

Adicione um evento Step nele,e adicione o seguinte código:
Código:
if keyboard_check(vk_left)//se a tecla da seta para a esquerda for apertada
{
x-=5//diminui 5 x, ou seja,vai 5 pixels para a esquerda,e se "move"
}
if keyboard_check(vk_right)//se a tecka da seta para a esquerda for apertada
{
x+=5//almenta 5x,ou seja,vai 5 pixels para a direita,e se "move"
}
Oque fizemos nesse código?
Fizemos que ao o jogador apertar a seta da esquerda, mover-se para a esquerda e ao apertar a tecla da direita,mover-se para a direita.
Está faltando auguma coisa nao acha?...
Sim!,está faltando o pulo, mas para isso iremos ter que colocar gravidade!
Entao vamos lá,no código de movimentaçao que fizemos acima,adicione o seguinte código uma linha abaixo:
Código:
if place_free(x,y+1)//se estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo
{
gravity=0.7// a gravidade é 0.7
}
else//senao
{
gravity=0// a gravidade é 0
}

Oque fizemos nesse código?

Adicionamos gravidade ao player!
Mas e o código do pulo?

Irei passar agora,abra o código dos movimentos e a gravidade, e uma linha abaixo, adicione o código:
Código:
if keyboard_check(vk_up) and !place_free(x,y+1)//se a tecla de seta para cima for apertada e nao estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo
{
vspeed=-8// velocidade vertical é igual a -8
}

Oque fizemos nesse código?
Fizemos que ,ao o jogador pressionar a tecla de seta para cima,e nao estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo,a velocidade vertical dele seja -8,ou seja,ele irá pular.

E agora? já fizemos a movimentaçao e a gravidade e o pulo, oque iremos fazer agora?
Iremos dar vida a ele!
Igual o frankstein?
Nao...iremos adicionar a variavel de vidas a ele '-'
Entao vamos lá.
Adicione um evento Create no objeto player e adicione o seguinte código:
Código:
global.vidas=5//adicionamos a variavel global.vidas ,e o valor dela inicia-se como 5
Oque fazemos agora? irá ficar assim?

Agora você deve esperar a parte 2 do tutorial, que falaremos de inimigos e os blocos para as paredes

Parte 1 - Parte 2



Download da engine desta parte para ver como ficamos:
Engine Criando um Jogo de Plataforma - Parte 1


Última edição por GMLucas em Sex 17 Dez 2010, 14:59, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Nicolas Qui 16 Dez 2010, 17:50

Muito bom o tutorial,vou estudar os codigos,VLWS!
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Mensagem por The_Killer Qui 16 Dez 2010, 18:10

Bom tuto, vai ajudar a quem tem duvidas
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Mensagem por Jiraya Qui 16 Dez 2010, 18:22

muito bom!
depois crie a parte 2 para que o pessoal possa criar uma jogo completo de plataforma ;]
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Mensagem por LCS Qui 16 Dez 2010, 18:25

Muito bom tuto cara continue assim isso é uma das poucas coisas que sei essa parte da mobimentaçao uasausha
aguardo as outras
flws
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Mensagem por Luca$ Qui 16 Dez 2010, 19:09

Vlw galera pelos comentarios
e
@Jyraia

Como te disse pelo chat da GMBR, eu pretendo sim colocar mais 2 ou 3 partes, a proxima parte eu axo que será:
Blocos e Inimigos
------------------------------------------------------------------------------------------
E vlw denovo galera
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Mensagem por KevinBandicoot Sáb 18 Dez 2010, 15:28

Muito bom mesmo, estou começando a pouco tempo e vc tbm me ajudou um bocado
valew
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Mensagem por Luca$ Sáb 18 Dez 2010, 16:02

De nada mano,vlw pelos comentarios
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Mensagem por Gonçalves Sáb 18 Dez 2010, 16:37

Muito bom! O_o + REP
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Mensagem por MendingoDoFuturo Sáb 01 Jan 2011, 20:40

Manolo..voce salvou minha vida..como sou noob maximun power em gm..estava querendo saber como colova os codigos para movimento e talz,e principalmente.. a fucking Gravidade.

Continuarei seguindo esse tuto \o/

valew manolo
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Mensagem por h1qu3 Sex 07 Jan 2011, 13:57

cara o meu boneco fica pulando como se fose um trampolim me ajuda ae por favor


agradeço desde ká =D
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Mensagem por zineron1234 Sex 07 Jan 2011, 14:23

Aonde ele fica Pulando?
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Mensagem por DragonWarrior Qua 12 Jan 2011, 00:38

Amei o seu tutorial, rep+ só que quando você fala de abrirmos o código de movimentação você não estaria por acaso querendo que colocássemos a ação execute code? porque é lá que desenvolvemos a execução de scripts, mas tirando isso meus parabéns. Rep+ como eu já disse antes
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Mensagem por Luca$ Sex 14 Jan 2011, 15:14

Dragonwarrior,isso nao foi um erro.
É para você abrir o código que já existe la,e o conteudo dele e o da movimentaçao
e Por isso o "código da movimentaçao"
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Mensagem por DragonWarrior Seg 17 Jan 2011, 17:10

Desculpe se eu estou começando a parecer um verdadeiro chato, mas é que eu ainda não entendi esse lance de abrir o código de movimentação. Happy'
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