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gart30, Willy

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Duvida com colisao

em Qui 07 Out 2010, 23:37
oi,

como faço para saber se existem 3 instancias de um mesmo objeto em colisao em uma linha reta?

ex:
ooo <= tres objetos colidindo em uma linha horizontal.

abraços.
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Re: Duvida com colisao

em Sex 08 Out 2010, 13:31
Tipo, num dá p vc criar uma variável global que guarde o valor da colisão?
aí vc controla o valor da variável através das colisões de cada player =)
Espero ter ajudado Happy
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Re: Duvida com colisao

em Sex 08 Out 2010, 14:59
estou usando o seguinte codigo:

Código:

var
o1, o2, o3, o4;

o1 = 0;
o2 = 0;
o3 = 0;
o4 = 0;

if instance_position(x-128,y,argument0) o1 = instance_position(x-128,y,argument0);
if instance_position(x-96,y,argument0) o2 = instance_position(x-96,y,argument0);
if instance_position(x-64,y,argument0) o3 = instance_position(x-64,y,argument0);
if instance_position(x-32,y,argument0) o4 = instance_position(x-32,y,argument0);

if (o1 and o2 and o3 and o4)
{
position_destroy(o1.x,o1.y);
position_destroy(o2.x,o2.y);
position_destroy(o3.x,o3.y);
position_destroy(o4.x,o4.y);
position_destroy(x,y);
exit;
}
else
if (o1 and o2 and o3)
{
position_destroy(o1.x,o1.y);
position_destroy(o2.x,o2.y);
position_destroy(o3.x,o3.y);
position_destroy(x,y);
exit;
}
else
if (o1 and o2)
{
position_destroy(o1.x,o1.y);
position_destroy(o2.x,o2.y);
position_destroy(x,y);
exit;
}

ele deve ver se existem as instancias vizinhas do meu objeto. entao ele verificaria se existem 4 juntas, 3 ou 2, e destruiria elas.

mas o codigo só funciona quando existem 4 juntas, com 3 e 2 ele nao dá certo.

alguma dica?

EDITADO

consegui resolver, foi um erro de calculo, rsrs.

abraços.
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Re: Duvida com colisao

em Sex 08 Out 2010, 15:46
coloque este script em stp do objeto que voce vai conferir se tem tres alinhados,
a variavel resultado retorna qunatos tem alinhados.aibasta acrescentar

if resultado=3 {acontece alguma coisa}
Código:
if !variable_local_exists('resultado'){resultado=0}
if !collision_line(x,y,0,y,object_index,0,1)
{
if !variable_local_exists('colisao'){colisao=0}
if !variable_local_exists('ii'){ii=x+sprite_width}

if ii>room_width {ii=x+sprite_width resultado=colisao  colisao=0}else{ii+=sprite_width}
draw_sprite(sprite_index,-1,ii,y)
if position_meeting(ii,y,object_index)and  position_meeting(ii,y+sprite_height-1,object_index)
{colisao+=1}
}

ve se é o que voce quer!
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Re: Duvida com colisao

em Sex 08 Out 2010, 16:47
oi,

consegui resolver, mas o codigo que eu fiz é muiiiiiito complicado. estou querendo um codigo que possa simplificar.

voce pode me explicar como eu faço, usando seu codigo, para destruir as tres instancias, se estiverem alinhadas?

abraço.
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Re: Duvida com colisao

em Sex 08 Out 2010, 17:38
É bem simples, basta verificar se ele é a instância do meio, usando a função collision_line:

Crie um novo objeto para fazer o teste e Coloque no STEP dele:
Código:

colidindoDir=collision_line(x,y,x+50,y,obj_teste,true,true) // Variável que vai verificar se tem sua cópia ao lado direito
colidindoEsq=collision_line(x,y,x-50,y,obj_teste,true,true) // Variável que vai verificar se tem sua cópia ao lado esquerdo

if (colidindoDir) and (colidindoEsq) // Se tiver uma cópia á direita e também á esquerda
{
  with(colidindoDir)instance_destroy() // Vai destruir a cópia da direita
  with(colidindoEsq)instance_destroy() // Vai destruir a cópia da esquerda
  instance_destroy() // E depóis vai se auto-destruir
}
Expliquei linha por linha o código é bem simples, se precisar de uma engine eu coloco ela aí !

Agora faça o seguinte, coloque as 3 instancias em linha na room e outras que não fiquem em linha, igual á imagem abaixo e teste, note que somente as 3 em linha são destruidas e as que não estão em linha vão ficar ainda na room:


OBS: O código apenas verifica se tem alguma de sua instancia em uma distância de 50px para direita e 50px para a esquerda, e depois se tiver, ele destroi essas dua instâncias ao seu lado e depois se auto destroi, então regule a distância como você preferir !

Qualquer dúvida é só falar, agora tenho que ir para a aula !
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Re: Duvida com colisao

em Sex 08 Out 2010, 18:15
ex: sem querer explorar, rsrs

como ver se tem um objeto de um lado e dois do outro?

acho que assim, já vai dar para desenrolar
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