Conectar-se
Quem está conectado
24 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 23 Visitantes

KinKing

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Convidad
Convidado

Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

em Qui 08 Maio 2008, 17:32
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 3

Versão do Game Maker: 6.1
Nível de Experiência: Básico

Descrição:

Na terceira parte de nossa matéria, aprenderemos como criar vidas, pontos e energia sem usar as variáveis padrão do game maker, que são:
lives, score e health

1º-Pegando o material

Antes de tudo, junte tudo o que iremos precisar.

Apenas crie um objeto chamado:
obj_centralgui //Objeto que irá controlar tudo do GUI, vidas pontos e energia

2º-Programando...

Primeiro crie um evento Create, para criar as variáveis e escreva o seguinte código:

Código:
//Aqui são as variáveis de vidas e pontos
vidas=5 //Inicia com 5 vidas
pontos=0 //inicia com 0 pontos

//Aqui são as variáveis do ponto x e y da enrgia
global.x_1=valor //Ponto x1 da energia
global.y_1=valor //Ponto y1 da energia
global.x_2=valor //Ponto x2 da energia
global.y_2=valor //Ponto y2 da energia

/*Dica:
Para a energia ficar "fixa" na tela você pode trocar pelo valor as ações view_xview e view_yview. Ex:

global.x_1=view_xview+5 //Ponto x1 da energia
global.y_1=view_yview+5 //Ponto y1 da energia
global.x_2=view_xview+100 //Ponto x2 da energia
global.y_2=view_yview+10 //Ponto y2 da energia

Agora, crie um evento Draw, que irá escrever os valores das vidas e pontos, e que irá desenhar a barra de energia.

Escreva o seguinte código:

Código:
//Cor preta, e fonte desejada
draw_set_color(c_black) //Adiciona uma cor preta aos pontos e vidas
draw_set_font(font0) //Adicione um fonte na pasta "fonts", e escreva o nome dela aqui em "font0"

//Desenha as vidas
draw_text(view_xview+valor,view_yview+valor,vidas)

//Desenha os pontos
draw_text(view_xview+valor,view_yview+valor,pontos)

//Aqui você define a cor do health
draw_rectangle_color(global.x_1,global.y_1,global.x_2,global.y_2,c_cor1,c_cor2,c_cor3,c_cor4,0)
//Aqui você desenha o health
draw_rectangle(global.x_1,global.y_1,global.x_2,global.y_2,1)

Em c_cor coloque o nome da cor após de c_. Alguns exemplos de cores:

c_blue //azul
c_red //vermelho
c_black //preto
c_silver //prata
c_yellow //amarelo
c_green //verde
c_white //branco

Prontinho!

-Mas como faço para adicionar vidas, pontos e energia?

Bem simples, sempre que colidir com algo que dê vida escreva:

Código:
vidas+=1 //1 é a quantidade de vidas que é adicionada, mude se quiser. Mas para tirar vidas, troque o símbolo + por -

A mesma coisa faça com os pontos, troque a variável vidas descrita acima por pontos.

Agora, para diminuir/aumentar valor de energia, é simples:

Código:
//Adicionando energia
if global.x_2 < 100 //Usei esta ação para dar limite a barra de energia
{
global.x_2+=1
}

Para diminuir o valor, faça assim:

Código:
global.x_2-=1 //Diminui o valor da energia em 1

Pronto! Termina aqui a nossa matéria para iniciantes de como criar um bom jogo de plataforma^^

Muito simples criar vidas, pontos e energia sem usar as variáveis padrão do Game Maker não? Very Happy

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
avatar
Data de inscrição : 16/05/2008
Número de Mensagens : 1
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

em Sex 16 Maio 2008, 10:33
vlw cara...ajudo pra ***
avatar
Data de inscrição : 11/05/2008
Número de Mensagens : 60
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

em Sex 16 Maio 2008, 13:36
como eu disse pro claudio eu digo aki tbm
tente explicar melhor o codigo, pois um iniciante não vai entender quase nada e provavelmente vai usar o ctrl c e o ctrl v

Mais pra quem tem experiencia minima com GMl é uma otima materia



flw
avatar
Data de inscrição : 05/06/2008
Número de Mensagens : 501
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuáriohttp://studionatch.com.sapo.pt/

Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

em Sex 19 Set 2008, 21:14
Estou com três problemas, quando coloco o objecto “obj_centralgui” na rom, quando há colisão com “obj_vidas”, e colisão com “obj_inimigo”

Quando coloco o objecto “obj_centralgui”
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_centralgui:

Error in code at line 6:
global.x_1=valor //Ponto x1 da energia

at position 13: Unknown variable valor

Quando há colisão com “obj_vidas”
ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_vida
for object obj_Player:

Error in code at line 1:
vidas+=1 //1 é a quantidade de vidas que é adicionada, mude se quiser. Mas para tirar vidas, troque o símbolo + por -

at position 1: Unknown variable vidas

E colisão com “obj_inimigo”
ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_Inimigo
for object obj_Player:

Error in code at line 1:
global.x_2-=1 //Diminui o valor da energia em 1

at position 1: Unknown variable x_2
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum