Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qualidade Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Mensagem por Convidad em Qui 08 Maio 2008, 17:32

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 3

Versão do Game Maker: 6.1
Nível de Experiência: Básico

Descrição:

Na terceira parte de nossa matéria, aprenderemos como criar vidas, pontos e energia sem usar as variáveis padrão do game maker, que são:
lives, score e health

1º-Pegando o material

Antes de tudo, junte tudo o que iremos precisar.

Apenas crie um objeto chamado:
obj_centralgui //Objeto que irá controlar tudo do GUI, vidas pontos e energia

2º-Programando...

Primeiro crie um evento Create, para criar as variáveis e escreva o seguinte código:

Código:
//Aqui são as variáveis de vidas e pontos
vidas=5 //Inicia com 5 vidas
pontos=0 //inicia com 0 pontos

//Aqui são as variáveis do ponto x e y da enrgia
global.x_1=valor //Ponto x1 da energia
global.y_1=valor //Ponto y1 da energia
global.x_2=valor //Ponto x2 da energia
global.y_2=valor //Ponto y2 da energia

/*Dica:
Para a energia ficar "fixa" na tela você pode trocar pelo valor as ações view_xview e view_yview. Ex:

global.x_1=view_xview+5 //Ponto x1 da energia
global.y_1=view_yview+5 //Ponto y1 da energia
global.x_2=view_xview+100 //Ponto x2 da energia
global.y_2=view_yview+10 //Ponto y2 da energia

Agora, crie um evento Draw, que irá escrever os valores das vidas e pontos, e que irá desenhar a barra de energia.

Escreva o seguinte código:

Código:
//Cor preta, e fonte desejada
draw_set_color(c_black) //Adiciona uma cor preta aos pontos e vidas
draw_set_font(font0) //Adicione um fonte na pasta "fonts", e escreva o nome dela aqui em "font0"

//Desenha as vidas
draw_text(view_xview+valor,view_yview+valor,vidas)

//Desenha os pontos
draw_text(view_xview+valor,view_yview+valor,pontos)

//Aqui você define a cor do health
draw_rectangle_color(global.x_1,global.y_1,global.x_2,global.y_2,c_cor1,c_cor2,c_cor3,c_cor4,0)
//Aqui você desenha o health
draw_rectangle(global.x_1,global.y_1,global.x_2,global.y_2,1)

Em c_cor coloque o nome da cor após de c_. Alguns exemplos de cores:

c_blue //azul
c_red //vermelho
c_black //preto
c_silver //prata
c_yellow //amarelo
c_green //verde
c_white //branco

Prontinho!

-Mas como faço para adicionar vidas, pontos e energia?

Bem simples, sempre que colidir com algo que dê vida escreva:

Código:
vidas+=1 //1 é a quantidade de vidas que é adicionada, mude se quiser. Mas para tirar vidas, troque o símbolo + por -

A mesma coisa faça com os pontos, troque a variável vidas descrita acima por pontos.

Agora, para diminuir/aumentar valor de energia, é simples:

Código:
//Adicionando energia
if global.x_2 < 100 //Usei esta ação para dar limite a barra de energia
{
global.x_2+=1
}

Para diminuir o valor, faça assim:

Código:
global.x_2-=1 //Diminui o valor da energia em 1

Pronto! Termina aqui a nossa matéria para iniciantes de como criar um bom jogo de plataforma^^

Muito simples criar vidas, pontos e energia sem usar as variáveis padrão do Game Maker não? Very Happy

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Mensagem por luanbt em Sex 16 Maio 2008, 10:33

vlw cara...ajudo pra ***

luanbt

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Mensagem por Fernando em Sex 16 Maio 2008, 13:36

como eu disse pro claudio eu digo aki tbm
tente explicar melhor o codigo, pois um iniciante não vai entender quase nada e provavelmente vai usar o ctrl c e o ctrl v

Mais pra quem tem experiencia minima com GMl é uma otima materia



flw

Fernando

Número de Mensagens : 60
Idade : 23
Data de inscrição : 11/05/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Mensagem por Natch em Sex 19 Set 2008, 21:14

Estou com três problemas, quando coloco o objecto “obj_centralgui” na rom, quando há colisão com “obj_vidas”, e colisão com “obj_inimigo”

Quando coloco o objecto “obj_centralgui”
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_centralgui:

Error in code at line 6:
global.x_1=valor //Ponto x1 da energia

at position 13: Unknown variable valor

Quando há colisão com “obj_vidas”
ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_vida
for object obj_Player:

Error in code at line 1:
vidas+=1 //1 é a quantidade de vidas que é adicionada, mude se quiser. Mas para tirar vidas, troque o símbolo + por -

at position 1: Unknown variable vidas

E colisão com “obj_inimigo”
ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_Inimigo
for object obj_Player:

Error in code at line 1:
global.x_2-=1 //Diminui o valor da energia em 1

at position 1: Unknown variable x_2

Natch

Número de Mensagens : 501
Idade : 27
Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:22


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum