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Dúvida sobre códigos GML
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Janx
Ticky
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Dúvida sobre códigos GML
Como saber onde está o erro num "FATAL ERROR" do Game Maker, Ex.:
"Uma símbolo inesperado na posição 16"
Onde fica a posição 16 e que recursos vocês fazem para saber que a posição 16 é ali?
Falow!
- Código:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 4
of Collision Event with object Bowser
for object Jogador:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
Evento de colisão do Jogador com o Bowser, aplicar para "other"
at position 16: Unexpected symbol.
"Uma símbolo inesperado na posição 16"
Onde fica a posição 16 e que recursos vocês fazem para saber que a posição 16 é ali?
Falow!
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
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Re: Dúvida sobre códigos GML
cada espaço ou letra é uma posiçao, esse erro ai é pq o gm nao vai reconhecer frase u.u''
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Dúvida sobre códigos GML
Ahn, tá.
Valeu pela atenção! Você foi rápido mesmo!
Uma dúvida: O GM não reconheceu a frase ou não reconheceu o "~"?
Valeu pela atenção! Você foi rápido mesmo!
Uma dúvida: O GM não reconheceu a frase ou não reconheceu o "~"?
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
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Re: Dúvida sobre códigos GML
A FRASE!
cara o GML nunca vai intender se vc escrever:
agora o jogo fecha.
Isso para ele é um nada. XD!!
cara o GML nunca vai intender se vc escrever:
agora o jogo fecha.
Isso para ele é um nada. XD!!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Dúvida sobre códigos GML
LoL.cara o GML nunca vai intender se vc escrever:
agora o jogo fecha.
Leia a ultima frase também: "Unexpected symbol.", ela sempre descreve o primeiro erro achado e não é preciso um bom inglês para entender isso.
Re: Dúvida sobre códigos GML
é que falta algum simbolo
as vezes acontece comigo, no meu o erro é que falta isso: }
as vezes acontece comigo, no meu o erro é que falta isso: }
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: Dúvida sobre códigos GML
como coloco um código variável de "IF" e "ELSE"? Sempre coloco nesse estilo e da erro:
- Código:
If {
"O que eu quero"
}
Else {
"O que eu quero que aconteça se o que eu quero não acontecer"
}
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
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Re: Dúvida sobre códigos GML
Mas é nesse estilo, né?!
If {
Blá, Blá, Blá
}
Else {
O contrário de Blá, Blá, Blá
}
If {
Blá, Blá, Blá
}
Else {
O contrário de Blá, Blá, Blá
}
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
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Re: Dúvida sobre códigos GML
E agora, qual o problema? :
O
E o erro do
PS.: Dessa vez fiz o possível para o código funcionar, e fui eu quem inventei esse codigo!
O
- Código:
if keyboard_check_pressed(up) {
room_goto(Level_Bowser) // Se a tecla "cima" for pressionada em frente à porta, o Jogador irá para o room Level_Bowser
}
else keyboard_check_pressed(up) {
keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela pressionação da tecla "cima"
}
E o erro do
- Código:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Collision Event with object Door_Castle
for object Jogador:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 5:
keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela pressionação da tecla "cima"
at position 18: Wrong number of arguments to function or script.
PS.: Dessa vez fiz o possível para o código funcionar, e fui eu quem inventei esse codigo!
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
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Re: Dúvida sobre códigos GML
Amigo, ta faltando um 'if' no seu else. Tipo assim:
- Código:
if (condicao) {
//acao
} else if (condicao) {
//acao
}
Re: Dúvida sobre códigos GML
vinians escreveu:Amigo, ta faltando um 'if' no seu else. Tipo assim:
- Código:
if (condicao) {
//acao
} else if (condicao) {
//acao
}
Bom nem sempre é necessário interpretar dois "ifs" para duas declarações
pode ser uma só ou quando declaração é 'verdadeira' ou 'falsa'
dai usá-se o else para acontecer algo diferente se a declaração não for a mesma que a declaração definida no if.
um exemplo:
if global.password=' 123654 ' {
room_goto(level_01)
} else { // acontecer diferente
game_end() }
as vezes acontece de dar erro nesse caso:
if global.password=' 123654 '
{ room_goto(level_01) }
else// ' tirando o else resolve'
if not global.password=' 123654 '
{ game_end() }
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Re: Dúvida sobre códigos GML
ou se nao:
if global.balas>0 {
sprite_index=atira_spr
} else {
sprite_index=parado_spr}
entendeu?
if global.balas>0 {
sprite_index=atira_spr
} else {
sprite_index=parado_spr}
entendeu?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: Dúvida sobre códigos GML
Claro, eu estava me referindo a essa declaração do Tablet:Fabio Ricardo escreveu:vinians escreveu:Amigo, ta faltando um 'if' no seu else. Tipo assim:
- Código:
if (condicao) {
//acao
} else if (condicao) {
//acao
}
Bom nem sempre é necessário interpretar dois "ifs" para duas declarações
pode ser uma só ou quando declaração é 'verdadeira' ou 'falsa'
dai usá-se o else para acontecer algo diferente se a declaração não for a mesma que a declaração definida no if.
um exemplo:
if global.password=' 123654 ' {
room_goto(level_01)
} else { // acontecer diferente
game_end() }
as vezes acontece de dar erro nesse caso:
if global.password=' 123654 '
{ room_goto(level_01) }
else// ' tirando o else resolve'
if not global.password=' 123654 '
{ game_end() }
- Código:
if keyboard_check_pressed(up) {
room_goto(Level_Bowser) // Se a tecla "cima" for pressionada em frente à porta, o Jogador irá para o room Level_Bowser
}
else keyboard_check_pressed(up) {
keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela pressionação da tecla "cima"
}
- Código:
if (keyboard_check_pressed(up) )
{
room_goto(Level_Bowser) // Se a tecla "cima" for pressionada em frente à porta, o Jogador irá para
}
else
{
if (keyboard_check_pressed(up) )
{
keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela
}
}
Re: Dúvida sobre códigos GML
Se vc ainda estiver em dúvida sobre o assunto vou tentar explicar melhor.. primeiro vou pegar o seu primeiro exemplo pra ver se fica mais claro de explicar...
if keyboard_check_pressed(up) {
room_goto(Level_Bowser)
}
// Se a tecla up for pressionada vai para a room especificada
else keyboard_check_pressed(up) { // Aqui vai dar erro pois no ELSE não se atribui condição
keyboard_wait(up)
}
como deveria ficar? como esse segundo exemplo que vc mostrou..
agora quando usar somente o else? vou pegar o exemplo dado pelo vinians:
if global.password=' 123654 ' {
room_goto(level_01)
}
else { // acontecer diferente
game_end()
}
explicação: se o password for 123654, então ele entrará no if e executará o room_goto(level_01), mas caso o password for diferende então ele vai pular o if e ir para o else e executar o game_end().. ou seja, qualquer valor diferente da condição dada no if cairá no else.
if keyboard_check_pressed(up) {
room_goto(Level_Bowser)
}
// Se a tecla up for pressionada vai para a room especificada
else keyboard_check_pressed(up) { // Aqui vai dar erro pois no ELSE não se atribui condição
keyboard_wait(up)
}
como deveria ficar? como esse segundo exemplo que vc mostrou..
agora quando usar somente o else? vou pegar o exemplo dado pelo vinians:
if global.password=' 123654 ' {
room_goto(level_01)
}
else { // acontecer diferente
game_end()
}
explicação: se o password for 123654, então ele entrará no if e executará o room_goto(level_01), mas caso o password for diferende então ele vai pular o if e ir para o else e executar o game_end().. ou seja, qualquer valor diferente da condição dada no if cairá no else.
dani- Data de inscrição : 03/10/2008
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Re: Dúvida sobre códigos GML
vinians, fiz exatamente como você disse e apareceu isso:
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Re: Dúvida sobre códigos GML
tablet escreveu:
vinians, fiz exatamente como você disse e apareceu isso:
é evidente está errado você colocou dos símbolos a mais deste "{ }"
if (keyboard_check_pressed(up))
{
room_goto(level_bowser)
}
else
{ ------------------------------------------------------------ errado
( if keyboard_check_pressed(up))
{
keyboard_wait(up)
}
}------------------------------------------------------errado
Por quê ? Teria que ter uma condição falta um IF
Como eu acho, que não precisa nesse caso é só você tirar os dois " { }"
Ok!
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Re: Dúvida sobre códigos GML
Não Fabio, as chaves estão corretas, pois delimitam blocos de código. Quando se tem apenas um comando a ser executado não precisa de chaves, mais podemos coloca-las pra melhorar a legibilidade do programa.Fabio Ricardo escreveu:tablet escreveu:vinians, fiz exatamente como você disse e apareceu isso:
é evidente está errado você colocou dos símbolos a mais deste "{ }"
if (keyboard_check_pressed(up))
{
room_goto(level_bowser)
}
else
{ ------------------------------------------------------------ errado
( if keyboard_check_pressed(up))
{
keyboard_wait(up)
}
}------------------------------------------------------errado
Por quê ? Teria que ter uma condição falta um IF
Como eu acho, que não precisa nesse caso é só você tirar os dois " { }"
Ok!
Tablet, a função keyboard_wait() não necessita argumentos, é só tirar aquele 'up' dentro. keyboard_wait() apenas espera uma tecla a ser pressionada.
Re: Dúvida sobre códigos GML
Puts agora que eu vi, que ele colocou " UP "
Na variável keyboard_wait()
é mesmo...
Na variável keyboard_wait()
é mesmo...
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