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Pra q serve Separe Collision Marks no Game Maker 8?

em Dom 28 Fev 2010, 21:26
Pra q serve Separe Collision Marks no Game Maker 8 q tem no SPRITE la?
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Re: Pra q serve Separe Collision Marks no Game Maker 8?

em Dom 28 Fev 2010, 23:52
Um sprite é composto de várias sub imagens. E geralmente essas sub-imagens são utilizadas para dar alguma ilusão de movimento.
Suponha por exemplo, o movimento de um pássaro. Quando ele esta com as asas abertas o sprite fica com uma "largura" maior, quando ele fecha a asa ele fica com a largura menor, então desse modo se utilizarmos uma unica mascara da mesma forma para o sprite a colisão pode ficar estranha por exemplo colidir com a ponta da asa mesmo quando ela estiver fechada.
Para isso que serve as sub-mascaras, voce pode criar uma mascara para cada imagem do sprite resolvendo assim um problema semelhante a esse que eu falei.
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Re: Pra q serve Separe Collision Marks no Game Maker 8?

em Seg 01 Mar 2010, 00:09
@vinians escreveu:Um sprite é composto de várias sub imagens. E geralmente essas sub-imagens são utilizadas para dar alguma ilusão de movimento.
Suponha por exemplo, o movimento de um pássaro. Quando ele esta com as asas abertas o sprite fica com uma "largura" maior, quando ele fecha a asa ele fica com a largura menor, então desse modo se utilizarmos uma unica mascara da mesma forma para o sprite a colisão pode ficar estranha por exemplo colidir com a ponta da asa mesmo quando ela estiver fechada.
Para isso que serve as sub-mascaras, voce pode criar uma mascara para cada imagem do sprite resolvendo assim um problema semelhante a esse que eu falei.

sub imagem... seria de um sprite soh?
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Re: Pra q serve Separe Collision Marks no Game Maker 8?

em Seg 01 Mar 2010, 16:45
Não necessáriamente.
Sub image são todas as outras imagens que compõem a animação.

Por exemplo:
Tenho um sprite do mario andando.
é 1 sprite com 3 sub images que formam a animação dele andando.

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Re: Pra q serve Separe Collision Marks no Game Maker 8?

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