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Valores da constantes

em Seg 14 Jun 2010, 17:27
Oi pessoal, ontem a tarde encontrei um tópico que falava sobre como definir constantes, e disia que o valor da constante x é 16711680, e que se eu definise uma constante chama h e colocase esse valor eu poderia fazer um código assim:


Código:
if (keyboard_check(vk_left))
{h-=4}

e realmente deu certo, então eu gostaria de saber o valor de outras constantes como if,else e varias outras, para agilizar o uso da gml.

Desde ja agradeço!!
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Re: Valores da constantes

em Seg 14 Jun 2010, 17:37
- Constante tem um valor fixo, não podendo ter seu valor alterado...
- Variável pode ter seu valor alterado no decorrer do código...

Leia minha apostila e saiba mais: http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/apostila-01-logica-e-programacao-basica-by-giosepe-luiz-t8177.htm

No seu código, o "h" é uma variável que recebe a constante "4" que é h menos 4...

"if" e "else" são condicionais que trabalham juntas, e verificam se uma condição (variável) se ela é verdadeira ou falsa...

Enfim, tudo isso está explicadinho em minha apostila ;)
Espero ter ajudado...
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Re: Valores da constantes

em Seg 14 Jun 2010, 17:44
ajudou bastante, é que meu objetivo era tipo:

se o valor de if é igaul 4

eu defino uma constante "se" e no valor coloco 4

e crio um código assim:

Código:
se (keyboard_check(vk_left))
{x-=4}

se isso for possivel me digam, e obrigado giosepeluiz por ler o tópico
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Re: Valores da constantes

em Seg 14 Jun 2010, 17:52
if (keyboard_check(vk_left))
{x-=4}


Esse código diz, se o usuário apertar o botão para a esquerda, o objeto vai se mover 4 steps para a esquerda... (variável x perde x-4)...

O if funciona assim:

Se for verdadeira
Então executa o
Senão

Código:
if <condicao>{
  <codigo>
  }else{
    <outro_codigo>
  }

Exemplo:

Código:
if (keyboard_check(vk_left))
{x-=4}

if (keyboard_check(vk_right))
{x+=4}

Nesse código acima, se o usuário apertar "Left" o objeto anda para a esquerda e se apertar "Right" anda para direita...

Espero ter ajudado, precisando é só postar ;)
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Re: Valores da constantes

em Seg 14 Jun 2010, 18:06
Acho que você não entendeu a minha pergunta:

O computador não lê letras, e sim numeros. Todos os caracteres digitador em gml tem um valor ou identificação, exemplo:

x=16711680

Quando o computador lê :

x-=4
ele entende por:

16711680-=4

então tudo(if,else,or,keyboard_check) tem um valor em numero. Se a identificação de if for 4 o computador vai ler 4 ao inves de if. Se souber os valores das funções variavei e constantes poderemos criar códigos personalizados: Vou dar o exemplo do que quero:


Se a identificação vinda de fabrica de if é 122, eu poderia criar uma constante ou variavel chama se e colocar o seu valor de 122, e quando o computador ler o código, o caracter se vai ter o mesmo valor de if, funcionando igual.


Então eu quero saber os valores desses caracteres, se enteu me ajude ok?
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Re: Valores da constantes

em Seg 14 Jun 2010, 18:14
Sim, agora entendi... Mas o Game Maker é que tem esses identificadores, o computador em si, lê códigos binários (0 e 1)...

Não sei quais os identificadores de cada letra... Desculpe minha curiosidade mas para que você quer isso, para deixar o código mais bonito??
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Re: Valores da constantes

em Seg 14 Jun 2010, 18:33
giosepeluiz escreveu:Sim, agora entendi... Mas o Game Maker é que tem esses identificadores, o computador em si, lê códigos binários (0 e 1)...

Não sei quais os identificadores de cada letra... Desculpe minha curiosidade mas para que você quer isso, para deixar o código mais bonito??

parece que ele quer "traduzir" o código.

Tipo:
Código:
se (keyboard_check(vk_right)) //if
{///
}
senao //else
{
}

enquanto (????) //while
{
}

Sinceramente acho que não compensa você fazer isso.
Depois de começar a usar um pouco os códigos você acaba decorando.

mas se quiser tentar, uma vez eu fiz:
show_message(string(noone));
me deu o valor "-4".
noone é -4.
Mas isso é pegar o valor de uma constante... Não o "nome" de uma variavel prédefinida ou função

Agora, usar isso para if, else, etc. acho que não vai dar certo pois o GM não vai conseguir compilar isso.
Vai dar erro, falando que falta alguma coisa, ou algo assim.
Senão é só chutando mesmo ._.

Boa sorte!
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Re: Valores da constantes

em Seg 14 Jun 2010, 18:37
Acho que não é possível fazer isso, pois afinal de contas, o if, penso que não é um número propriamente dito, porque se fosse, os códigos poderiam se embaralhar, porque o GML também usa números.

Vale lembrar também que if não é uma constant.
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Re: Valores da constantes

em Seg 14 Jun 2010, 18:52
souzalucasjose escreveu:Acho que não é possível fazer isso, pois afinal de contas, o if, penso que não é um número propriamente dito, porque se fosse, os códigos poderiam se embaralhar, porque o GML também usa números.

Vale lembrar também que if não é uma constant.

Exatamente, IF é uma condicional...
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Re: Valores da constantes

em Ter 15 Jun 2010, 14:45
Obrigado por todos estes esclarecimentos, foi ingenuidade minha querer traduzir a gml, agradeço a todos e pode trancar o tópico.
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Re: Valores da constantes

em Ter 15 Jun 2010, 14:57
Tópico trancado a pedido do autor
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