Duvida com colisao

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duvida com colisao

Mensagem por itarodrigo em Qui 07 Out 2010, 23:37

oi,

como faço para saber se existem 3 instancias de um mesmo objeto em colisao em uma linha reta?

ex:
ooo <= tres objetos colidindo em uma linha horizontal.

abraços.

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Idade : 33
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida com colisao

Mensagem por GuiEdu em Sex 08 Out 2010, 13:31

Tipo, num dá p vc criar uma variável global que guarde o valor da colisão?
aí vc controla o valor da variável através das colisões de cada player =)
Espero ter ajudado Happy

GuiEdu

Número de Mensagens : 505
Idade : 23
Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida com colisao

Mensagem por itarodrigo em Sex 08 Out 2010, 14:59

estou usando o seguinte codigo:

Código:

var
o1, o2, o3, o4;

o1 = 0;
o2 = 0;
o3 = 0;
o4 = 0;

if instance_position(x-128,y,argument0) o1 = instance_position(x-128,y,argument0);
if instance_position(x-96,y,argument0) o2 = instance_position(x-96,y,argument0);
if instance_position(x-64,y,argument0) o3 = instance_position(x-64,y,argument0);
if instance_position(x-32,y,argument0) o4 = instance_position(x-32,y,argument0);

if (o1 and o2 and o3 and o4)
{
position_destroy(o1.x,o1.y);
position_destroy(o2.x,o2.y);
position_destroy(o3.x,o3.y);
position_destroy(o4.x,o4.y);
position_destroy(x,y);
exit;
}
else
if (o1 and o2 and o3)
{
position_destroy(o1.x,o1.y);
position_destroy(o2.x,o2.y);
position_destroy(o3.x,o3.y);
position_destroy(x,y);
exit;
}
else
if (o1 and o2)
{
position_destroy(o1.x,o1.y);
position_destroy(o2.x,o2.y);
position_destroy(x,y);
exit;
}

ele deve ver se existem as instancias vizinhas do meu objeto. entao ele verificaria se existem 4 juntas, 3 ou 2, e destruiria elas.

mas o codigo só funciona quando existem 4 juntas, com 3 e 2 ele nao dá certo.

alguma dica?

EDITADO

consegui resolver, foi um erro de calculo, rsrs.

abraços.

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Idade : 33
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida com colisao

Mensagem por Thyago em Sex 08 Out 2010, 15:46

coloque este script em stp do objeto que voce vai conferir se tem tres alinhados,
a variavel resultado retorna qunatos tem alinhados.aibasta acrescentar

if resultado=3 {acontece alguma coisa}
Código:
if !variable_local_exists('resultado'){resultado=0}
if !collision_line(x,y,0,y,object_index,0,1)
{
if !variable_local_exists('colisao'){colisao=0}
if !variable_local_exists('ii'){ii=x+sprite_width}

if ii>room_width {ii=x+sprite_width resultado=colisao  colisao=0}else{ii+=sprite_width}
draw_sprite(sprite_index,-1,ii,y)
if position_meeting(ii,y,object_index)and  position_meeting(ii,y+sprite_height-1,object_index)
{colisao+=1}
}

ve se é o que voce quer!

Thyago

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1092
Idade : 30
Data de inscrição : 24/08/2009
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Reputação : 31
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 1
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida com colisao

Mensagem por itarodrigo em Sex 08 Out 2010, 16:47

oi,

consegui resolver, mas o codigo que eu fiz é muiiiiiito complicado. estou querendo um codigo que possa simplificar.

voce pode me explicar como eu faço, usando seu codigo, para destruir as tres instancias, se estiverem alinhadas?

abraço.

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Idade : 33
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida com colisao

Mensagem por Denis Lemos em Sex 08 Out 2010, 17:38

É bem simples, basta verificar se ele é a instância do meio, usando a função collision_line:

Crie um novo objeto para fazer o teste e Coloque no STEP dele:
Código:

colidindoDir=collision_line(x,y,x+50,y,obj_teste,true,true) // Variável que vai verificar se tem sua cópia ao lado direito
colidindoEsq=collision_line(x,y,x-50,y,obj_teste,true,true) // Variável que vai verificar se tem sua cópia ao lado esquerdo

if (colidindoDir) and (colidindoEsq) // Se tiver uma cópia á direita e também á esquerda
{
  with(colidindoDir)instance_destroy() // Vai destruir a cópia da direita
  with(colidindoEsq)instance_destroy() // Vai destruir a cópia da esquerda
  instance_destroy() // E depóis vai se auto-destruir
}
Expliquei linha por linha o código é bem simples, se precisar de uma engine eu coloco ela aí !

Agora faça o seguinte, coloque as 3 instancias em linha na room e outras que não fiquem em linha, igual á imagem abaixo e teste, note que somente as 3 em linha são destruidas e as que não estão em linha vão ficar ainda na room:


OBS: O código apenas verifica se tem alguma de sua instancia em uma distância de 50px para direita e 50px para a esquerda, e depois se tiver, ele destroi essas dua instâncias ao seu lado e depois se auto destroi, então regule a distância como você preferir !

Qualquer dúvida é só falar, agora tenho que ir para a aula !

Denis Lemos

Número de Mensagens : 938
Idade : 28
Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida com colisao

Mensagem por itarodrigo em Sex 08 Out 2010, 18:15

ex: sem querer explorar, rsrs

como ver se tem um objeto de um lado e dois do outro?

acho que assim, já vai dar para desenrolar

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Idade : 33
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida com colisao

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:08


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum