Tutorial de terrenos irregulares (curvos ou outros)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial de terrenos irregulares (curvos ou outros)

Mensagem por Alex Marcelo em Qui 01 Jul 2010, 14:31

Olá a todos!
Até ontem eu estava precisando de uma mão pra conseguir terminar meus projetos do GM... Eu não consegui ajuda. Mas é o que eu sempre digo: quando estamos realmente afim de fazer algo, conseguimos!

Muita gente tem dúvida de como fazer um personagem andar em terrenos curvados, já que geralmente são criados quadrados sólidos pra fazer isso. Essa dica serve pra qualquer estilo de jogo, mas PRINCIPALMENTE PARA JOGOS DE PLATAFORMA.
Observe a imagem abaixo, retirada do baixaki:

Queremos fazer com que o personagem (no meu caso o Mario) ande pelas montanhas. Mas há um problema: elas são curvas. Eu poderia usar blocos sólidos invisíveis? Sim, é claro, mas ele não andaria com perfeição pelas montanhas. Daria a impressão que ele está descendo uma escada, e não queremos isso.

Pois bem, neste tutorial iremos fazer isso em alguns passos.

Programas necessários:
- Adobe Photoshop ou CorelDraw
- Game Maker

Abra o Photoshop. Então selecione File > Open.
Abra a imagem que usará como background, a mesma que quer fazer seu player andar em cima.
Então, na aba "layers" do Photoshop, crie uma nova camada. Para isso, clique no botão destacado à direita da imagem abaixo. Confirme se a camada selecionada é a que você acabou de criar.

Então você seleciona a ferramenta Brush Tool (destacada à esquerda da imagem acima) e começa a pintar a parte que quer que o player ande. Você pode alterar o tamanho do pincel, se estiver muito grande ou muito pequeno.

Agora na aba Layers, clique no olho destacado abaixo, em "Background". Você verá como ficou o seu contorno na camada nova que criou.

Deverá estar assim:

Muito bem! A parte mais trabalhosa acabou. Agora delete a camada "Background", para que reste apenas a do contorno. A seguir, salve a imagem em formato .PNG. Isso é MUITO IMPORTANTE! Save as > .PNG Caso abra outra janela, clique em OK.

Agora vamos ao GM. Abra-o.
Crie uma nova sprite e dê-lhe o nome que quiser. Eu a chamarei de sBackground. Em "Load Sprite", carregue a imagem que acabamos de salvar (a do contorno). Clique em OK.

Crie um novo objeto. Utilize como sprite a imagem que acabamos de carregar: a do contorno, e dê a ele o nome que quiser. Eu o chamei de oBackground. Agora a parte mais importante: Desmarca a caixa "Visible", para que o contorno não apareça durante o jogo, e marca a caixa "Solid". Se tiver um "parent", carregue o correspondente sólido, e altere o valor "Depth" de 0 para 2.

Agora crie um novo Background. Lembra da imagem ORIGINAL (NÃO É O CONTORNO, A ORIGINAL) que utilizamos para tirar o contorno? Pois bem. Carregue-a.

Crie uma nova room. Na aba "backgrounds", selecione o background que acabamos de carregar, a imagem original. Provavelmente o GM vai cortar essa imagem, então clique na aba "settings". Nos valores Width e Height altere para o mesmo dos do background. Se não souber qual é, clique o background que criou e você os verá. No meu caso é de 1024 por 768. Atribua os valores correspondentes. Só que se deixarmos assim, o GM vai comprimir a imagem para ela ser exibida em tela inteira, não queremos isso. Clique em "views". Selecione as duas caixas "Enable the use of views" e "Visible when room starts". Em "Object following", selecione o objeto que quer que a tela acompanhe. Caso queira alterar os valores Hbor e Vbor, altere. Isso é opcional.

Muito bem! Agora a reta final: clique na aba "objects". Selecione o objeto que criou a partir do nosso contorno (o meu oBackground). Clique no primeiro quadro da room. O contorno se encaixará perfeitamente no background. Viu como é simples? Agora basta colocar o player em qualquer lugar acima do contorno e... TESTE! Você verá como funciona perfeitamente.

CRÍTICAS, DÚVIDAS OU ELOGIOS... COMENTEM!

Última edição por Alex Marcelo em Qui 01 Jul 2010, 16:16, editado 1 vez(es)

Alex Marcelo

Número de Mensagens : 137
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1

Re: Tutorial de terrenos irregulares (curvos ou outros)

Mensagem por Super Games em Qui 01 Jul 2010, 14:51

Otimo tutorial Alex Marcelo!
Ira ajudar muitas pessoas incluindo eu.

Super Games

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 2704
Notas recebidas : D
Reputação : 10
Prêmios

Mensagem por Alex Marcelo em Qui 01 Jul 2010, 16:17

Obrigado! É bom sentir-se útil num fórum tão interessante.

Alex Marcelo

Número de Mensagens : 137
Reputação : 0
Prêmios

Mensagem por primz em Qui 01 Jul 2010, 16:34

isso é mesmo muito útil, posso vir a precisar disso depois

obrigado por esse tutorial

primz

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 321
Notas recebidas : C
Reputação : 2
Prêmios

http://www.primz.weebly.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:57

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: