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Dúvida sobre códigos GML

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Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky em Qui 16 Out 2008, 19:09

Como saber onde está o erro num "FATAL ERROR" do Game Maker, Ex.:

Código:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 4
of Collision Event with object Bowser
for object Jogador:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
  Evento de colisão do Jogador com o Bowser, aplicar para "other"

at position 16: Unexpected symbol.

"Uma símbolo inesperado na posição 16"

Onde fica a posição 16 e que recursos vocês fazem para saber que a posição 16 é ali?

Falow!
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Janx em Qui 16 Out 2008, 19:10

cada espaço ou letra é uma posiçao, esse erro ai é pq o gm nao vai reconhecer frase u.u''
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky em Qui 16 Out 2008, 19:16

Ahn, tá.
Valeu pela atenção! Você foi rápido mesmo!

Uma dúvida: O GM não reconheceu a frase ou não reconheceu o "~"?
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Janx em Qui 16 Out 2008, 19:20

A FRASE!
cara o GML nunca vai intender se vc escrever:

agora o jogo fecha.

Isso para ele é um nada. XD!!
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Kabeção em Sex 17 Out 2008, 12:27

cara o GML nunca vai intender se vc escrever:

agora o jogo fecha.
LoL. Rolling Eyes

Leia a ultima frase também: "Unexpected symbol.", ela sempre descreve o primeiro erro achado e não é preciso um bom inglês para entender isso.
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por PedroX em Sex 17 Out 2008, 12:49

é que falta algum simbolo
as vezes acontece comigo, no meu o erro é que falta isso: }

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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky em Sex 17 Out 2008, 16:36

como coloco um código variável de "IF" e "ELSE"? Sempre coloco nesse estilo e da erro:

Código:
If {
 "O que eu quero"
}
Else {
 "O que eu quero que aconteça se o que eu quero não acontecer"
}
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Gusba em Sex 17 Out 2008, 16:39

sei lah,! pode ser a letra maiuscula
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky em Sex 17 Out 2008, 16:46

Mas é nesse estilo, né?!

If {
Blá, Blá, Blá
}
Else {
O contrário de Blá, Blá, Blá
}
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Gusba em Sex 17 Out 2008, 16:55

sim mas tem que te uma ação no if
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky em Sex 17 Out 2008, 18:38

E agora, qual o problema? :

O
Código:
if keyboard_check_pressed(up) {
room_goto(Level_Bowser) // Se a tecla "cima" for pressionada em frente à porta, o Jogador irá para o room Level_Bowser
 }
else keyboard_check_pressed(up) {
keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela pressionação da tecla "cima"
 }

E o erro do
Código:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Collision Event with object Door_Castle
for object Jogador:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 5:
  keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela pressionação da tecla "cima"

at position 18: Wrong number of arguments to function or script.

PS.: Dessa vez fiz o possível para o código funcionar, e fui eu quem inventei esse codigo!
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por vinians em Sex 17 Out 2008, 19:29

Amigo, ta faltando um 'if' no seu else. Tipo assim:
Código:

if (condicao) {
//acao
} else if (condicao) {
//acao
}
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Fabião em Sex 17 Out 2008, 19:45

@vinians escreveu:Amigo, ta faltando um 'if' no seu else. Tipo assim:
Código:

if (condicao) {
//acao
} else if (condicao) {
//acao
}

Bom nem sempre é necessário interpretar dois "ifs" para duas declarações
pode ser uma só ou quando declaração é 'verdadeira' ou 'falsa'
dai usá-se o else para acontecer algo diferente se a declaração não for a mesma que a declaração definida no if.

um exemplo:

if global.password=' 123654 ' {
room_goto(level_01)
} else { // acontecer diferente
game_end() }



as vezes acontece de dar erro nesse caso:

if global.password=' 123654 '
{ room_goto(level_01) }
else// ' tirando o else resolve'
if not global.password=' 123654 '
{ game_end() }
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por PedroX em Sex 17 Out 2008, 20:04

ou se nao:
if global.balas>0 {
sprite_index=atira_spr
} else {
sprite_index=parado_spr}


entendeu?

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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por vinians em Sex 17 Out 2008, 21:00

Fabio Ricardo escreveu:
@vinians escreveu:Amigo, ta faltando um 'if' no seu else. Tipo assim:
Código:

if (condicao) {
//acao
} else if (condicao) {
//acao
}

Bom nem sempre é necessário interpretar dois "ifs" para duas declarações
pode ser uma só ou quando declaração é 'verdadeira' ou 'falsa'
dai usá-se o else para acontecer algo diferente se a declaração não for a mesma que a declaração definida no if.

um exemplo:

if global.password=' 123654 ' {
room_goto(level_01)
} else { // acontecer diferente
game_end() }



as vezes acontece de dar erro nesse caso:

if global.password=' 123654 '
{ room_goto(level_01) }
else// ' tirando o else resolve'
if not global.password=' 123654 '
{ game_end() }
Claro, eu estava me referindo a essa declaração do Tablet:
Código:

if keyboard_check_pressed(up) {
room_goto(Level_Bowser) // Se a tecla "cima" for pressionada em frente à porta, o Jogador irá para o room Level_Bowser
 }
else keyboard_check_pressed(up) {
keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela pressionação da tecla "cima"
 }
Neste caso pode se usar um 'if' embutido no outro 'if' assim:
Código:

if (keyboard_check_pressed(up) )
{
    room_goto(Level_Bowser) // Se a tecla "cima" for pressionada em frente à porta, o Jogador irá para   
 }
else
{
  if (keyboard_check_pressed(up) )
  {
      keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela 
  }
}
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por dani em Sex 17 Out 2008, 21:27

Se vc ainda estiver em dúvida sobre o assunto vou tentar explicar melhor.. primeiro vou pegar o seu primeiro exemplo pra ver se fica mais claro de explicar...

if keyboard_check_pressed(up) {
room_goto(Level_Bowser)
}
// Se a tecla up for pressionada vai para a room especificada

else keyboard_check_pressed(up) { // Aqui vai dar erro pois no ELSE não se atribui condição
keyboard_wait(up)
}

como deveria ficar? como esse segundo exemplo que vc mostrou..

agora quando usar somente o else? vou pegar o exemplo dado pelo vinians:

if global.password=' 123654 ' {
room_goto(level_01)
}
else { // acontecer diferente
game_end()
}

explicação: se o password for 123654, então ele entrará no if e executará o room_goto(level_01), mas caso o password for diferende então ele vai pular o if e ir para o else e executar o game_end().. ou seja, qualquer valor diferente da condição dada no if cairá no else.
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky em Sab 18 Out 2008, 08:45

vinians, fiz exatamente como você disse e apareceu isso:

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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Fabião em Sab 18 Out 2008, 09:01

tablet escreveu:
vinians, fiz exatamente como você disse e apareceu isso:


é evidente está errado você colocou dos símbolos a mais deste "{ }"


if (keyboard_check_pressed(up))
{
room_goto(level_bowser)
}
else
{ ------------------------------------------------------------ errado
( if keyboard_check_pressed(up))
{
keyboard_wait(up)
}
}
------------------------------------------------------errado


Por quê ? Teria que ter uma condição falta um IF

Como eu acho, que não precisa nesse caso é só você tirar os dois " { }"

Ok!
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por vinians em Sab 18 Out 2008, 09:34

Fabio Ricardo escreveu:
tablet escreveu:
vinians, fiz exatamente como você disse e apareceu isso:


é evidente está errado você colocou dos símbolos a mais deste "{ }"


if (keyboard_check_pressed(up))
{
room_goto(level_bowser)
}
else
{ ------------------------------------------------------------ errado
( if keyboard_check_pressed(up))
{
keyboard_wait(up)
}
}
------------------------------------------------------errado


Por quê ? Teria que ter uma condição falta um IF

Como eu acho, que não precisa nesse caso é só você tirar os dois " { }"

Ok!
Não Fabio, as chaves estão corretas, pois delimitam blocos de código. Quando se tem apenas um comando a ser executado não precisa de chaves, mais podemos coloca-las pra melhorar a legibilidade do programa.

Tablet, a função keyboard_wait() não necessita argumentos, é só tirar aquele 'up' dentro. keyboard_wait() apenas espera uma tecla a ser pressionada.
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Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Fabião em Sab 18 Out 2008, 09:47

Puts agora que eu vi, que ele colocou " UP "

Na variável keyboard_wait()

é mesmo...
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