GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Variaveis Globais

2 participantes

Ir para baixo

Variaveis Globais Empty Variaveis Globais

Mensagem por F. Nizzio Sáb 27 Set 2008, 20:48

O que são variaveis globais?

Variaveis globais guardam informações que o usuario escolhe. Essas informações são salvas, podendo serem usadas em qualquer outra room. Por exemplo, o usuario escolhe um personagem para jogar(é sobre isso que iremos trabalhar), ele clica no personagem, a informação do personagem escolhido é guardado, e o personagem escolhido é usado em outra room.

Onde usar?

Como é possível guardar informações escolhidas, é muito importante usá-las em seleções de personagens, mudança dos controles de um jogo, criação de contas de usuario(mas para isso é necessario também guardar as informações em arquivos INI, eu acho), entre muitas outras coisas. Com isso é possível perceber como as Variaveis Globais são poderosas tanto na criação de um jogo quanto na de um programa.


Nomeando variaveis globais

As variaveis globai sempre são nomeadas assim:
Código:
global.variavel

Crie um objeto. Chame-o de "pers_1". Crie o evento Other>Game Start. Agora digite o seguinte código:
Código:
global.pers = 0;
Esse código irá setar a opção "defalt". (é tipo o que está selecionado antes do usuario escolher)

Agora crie outro evento. O evento Mouse>Left Button. Digite o mesmo codigo citado acima. Isso irá alterar o personagem selecionado para ele, se o outro estiver selecionado.
No mesmo evento, digite mais um código:
Código:
room_goto_next()

Crie outro objeto, e nomeie-o como "pers_2". Coloque o evento Mouse>Left Button, coloque o seguinte código:
Código:
global.pers = 1;
Isso irá alterar o personagem selecionado para ele, se o outro estiver selecionado.
E mais um:
Código:
room_goto_next()

Coloque um sprite diferente para cada um desses objetos.

Botando tudo para funcionar!

Crie dois objetos: o sel_1 e o sel_2. O sprite do sel_1 deve ser o sprite do pers_1, o sprite do sel_2 deve ser do pers_2.

Crie outro objeto, chame-o de selecionador. nele digite o seguinte codigo:
Código:
if global.pers = 0
{
instance_create(1,1,sel_1)
}
if global.pers = 1
{
instance_create(1,1,sel_2)
}
Se a variavel global (o item selecionado) for 0, criar objeto sel_1.
Se a variavel global (o item selecionado) for 1, criar objeto sel_2.

Organizando tudo

Crie duas rooms.

Na primeira coloque o pers_1 e o pers_2.
Na segunda coloque o selecionador.
Pronto! Aperte F5 ou o botão com uma seta verde para a direita e teste!

Tutorial feito por mim, FelaoBR


Última edição por F. Nizzio em Qua 24 Ago 2011, 19:27, editado 1 vez(es)
F. Nizzio
F. Nizzio

Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios : Variaveis Globais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Variaveis Globais Empty Re: Variaveis Globais

Mensagem por F. Nizzio Sáb 27 Set 2008, 21:26

ei gente se alguem puder me explicar como funcionam as leituras de inis no game maker... estarei grato
F. Nizzio
F. Nizzio

Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios : Variaveis Globais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Variaveis Globais Empty Re: Variaveis Globais

Mensagem por Volstagg Sáb 27 Set 2008, 21:52

felaobr, tem um tutorial feito pelo brendan que fala exatamente sobre isso.
Volstagg
Volstagg

Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios : Variaveis Globais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Variaveis Globais Empty Re: Variaveis Globais

Mensagem por F. Nizzio Sáb 27 Set 2008, 22:09

pode me mandar o link?
F. Nizzio
F. Nizzio

Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios : Variaveis Globais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Variaveis Globais Empty Re: Variaveis Globais

Mensagem por Volstagg Dom 28 Set 2008, 10:08

Volstagg
Volstagg

Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios : Variaveis Globais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Variaveis Globais Empty Re: Variaveis Globais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos