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TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 1/5]
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 1/5]
Boa tarde pessoal,
Neste tutorial/aula irei mostrar pra vocês algo bem simples mas bem complicado na linguagem de Game maker. Já ouviu falar de 'palavras estrangeiras'? Ou então especificando, línguas estrangeiras? Bom, é o que explicarei hoje. Pulando uma enorme descrição, então vamos começar.
Obs.: Pra quem ainda não entendeu o que eu vou fazer, um breve resumo:
Irei apenas traduzir as funções do GM.
Começemos pelo menu:
File: Significa Arquivo, é onde ficará as informações necessárias para:
-Criação de um novo jogo
-Abertura de um jogo existente
-Abertura de um recente projeto feito/aberto
-Opções de salvamento de um projeto
-Criação de um executável a partir de um projeto completo
-Publicação de um projeto completo transformado em executável
-Exportação e Importação de recursos de outros projetos
-Importação de um projeto em outro(apenas em GM7)
-Alternação entre modo de uso
-Preferências para usar o software
-Fechamento do software
Edit: Significa Editar, ou seja, mudar algo relacionado a sprites. É nesta área do menu que poderemos verificas as opções de:
-Criar uma sprite
-Duplicar uma sprite
-Criar um grupo de sprites
-Deletar uma sprite
-Renomear uma sprite
-Verificar as propriedades de uma sprite
-Procurar uma sprite dentre um outro grupo
-Mostrar as informações de uma sprite
Resources: Significa Recursos, o que quer dizer que você pode fazer recursos pro seu jogo, desde objetos até rooms e caminhos. Há em recursos as opções de:
-Criar uma sprite
-Criar um som
-Criar um plano de fundo
-Criar um caminho
-Criar um script
-Criar uma fonte
-Criar uma linha do tempo
-Criar um objeto
-Criar uma sala/fase
-Adicionar uma informação ao jogo ou modificar a mesma
-Alterar as opções do jogo, antes de criar uma executável
-Selecionar os pacotes com extensões para ajudar com o Game Maker(pacote de transições, por exemplo)
-Definir as constantes
-Definir as alavancas do jogo(isto eu não sei o que faz)
-Incluir arquivos externos
Bom, termina aqui uma parte das traduções do game maker. Quem achou útil, por favor, comente e avalie, será de muito agrado seu comentário. Claro que este foi apenas uma forma de eu mostrar meu pequeno conhecimento com os usuários, demonstrando aos mesmos do que sou capaz. Na próxima aula teremos:
-Traduções da parte 'Scripts'
-Traduções da parte 'Run'
-Traduções da parte 'Window'
-Traduções da parte 'Help'
Aguardem, pois se depender de mim, a próxima aula vem ainda hoje
Abraços pessoal e espero que tenham gostado.
Neste tutorial/aula irei mostrar pra vocês algo bem simples mas bem complicado na linguagem de Game maker. Já ouviu falar de 'palavras estrangeiras'? Ou então especificando, línguas estrangeiras? Bom, é o que explicarei hoje. Pulando uma enorme descrição, então vamos começar.
Obs.: Pra quem ainda não entendeu o que eu vou fazer, um breve resumo:
Irei apenas traduzir as funções do GM.
Começemos pelo menu:
File: Significa Arquivo, é onde ficará as informações necessárias para:
-Criação de um novo jogo
-Abertura de um jogo existente
-Abertura de um recente projeto feito/aberto
-Opções de salvamento de um projeto
-Criação de um executável a partir de um projeto completo
-Publicação de um projeto completo transformado em executável
-Exportação e Importação de recursos de outros projetos
-Importação de um projeto em outro(apenas em GM7)
-Alternação entre modo de uso
-Preferências para usar o software
-Fechamento do software
Edit: Significa Editar, ou seja, mudar algo relacionado a sprites. É nesta área do menu que poderemos verificas as opções de:
-Criar uma sprite
-Duplicar uma sprite
-Criar um grupo de sprites
-Deletar uma sprite
-Renomear uma sprite
-Verificar as propriedades de uma sprite
-Procurar uma sprite dentre um outro grupo
-Mostrar as informações de uma sprite
Resources: Significa Recursos, o que quer dizer que você pode fazer recursos pro seu jogo, desde objetos até rooms e caminhos. Há em recursos as opções de:
-Criar uma sprite
-Criar um som
-Criar um plano de fundo
-Criar um caminho
-Criar um script
-Criar uma fonte
-Criar uma linha do tempo
-Criar um objeto
-Criar uma sala/fase
-Adicionar uma informação ao jogo ou modificar a mesma
-Alterar as opções do jogo, antes de criar uma executável
-Selecionar os pacotes com extensões para ajudar com o Game Maker(pacote de transições, por exemplo)
-Definir as constantes
-Definir as alavancas do jogo(isto eu não sei o que faz)
-Incluir arquivos externos
Bom, termina aqui uma parte das traduções do game maker. Quem achou útil, por favor, comente e avalie, será de muito agrado seu comentário. Claro que este foi apenas uma forma de eu mostrar meu pequeno conhecimento com os usuários, demonstrando aos mesmos do que sou capaz. Na próxima aula teremos:
-Traduções da parte 'Scripts'
-Traduções da parte 'Run'
-Traduções da parte 'Window'
-Traduções da parte 'Help'
Aguardem, pois se depender de mim, a próxima aula vem ainda hoje
Abraços pessoal e espero que tenham gostado.
Re: TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 1/5]
Good job, BioTrust! Bem explicado e bem formatado. Espero que continue assim, aguardo mais tutoriais seus!
Valew!
Valew!
Re: TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 1/5]
Suadao escreveu:Good job, BioTrust! Bem explicado e bem formatado. Espero que continue assim, aguardo mais tutoriais seus!
Valew!
Muito obrigado Suadão! Como eu já disse antes, seus comentários pra mim são valiosos e me ajudarão bastante a crescer aqui, pois sei que posso conquistar a amizade de todos se eu souber ser uma pessoa que pode se tornar um grande anfitrião entre os outros. A minha intenção é sempre ajudar, fazendo assim um trabalho mais completo e perfeito possível, para um melhor entendimento. Pode ter certeza de que avançarei e crescerei muito com a ajuda de meus verdadeiros amigos e de pessoas que confiam em mim, deixando a minha vontade de ajudar crescer. Em breve, sairão mais tutoriais que espero que, ajudem a todos.
Thx! flw
Re: TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 1/5]
Parabens BioTrust!
Bem explicado o tuto.
Aguardo outros tutorials de vc.
Bem explicado o tuto.
Aguardo outros tutorials de vc.
Super Games- Games Ranking :
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- Game Maker Studio 2.0
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- C ou C++
Re: TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 1/5]
Parabens.Ficou muito bom e bem explicado como já falaram.
Você vai tentar traduzir todo gm?
Obs: quero ver a parte dos script (que e onde eu me dou mal).
Você vai tentar traduzir todo gm?
Obs: quero ver a parte dos script (que e onde eu me dou mal).
Re: TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 1/5]
Super Games escreveu:Parabens BioTrust!
Bem explicado o tuto.
Aguardo outros tutorials de vc.
Salathiel escreveu:[color=black]Parabens.Ficou muito bom e bem explicado como já falaram.
Você vai tentar traduzir todo gm?
Obs: quero ver a parte dos script (que e onde eu me dou mal).
Obrigado gente, é por causa desses comentários que eu me animo pra fazer mais desses tutoriais, porque sei que há pessoas que gostam do que eu faço e isso me faz uma pessoa feliz .
Sobre o que o Salathiel disse, a resposta pode ser sim. Por quê?
Bom, o gm possui muitas funções que eu não cheguei a conhecer ainda, mas acho que neste meio tempo, posso tentar descobri-lás e tentar traduzi-lás. Posso tentar me aprofundar mais e traduzir scripts, mas agora estou focando na parte mais fácil do gm, que são as funções do menu, das sprites, dos eventos, etc. Acho que a partir da parte 4, já comece uma aula de avançado, onde eu traduzo scripts. Se você precisar dela antes, me comunique que eu trarei de passar uma 'palha' da aula pra você. Abraços e fiquem com a próxima aula =) (que por acaso, é daqui a pouco).
Thx! Flw
Re: TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 1/5]
Obrigado BioTrust, me ajudou bastante, até porque acabei de abrir o GM!
Bernardo
Bernardo
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Re: TRADUÇÃO FUNÇÕES DO GM [Parte 1/5]
Bernardo escreveu:Obrigado BioTrust, me ajudou bastante, até porque acabei de abrir o GM!
Bernardo
Não precisa agradecer, não fiz mais do que minha obrigação, pois adoro ajudar todo mundo aqui Se precisar de alguma coisa, fala que eu te ajudo.
Ps.: Fazendo a parte 2, quem quiser conferir depois, eu dou um edit.
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