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Para que serve a ação Bounce no Game Maker 8?

em Dom 31 Out 2010, 20:01
Para que serve o Bounce action no game maker 8? falo o 8 porque eu trabalho com ele mas sei lá gente, em qualquer versão de game maker pra que serve esse evento bendito? agradeço desde já, e também quando agente cria aquele evento de movimentação de personagem para que serve a relatividade? aquele negócio que fica assim:

"Relative" ?

Agradeço desde já por tudo, obrigado pela paciência e até mais.
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Re: Para que serve a ação Bounce no Game Maker 8?

em Dom 31 Out 2010, 20:03
pelo que me lembro e quando o objecto se colide com o outro fassa tipo uma batidaassim


co carro bate >>>>>>>:
e ele volta com a preçao >>>><<<<:
tipo isso
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Re: Para que serve a ação Bounce no Game Maker 8?

em Dom 31 Out 2010, 20:42
Ele rebate e volta. Nada de+
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Re: Para que serve a ação Bounce no Game Maker 8?

em Seg 01 Nov 2010, 18:04
Então é uma colisão que serve para que o personagem considga bater no outro? estou começando a entender mas preciso de mais explicações.
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Re: Para que serve a ação Bounce no Game Maker 8?

em Seg 01 Nov 2010, 18:36
Está função serve para fazer colisões com algo, tipo:
-Player com a parede.
-Inimigo com a parede.
Isto é só uma pequena explicação.


Espero ter ajudado!
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Re: Para que serve a ação Bounce no Game Maker 8?

em Ter 02 Nov 2010, 21:45
Nossa ajudou demais! Very Happy assim como todos os outros aqui, agradeço a todos desde já Happy. Tópico resolvido.
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Re: Para que serve a ação Bounce no Game Maker 8?

em Ter 02 Nov 2010, 21:50
a função relative serve para que a ação desejada se repita...
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Re: Para que serve a ação Bounce no Game Maker 8?

em Ter 02 Nov 2010, 22:00
Como assim? e outra coisa se for uma ação de ataque ao inimigo ou uma ação de ataque do inimigo contra você, como você fará para que se perca HP? outra coisa, se for MP (no caso tipo assim para fazer com que a magia do personagem seja do estilo de jogo que for, é porque escrevendo MP fica mais compreensível) como fazer para que ele seja gasto? agradeço desde já.
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Re: Para que serve a ação Bounce no Game Maker 8?

em Qua 03 Nov 2010, 09:15
Cara você ja jogou Pong? Arkanoid? Break Out? Sabe aquela bolinha que fica rebatendo? Então serve pra isso, para fazer um objeto rebater quando determinado evento ocorre. Vamos fazer um teste, siga os passos:

1-Crie uma sprite de uma bola;
2-Crie a sprite deum bloco;
3-Crie um objeto para bola e um objeto para o bloco;
4-No objeto bloco marque a opção "solid";
5-No objeto bola no evento Create, vá na aba move e selecione a opção Move Fixed como na imagem:



O Relative funciona desta forma:

Sem Relative: variável=5
Com Relative: variável+=5

Se você coloca por exemplo -15 no valor e não marcasse Relative a velocidade seria -15, já se marcasse a velocidade seria reduzida em -15. Resumindo ele coloca um "+" antes do igual para adicionar ou retirar valores.

6-Na colisão da bola com o bloco vá na aba "Move" e selecione a opção "Bounce" e deixe como na imagem:



precisely: Rebate com mais precisão dependendo da forma do objeto.

solid objects:
Rebate só em objetos sólidos.

7-Coloque os objetos na room, de preferência não deixe espaço para a bola escapar pelos lados.

Caso não consiga, esta aqui a engine:

Download - Clique aqui

Espero que ajude...

FLWS!
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Re: Para que serve a ação Bounce no Game Maker 8?

em Dom 14 Nov 2010, 15:02
Nossa cara o seu exemplo ficou sensacional, aprendi a fazer, agora e se eu quisesse colocar a mesma coisa só que mais ao estilo arkanoid msmo tipo assim: Você aperta a tecla para a direita e aí ele vai para a direita e bate nos outros blocos e vai sendo rebatido até você aperta outra seta, esse efeito funcionaria corretamente, como ficaria? obrigado desde já.
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Edit:

Consegui fazer a mesma coisa hehehehe! senssacional Happy
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