Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
[resolvido]Consumo de memória das sprites
4 participantes
Página 1 de 1
[resolvido]Consumo de memória das sprites
Olá amigos, gostaria de esclarecer algumas dúvidas...
1 - O espaço ocupado na memória pelas sprites quando o jogo está sendo executado é sempre relativo ao peso dessa imagem no formato BMP (Não necessariamente BMP, mas um valor elevado em comparação a um formato mais leve como JPG ou PNG)? Por exemplo... Eu adiciono uma sprite na pasta Sprites com uma resolução muito grande. Esta imagem pesa 4mb no HD no formato BMP. Quando executo o jogo o consumo de memória para essa sprite será de aproximadamente 4mb?
2 - Notei que mesmo as sprites que não estão sendo usadas por algum objeto continuam consumindo o mesmo espaço de memória. É possível diminuir isso sem remover a sprite?
3 - Há maneiras de reduzir o consumo de memória por parte de uma sprite? Extensões/dlls talvez...
4 - Se eu uso um objeto que durante a execução do jogo ele carrega como sua sprite alguma imagem escolhida por mim do HD, ou seja, uma sprite que não está na pasta sprite, o consumo na memória dessa sprite carregada será sempre há de uma imagem no formato BMP(não necessariamente BMP, mas com um valor elevado em comparação com formatos como o JPG), mesmo que a imagem esteja em outros formatos como JPG, PNG?
5 - Reparei que quando você copia uma mesma sprite várias vezes numa room, ou seja, cria várias instâncias dela, o consumo de memória é quase que o mesmo para com uma só instância. Isso se deve por que a imagem usada pelas instâncias é a mesma? Se eu alterasse a cor de uma instância, ou seja, criando diferenças entre instâncias de uma mesma sprite, o consumo seria equivalente a de duas sprites distintas?
6 - Há maneiras no geral de reduzir o consumo de memória por parte das sprites?
Desde já agradeço. =)
1 - O espaço ocupado na memória pelas sprites quando o jogo está sendo executado é sempre relativo ao peso dessa imagem no formato BMP (Não necessariamente BMP, mas um valor elevado em comparação a um formato mais leve como JPG ou PNG)? Por exemplo... Eu adiciono uma sprite na pasta Sprites com uma resolução muito grande. Esta imagem pesa 4mb no HD no formato BMP. Quando executo o jogo o consumo de memória para essa sprite será de aproximadamente 4mb?
2 - Notei que mesmo as sprites que não estão sendo usadas por algum objeto continuam consumindo o mesmo espaço de memória. É possível diminuir isso sem remover a sprite?
3 - Há maneiras de reduzir o consumo de memória por parte de uma sprite? Extensões/dlls talvez...
4 - Se eu uso um objeto que durante a execução do jogo ele carrega como sua sprite alguma imagem escolhida por mim do HD, ou seja, uma sprite que não está na pasta sprite, o consumo na memória dessa sprite carregada será sempre há de uma imagem no formato BMP(não necessariamente BMP, mas com um valor elevado em comparação com formatos como o JPG), mesmo que a imagem esteja em outros formatos como JPG, PNG?
5 - Reparei que quando você copia uma mesma sprite várias vezes numa room, ou seja, cria várias instâncias dela, o consumo de memória é quase que o mesmo para com uma só instância. Isso se deve por que a imagem usada pelas instâncias é a mesma? Se eu alterasse a cor de uma instância, ou seja, criando diferenças entre instâncias de uma mesma sprite, o consumo seria equivalente a de duas sprites distintas?
6 - Há maneiras no geral de reduzir o consumo de memória por parte das sprites?
Desde já agradeço. =)
gabrielost- Data de inscrição : 24/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido]Consumo de memória das sprites
tem umas soluções simples para esse problema com sprites.
1- se a sprite for muito grande, você pode dividir ela em varias partes.
isso melhora significativamente o desempenho do jogo.
2- você pode deixar as sprites em uma pasta fora do jogo, então ele não carregará "todas" as sprites de uma vez.
isso muda tudo.
1- se a sprite for muito grande, você pode dividir ela em varias partes.
isso melhora significativamente o desempenho do jogo.
2- você pode deixar as sprites em uma pasta fora do jogo, então ele não carregará "todas" as sprites de uma vez.
isso muda tudo.
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido]Consumo de memória das sprites
Depende de qual GM você está usando, se ainda é o 7, o formato da imagem influencia e muito na execução do jogo, então deixe-as em GIF ou JPEG que são os formatos mais leves, no GM8 ele muda o formato automaticamente para PNG, então não fará muita diferença o formato !
Eu não sei se no GM 7 é assim, mas no 8 não necessariamente se o peso dela no HD for um na execução do jogo será o mesmo, certamente será outro maior ainda, não sei porque isso ocorre !
Se você tem o GM 8 faça o teste, pegue um sprite com 640x480, veja o quanto ela ocupa de espaço no HD, agora abra ela no GM, entre no editor de sprite, e veja bem na parte de baixo da tela tem a informação da memória usada na execução do game, quase sempre é bem maior do que o peso dela no HD !
Então se você usar muitas sprites e backgrounds, o jogo vai gastar muita memória e dar LAG, mas tem meios de contornar isso, quando você adiciona uma sprite no GM, mesmo se os objetos que vão usar essa sprite não estarem na room, elas estão ali gastando memória sem nenhuma utilidade !
Então o que se pode fazer é, deixar essas sprites em uma pastinha do lado do arquivo do jogo, e quando chegar a hora de usá-las carregar via código e depois que não estiver mais usando deletá-las novamente para desocupar espaço na mamória, assim elas só gastarão memória na hora em que realmente precisar delas !
Pesquise sobre abrir arquivos externos que aparecerá vários tópicos falando a respeito !!!
Agora sobre vários objetos que usam a mesma sprite, creio que sejam só cópias da mesma sprite, seria o mesmo que os tiles, quando você adiciona uma background, você pode copiar seus tiles quantas vezes quiser e a memória será a mesma !
Eu não sei se no GM 7 é assim, mas no 8 não necessariamente se o peso dela no HD for um na execução do jogo será o mesmo, certamente será outro maior ainda, não sei porque isso ocorre !
Se você tem o GM 8 faça o teste, pegue um sprite com 640x480, veja o quanto ela ocupa de espaço no HD, agora abra ela no GM, entre no editor de sprite, e veja bem na parte de baixo da tela tem a informação da memória usada na execução do game, quase sempre é bem maior do que o peso dela no HD !
Então se você usar muitas sprites e backgrounds, o jogo vai gastar muita memória e dar LAG, mas tem meios de contornar isso, quando você adiciona uma sprite no GM, mesmo se os objetos que vão usar essa sprite não estarem na room, elas estão ali gastando memória sem nenhuma utilidade !
Então o que se pode fazer é, deixar essas sprites em uma pastinha do lado do arquivo do jogo, e quando chegar a hora de usá-las carregar via código e depois que não estiver mais usando deletá-las novamente para desocupar espaço na mamória, assim elas só gastarão memória na hora em que realmente precisar delas !
Pesquise sobre abrir arquivos externos que aparecerá vários tópicos falando a respeito !!!
Agora sobre vários objetos que usam a mesma sprite, creio que sejam só cópias da mesma sprite, seria o mesmo que os tiles, quando você adiciona uma background, você pode copiar seus tiles quantas vezes quiser e a memória será a mesma !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: [resolvido]Consumo de memória das sprites
Muito obrigado mesmo galera... =)
O tópico já pode ser fechado. (Há possibilidades de eu fechar um tópico que criei?)
O tópico já pode ser fechado. (Há possibilidades de eu fechar um tópico que criei?)
gabrielost- Data de inscrição : 24/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [resolvido]Consumo de memória das sprites
gabrielost escreveu:Muito obrigado mesmo galera... =)
O tópico já pode ser fechado. (Há possibilidades de eu fechar um tópico que criei?)
Não, isso só quem pode fazer são os moderadores ou administradores. No entanto, avisar que o tópico pode ser fechado sempre ajuda.
Resolvido!
Tópico trancado!
Tópico trancado!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [DÚVIDA] Sistema de load e consumo de memoria
» [Resolvido]Erro em jogo da memória(excluir cartas)
» [Resolvido]Duvida, Qual Objeto consome mais memoria !?
» Bug com sprites (Resolvido)
» [RESOLVIDO]Dúvida com sprites
» [Resolvido]Erro em jogo da memória(excluir cartas)
» [Resolvido]Duvida, Qual Objeto consome mais memoria !?
» Bug com sprites (Resolvido)
» [RESOLVIDO]Dúvida com sprites
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos