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Formula para interpolação de valores

em Ter 21 Set 2010, 10:10
Fiquei sabendo que tem uma formula bem simples para interpolar valores de maneira suavizada, por exemplo, começar o movimento rápido e quanto mais perto do ponto desejado mais lento fica.
Dá para fazer efeitos bem legais como suavizar o movimento da view, fazer a barra de hp encher ou diminuir com interpolação entre outras coisas.
Mas não consegui achar em lugar nem um.
Alguem ai sabe?
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Re: Formula para interpolação de valores

em Ter 21 Set 2010, 11:30
A formula é:
Código:
p1 = ( ((p1)*(fator-1)+p2)/fator );

É algo realmente simples é extremamente funcional.
Basta deixar em um evento como o Step que o p1 vai ser interpolado para o p2 sem falhas ou erros mesmo que o código esteja sendo executado o tempo inteiro no jogo.
Sendo assim, simplesmente redefina o p2 para que o efeito aconteça.
O fator é basicamente a velocidade.

Estou usando bastante graças a customização fácil que proporciona.
Você pode até interpolar a volume da musica.
A música esta com 100% do volume mas ai você troca para 50%, ao invés de ir direto para 50 eu uso essa fórmula para ir diminuindo até chegar no ponto definido simplesmente mudando o p2.

Código:
volume_atual = round( ((volume_atual)*7+volume_definido)/8 );

Quando menor o fator, maior a velocidade do movimento.

Para o controle da view seria algo assim:
Código:
// Suavizar movimento
view_xview=round(((view_xview[0])*6+player.x-(view_wview/2))/7);
view_yview=round(((view_yview[0])*6+player.y-(view_hview/2))/7);

// Impedir de sair dos limites
view_xview=max(0,view_xview);
view_xview=min(view_xview,room_width-view_wview);
view_yview=max(0,view_yview);
view_yview=min(view_yview,room_height-view_hview);

A variação das casas decimais pode ser muito grande então eu uso round para não tremer.
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Re: Formula para interpolação de valores

em Ter 21 Set 2010, 12:04
@Kabeção escreveu:A formula é:
Código:
p1 = ( ((p1)*(fator-1)+p2)/fator );

É algo realmente simples é extremamente funcional.
Basta deixar em um evento como o Step que o p1 vai ser interpolado para o p2 sem falhas ou erros mesmo que o código esteja sendo executado o tempo inteiro no jogo.
Sendo assim, simplesmente redefina o p2 para que o efeito aconteça.
O fator é basicamente a velocidade.

Estou usando bastante graças a customização fácil que proporciona.
Você pode até interpolar a volume da musica.
A música esta com 100% do volume mas ai você troca para 50%, ao invés de ir direto para 50 eu uso essa fórmula para ir diminuindo até chegar no ponto definido simplesmente mudando o p2.

Código:
volume_atual = round( ((volume_atual)*7+volume_definido)/8 );

Quando menor o fator, maior a velocidade do movimento.

Para o controle da view seria algo assim:
Código:
// Suavizar movimento
view_xview=round(((view_xview[0])*6+player.x-(view_wview/2))/7);
view_yview=round(((view_yview[0])*6+player.y-(view_hview/2))/7);

// Impedir de sair dos limites
view_xview=max(0,view_xview);
view_xview=min(view_xview,room_width-view_wview);
view_yview=max(0,view_yview);
view_yview=min(view_yview,room_height-view_hview);

A variação das casas decimais pode ser muito grande então eu uso round para não tremer.
Muito interessante esse cálculo! Não sabia que ja tinha uma formula pra isso, eu ia acabar fazendo a minha mesmo hehehe! Isso serve pra muita coisa! Show!
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Re: Formula para interpolação de valores

em Ter 21 Set 2010, 12:12
Perfeito! Não sabia dessa fórmula!
Esse movimento suavizado da view é algo que eu já venho tentando fazer a tempos, desenvolvi códigos enormes mas que nunca funcionavam! =D
Dei uma estudada no código, acho q entendi como funciona Happy
Bem, agora vai ter um monte de gente copiando ele e colando em seus jogos, mas desde que não saibam como ele funciona, sugiro nem copiar u.u
afro
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Re: Formula para interpolação de valores

em Ter 21 Set 2010, 12:14
Legal, bem fácil.
Funciona ainda melhor do que eu esperava.
Posso fazer uma mensagem entrar e sair da tela com isso é o movimento fica ótimo.
Vlw!
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Re: Formula para interpolação de valores

em Ter 21 Set 2010, 12:59
@SIGILOSO escreveu:Perfeito! Não sabia dessa fórmula!
Esse movimento suavizado da view é algo que eu já venho tentando fazer a tempos, desenvolvi códigos enormes mas que nunca funcionavam! =D
Dei uma estudada no código, acho q entendi como funciona Happy
Bem, agora vai ter um monte de gente copiando ele e colando em seus jogos, mas desde que não saibam como ele funciona, sugiro nem copiar u.u
afro
Também já havia quebrado a cabeça para dar um movimento melhor para a view, e pensar que poderia ser tão simples. xD

Bom, como eu não sou de dar informação pela metade, quem gostou e não entendeu como funciona veja:

Por algum motivo [stroke]inexplicável[/stroke] você precisa comer 100 maças, como qualquer humano normal quanto mais come mais lento fica o processo para engolir outra.
Como calculariamos isso?

maça_atual = round( ((maça_atual)*(7)+20)/8 );

Começo com 100 mas no final desmaio faltando 20 para terminar ( xD ).

100 * 7 = 700
700 + 20 = 720

720/8 = 90 // no primeiro "step" já comeu 10, faltam 90

90*7 = 630
630 + 20 = 650
650/8 = 81,25 // no segundo "step" faltam 81

81*7 = 567
567 + 20 = 587
567/8 = 73,37 // no segundo "step" faltam 73

Não a muito o que entender sobre isso.
É como usar "valor *= 0.1" (diminuir 10% a cada step até dar 0) só que com essa fórmula você pode definir o valor a se alcançar (diferente de 0).
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