Comandos básicos sobre variáveis - parte 2

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Qualidade Comandos básicos sobre variáveis - parte 2

Mensagem por Convidad em Qui 08 Maio 2008, 17:49

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Essa é a segunda parte da matéria "Comandos básicos em GML"

Matéria exclusiva para iniciantes

Essa matéria é mais bem organizada e com mais comandos e códigos. Vamos começar com os comandos, como a primeira matéria, vejam:

Comandos:

True Esse comando é uma execução verdadeira, veja um pequeno exemplo:

Código:
If keyboard_check(vk_up)
{ //início do bloco
var_player_parado=false // a variável player_parado recebe uma execução "Falsa"
var_player_no_ar=true // a variável player_no_ar recebe uma execução verdadeira
} // fim do bloco

{ esse comando é para o início de um bloco, como mostra acima. } esse comando é para o fim de um bloco.

x a letra X em GML significa a letra X na room
y a mesma coisa da letra X

show esse comando serve para mostrar alguma coisa, exemplo:

Código:
show_message("Irá aparecer uma mensagem
                              <Pressione Enter>");

room esse é o comando da room, veja alguns exemplos:

Código:
room_goto(nome_da_room) // muda para outra room
room_goto_next() // muda para a próxima room
room_goto_previous() // muda para a room anterior
room_restart() // reinicia a room

game alguns comandos sobre o game, veja um exemplo bem simples:

Código:
game_end() // acaba o jogo
game_restart() //reinicia o jogo
game_save(nome_do_jogo) // salva no ponto onde parou
game_load(nome_do_jogo_salvo) //carrega um ponto

sound esse é o comando que controla as músicas do jogo, veja alguns comandos:

Código:
sound_play(nome_da_música) // toca uma música
sound_stop(nome_da_música) // para uma música
sound_stop_all() // para todas as músicas
sound_value(nome_da_música,valor) //muda o volume da música

Códigos Completos:

Nós já vimos alguns comandos, agora vamos ver os códigos completos, ou seja, vamos ajuntar aqueles comandos e criar um bom código, vejam:

Primeiramente, vamos criar dois códigos com as letras X e Y:

Código:
{
x = mouse_x - 15;
y = mouse_y - 14;
}

Código:
//Morrer se cair

if y > 205 {instance_destroy() instance_create(x,y,player_morre)}

Agora, vamos fazer a tela seguir um objeto. Execute esse código no evento Create:

Código:
view_object[000]=objeto_a_ser_visto_na_room;

Lives, vamos trabalhar com um código sobre as vidas, ou seja, lives.

Código:
// quando as vidas foram igual a 0, irá para a room game_over
if lives=0
{
room_goto(game_over)
}

Score, agora com os pontos.

Código:
// quando os pontos forem iguais a 1000 irá acrescentar 1 vida, e os pontos voltaram a ser iguais a 0
if score=1000
{
lives+=1
}
else
{
score=0
}

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Qualidade Re: Comandos básicos sobre variáveis - parte 2

Mensagem por JuninhoDrak em Sab 26 Jul 2008, 22:11

tem que ser fixado isso esse tuto é muito bom poooo

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