Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Duvida com colisao
4 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Duvida com colisao
Ola pessoal, no create do inimigo eu coloquei pra ele ficar movendo p/ frente e quando colidir com o player coloquei um codigo: speed=0 e queria saber que quando o player sair da colisão, ele voltar ao movimento....
henriquebr- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
Assim dá para saber se os objetos estão colidindo
CÓDIGO:
if place_meeting(x,y,obj)
Se querer verificar a colisão por todos os lados onde está "x" e "y" deixe como está, se querer verificar colisão abaixo !
CÓDIGO:
if place_meeting(x,y+1,obj)
Colisão por cima:
CÓDIGO:
if place_meeting(x,y-1,obj)
colisão pela direita:
CÓDIGO:
if place_meeting(x+1,y,obj)
E colisão pela esquerda:
CÓDIGO:
if place_meeting(x-1,y,obj)
No lugar de "obj" é o nome do outro objeto que será a colisão !
reposta do Denis Lemos, no topico : https://gmbr.forumeiros.com/t7350-como-e-a-colisao-atraves-de-codigos
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 398
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
sim, mas como uso isso no meu caso?
henriquebr- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
coloca no step do enimigo, checando se há uma colisão com o player ai vc podem
o x e y, depende de por onde é a colisao, só olhar o post que eu mandei
- Código:
if place_meeting(x,y,obj_player)
speed = 0
else
speed = o que for
o x e y, depende de por onde é a colisao, só olhar o post que eu mandei
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 398
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
hmmm mas tipo, mesmo usando os codigos acima nao deu pra especificar direito, se ele ta com a sprite esquerda ele colide normalmente, mas se tiver com a direita ele vira pra esquerda e depois colidi :S
henriquebr- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
entao voce vai ter que por algo do genero
pelo que intendi, isso deve arrumar, se tiver alguma duvida avisa
- Código:
if player.direction =>90 and player.direction=<270 and place_meeting(x,y,obj_player) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
spr_index = inimigo_direita// muda a sprite
speed = 0
else // se nao
spr_index = inimigo_esquerda // muda sprite
speed = o que for
pelo que intendi, isso deve arrumar, se tiver alguma duvida avisa
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 398
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
nao deu:
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction =>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
^
at position 22: Unexpected symbol in expression.
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction =>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
^
at position 22: Unexpected symbol in expression.
henriquebr- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
henriquebr escreveu:nao deu:
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction =>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
^
at position 22: Unexpected symbol in expression.
O que você esperava? Você apenas colou o código dele sem fazer modificação, a expressão "o" está sendo identificada como um símbolo desconhecido, tire os comentários do código e teste.
Última edição por Super Games em Ter 13 Mar 2012, 22:19, editado 1 vez(es)
Re: Duvida com colisao
e claro que eu modifiquei O-O e se vc percebeu o erro foi nessa linha ai! LOOOOOOOOOOOL.
Fiz o q vc falou, tirei os coments:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
else
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4
e agora deu outro erro:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
^
at position 21: Unexpected symbol in expression.
Fiz o q vc falou, tirei os coments:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
else
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4
e agora deu outro erro:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
^
at position 21: Unexpected symbol in expression.
Última edição por henriquebr em Ter 13 Mar 2012, 22:16, editado 1 vez(es)
henriquebr- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
relaxeem ;)
acho que é porque troquei um sinal sem querer
tente ao invez de =>
>= e <=
caso ainda nao de, tente com só igual e veja se esta bom
acho que é porque troquei um sinal sem querer
tente ao invez de =>
>= e <=
caso ainda nao de, tente com só igual e veja se esta bom
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 398
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
tirei e agora deu erro no else:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 4:
else
^
at position 2: Unexpected symbol in expression.
:S
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 4:
else
^
at position 2: Unexpected symbol in expression.
:S
henriquebr- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
haha ta dificiil, dexo ve, poem assim:
e ve se rola
- Código:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
else
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
{
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
}
else
{
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4
}
e ve se rola
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 398
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
Então coloque assim no Create:
Então coloque assim no Step:
- Código:
global.mover=true
Então coloque assim no Step:
- Código:
if global.mover=true
{
speed=4
}
if place_meeting(x,y,inimigo)
{
global.mover=false
}
if global.mover=false
{
speed=0
}
if place_free(x+1,y)
{
global.mover=true
}
Re: Duvida com colisao
@Guisao deu erro de novo, mas vlw ai @Super Game funcionou akI!!!
edit: achei que tinha resolvido, mas nao :S tipo: quando ele colide e tem outro do mesmo que nao ta colidindo ele colide tb (tipo ele colide com um ai ele para, so que outro que ta mas longe ele para tb)
edit: achei que tinha resolvido, mas nao :S tipo: quando ele colide e tem outro do mesmo que nao ta colidindo ele colide tb (tipo ele colide com um ai ele para, so que outro que ta mas longe ele para tb)
henriquebr- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
henriquebr escreveu: @Guisao deu erro de novo, mas vlw ai @Super Game funcionou akI!!!
edit: achei que tinha resolvido, mas nao :S tipo: quando ele colide e tem outro do mesmo que nao ta colidindo ele colide tb (tipo ele colide com um ai ele para, so que outro que ta mas longe ele para tb)
Não entendi muito bem o que acontece, mas pode resolver marcando Other.
Re: Duvida com colisao
tipo: tem uma abobora na suafrente ai ela toca em vce para,ai tem outraabobora da mesmanarente etb para, comoconserto?
henriquebr- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
Como eu disse antes pode ser que resolva marcando Other. Por que irá ocorrer apenas com o objeto da colisão.
Ou se não funcionar você poderia mandar a sua engine que eu ajeito, porque assim tá difícil.
Ou se não funcionar você poderia mandar a sua engine que eu ajeito, porque assim tá difícil.
Re: Duvida com colisao
Henrique, quando eu quero que algo aconteça com uma
instancia de um objeto, mas que não aconteça com as outras do mesmo tipo,
eu uso a palavra 'self',
só que aí acho q vc não pode usar uma var Global pra indicar se o objeto
pode andar, e sim uma variável Local.
instancia de um objeto, mas que não aconteça com as outras do mesmo tipo,
eu uso a palavra 'self',
só que aí acho q vc não pode usar uma var Global pra indicar se o objeto
pode andar, e sim uma variável Local.
Eudes - Hyo- Games Ranking :
Notas recebidas : E + B+B
Data de inscrição : 02/06/2009
Reputação : 27
Número de Mensagens : 513
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
, como uso esse dois casos? (other, self)
henriquebr- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+D
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 421
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
se vc está usando aquela variavel que o Super Games disse "global.mover"
e deu certo,
é por isso, vc não deve usar uma var Global, pq aí todas as instancias que usam ela irão ter o memso comportamento ao mesmo tempo.
use uma variável Local no objeto no lugar dessa globla.
e deu certo,
é por isso, vc não deve usar uma var Global, pq aí todas as instancias que usam ela irão ter o memso comportamento ao mesmo tempo.
use uma variável Local no objeto no lugar dessa globla.
Eudes - Hyo- Games Ranking :
Notas recebidas : E + B+B
Data de inscrição : 02/06/2009
Reputação : 27
Número de Mensagens : 513
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
» Dúvida sobre alternar entre sprite parado antes da colisão e sprite movendo depois que colidir, mas quando acabar a colisão, voltar a ficar parado!
» Dúvida com Colisão
» Dúvida na colisão?!
» duvida em colisao
» Dúvida sobre alternar entre sprite parado antes da colisão e sprite movendo depois que colidir, mas quando acabar a colisão, voltar a ficar parado!
» Dúvida com Colisão
» Dúvida na colisão?!
» duvida em colisao
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|