GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Dúvida sobre códigos GML

+8
dani
Fabião
vinians
Gusba
PedroX
Kabeção
Janx
Ticky
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky Qui 16 Out 2008, 19:09

Como saber onde está o erro num "FATAL ERROR" do Game Maker, Ex.:

Código:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 4
of Collision Event with object Bowser
for object Jogador:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
  Evento de colisão do Jogador com o Bowser, aplicar para "other"

at position 16: Unexpected symbol.

"Uma símbolo inesperado na posição 16"

Onde fica a posição 16 e que recursos vocês fazem para saber que a posição 16 é ali?

Falow!
Ticky
Ticky

Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Janx Qui 16 Out 2008, 19:10

cada espaço ou letra é uma posiçao, esse erro ai é pq o gm nao vai reconhecer frase u.u''
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky Qui 16 Out 2008, 19:16

Ahn, tá.
Valeu pela atenção! Você foi rápido mesmo!

Uma dúvida: O GM não reconheceu a frase ou não reconheceu o "~"?
Ticky
Ticky

Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Janx Qui 16 Out 2008, 19:20

A FRASE!
cara o GML nunca vai intender se vc escrever:

agora o jogo fecha.

Isso para ele é um nada. XD!!
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Kabeção Sex 17 Out 2008, 12:27

cara o GML nunca vai intender se vc escrever:

agora o jogo fecha.
LoL. Rolling Eyes

Leia a ultima frase também: "Unexpected symbol.", ela sempre descreve o primeiro erro achado e não é preciso um bom inglês para entender isso.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por PedroX Sex 17 Out 2008, 12:49

é que falta algum simbolo
as vezes acontece comigo, no meu o erro é que falta isso: }

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky Sex 17 Out 2008, 16:36

como coloco um código variável de "IF" e "ELSE"? Sempre coloco nesse estilo e da erro:

Código:
If {
 "O que eu quero"
}
Else {
 "O que eu quero que aconteça se o que eu quero não acontecer"
}
Ticky
Ticky

Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Gusba Sex 17 Out 2008, 16:39

sei lah,! pode ser a letra maiuscula
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky Sex 17 Out 2008, 16:46

Mas é nesse estilo, né?!

If {
Blá, Blá, Blá
}
Else {
O contrário de Blá, Blá, Blá
}
Ticky
Ticky

Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Gusba Sex 17 Out 2008, 16:55

sim mas tem que te uma ação no if
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky Sex 17 Out 2008, 18:38

E agora, qual o problema? :

O
Código:
if keyboard_check_pressed(up) {
room_goto(Level_Bowser) // Se a tecla "cima" for pressionada em frente à porta, o Jogador irá para o room Level_Bowser
 }
else keyboard_check_pressed(up) {
keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela pressionação da tecla "cima"
 }

E o erro do
Código:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Collision Event with object Door_Castle
for object Jogador:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 5:
  keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela pressionação da tecla "cima"

at position 18: Wrong number of arguments to function or script.

PS.: Dessa vez fiz o possível para o código funcionar, e fui eu quem inventei esse codigo!
Ticky
Ticky

Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por vinians Sex 17 Out 2008, 19:29

Amigo, ta faltando um 'if' no seu else. Tipo assim:
Código:

if (condicao) {
//acao
} else if (condicao) {
//acao
}
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Fabião Sex 17 Out 2008, 19:45

vinians escreveu:Amigo, ta faltando um 'if' no seu else. Tipo assim:
Código:

if (condicao) {
//acao
} else if (condicao) {
//acao
}

Bom nem sempre é necessário interpretar dois "ifs" para duas declarações
pode ser uma só ou quando declaração é 'verdadeira' ou 'falsa'
dai usá-se o else para acontecer algo diferente se a declaração não for a mesma que a declaração definida no if.

um exemplo:

if global.password=' 123654 ' {
room_goto(level_01)
} else { // acontecer diferente
game_end() }



as vezes acontece de dar erro nesse caso:

if global.password=' 123654 '
{ room_goto(level_01) }
else// ' tirando o else resolve'
if not global.password=' 123654 '
{ game_end() }
Fabião
Fabião

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 06/07/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 255
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por PedroX Sex 17 Out 2008, 20:04

ou se nao:
if global.balas>0 {
sprite_index=atira_spr
} else {
sprite_index=parado_spr}


entendeu?

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por vinians Sex 17 Out 2008, 21:00

Fabio Ricardo escreveu:
vinians escreveu:Amigo, ta faltando um 'if' no seu else. Tipo assim:
Código:

if (condicao) {
//acao
} else if (condicao) {
//acao
}

Bom nem sempre é necessário interpretar dois "ifs" para duas declarações
pode ser uma só ou quando declaração é 'verdadeira' ou 'falsa'
dai usá-se o else para acontecer algo diferente se a declaração não for a mesma que a declaração definida no if.

um exemplo:

if global.password=' 123654 ' {
room_goto(level_01)
} else { // acontecer diferente
game_end() }



as vezes acontece de dar erro nesse caso:

if global.password=' 123654 '
{ room_goto(level_01) }
else// ' tirando o else resolve'
if not global.password=' 123654 '
{ game_end() }
Claro, eu estava me referindo a essa declaração do Tablet:
Código:

if keyboard_check_pressed(up) {
room_goto(Level_Bowser) // Se a tecla "cima" for pressionada em frente à porta, o Jogador irá para o room Level_Bowser
 }
else keyboard_check_pressed(up) {
keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela pressionação da tecla "cima"
 }
Neste caso pode se usar um 'if' embutido no outro 'if' assim:
Código:

if (keyboard_check_pressed(up) )
{
    room_goto(Level_Bowser) // Se a tecla "cima" for pressionada em frente à porta, o Jogador irá para   
 }
else
{
  if (keyboard_check_pressed(up) )
  {
      keyboard_wait(up) // Se a tecla "cima "não for pressionada, continuará esperando pela 
  }
}
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por dani Sex 17 Out 2008, 21:27

Se vc ainda estiver em dúvida sobre o assunto vou tentar explicar melhor.. primeiro vou pegar o seu primeiro exemplo pra ver se fica mais claro de explicar...

if keyboard_check_pressed(up) {
room_goto(Level_Bowser)
}
// Se a tecla up for pressionada vai para a room especificada

else keyboard_check_pressed(up) { // Aqui vai dar erro pois no ELSE não se atribui condição
keyboard_wait(up)
}

como deveria ficar? como esse segundo exemplo que vc mostrou..

agora quando usar somente o else? vou pegar o exemplo dado pelo vinians:

if global.password=' 123654 ' {
room_goto(level_01)
}
else { // acontecer diferente
game_end()
}

explicação: se o password for 123654, então ele entrará no if e executará o room_goto(level_01), mas caso o password for diferende então ele vai pular o if e ir para o else e executar o game_end().. ou seja, qualquer valor diferente da condição dada no if cairá no else.
dani
dani

Data de inscrição : 03/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 30
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Ticky Sáb 18 Out 2008, 08:45

vinians, fiz exatamente como você disse e apareceu isso:

Dúvida sobre códigos GML Lollldz0
Ticky
Ticky

Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Fabião Sáb 18 Out 2008, 09:01

tablet escreveu:
vinians, fiz exatamente como você disse e apareceu isso:


é evidente está errado você colocou dos símbolos a mais deste "{ }"


if (keyboard_check_pressed(up))
{
room_goto(level_bowser)
}
else
{ ------------------------------------------------------------ errado
( if keyboard_check_pressed(up))
{
keyboard_wait(up)
}
}
------------------------------------------------------errado


Por quê ? Teria que ter uma condição falta um IF

Como eu acho, que não precisa nesse caso é só você tirar os dois " { }"

Ok!
Fabião
Fabião

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 06/07/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 255
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por vinians Sáb 18 Out 2008, 09:34

Fabio Ricardo escreveu:
tablet escreveu:
vinians, fiz exatamente como você disse e apareceu isso:


é evidente está errado você colocou dos símbolos a mais deste "{ }"


if (keyboard_check_pressed(up))
{
room_goto(level_bowser)
}
else
{ ------------------------------------------------------------ errado
( if keyboard_check_pressed(up))
{
keyboard_wait(up)
}
}
------------------------------------------------------errado


Por quê ? Teria que ter uma condição falta um IF

Como eu acho, que não precisa nesse caso é só você tirar os dois " { }"

Ok!
Não Fabio, as chaves estão corretas, pois delimitam blocos de código. Quando se tem apenas um comando a ser executado não precisa de chaves, mais podemos coloca-las pra melhorar a legibilidade do programa.

Tablet, a função keyboard_wait() não necessita argumentos, é só tirar aquele 'up' dentro. keyboard_wait() apenas espera uma tecla a ser pressionada.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Fabião Sáb 18 Out 2008, 09:47

Puts agora que eu vi, que ele colocou " UP "

Na variável keyboard_wait()

é mesmo...
Fabião
Fabião

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 06/07/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 255
Prêmios : Dúvida sobre códigos GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre códigos GML Empty Re: Dúvida sobre códigos GML

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos