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[ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Aee galera...estou tão feliz por ter conseguido entrega o jogo pro concurso ( shooter ) q resolvi criar o meu primeiro tuto ( coisa q já devia ter feito a tempos... )
Bem,lets go!! Wooooooow!!
Nome: Simples efeitos especiais
Descrição: Neste tuto vamos aprender a criar simples efeitos especiais q poderão dar uma cara mais bonita ao seu jogo
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO ( creio q tbm sirva para o GM 6)
Para começar,vamos precisar da sprite dos efeitos.Pra mostrar o quanto eu so bonzinho,fiz uma spritezinha para vcs usarem
Reparem q as bordas da sprite são transparentes.Isso ajuda para dar um efeito de luminosidade na tela....hmmm...interessante,não? Bem, maos a obra!!
Vamos criar um objeto chamado obj_efect ( ou algum otro nome mais jeitosinho ).
Vamos declarar o evento CREATE dele. Usando a função Execute Code,vamos digitar o seguinte:
Usando a função random_range,vamos criar valores aleatórios entre -5 e 5.Ou seja,quando nosso objeto diz q hspeed=random_range(-5,5),hspeed poderá ser qualquer valor entre -5 e 5,como porexemplo -2.5, 3.8...
Então,assim q nosso objeto surgir na tela,ele irá se locomover para lugares diferentes.Se vários desses obj_efect surgirem juntos,já podemos criar algo bonito de se ver.
Não esqueça de alterar os valores -5 e 5 caso queira personalizar o movimento do efeito!
Bem,todos sabemos q,se deixarmos nosso amiguinho obj_efect assim,ele dará um lag infernal no jogo,pois ñ há nada nele q faça ele ser deletado! Imagine vários e vários desses objetos na tela,a lerdeza q ele iria causar! Então,vamos fazer o seguinte. No evento Step,novamente usando a função Execute Code,digitaremos o seguinte:
E quando isso acontecer,ele será destruído ( coitado... -__-" ).
Vc pode alterar os valores para deixar o efeito mais longo ou mais curto.
Que tal esperimentar? Pegue um de seus objetos e digite em seu Step,usando o Execute Code:
Woooow...bonito,n? É...poderia ser melhor XD... Mas dá pro gasto
Explorando esse tuto,podemos criar efeitos ainda mais legais! Basta usar sua criatividade.
Bem,por hj é só pessoal! Espero ter ajudado alguem....
Bem,lets go!! Wooooooow!!
Nome: Simples efeitos especiais
Descrição: Neste tuto vamos aprender a criar simples efeitos especiais q poderão dar uma cara mais bonita ao seu jogo
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO ( creio q tbm sirva para o GM 6)
Para começar,vamos precisar da sprite dos efeitos.Pra mostrar o quanto eu so bonzinho,fiz uma spritezinha para vcs usarem
Reparem q as bordas da sprite são transparentes.Isso ajuda para dar um efeito de luminosidade na tela....hmmm...interessante,não? Bem, maos a obra!!
Vamos criar um objeto chamado obj_efect ( ou algum otro nome mais jeitosinho ).
Vamos declarar o evento CREATE dele. Usando a função Execute Code,vamos digitar o seguinte:
- Código:
hspeed=random_range(-5,5)
vspeed=random_range(-5,5)
Usando a função random_range,vamos criar valores aleatórios entre -5 e 5.Ou seja,quando nosso objeto diz q hspeed=random_range(-5,5),hspeed poderá ser qualquer valor entre -5 e 5,como porexemplo -2.5, 3.8...
Então,assim q nosso objeto surgir na tela,ele irá se locomover para lugares diferentes.Se vários desses obj_efect surgirem juntos,já podemos criar algo bonito de se ver.
Não esqueça de alterar os valores -5 e 5 caso queira personalizar o movimento do efeito!
Bem,todos sabemos q,se deixarmos nosso amiguinho obj_efect assim,ele dará um lag infernal no jogo,pois ñ há nada nele q faça ele ser deletado! Imagine vários e vários desses objetos na tela,a lerdeza q ele iria causar! Então,vamos fazer o seguinte. No evento Step,novamente usando a função Execute Code,digitaremos o seguinte:
- Código:
image_alpha-=0.0.1
if image_alpha<0
instance_destroy()
E quando isso acontecer,ele será destruído ( coitado... -__-" ).
Vc pode alterar os valores para deixar o efeito mais longo ou mais curto.
Que tal esperimentar? Pegue um de seus objetos e digite em seu Step,usando o Execute Code:
- Código:
instance_create(x,y,obj_efect)
Woooow...bonito,n? É...poderia ser melhor XD... Mas dá pro gasto
Explorando esse tuto,podemos criar efeitos ainda mais legais! Basta usar sua criatividade.
Bem,por hj é só pessoal! Espero ter ajudado alguem....
Última edição por SIGILOSO em Qui 05 Ago 2010, 09:48, editado 2 vez(es)
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Bom tutorial, uma opção para quem não sabe/quer usar particulas!
Só achei um pouco estranho isso aqui:
0.2.5? O_o
O GM aceita isso?
Não seria 0.25? Acredito que não, pois 0.25 destruiria o objeto muito rápido!
Só achei um pouco estranho isso aqui:
- Código:
image_alpha-=0.2.5
0.2.5? O_o
O GM aceita isso?
Não seria 0.25? Acredito que não, pois 0.25 destruiria o objeto muito rápido!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Obrigado pelo elogio!Janx says:Bom tutorial, uma opção para quem não sabe/quer usar particulas!
Só achei um pouco estranho isso aqui:
CÓDIGO:
image_alpha-=0.2.5
0.2.5? O_o
O GM aceita isso?
Não seria 0.25? Acredito que não, pois 0.25 destruiria o objeto muito rápido!
Geralmente eu utilizo o valor 0.2.5 msm,para criar efeitos mais curtos.Tbm pode-se usar 0.0.5,ou outros valores aproximados.
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
eu testei no GM e 0.2.5 é o mesmo q 0.25 xD...0.2.5? O_o
O GM aceita isso?
esse ponto é ignorado...
é como se na conta de divisao voce colocasse virgulas na casa do quociente...
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Gostei do tutorial,bem explicado e formatado,e ma ajudou pois agora vou fazer efeitos para a tela dos creditos.Vlw SIGILOSO
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Bem gente,vi q o efeito q eu tinha feito n ficou bom...editei um pouco o tópico e axo q agora melhorou bastante!
Obrigado pelos comentários!
Obrigado pelos comentários!
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Otimo tutorial,parabens Sigiloso,Tai uma coisa que eu nunca havia
pensado , tutorial muito bem detalhado e explicado
parabens² espero ver outros tutoriais seus !
pensado , tutorial muito bem detalhado e explicado
parabens² espero ver outros tutoriais seus !
Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Otimo seu 1º tutorial!
Vai ajudar muito os medianos no GM!
Vai ajudar muito os medianos no GM!
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
achei muito bom o tuto, esse é um dos efeitos que mais gosto e depois vem o de nuvens...
nuvens trazem lembranças
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Wooow! Bem legal, Sigiloso, ainda mais pra mim que não sabe nada de efeitos xD, irei tentar explorar o máximo possível do tutorial.
Valew!
Valew!
Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Obrigado gente!
Em breve eu posso até postar um tuto com efeitos de nuvens e neblinas.
Suadao,explorando esse sistema,vc poderá criar efeitos mto mais interessantes,e criar novos!
Em breve eu posso até postar um tuto com efeitos de nuvens e neblinas.
Suadao,explorando esse sistema,vc poderá criar efeitos mto mais interessantes,e criar novos!
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Por nada SIGILOSO
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Muito bom seu tutorial, me ajudou a criar um efeito simples e eficiente.
muriloknox- Data de inscrição : 11/07/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Muito bom SIGILOSO! Esse tutorial vai me ajudar muito, porque afinal de contas, nunca tive paciência de aprender como funcionam as partículas.
Achei muito legal! Muito wooow o efeito! xD
É como o Mystery disse, eu nunca pensei em fzer algo assim, usando como base esse, a gente pode tentar criar outros tipos de efeitos mais variados.
Mas será que não dá lag na hra que o jogo rodar? Tipo porque esse efeito gastou 24% da minha CPU
Achei muito legal! Muito wooow o efeito! xD
É como o Mystery disse, eu nunca pensei em fzer algo assim, usando como base esse, a gente pode tentar criar outros tipos de efeitos mais variados.
Mas será que não dá lag na hra que o jogo rodar? Tipo porque esse efeito gastou 24% da minha CPU
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!
Valeu, cara!
Há muito tempo procurava um tuto como esse... eu via esse tipo de efeito nos teus jogos e ficava "floating"...
obrigado!
Há muito tempo procurava um tuto como esse... eu via esse tipo de efeito nos teus jogos e ficava "floating"...
obrigado!
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
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