Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Ontem à(s) 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Ontem à(s) 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» GMS sempre salva projeto ao compilar?
Sex 21 Ago 2015, 12:32 por Pai véi

» Tipo de Draw que dê melhor fps...
Sex 21 Ago 2015, 12:25 por Pai véi

» Banco de Dados online fácil de configurar
Sex 21 Ago 2015, 11:47 por Pai véi

» Ficou estranho esse efeito na terra?
Qua 19 Ago 2015, 20:08 por Adriel

» Você consegue decifrar o que é isso?
Qua 19 Ago 2015, 15:48 por Mateus O de Andrade

» Texto centralizado em sprite 64x64
Qua 19 Ago 2015, 14:00 por Vandson Fernandes

» [Tutorial] Um Único Script para Todos Diálogos do Jogo
Ter 18 Ago 2015, 22:12 por dharrison

» VIDEO AULAS - Plataforma - Recriando Super Mario
Ter 18 Ago 2015, 20:44 por Adriel

» Ajuda deixar room maior
Ter 18 Ago 2015, 15:56 por Stickman

» OST - Rain From The Past (Para Main Themes)
Seg 17 Ago 2015, 23:00 por Jessezyn

» #DGM Aula 01 - Views
Seg 17 Ago 2015, 00:16 por victor13.

» Alguém sabe as dimensões de um galaxy s5?
Dom 16 Ago 2015, 20:06 por vitorfernandes13

» Conquer The Kingdom
Dom 16 Ago 2015, 12:13 por DVictorPS

» [Ajuda] Bug ds_list
Dom 16 Ago 2015, 08:27 por Witen

» câmera seguir player com touch control android
Sab 15 Ago 2015, 15:05 por Lighter

» Apk não roda no celular
Sab 15 Ago 2015, 12:10 por xLuiZzz


Aula 3 - Blender 3D 2.5 - Comandos de Zoom Básicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula 3 - Blender 3D 2.5 - Comandos de Zoom Básicos

Mensagem por yrcbry em Dom 07 Jul 2013, 10:44

Comandos de Zoom Básicos
Assim que o Blender abrir, aparecerá uma splash screen com a presente versão. Apenas clique com o botão esquerdo do mouse sobre a interface dele.
Você vai se deparar com um cubo margeado por uma linha alaranjada. Por que esse cubo está aí? Bem, desconheço os motivos filosóficos que levaram o desenvolvedor a colocá-lo nessa posição, o importante a saber é que essa é a cena padrão do Blender. Ela vem com um cubo, uma câmera e uma lâmpada. Mas nós vamos nos ater a primeira lição que é o Orbit da cena. Iremos deslocá-la de modo a ver as vária faces do nosso cubo.
Mova a seta do mouse mais ou menos ao centro do cubo, clique na rodinha do mouse e sem souta-lá, mova o mouse aos poucos para fazer o Orbit. Assim que chegar a um ponto e desejar manter essa visão, então sim, pode soltar o botão esquedo do mouse.
Obs.: Não se preocupe com esse monte de botões e ícones. Nós usaremos algumas poucas partes, as que de fato são importantes. Aos poucos você irá aprendendo para que servem alguns deles. Existem casos de usuários de longa data do Blender e que utilizam-no profissionalmente não saberem para que serve grande parte de tudo o que aparece aí. Não é piada, ao longo da apostila, você verá que com poucos comandos e ferramentas pode-se fazer muita, mas muita coisa.
Ok, você achará que compreendeu, mas provavelmente não apenas não compreendeu, como esquecerá disso em pouco tempo. Não siga a leitura, atenha-se a esse exercício até pegar o jeito de orbitar bem o modelo. Se acontecer alguma coisa que não estava nos planos, como por exemplo, sumir o modelo, apenas feche o programa e abra-o novamente. Esse movimento é chamado de "método cacáca", igual a uma criança, se você fez uma "cacáca" basta começar de novo.
Agora que você já aprender a orbitar o modelo, aprender o zoom pelo mouse. Como você pode fazer isso? Simples:
Mova a seta do mouse mais ou menos no meio da janela, assim que chegar lá rode a rodinha do mouse. Perceba que se rodar para cima dará [b style="margin: 0px; padding: 0px;"]+ mais zoom[/b], se rodar para baixo, dará [b style="margin: 0px; padding: 0px;"]- menos zoom[/b]. Aproveite a deixa e cruze a órbita do mousecom os comandos de mais e menos zoom, isso ajudará a você pegar prática.
Numa hora dessas você deve estar se perguntando, como se faz para deslocar a tela sem rotácioná-la. Pois é, se você quiser deslocar a tela, comando conhecido como Pan, basta seguir alguns poucos passos.
Pressionar a tecla Shift + a rodinha do mouse, ambas sem soltar, uma vez que clicou, movimente o mouse. Você perceberá que o modelo acompanhará o deslocamento. Quando chegar na posição desejada basta soltar ambos.
Obs.: Não confunda o deslocamento da área de trabalho (Pan) com movimento do objeto. Ambos são coisas específicas e você aprenderá movimentar objetos daqui a pouco.
Por Default, ou por padrão, o Blender abre a janela 3-D (viewport) em modo perspectiva. É um recurso interessante, já que na realidade nossa visão segue esse princípio de perspectiva com ponto de fuga, mas... para quem está modelando e mais grave, para quem está aprendendo, a perspectiva com ponto de fuga pode ser uma grande problema, pois acaba provocando umas ilusões de ótica que distorcem a nossas referências matemáticas dos sólidos. O ideal, nesse momento é trabalharmos no modo ortho.
Antes de mais nada, vamos ver a diferença, para aqueles que não sabem, entre uma perspectiva com ponto de fuga e uma ortogonal (ortho).
Perceba as situações acima. Tratam-se de um cubo. Veja que se você traçar uma linha acompanhando a extremidade da perspectiva você vai ver que as linhas culminarão em um ponto de fuga. Já na ortogonal, isso não acontecerá, e se você traçar as linhas da mesma forma que na com ponto de fugas, originará linhas pararelas que não se cruzam, obviamente.
Mesmo a orthogonalnão tendo um aspecto coerente com a realidade a qual recebemos em nossos olhos, ela não é menos perspectiva que a outra. Além disso, no caso de modelagem para iniciantes ela acaba sendo a melhor opção, já que não distorce as extremidades, o que confunde muito quem está dando os primeiros passos no mundo tridimensional.
Vamos alterar o tipo de perspectiva para ortho. Para fazer isso vá nas teclas de número que ficam agrupadas na parte direita do teclado NumPad e pressione o 5. Perceba que ao fazer isso as linhas que estão sobre o cubo (grid) alteram a sua disposição, ficando paralelas. Experimente repetir o processo algumas vezes para entender bem o que está acontecendo.
Importante! Pode parecer chato estudar as coisas dessa forma, mas pressa nesse momento é o que você menos precisa. Infelizmente ou felizmente não existe outro caminho, senão o da paciência e da repetição. Se você não treinar e pegar bem o jeito de como operar a área de trabalho pelas ferramentas de zoom, dificilmente modelará com tranquilidade e o mais importante, com prazer. Isso mesmo! Prazer é a alma do negócio. Ele é o mel que tempera o aparentemente desagradável convertendo-o em um quitute delicioso para os sentidos. Quanto mais dominamos algo, mais tranquilos e confiantes nos portamos diante dele. Você precisa de pouco para fazer coisas interessantes no Blender, mas é imprescindível treinar muito esse pouco conteúdo. Com isso em mãos, você pode não conquistar o mundo, mas com certeza vai modelar "pra caramba"!
Experimente deslocar a área de trabalho (Pan) com o Shift + rodinha do mouse nos dois modo de perspectiva. Vá sentindo a diferença. Faça o mesmo com o orbit e com o mais e menos zoom. Treine à exaustão. Se você não entender bem a diferença de uma e de outra forma, terá algumas dificuldades bem desagradáveis nas próximas etapas do estudo. Não que isso vá comprometer seriamente a sua compreensão, mas fará uma baita falta.
avatar
yrcbry

Data de inscrição : 25/06/2013
Número de Mensagens : 40
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://yrcgames.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum