Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)

Mensagem por Froidz em Qua 17 Set 2008, 20:11

Criando executáveis

Game Maker: 6.1 (ou superior)
Nível de experiência: Avançado

Descrição:
Bom, como muitos devem ter visto, no Programmer, eu fiz um sistema para você salvar seus jogos em formato .exe.
Muitos perguntaram como eu fiz este sistema, e é algo completamente simples, embora muitos pensam que eu fiz mágica no game maker xD
Aqui, vou explicar como faz o sistema, o básico dele, não vou dar códigos pois não sou burro nem besta. xD
Vou explicar como faz, pois eu sei que já deve ter um engraçadinho que decompilou o Programmer, e viu o seu código fonte, não fiz nada para impedir isso, mas estou trabalhando num anti-decompiler próprio, para acabar com esses engraçadinhos ^^

O básico do sistema
Eu fiz vários testes, vários mesmo, até que uma vez, eu pensei de uma forma diferente, até que funcionou.

O básico do sistema é:
Copiar um executável igual ao seu programa, que ao rodar, carregar o jogo com mesmo nome dele, em outro formato.

-Mas como isso?

Como visto no Programmer, você trabalha em 2 telas, uma para a programação de jogo, e outra para o jogo.
Então, você deverá fazer o mesmo.

Na hora de salvar em executável, você irá copiar o outro executável do seu programa, nomeie ele como exe_builder.

Para copiar, faça o seguinte:

Código:
a=get_save_filename("Executáveis|*.exe","")+",exe"
file_copy("exe_builder.exe",a)

No código acima, você está copiando o arquivo, e salvando ele no lugar onde você salva o "suposto" jogo em formato .exe.

Agora, você irá salvar o seu jogo, em formato .exegame. Ficará tudo mais ou menos assim:

Código:
game_save('' + a + 'game')

Pronto, seu exe está criado.

Já expliquei quase tudo, agora vamos ao exe_builder, que é onde você irá reproduzir seu jogo, no formato .exe. O exe_builder é o seu grande truque para o exe funcionar. (Aconselho à usar o Game Maker 6.1, pois o 7.0 muitas vezes dá o erro de arquivo corronpido, ou algo assim, o gm 6.1 está mais livre destes erros.)

No exe_builder, o que você vai fazer é:
Abrir um jogo terminado em .exegame (é o formato do jogo salvo no programa normal).

Viu como é simples?

-Sim, mas como vou saber o nome do meu executável mais a extenção .exegame?

Simples, você vai ter que procurar no Help do game maker, um código que checa o nome do seu executável, mais a extenção game.

Bom, demorei em torno de dois dias para descobrir um modo de fazer isto, e acho que com a "fórmula" em suas mãos, será bem mais fácil neh ^^

Vlw!^^

Froidz

Número de Mensagens : 1053
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

Re: Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)

Mensagem por DarckFalcon em Sab 15 Nov 2008, 20:49

ae eu mudei o codigo acima tava salvando meujogo,exegame agora eu editei tah salavando meujogo.exe

Código:
a=get_save_filename("Executáveis|*.exe","")+".exe"
game_save('' + a + '')

DarckFalcon

Número de Mensagens : 38
Reputação : 0
Prêmios
   :
   :
   :

Re: Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)

Mensagem por Convidad em Qua 17 Mar 2010, 08:32

nao entendi muito Very Happy

Convidad
Convidado

Sobre criar um jogo executável

Mensagem por Convickto em Qua 21 Abr 2010, 22:02

Ficou meio difícil de entender onde é que devo colocar o código, então olha minha pergunta
esse código que o amigo aí colocou, eu copiei ele, renomeei o jogo como: exe_builder.exe e salvei, mas não fechei o programa.
Depois eu cliquei com o direito em "scripts" > "create script", daí eu colei o código, dei ok e salvei o jogo substituindo o antigo( bom pelo menos foi isso que eu fiz e deu certinho)
e o código fiou assim:

game_save('' + a + 'game')

E aí, fiz certo?
Obs: não entendo uma virgula de programação, e comecei com o game maker ontem; já criei tres jogos toscos mas que divertem um pouquinho(o pessoal de casa chora de rir)...então se falei bobagem me desculpem! afro

Convickto

Número de Mensagens : 7

http://convickto.blogspot.com

Mensagem por Rogério em Qui 12 Maio 2011, 01:49

Como eu faço para carregar meus videos no EXECUTAVEL e fazer ele rodar em outro PC,como um jogo normal.

Ex. Monto o projeto do game,coloco o video, quando eu gerar o executavel ñ seja nescesário eu ter uma "pasta" com videos no CD para o jogo abrir os arquivos de video em qualquer outro PC.

ñ sei se consegui ser claro,mas essa é uma questão q me tira o sono. Jogar o jogo em qualquer PC e o mesmo carregar os videos.

Valeu ai...

Rogério

Número de Mensagens : 4

Mensagem por vinians em Qui 12 Maio 2011, 01:53

Amigão, no menu do GM tem esta opção. Basta selecionar:
Resource->Include Files e adicionar o arquivo que desejar. La tem a opção de que esse arquivo seja extraido automaticamente do executavel na pasta atual do jogo. Ou seja basta você enviar o executavel.
Flws

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1

http://xcreatorgames.weebly.com/

Mensagem por Rogério em Qui 12 Maio 2011, 15:30

E ai Vinians

Valeu cara,obrigado pela dica apartir da tua achei o q eu queria...obrigadão ai...

Rogério

Número de Mensagens : 4

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:51

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: