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Criação do game Bomberman

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Mensagem por Lan H.S.D Sáb 10 Jul 2010, 15:19

Eu to criando um joguinho do bomberman e eu queria saber como que eu fasso para,tipo,colocar 3 figurinhas escondidas no room ai quando o bomberman estorar algum bloco ela apareçe-se para ele pegar,só que não no bloco que eu escolhe-se e sim ela fosse mudando de posição aletóriamente mais scondida e na posição que os bocos estiverem.

Como que eu fasso isso? Question ? scratch formado
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Criação do game Bomberman Empty Re: Criação do game Bomberman

Mensagem por Igor KinGamer Sáb 10 Jul 2010, 15:46

Vou dizer um jeito que os itens ("figurinhas") não ficam escondidos atrás de um bloco, como você disse, mas aparecem quando destruir algum bloco.

Crie um objeto de controle. No create dele, você cria uma variável global e armazena nela a quantidade de itens que aparecerão na fase (global.itens = 3;).
Então, no evento Destroy do bloco, você testa se essa variável é maior que 0. Se for, haverá chances de o bloco criar o item. Caso a quantidade de blocos existentes na room for igual à quantidade de itens que ainda devem ser criados, ele será forçado a criar:

if (global.itens > 0) // Se ainda há itens para serem criados
if (random(10) < 2 || instance_number(objeto_bloco) == global.itens) // Se o random de 10 for menor que 2 ou a quantidade de blocos for igual à quantidade de itens
instance_create(x, y, objeto_item); // Criará o item na posição do bloco destruído

Se quiser aumentar as chances de criar o item, aumente o "2" em "random(10) < 2".

[EDIT]

pale Evil or Very Mad Mensagem nº 666
Evil or Very Mad pale
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Mensagem por Lan H.S.D Qui 15 Jul 2010, 18:23

e o q eu faço para decidir quais figurinhas vão apareçer???
tipo,na primeira fase apareçere uma figurinha para aumentar a bomba e na segunda apareçera uma para aumentar a explosão.
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Mensagem por Igor KinGamer Qui 15 Jul 2010, 18:29

É só testar em qual fase (room) está antes do "instance_create()":

if (global.itens > 0) // Se ainda há itens para serem criados
if (random(10) < 2 || instance_number(objeto_bloco) == global.itens) // Se o random de 10 for menor que 2 ou a quantidade de blocos for igual à quantidade de itens
{
if (room == room_Fase1) // Se estiver na primeira fase
instance_create(x, y, obj_item_bomba); // Criará um item
if (room == room_Fase2) // Se estiver na segunda fase
instance_create(x, y, obj_item_explosao); // Criará outro item
...
}
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Mensagem por GuiEdu Qui 15 Jul 2010, 18:41

discurpa a intromissão, mais infim, uma outra maneira de fazer isso:
Tente criar blocos com a mesma sprite, porém com a função de quando destruído, criar um objeto ('figurinha') nessa determinada posição, ou melhor:

no evento do bloco ao ser destruido, coloque:

Código:
 instance_change(figurinha_tal,1)

o instange change serve para trocar o objeto atual (o bloco) pelo q vc colocar no lugar de 'figurinha_tal', o número 1 significa que o objeto criado realizara as funções nele definidas, se colocar 0, o objeto simplesmente será criado.
Entendeu Question
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