Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Hoje à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
[Resolvido] Travar movimento diagonal
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Resolvido] Travar movimento diagonal
Bom pessoal, quem puder ajudar, eu preciso de um script que interrompa o movimento diagonal, preciso de um movimento de apenas UP,DOWN,LEFT,RIGHT
if(keyboard_check(vk_left))
{ hspeed=1) };
Quem puder ajudar vai ser uma boa ;)
if(keyboard_check(vk_left))
{ hspeed=1) };
Quem puder ajudar vai ser uma boa ;)
Lupptyr- Data de inscrição : 06/03/2015
Reputação : 1
Número de Mensagens : 28
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Travar movimento diagonal
Não seria usar o keyboard_check_pressed? (que verifica se a tecla foi solta).
Acho que tu só quer isso né? Se for outra coisa, fala !
Acho que tu só quer isso né? Se for outra coisa, fala !
AxeInLine- Data de inscrição : 23/03/2014
Reputação : 40
Número de Mensagens : 211
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Travar movimento diagonal
tenta isso
se nao der certo essa aqui com certeza dar certo
- Código:
if(keyboard_check_direct(vk_left)){
hspeed =1;
}
se nao der certo essa aqui com certeza dar certo
- Código:
if(keyboard_check_pressed(vk_left)){
hspeed = 1; // se pressionar esquerda anda
}
if(keyboard_check_released(vk_left)){
hspeed = 0; // se soltar esquerda, para.
}
aminaro- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 31/01/2014
Reputação : 66
Número de Mensagens : 159
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Re: [Resolvido] Travar movimento diagonal
Basta criar um algorítimo de if-else envolvendo todos os quatro movimentos. Usando else, garantimos que apenas uma das condições será executada, ou seja:
Não tem segredo. Basta se assegurar que apenas um dos botões será considerado. Importante ressaltar que o "grau de proridade" das teclas é necessariamente a mesma ordem em que você dispôs os códigos, ou seja, de acordo com o codigo acima, se eu segurar vk_left e vk_down, apenas o vk_left será considerado pois ele vem primeiro que o vk_down.
Dúvidas é só falar.
Flws...
- Código:
if (keyboard_check(vk_right)){
//Movimento para a direita
}else if (keyboard_check(vk_left)){
//Movimento para a esquerda
}else if (keyboard_check(vk_up)){
//Movimento para cima
}else if (keyboard_check(vk_down)){
//Movimento para baixo
}
Não tem segredo. Basta se assegurar que apenas um dos botões será considerado. Importante ressaltar que o "grau de proridade" das teclas é necessariamente a mesma ordem em que você dispôs os códigos, ou seja, de acordo com o codigo acima, se eu segurar vk_left e vk_down, apenas o vk_left será considerado pois ele vem primeiro que o vk_down.
Dúvidas é só falar.
Flws...
Re: [Resolvido] Travar movimento diagonal
Vocês estão esquecendo que ele ta usando hspeed e vspeed, se vc nao parar essas velocidades o char vai continuar andando mesmo sem pressionar a tecla;
- Código:
if(keyboard_check(vk_left)){
vspeed = 0;
hspeed = -1;
}
if(keyboard_check(vk_right)){
vspeed = 0;
hspeed = 1;
}
if(keyboard_check(vk_up)){
vspeed = -1;
hspeed = 0;
}
if(keyboard_check(vk_down)){
vspeed = 1;
hspeed = 0;
}
chicoweb- Games Ranking :
Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Travar movimento diagonal
Valeu pessoal, e Willy por ter acertado oque eu queria, ta bom que eu deixei bem mal explicado, mas ainda assim conseguil acertar. ty
Lupptyr- Data de inscrição : 06/03/2015
Reputação : 1
Número de Mensagens : 28
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Resolvido] movimento diagonal em jogo plataforma
» Movimento diagonal
» Duvida sobre movimento diagonal
» Duas duvidas sobre movimento em diagonal e ''OPÇAO CORRER"
» [Resolvido]Grid Diagonal
» Movimento diagonal
» Duvida sobre movimento diagonal
» Duas duvidas sobre movimento em diagonal e ''OPÇAO CORRER"
» [Resolvido]Grid Diagonal
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos