Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Criação do game Bomberman
3 participantes
Página 1 de 1
Criação do game Bomberman
Eu to criando um joguinho do bomberman e eu queria saber como que eu fasso para,tipo,colocar 3 figurinhas escondidas no room ai quando o bomberman estorar algum bloco ela apareçe-se para ele pegar,só que não no bloco que eu escolhe-se e sim ela fosse mudando de posição aletóriamente mais scondida e na posição que os bocos estiverem.
Como que eu fasso isso? ?
Como que eu fasso isso? ?
Lan H.S.D- Data de inscrição : 10/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criação do game Bomberman
Vou dizer um jeito que os itens ("figurinhas") não ficam escondidos atrás de um bloco, como você disse, mas aparecem quando destruir algum bloco.
Crie um objeto de controle. No create dele, você cria uma variável global e armazena nela a quantidade de itens que aparecerão na fase (global.itens = 3;).
Então, no evento Destroy do bloco, você testa se essa variável é maior que 0. Se for, haverá chances de o bloco criar o item. Caso a quantidade de blocos existentes na room for igual à quantidade de itens que ainda devem ser criados, ele será forçado a criar:
if (global.itens > 0) // Se ainda há itens para serem criados
if (random(10) < 2 || instance_number(objeto_bloco) == global.itens) // Se o random de 10 for menor que 2 ou a quantidade de blocos for igual à quantidade de itens
instance_create(x, y, objeto_item); // Criará o item na posição do bloco destruído
Se quiser aumentar as chances de criar o item, aumente o "2" em "random(10) < 2".
[EDIT]
Mensagem nº 666
Crie um objeto de controle. No create dele, você cria uma variável global e armazena nela a quantidade de itens que aparecerão na fase (global.itens = 3;).
Então, no evento Destroy do bloco, você testa se essa variável é maior que 0. Se for, haverá chances de o bloco criar o item. Caso a quantidade de blocos existentes na room for igual à quantidade de itens que ainda devem ser criados, ele será forçado a criar:
if (random(10) < 2 || instance_number(objeto_bloco) == global.itens) // Se o random de 10 for menor que 2 ou a quantidade de blocos for igual à quantidade de itens
instance_create(x, y, objeto_item); // Criará o item na posição do bloco destruído
Se quiser aumentar as chances de criar o item, aumente o "2" em "random(10) < 2".
[EDIT]
Mensagem nº 666
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criação do game Bomberman
e o q eu faço para decidir quais figurinhas vão apareçer???
tipo,na primeira fase apareçere uma figurinha para aumentar a bomba e na segunda apareçera uma para aumentar a explosão.
tipo,na primeira fase apareçere uma figurinha para aumentar a bomba e na segunda apareçera uma para aumentar a explosão.
Lan H.S.D- Data de inscrição : 10/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criação do game Bomberman
É só testar em qual fase (room) está antes do "instance_create()":
if (global.itens > 0) // Se ainda há itens para serem criados
if (random(10) < 2 || instance_number(objeto_bloco) == global.itens) // Se o random de 10 for menor que 2 ou a quantidade de blocos for igual à quantidade de itens
{
if (room == room_Fase1) // Se estiver na primeira fase
instance_create(x, y, obj_item_bomba); // Criará um item
if (room == room_Fase2) // Se estiver na segunda fase
instance_create(x, y, obj_item_explosao); // Criará outro item
...
}
if (random(10) < 2 || instance_number(objeto_bloco) == global.itens) // Se o random de 10 for menor que 2 ou a quantidade de blocos for igual à quantidade de itens
{
if (room == room_Fase1) // Se estiver na primeira fase
instance_create(x, y, obj_item_bomba); // Criará um item
if (room == room_Fase2) // Se estiver na segunda fase
instance_create(x, y, obj_item_explosao); // Criará outro item
...
}
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Criação do game Bomberman
discurpa a intromissão, mais infim, uma outra maneira de fazer isso:
Tente criar blocos com a mesma sprite, porém com a função de quando destruído, criar um objeto ('figurinha') nessa determinada posição, ou melhor:
no evento do bloco ao ser destruido, coloque:
o instange change serve para trocar o objeto atual (o bloco) pelo q vc colocar no lugar de 'figurinha_tal', o número 1 significa que o objeto criado realizara as funções nele definidas, se colocar 0, o objeto simplesmente será criado.
Entendeu
flw
Tente criar blocos com a mesma sprite, porém com a função de quando destruído, criar um objeto ('figurinha') nessa determinada posição, ou melhor:
no evento do bloco ao ser destruido, coloque:
- Código:
instance_change(figurinha_tal,1)
o instange change serve para trocar o objeto atual (o bloco) pelo q vc colocar no lugar de 'figurinha_tal', o número 1 significa que o objeto criado realizara as funções nele definidas, se colocar 0, o objeto simplesmente será criado.
Entendeu
flw
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Bomberman fan game
» Bomberman Fãn Game
» Criação de Game
» Criação de Game MMORPG
» grupo de criaçao de game
» Bomberman Fãn Game
» Criação de Game
» Criação de Game MMORPG
» grupo de criaçao de game
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|