GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

3 participantes

Ir para baixo

Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3 Empty Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Mensagem por Convidad Qui 08 maio 2008, 17:32

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Criando seu primeiro jogo de Plataforma - Parte 3

Versão do Game Maker: 6.1
Nível de Experiência: Básico

Descrição:

Na terceira parte de nossa matéria, aprenderemos como criar vidas, pontos e energia sem usar as variáveis padrão do game maker, que são:
lives, score e health

1º-Pegando o material

Antes de tudo, junte tudo o que iremos precisar.

Apenas crie um objeto chamado:
obj_centralgui //Objeto que irá controlar tudo do GUI, vidas pontos e energia

2º-Programando...

Primeiro crie um evento Create, para criar as variáveis e escreva o seguinte código:

Código:
//Aqui são as variáveis de vidas e pontos
vidas=5 //Inicia com 5 vidas
pontos=0 //inicia com 0 pontos

//Aqui são as variáveis do ponto x e y da enrgia
global.x_1=valor //Ponto x1 da energia
global.y_1=valor //Ponto y1 da energia
global.x_2=valor //Ponto x2 da energia
global.y_2=valor //Ponto y2 da energia

/*Dica:
Para a energia ficar "fixa" na tela você pode trocar pelo valor as ações view_xview e view_yview. Ex:

global.x_1=view_xview+5 //Ponto x1 da energia
global.y_1=view_yview+5 //Ponto y1 da energia
global.x_2=view_xview+100 //Ponto x2 da energia
global.y_2=view_yview+10 //Ponto y2 da energia

Agora, crie um evento Draw, que irá escrever os valores das vidas e pontos, e que irá desenhar a barra de energia.

Escreva o seguinte código:

Código:
//Cor preta, e fonte desejada
draw_set_color(c_black) //Adiciona uma cor preta aos pontos e vidas
draw_set_font(font0) //Adicione um fonte na pasta "fonts", e escreva o nome dela aqui em "font0"

//Desenha as vidas
draw_text(view_xview+valor,view_yview+valor,vidas)

//Desenha os pontos
draw_text(view_xview+valor,view_yview+valor,pontos)

//Aqui você define a cor do health
draw_rectangle_color(global.x_1,global.y_1,global.x_2,global.y_2,c_cor1,c_cor2,c_cor3,c_cor4,0)
//Aqui você desenha o health
draw_rectangle(global.x_1,global.y_1,global.x_2,global.y_2,1)

Em c_cor coloque o nome da cor após de c_. Alguns exemplos de cores:

c_blue //azul
c_red //vermelho
c_black //preto
c_silver //prata
c_yellow //amarelo
c_green //verde
c_white //branco

Prontinho!

-Mas como faço para adicionar vidas, pontos e energia?

Bem simples, sempre que colidir com algo que dê vida escreva:

Código:
vidas+=1 //1 é a quantidade de vidas que é adicionada, mude se quiser. Mas para tirar vidas, troque o símbolo + por -

A mesma coisa faça com os pontos, troque a variável vidas descrita acima por pontos.

Agora, para diminuir/aumentar valor de energia, é simples:

Código:
//Adicionando energia
if global.x_2 < 100 //Usei esta ação para dar limite a barra de energia
{
global.x_2+=1
}

Para diminuir o valor, faça assim:

Código:
global.x_2-=1 //Diminui o valor da energia em 1

Pronto! Termina aqui a nossa matéria para iniciantes de como criar um bom jogo de plataforma^^

Muito simples criar vidas, pontos e energia sem usar as variáveis padrão do Game Maker não? Very Happy

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3 Empty Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Mensagem por luanbt Sex 16 maio 2008, 10:33

vlw cara...ajudo pra ***
luanbt
luanbt

Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios : Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3 Empty Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Mensagem por Fernando Sex 16 maio 2008, 13:36

como eu disse pro claudio eu digo aki tbm
tente explicar melhor o codigo, pois um iniciante não vai entender quase nada e provavelmente vai usar o ctrl c e o ctrl v

Mais pra quem tem experiencia minima com GMl é uma otima materia



flw
Fernando
Fernando

Data de inscrição : 11/05/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 60
Prêmios : Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3 Empty Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Mensagem por Natch Sex 19 Set 2008, 21:14

Estou com três problemas, quando coloco o objecto “obj_centralgui” na rom, quando há colisão com “obj_vidas”, e colisão com “obj_inimigo”

Quando coloco o objecto “obj_centralgui”
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object obj_centralgui:

Error in code at line 6:
global.x_1=valor //Ponto x1 da energia

at position 13: Unknown variable valor

Quando há colisão com “obj_vidas”
ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_vida
for object obj_Player:

Error in code at line 1:
vidas+=1 //1 é a quantidade de vidas que é adicionada, mude se quiser. Mas para tirar vidas, troque o símbolo + por -

at position 1: Unknown variable vidas

E colisão com “obj_inimigo”
ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_Inimigo
for object obj_Player:

Error in code at line 1:
global.x_2-=1 //Diminui o valor da energia em 1

at position 1: Unknown variable x_2
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3 Empty Re: Criando seu primeiro jogo de plataforma - Parte 3

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos