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[Resolvido]Dúvidas em geral! Dll, mmorpg

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Mensagem por gabinoel Qui 29 Jul 2010, 16:58

Olá galera, estarei listando algumas dúvidas que me apareceream a respeito do game maker, quem puder responder ao menos alguma delas já está me ajudando muito. =)

1 - Nesse endereço da yoyogames: http://www.gmtoolbox.com/ você pode baixar dlls e extensões para o GM. Quais são as diferenças entre uma dll e uma extensão para o GM? Elas funcionam na versão 8 PRO? Há algum outro site que disponibilize melhor estes recursos?

2 - É realmente viável a criação de um mmorpg no game maker? Digo... Existe alguma dll/extensão que realmente forneça um serviço de conexao/transferência de dados rápido e eficiente? Se sim, qual a melhor dll/extensão (Mesmo que seja a mais complexa) para isso?

3 - Qual a melhor maneira para se trabalhar com os objetos padrões do windows (edit box, list, combo box, ...)?

4 - Como faço para usar uma dll/extensão em meus jogos? Há a necessidade de códigos em GML para a importação da dll/extensão?

5 - Como faço para trabalhar com uma sub-janela no game maker? Digo... Você está em uma room, ae sem precisar mudar de room, uma nova janela aparecer sobre a room, podendo ser possível visualizar e trabalhar com ambas as janelas. Esta sub-janela pode conter qualquer coisa, até mesmo ser um sub-jogo.

6 - Em GML como faço para trabalhar com certas instâncias de um objeto? É necessário saber o ID daquelas instâncias? Ou eh possível manuseá-las através de um número que indique a sua ordem de criação? Por exemplo... Existem 5 instâncias do objeto objetc0, e eu quero fazer com que apenas as 3 primeiras instâncias mudem sua posição x para 0.

7 - Quais são as formas de se armazenar informações no HD no GM (Incluindo dlls/extensões)? Ini, banco de dados (mysql, ...), ... E qual a mais eficiente?

8 - Em GML como faço para desenhar um texto na tela com a fonte/cor/parâmetros que eu quiser, e depois poder alterar as propriedades desse texto (Incluindo o próprio texto)? É possível adicionar um objeto que seja um texto na room na janela de edição da room (Onde tem o grid)?

Qualquer ajuda é sempre bem vinda... =)

Desde já agradeço, galera.
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Mensagem por Janx Qui 29 Jul 2010, 17:49

1- Dlls só na versão pro.
Extensões você pode usar na lite, mas caso elas usem alguma função do GM PRO, você não vai poder usar essa função.
Também conheço esse site:
http://gmbase.cubedwater.com/?page=categories

2- Não tenho certeza... Certamente iria dar bastante trabalho, mas isso é a mesma coisa para qualquer plataforma. Porem você vai ter que usar dlls caso queira algo eficiente. Não sei qual dll seria adequada. Depende das necessidades e da forma que você irá fazer o jogo.

3- Acho que com dlls.

4- Normalmente a dll vem com exemplo e documentação. Você precisa importar ela para o GM usando alguns códigos sim. Para usar as funções dela, você também precisa fazer algumas funções.

5- Se for uma janela "Artificial" que só fique na tela do "jogo", sim é possível, basta você fazer. Aqui no fórum tem algumas engines disso.

6- É possível trabalhar com instancias especificas, para isso você só precisa pegar o ID dela.

7- Pode ser de qualquer jeito!

8- draw_text_transformed_color(x,y,texto,xscale,yscale,angulo, cor1, cor2, cor3, cor4, alpha)
Acho que essa função é a mais completa.

"Um objeto que seja um texto" -> basta o objeto ter no draw um código para desenhar o texto (como o que mostrei em cima). Você também pode fazer o sprite do objeto ser o texto, porem isso vai consumir mais memória. Desenhar em tempo real (Com código) é menos custoso nesse sentido.


Última edição por Janx em Qui 29 Jul 2010, 19:59, editado 1 vez(es)
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Mensagem por gabinoel Qui 29 Jul 2010, 19:37

Janx escreveu:1- Dlls só na versão pro.
Extensões você pode usar na lite, mas caso elas usem alguma função do GM PRO, você não vai poder usar essa função.
Também conheço esse site:
http://gmbase.cubedwater.com/?page=categories

2- Não tenho certeza... Certamente iria dar bastante trabalho, mas isso é a mesma coisa para qualquer plataforma. Porem você vai ter que usar dlls caso queira algo eficiente. Não sei qual dll seria adequada. Depende das necessidades e da forma que você irá fazer o jogo.

3- Acho que com dlls.

4- Normalmente a dll vem com exemplo e documentação. Você precisa importar ela para o GM usando alguns códigos sim. Para usar as funções dela, você também precisa fazer algumas funções.

5- Se for uma janela "Artificial" que só fique na tela do "jogo", sim é possível, basta você fazer. Aqui no fórum tem algumas engines disso.

6- É possível trabalhar com instancias especificas, para isso você só precisa pegar o ID dela.

7- Pode ser de qualquer jeito!

8- draw_text_transformed_color(x,y,texto,xscale,yscale,angulo, cor1, cor2, cor3, cor4, alpha)
Acho que essa função é a mais completa.

"Um objeto que seja um texto" -> basta o objeto ter no draw um código para desenhar o texto (como o que mostrei em cima). Você também pode fazer o sprite do objeto ser o texto, porem isso vai consumir mais memória. Desenhar em tempo real (Com código) é menos custoso nesse sentido.

Obrigado pelas respostas Janx, mas tem algumas coisas que ainda não me ficaram claras... Se puder me ajduar... =D

1 - Então uma dll é mais "poderosa" que uma extensão? Elas são classificadas dessa forma apenas pela limitação das dlls não funcionarem no Lite? Os arquivos delas são do mesmo formato?

2 - Que criar um mmorpg é trabalhoso eu sei, hehe... Mas eu queria saber mesmo se o GM tem dlls/extensões que conseguem fazer esse tipo de jogo com eficiência: com envio rápido de pacotes, etc... Um mmorpg que eu digo é um jogo onde podem se jogar muitas pessoas ao mesmo tempo, ambas conectadas a um servidor. As informações que são enviadas ao servidor com mais frequencia são informando que o personagem se moveu no mapa.

6 - Num jogo em que instâncias são criadas a todo instante, como num mmorpg, não tem como eu já saber o ID de todas as instâncias previamente. Então tem alguma forma de pegar esse ID através de alguma outra informação da instância, como a ordem de criação dela?

7 - Qual vc acha a mais eficiente?

8 - Não tem uma forma em que eu possa especificar a fonte da letra, o tamanho da letra, etc...? Eu tentei de diversas formas usar um draw no meu projeto, mas nunca aparece nada na tela, continua toda cinza. Já tentei usar o draw rectangle do D&D mas continua sem aparecer nada... Nenhum draw funciona. O que pode ser isso?

Desde já agradeço.

Agradeço a quem mais puder ajudar. =)
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Mensagem por Janx Qui 29 Jul 2010, 20:08

1- Dll não tem nada a ver com extensões do GM. Dll é uma biblioteca de funções... Dll é feita em alguma outra linguagem como C.

2- O GM não é muito rápido para executar muitas informações em pouco tempo, isso é algo que pode influenciar no desempenho do jogo. Jogos online tem envio e recebimento praticamente constante de mensagens, o que aumenta MUITO a quantidade de coisa para serem feitas. Não acho que o problema vai ser a dll. Mas como eu disse antes, vai depender da forma que você for fazer.
Se fizer um outro aplicativo do GM sendo o "server" e que ele fique aberto 24h é de um jeito, se for um banco de dados tipo mysql é outro. Cada um precisa de um tipo de dll.

6- Na hora que você precisa dos IDs você vai saber como pegar.

7- Qualquer um, mas depende das suas necessidades. Se quiser algo que não possa ser lido e editado por qualquer um, a melhor forma é fazer um arquivo binário ou um arquivo de texto encriptado. Senão um ini ta de bom tamanho, porem o GM só suporte 1 ini aberto por vez, mas existem dlls com suporte para ini que agilizam o processo de leitura e aceitam mais inis (alem de elas não precisarem estar na mesma pasta de execução do jogo [o gm também tem problema com isso ¬¬])

8- Você pois o objeto na tela?
Mudar o tamanho da letra é mudando a fonte.
draw_set_font(FONTE); //Muda a fonte, essa fonte é as que você cria no GM, num vai por 'Arial'/'Times new roman' que não vai aceitar!!
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Mensagem por gabinoel Qui 29 Jul 2010, 23:23

[quote="Janx"]1- Dll não tem nada a ver com extensões do GM. Dll é uma biblioteca de funções... Dll é feita em alguma outra linguagem como C.

2- O GM não é muito rápido para executar muitas informações em pouco tempo, isso é algo que pode influenciar no desempenho do jogo. Jogos online tem envio e recebimento praticamente constante de mensagens, o que aumenta MUITO a quantidade de coisa para serem feitas. Não acho que o problema vai ser a dll. Mas como eu disse antes, vai depender da forma que você for fazer.
Se fizer um outro aplicativo do GM sendo o "server" e que ele fique aberto 24h é de um jeito, se for um banco de dados tipo mysql é outro. Cada um precisa de um tipo de dll.

6- Na hora que você precisa dos IDs você vai saber como pegar.

7- Qualquer um, mas depende das suas necessidades. Se quiser algo que não possa ser lido e editado por qualquer um, a melhor forma é fazer um arquivo binário ou um arquivo de texto encriptado. Senão um ini ta de bom tamanho, porem o GM só suporte 1 ini aberto por vez, mas existem dlls com suporte para ini que agilizam o processo de leitura e aceitam mais inis (alem de elas não precisarem estar na mesma pasta de execução do jogo [o gm também tem problema com isso ¬¬])

8- Você pois o objeto na tela?
Mudar o tamanho da letra é mudando a fonte.
draw_set_font(FONTE); //Muda a fonte, essa fonte é as que você cria no GM, num vai por 'Arial'/'Times new roman' que não vai aceitar!!
[/quote]

Obrigado pelas respostas cara... Tipo, eu adicionei sim, o objeto na room, não entendo pq meus draws não funcionam. Eu hospedei o arquivo do projeto onde tento dar draw numa elipse, se puder baixar e testar para ver se ae funciona, agradeço... ^^ http://rapidshare.com/files/409909350/teste.gmk

E cara, no geral qual dos dois programas é melhor para se criar jogos online, mais especificamente mmorps: Multimedia Fusion ou Game Maker? E pq? ;D

Desde já agradeço.
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Mensagem por Janx Sex 30 Jul 2010, 15:11

Ja fiz jogo online nos 2, eu acho o GM muito melhor. Ele é mais rápido, e a forma de se trabalhar nele (via código) é, para mim, muito melhor que por eventos como o MF.

Baixei o seu teste, o problema é que você está tentando desenhar no evento Step! Coloque o código para desenhar no evento DRAW!
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Mensagem por gabinoel Sex 30 Jul 2010, 20:28

[quote="Janx"]Ja fiz jogo online nos 2, eu acho o GM muito melhor. Ele é mais rápido, e a forma de se trabalhar nele (via código) é, para mim, muito melhor que por eventos como o MF.

Baixei o seu teste, o problema é que você está tentando desenhar no evento Step! Coloque o código para desenhar no evento DRAW![/quote]

Obrigado pela ajuda cara... ^^ Janx, qual(is) dll(s) você usou nos seus jogos online feitos no GM?

Até+!
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Mensagem por Janx Sex 30 Jul 2010, 20:58

39dll.

De todas que eu testei, foi a que apresentou melhores resultados. Nela você tem mais controle sobre tudo que é enviado/recebido.
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Mensagem por gabinoel Sex 30 Jul 2010, 22:32

Janx te mandei uma PM... Pesso por favor que leia. =)

E quanto a este tópico ele já pode ser fechado... A idéia geral dele já foi concluída. =)
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