GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Hoje à(s) 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[Tutorial] Criar musica MIDI

+2
BioTrust
Denis Lemos
6 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Criar musica MIDI Empty [Tutorial] Criar musica MIDI

Mensagem por Denis Lemos Dom 11 Jul 2010, 16:33

Aprendendo hà fazer Músicas em sequência MIDI

Ferramenta: Melody Raiser 1999
Licença: Free
Link para download:http://melody-raiser-1999.software.informer.com/

Nós criadores de jogos, na maioria das vezes damos mais importância para a parte da programação e arte visual, e acabamos esquecendo de uma parte não menos importante que as anteriores para a construção de um game, que é a arte sonora !
Acho que isso ocorre mais por não termos um dom musical e não possuir muitas ferramentas desse tipo por aí, ainda mais gratuitas !
Está certo que para a construção de um jogo desses mais modernos, é preciso uma grande equipe e se tem muito mais gastos, pois necessita de uma sonorização de maior qualidade e muitas empresas até contratam stúdios para fazer as trilhas sonoras !

Mas como não somos essas grandes empresas, e não temos grana para bancar um stúdio, o que nos resta é fazer nossos sons com programas gratuitos e que não possuem uma grande qualidade sonora igual visto nos jogos de última geração !

Interface
Então vamos lá, após baixar e instalar o Melody Raiser, que ocupa apenas alguns Kbytes de espaço, abra-o !

Vai abrir uma janela igual a esta:
[Tutorial] Criar musica MIDI 152f2py
Nessa janela você pode regular os instrumentos que queira na música, a velocidade de reprodução, o volume de cada instrumento, e assim por diante, como podem ver não tem mistério nenhum !
Caso não queiram gastar muito tempo escolhendo os instrumentos, apenas apertem o botão Composição Aleatória, que o programa fará até isso por você !

Na parte do topo, onde está o botão composição, é a parte onde estamos configurando os intrumentos.
Em Pad.1: É o primeiro padrão da sequência da música, é ali onde configuramos a melodia da música aperte ali para mudar para esta janela:
[Tutorial] Criar musica MIDI 20zxvmh
Apertando em Composição Automática, você adiciona uma melodia automática à música, caso não aperte nele, a música fica só com o instrumental, caso você queira, pode configurar a melodia fuçando nas opições de baixo, mas como creio que não entendes quase nada de acordes e notas, é melhor ir só apertando nos botões a seguir !

Composição automática: Cria uma melodia randomicamente, mudando desde o acorde, o tempo, e a melodia !
Auto Composição: Muda apenas o acorde da melodia (randomicamente) !
Auto Tamanho/Música: Muda o tempo e a melodia da música (randomicamente) !
Auto Padrão: Muda o padrão da melodia randomicamente, mas o tempo e acorde continuam os mesmos !
Limpar Padrão: Limpa o padrão da melodia, deixando só a parte musical !
Travar Tudo: Trava toda a configurão, não deixando mais alterar, caso você aperte sem querer um botão e perca a melodia que não tem como voltar atraz, se pode também escolher qual parte do padrão queira travar ou destravar apertando nos quadradinhos que tem ao lado de Bar1; Bar 2; Bar 3...!
Destravar Tudo: Destrava novamente as opições, podendo agora ser novamente alterada !
Parar Shape e Nota Curta: Não sei dizer para que é, não notei muita diferença !
Harmõnica: Dá um efeito bem legal de gaita de boca na melodia !
Preencher: Quando troca de um padrão para outro, é preenchido com um "rôlo" de Bateria, quem entende de bateria sabe que um "rôlo" é uma sequencia de batidas para tudo que é lado, em alguns momentos de uma música !

Criando a Música
Uma sequencia MIDI é feita de um ou mais padrões que se encaixam em loop, o primeiro padrão já vem adicionado quando abrimos o programa, para adicionar um novo padrão, clique no ícone da mini-imagem abaixo Não deste aqui do tópico, no do seu programa é claro:
[Tutorial] Criar musica MIDI Wmfp69
Viram ??? Apareceu um novo padrão lá para vocês configurar, agora é ir fazendo a mesma coisa, apertando nos botões para criar a composição aleatória até que fique legal !
Quanto mais padrão, maior será o comprimento e menos repetitiva ficará a música e maior será o seu peso, mas como é em MIDI não tem muito problema, fica com apenas alguns Kbytes !

Reproduzindo a sua Música
Para reproduzir a sua música é muito fácil é só aprtar no ícone de play em azul [Tutorial] Criar musica MIDI F0z3fr
Para reproduzir apenas o padrão em que está configurando, aperte o botão de play amarelo [Tutorial] Criar musica MIDI 14e9fkp
Também é possivel reproduzir a música mais de uma vez, para ver como ficará o encaixamento do loop do final com o começo, no cabeçário do programa aperte em reproduzir e depois em opição, como mostra a figura abaixo:
[Tutorial] Criar musica MIDI 259bpz7
Vai aparecer uma nova janelinha, nela tem as opição de quantas vezes você queira que se repita a música, mas lembre de quando for exportar para MIDI, recolocar em 1vz novamente, por que a sequência é copiada o número de vezes que você selecionou deixando a música comprida e pesada, e como é em loop, não precisa tocá-la várias vezes no mesmo arquivo, deinxando em uma vez apenas, vai dar na mesma e ficará bem mais leve !

Exportando sua Música para MIDI
Agora para exportar sua música recém criada, tem que exportá-la para um formado reconhecido pelo GM, é bem simples também, clicke no ícone da imagem ao lado: [Tutorial] Criar musica MIDI 6hthzq
Agora só escolha o nome e o local que deseja salver, e sua música estará pronta para uso !

Bom, expliquei apenas o necessário pára se fazer a sua própria música, agora é com vocês, e não tem mais desculpa de dizer que não tem o dom para fazer músicas e por isso deixam o jogo sem trilha sonora !
Está certo que músicas MIDI são simulados pelo hardware atravéz de cálculos matemáticos, e por isso alguns instrumentos não parecem bem reais, mas se faz umas músicas bem legais e dá uma cara mais original ao game !

Vou parando por aqui, espero que sirva de ajuda para alguém aí, e qualquer dúvida é só falar !

Té + !!!


Última edição por Denis Lemos em Dom 11 Jul 2010, 18:57, editado 1 vez(es)
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : [Tutorial] Criar musica MIDI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criar musica MIDI Empty Re: [Tutorial] Criar musica MIDI

Mensagem por BioTrust Dom 11 Jul 2010, 16:47

Nuss, ótimo tutorial! Primeiro e único de som da gmbr! Muito bom mesmo, admiro tutoriais assim...
Criei minha primeira música graças a sua ajuda e não é querendo me gabar, mas ficou ótima!

Parabéns de verdade, ficou um tutorial perfeito! Bem formatado, explicíto e coesivo! ótimo!
Espero mais tutoriais como este!
BioTrust
BioTrust

Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 410
Prêmios : [Tutorial] Criar musica MIDI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://livrodojovemnerd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criar musica MIDI Empty Re: [Tutorial] Criar musica MIDI

Mensagem por Suadao Dom 11 Jul 2010, 16:51

Wooow! Ótimo tutorial, muito bem formatado e muito bem explicado! Acho que irei começar a criar minhas próprias músicas.

Obs: O programa é ótimo, só um pequeno problema é que ele cria músicas muito pequenas.

Valew! flw
Suadao
Suadao

Data de inscrição : 22/11/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1035
Prêmios : [Tutorial] Criar musica MIDI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.recursos-mania.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criar musica MIDI Empty Re: [Tutorial] Criar musica MIDI

Mensagem por BioTrust Dom 11 Jul 2010, 16:54

Suadao escreveu:Wooow! Ótimo tutorial, muito bem formatado e muito bem explicado! Acho que irei começar a criar minhas próprias músicas.

Obs: O programa é ótimo, só um pequeno problema é que ele cria músicas muito pequenas.

Valew! flw

Realmente o tutorial é excelente. Sobre o que você disse, eu achei uma forma delas ficarem maiores. São os padrões, ele é que altera o tamanho da musica. Cada padrão tem 8 segundos, assim 10 padrões diferentes deixarão a música com 1 minuto e 20 segundos. Abraços
BioTrust
BioTrust

Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 410
Prêmios : [Tutorial] Criar musica MIDI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://livrodojovemnerd.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criar musica MIDI Empty Re: [Tutorial] Criar musica MIDI

Mensagem por Denis Lemos Dom 11 Jul 2010, 19:22

Fico feliz que tenham gostado, como o BioTrust disse que era o primeiro tuto do tipo, eu fiz exatamente por esse motivo, pois vi muitos tópicos perguntando como que fazem as musiquinhas ou se existe algum programa para fazer, e esses posts surjem por não haver nada falando sobre o assunto na seção de sons, então os novos usuários que se cadastram, procuram na seção de sons e não encontram nada e só tem a opição de perguntar, e muitas vezes não são respondidos !

Suadao escreveu:
Obs: O programa é ótimo, só um pequeno problema é que ele cria músicas muito pequenas.
Valew! flw
Como expliquei lá na perte "Criando a Música" quando se abre o programa vem apenas um padrão adicionado automaticamente, e você tem que ir adicionando mais padrões até que a música fique do tamanho que você queira !
E cada padrão você pode configurar uma melodia "tempo/da melodia" e acorde diferentes, só não pode colocar instrumentos diferentes em cada padrão, se você lá na parte das configurações gerais mudar algum instrumento, vai mudar em todos os padrões

Os padrões na verdade são os pedaços da música, quanto mais pedaços a músicar tiver, mais comprida ela será !
O máximo de padrões que consegui colocar foram "48", e no tempo original de quando abre o programa, que é de "120", como o BioTrust disse, dá uns 8 segundos por padrão, que se usar todos eles dá um total de 6min e 40seg !
Mas se aumentar ou diminuir o ritimo da música esse valor vai mudar


Mais uma vez obrigado pelos elogios, isso para quem faz um tutorial é gratificante e dá mais vontade de melhorá-lo !
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : [Tutorial] Criar musica MIDI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criar musica MIDI Empty Re: [Tutorial] Criar musica MIDI

Mensagem por pedr0bandeira Dom 11 Jul 2010, 19:36

Eu já estou usando desde ontem. Só que agora os jogos do pessoal vão ficar com o mesmo barulho chato de MIDI. hahá.


EDIT

Cara, estou com um problema. Coloquei minha musica no jogo e coloquei para dar loop (pq é a musica de fundo). Só que quando a música acaba, ela da uma pausada e só depois continua. Tem como tocar direto?
pedr0bandeira
pedr0bandeira

Data de inscrição : 26/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 58
Prêmios : [Tutorial] Criar musica MIDI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criar musica MIDI Empty Re: [Tutorial] Criar musica MIDI

Mensagem por Denis Lemos Dom 11 Jul 2010, 21:36

pedrobandeira escreveu:Eu já estou usando desde ontem. Só que agora os jogos do pessoal vão ficar com o mesmo barulho chato de MIDI. hahá.


EDIT

Cara, estou com um problema. Coloquei minha musica no jogo e coloquei para dar loop (pq é a musica de fundo). Só que quando a música acaba, ela da uma pausada e só depois continua. Tem como tocar direto?
Coloque no CREATE da ROOM ou de algum objeto que esteja na room que é para ter o som:
Código:
sound_loop(nome_do_seu_som)
Assim a música será tocada em loop, mas se você já está usando assim, então o problema deve ser na própria música que deve ter acabado o som e ela dura uns segundos a mais do era para durar, só pode ser isso !
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : [Tutorial] Criar musica MIDI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criar musica MIDI Empty Re: [Tutorial] Criar musica MIDI

Mensagem por fonetico Dom 11 Jul 2010, 21:43

Desculpe a demora para comentar, tenho andado ocupado ultimamente

É um ótimo tutorial, e além de ser bem formatado, explicado e coesivo, faz parte de uma coisa essencial do fórum que antes não tinha!

Antes, nós, usuários, só ficávamos pra lá e pra cá procurando músicas, mas agora, com esse tutorial, a gente sabe como criar nossas próprias músicas! Sem copyright!

Denis, você se superou meu amigo!
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : [Tutorial] Criar musica MIDI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criar musica MIDI Empty Re: [Tutorial] Criar musica MIDI

Mensagem por GuiEdu Sex 16 Jul 2010, 16:16

A propósito, tem como a musica começar com só um instrumento e os outros serem add nos outros pad ?
GuiEdu
GuiEdu

Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios : [Tutorial] Criar musica MIDI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criar musica MIDI Empty Re: [Tutorial] Criar musica MIDI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos