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TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 2/5]

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TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 2/5] Empty TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 2/5]

Mensagem por BioTrust Qui 15 Jul 2010, 13:58

Bom, estou hoje aqui dando continuidade ao Tutorial TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM, que observei que muitos gostaram. Pra quem não está acompanhando o mesmo desde o início, recomendo que leia a Parte 1 para ficar a par do que irei falar aqui. Antes de continuar, quero deixá-los ciente do por que de eu estar continuando este tutorial, ou seja, vou mostrar-lhes comentários amigos que me incentivaram a continuar o mesmo:
Suadão Parceiro de msn Very Happy escreveu:Good job, BioTrust! Bem explicado e bem formatado. Espero que continue assim, aguardo mais tutoriais seus!
SuperGames escreveu:Parabens BioTrust!
Bem explicado o tuto.
Aguardo outros tutorials de vc.
Salathiel escreveu:Parabens.Ficou muito bom e bem explicado como já falaram.
Você vai tentar traduzir todo gm?
Bernardo escreveu:Obrigado BioTrust, me ajudou bastante, até porque acabei de abrir o GM!

Bernardo
Bom, vamos dar inicio ao tutorial.

Como disse no tutorial anterior, eu vou explicar agora:
-scriptS
-RUN
-WINDOW
-HELP
--------------------------------------------------------------------------------------
scripts: Significa roteiro, ou seja, é igual a algo que é escrito e que será usado para auxiliar um objeto. Em script há as funções de:
-Importar roteiros
-Exportar todos os roteiros criados
-Mostrar as variáveis embutidas
-Mostrar as funções embutidas
-Mostrar as funções de extensão
-Mostrar as constantes
-Mostrar o nome dos recursos
-Procurar algo nos scripts
-Checar o nome dos recursos
-Checar todos os roteiros

Run: Significa testar, ou seja, testar se o seu jogo. Você poderá:
-Testar seu jogo normalmente, sem mostrar os erros em uma tela separada
-Testar seu jogo no modo de detectar se há erros ou bugs no jogo

Window: Significa janela, ou seja, a janela da room que aparecerá no jogo. Poderá ver que há as opções de:
-Cascata, ou seja, mostra uma room embaixo da outra.
-Arrumar os ícones da room
-Fechar todas as roons abertas

Help: Acho que todos conhecem a opção help, que significa Ajuda. Aqui você pode ver as ajudas disponíveis no gm. Você pode ver em ajuda as opções de:
-Conteúdo, ou seja, uma lista de o que há em ajuda
-Tutoriais
-Pacotes de extensão
-Notícias
-Livro de ajuda do GM
-Mais tutoriais
-Site oficial da Yoyo
-Fórum oficial da Yoyo
-Sobre o Game Maker

Bom, traduzimos todo o menu, agora vamos passar para as:
-SPRITES e seu menu


Sprites: Significa um objeto que vai ter movimento em uma tela, ou seja, um personagem. Em sprites ficam todos os desenhos presentes num jogo, desde o player, até os blocos de colisão, os inimigos, etc. Em sprites há as opções de:
-Carregar uma sprite existente
-Salvar a sprite em formato .gmspr
-Modificar a mascára da sprite que será usada em algum objeto
-Editar uma sprite
-------->Menu:
Arquivo-Nele você pode:
-Criar uma Nova Sprite
-Criar uma sprite a partir de uma pasta existente
-Adicionar uma sprite de um arquivo
-Salvar como PNG a sprite
-Criar uma animação
-Adicionar e criar uma animação

Edição-Nela você pode:
-Desfazer uma ação
-Refazer uma ação
-Cortar um objeto
-Copiar um objeto
-Colar um objeto
-Apagar a imagem deixando com uma cor visível ou sem cor
-Deletar um objeto
-Mover para a Esquerda(apenas com mais de 2 objetos numa mesma sprite)
-Mover para a Direita(" " " " " ")
-Adicionar um objeto sem imagem nenhuma
-Inserir um objeto sem imagem nenhuma
-Editar o objeto selecionado
-Definir a transparência do background do objeto selecionado

Transformação-Nela você pode:
-Trocar o lugar que a imagem vai ficar dentro do objeto
-Inverter o lado da imagem
-Rotacionar a imagem em ângulos
-Inclinar a imagem
-Redimensionar o tamanho do objeto(não da imagem)
-Esticar a imagem que está dentro do objeto
-Cortar a imagem que está dentro do objeto

Imagens-Nela você pode:
-Fazer um 'ciclo' para a direita
-Fazer um 'ciclo' para a esquerda
-Definir as cores da imagem em preto e branco
-Colorir a imagem com uma cor diferente da atual
-Colorir um pedaço da imagem, selecionando a cor que desejar
-Intensificar e saturar a imagem(mudar a luz e o brilho)
-Colorir com a cor inversa da atual
-Deixar a imagem opaca
-Deletar uma cor a parte
-Esticar a imagem até caber dentro do objeto todo
-Definir a transparência da imagem
-Definir a transparência a partir de uma imagem externa
-Desvaiecer(deixar a cor sem muita 'vida')
-Colocar uma mancha na imagem
-Deixar as pontas da imagem afiada(amolada)
-Contornar a imagem com uma cor
-Criar uma sombra para a imagem
-Criar um brilho externo para a imagem
-Fazer um efeito de botão na imagem
-Criar um efeito de gradiação na imagem

Animação-Nela você pode:
-Definir a duração(o tanto de frames) da imagem
-Esticar(no caso, aumentar) os frames
-Reverter a ordem dos frames
-Duplicar os frames mas revertidos
-Interpretar a sequência de frames - não me pergunte o que isso faz
-Rotacionar os frames
-Colorir os frames
-Criar um efeito de desbotamento
-Criar um efeito de desaparecimento
-Criar um efeito de encolhimento
-Criar um efeito de crescimento
-Criar um efeito de achatamento
-Criar um efeito de elevação
-Cobrir todos os frames com apenas uma imagem
-Adicionar uma imagem aos frames

Ufa! Quanta coisa...Mas isto é apenas as sprites, ainda tem os paths, as timelines, os sons, etc...Bom, na próxima aula aprenderemos(ou não):
-Backgrounds
-Sounds
-Path
--------------------------------------------------------------------------------------
Bom, encerramos mais um tutorial sobre Game Maker. Espero que tenham gostado e que comentem, pois só assim eu sei que meu trabalho aqui está sendo valorizado. Todo o tipo de comentário será bem-vindo
Abraços

felicidade Thx. Flw!
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