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Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)
Criando executáveis
Game Maker: 6.1 (ou superior)
Nível de experiência: Avançado
Descrição:
Bom, como muitos devem ter visto, no Programmer, eu fiz um sistema para você salvar seus jogos em formato .exe.
Muitos perguntaram como eu fiz este sistema, e é algo completamente simples, embora muitos pensam que eu fiz mágica no game maker xD
Aqui, vou explicar como faz o sistema, o básico dele, não vou dar códigos pois não sou burro nem besta. xD
Vou explicar como faz, pois eu sei que já deve ter um engraçadinho que decompilou o Programmer, e viu o seu código fonte, não fiz nada para impedir isso, mas estou trabalhando num anti-decompiler próprio, para acabar com esses engraçadinhos ^^
O básico do sistema
Eu fiz vários testes, vários mesmo, até que uma vez, eu pensei de uma forma diferente, até que funcionou.
O básico do sistema é:
Copiar um executável igual ao seu programa, que ao rodar, carregar o jogo com mesmo nome dele, em outro formato.
-Mas como isso?
Como visto no Programmer, você trabalha em 2 telas, uma para a programação de jogo, e outra para o jogo.
Então, você deverá fazer o mesmo.
Na hora de salvar em executável, você irá copiar o outro executável do seu programa, nomeie ele como exe_builder.
Para copiar, faça o seguinte:
No código acima, você está copiando o arquivo, e salvando ele no lugar onde você salva o "suposto" jogo em formato .exe.
Agora, você irá salvar o seu jogo, em formato .exegame. Ficará tudo mais ou menos assim:
Pronto, seu exe está criado.
Já expliquei quase tudo, agora vamos ao exe_builder, que é onde você irá reproduzir seu jogo, no formato .exe. O exe_builder é o seu grande truque para o exe funcionar. (Aconselho à usar o Game Maker 6.1, pois o 7.0 muitas vezes dá o erro de arquivo corronpido, ou algo assim, o gm 6.1 está mais livre destes erros.)
No exe_builder, o que você vai fazer é:
Abrir um jogo terminado em .exegame (é o formato do jogo salvo no programa normal).
Viu como é simples?
-Sim, mas como vou saber o nome do meu executável mais a extenção .exegame?
Simples, você vai ter que procurar no Help do game maker, um código que checa o nome do seu executável, mais a extenção game.
Bom, demorei em torno de dois dias para descobrir um modo de fazer isto, e acho que com a "fórmula" em suas mãos, será bem mais fácil neh ^^
Vlw!^^
Game Maker: 6.1 (ou superior)
Nível de experiência: Avançado
Descrição:
Bom, como muitos devem ter visto, no Programmer, eu fiz um sistema para você salvar seus jogos em formato .exe.
Muitos perguntaram como eu fiz este sistema, e é algo completamente simples, embora muitos pensam que eu fiz mágica no game maker xD
Aqui, vou explicar como faz o sistema, o básico dele, não vou dar códigos pois não sou burro nem besta. xD
Vou explicar como faz, pois eu sei que já deve ter um engraçadinho que decompilou o Programmer, e viu o seu código fonte, não fiz nada para impedir isso, mas estou trabalhando num anti-decompiler próprio, para acabar com esses engraçadinhos ^^
O básico do sistema
Eu fiz vários testes, vários mesmo, até que uma vez, eu pensei de uma forma diferente, até que funcionou.
O básico do sistema é:
Copiar um executável igual ao seu programa, que ao rodar, carregar o jogo com mesmo nome dele, em outro formato.
-Mas como isso?
Como visto no Programmer, você trabalha em 2 telas, uma para a programação de jogo, e outra para o jogo.
Então, você deverá fazer o mesmo.
Na hora de salvar em executável, você irá copiar o outro executável do seu programa, nomeie ele como exe_builder.
Para copiar, faça o seguinte:
- Código:
a=get_save_filename("Executáveis|*.exe","")+",exe"
file_copy("exe_builder.exe",a)
No código acima, você está copiando o arquivo, e salvando ele no lugar onde você salva o "suposto" jogo em formato .exe.
Agora, você irá salvar o seu jogo, em formato .exegame. Ficará tudo mais ou menos assim:
- Código:
a=get_save_filename("Executáveis|*.exe","")+",exe"
file_copy("exe_builder.exe",a)
game_save('' + a + 'game')
Pronto, seu exe está criado.
Já expliquei quase tudo, agora vamos ao exe_builder, que é onde você irá reproduzir seu jogo, no formato .exe. O exe_builder é o seu grande truque para o exe funcionar. (Aconselho à usar o Game Maker 6.1, pois o 7.0 muitas vezes dá o erro de arquivo corronpido, ou algo assim, o gm 6.1 está mais livre destes erros.)
No exe_builder, o que você vai fazer é:
Abrir um jogo terminado em .exegame (é o formato do jogo salvo no programa normal).
Viu como é simples?
-Sim, mas como vou saber o nome do meu executável mais a extenção .exegame?
Simples, você vai ter que procurar no Help do game maker, um código que checa o nome do seu executável, mais a extenção game.
Bom, demorei em torno de dois dias para descobrir um modo de fazer isto, e acho que com a "fórmula" em suas mãos, será bem mais fácil neh ^^
Vlw!^^
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)
ae eu mudei o codigo acima tava salvando meujogo,exegame agora eu editei tah salavando meujogo.exe
- Código:
a=get_save_filename("Executáveis|*.exe","")+".exe"
file_copy("exe_builder.exe",a)
game_save('' + a + '')
DarckFalcon- Data de inscrição : 13/11/2008
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Re: Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)
nao entendi muito
Convidad- Convidado
Sobre criar um jogo executável
Ficou meio difícil de entender onde é que devo colocar o código, então olha minha pergunta
esse código que o amigo aí colocou, eu copiei ele, renomeei o jogo como: exe_builder.exe e salvei, mas não fechei o programa.
Depois eu cliquei com o direito em "scripts" > "create script", daí eu colei o código, dei ok e salvei o jogo substituindo o antigo( bom pelo menos foi isso que eu fiz e deu certinho)
e o código fiou assim:
a=get_save_filename("Executáveis|*.exe","")+",exe"
file_copy("exe_builder.exe",a)
game_save('' + a + 'game')
E aí, fiz certo?
Obs: não entendo uma virgula de programação, e comecei com o game maker ontem; já criei tres jogos toscos mas que divertem um pouquinho(o pessoal de casa chora de rir)...então se falei bobagem me desculpem!
esse código que o amigo aí colocou, eu copiei ele, renomeei o jogo como: exe_builder.exe e salvei, mas não fechei o programa.
Depois eu cliquei com o direito em "scripts" > "create script", daí eu colei o código, dei ok e salvei o jogo substituindo o antigo( bom pelo menos foi isso que eu fiz e deu certinho)
e o código fiou assim:
a=get_save_filename("Executáveis|*.exe","")+",exe"
file_copy("exe_builder.exe",a)
game_save('' + a + 'game')
E aí, fiz certo?
Obs: não entendo uma virgula de programação, e comecei com o game maker ontem; já criei tres jogos toscos mas que divertem um pouquinho(o pessoal de casa chora de rir)...então se falei bobagem me desculpem!
Re: Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)
Como eu faço para carregar meus videos no EXECUTAVEL e fazer ele rodar em outro PC,como um jogo normal.
Ex. Monto o projeto do game,coloco o video, quando eu gerar o executavel ñ seja nescesário eu ter uma "pasta" com videos no CD para o jogo abrir os arquivos de video em qualquer outro PC.
ñ sei se consegui ser claro,mas essa é uma questão q me tira o sono. Jogar o jogo em qualquer PC e o mesmo carregar os videos.
Valeu ai...
Ex. Monto o projeto do game,coloco o video, quando eu gerar o executavel ñ seja nescesário eu ter uma "pasta" com videos no CD para o jogo abrir os arquivos de video em qualquer outro PC.
ñ sei se consegui ser claro,mas essa é uma questão q me tira o sono. Jogar o jogo em qualquer PC e o mesmo carregar os videos.
Valeu ai...
Rogério- Data de inscrição : 11/05/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)
Amigão, no menu do GM tem esta opção. Basta selecionar:
Resource->Include Files e adicionar o arquivo que desejar. La tem a opção de que esse arquivo seja extraido automaticamente do executavel na pasta atual do jogo. Ou seja basta você enviar o executavel.
Flws
Resource->Include Files e adicionar o arquivo que desejar. La tem a opção de que esse arquivo seja extraido automaticamente do executavel na pasta atual do jogo. Ou seja basta você enviar o executavel.
Flws
Re: Criando executáveis (Especial para programas de criação de jogos no Game Maker)
E ai Vinians
Valeu cara,obrigado pela dica apartir da tua achei o q eu queria...obrigadão ai...
Valeu cara,obrigado pela dica apartir da tua achei o q eu queria...obrigadão ai...
Rogério- Data de inscrição : 11/05/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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