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Biemorth

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[ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Qua 30 Jun 2010, 23:45
Aee galera...estou tão feliz por ter conseguido entrega o jogo pro concurso ( shooter ) q resolvi criar o meu primeiro tuto ( coisa q já devia ter feito a tempos... )
Bem,lets go!! Wooooooow!!

Nome: Simples efeitos especiais
Descrição: Neste tuto vamos aprender a criar simples efeitos especiais q poderão dar uma cara mais bonita ao seu jogo Happy
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO ( creio q tbm sirva para o GM 6)

Para começar,vamos precisar da sprite dos efeitos.Pra mostrar o quanto eu so bonzinho,fiz uma spritezinha para vcs usarem Happy

Reparem q as bordas da sprite são transparentes.Isso ajuda para dar um efeito de luminosidade na tela....hmmm...interessante,não? Bem, maos a obra!!

Vamos criar um objeto chamado obj_efect ( ou algum otro nome mais jeitosinho ).
Vamos declarar o evento CREATE dele. Usando a função Execute Code,vamos digitar o seguinte:
Código:
hspeed=random_range(-5,5)
vspeed=random_range(-5,5)
Antes q as crianças quebrem suas cabeças,vamos esclarecer: o q diabos significa isso??
Usando a função random_range,vamos criar valores aleatórios entre -5 e 5.Ou seja,quando nosso objeto diz q hspeed=random_range(-5,5),hspeed poderá ser qualquer valor entre -5 e 5,como porexemplo -2.5, 3.8...
Então,assim q nosso objeto surgir na tela,ele irá se locomover para lugares diferentes.Se vários desses obj_efect surgirem juntos,já podemos criar algo bonito de se ver.
Não esqueça de alterar os valores -5 e 5 caso queira personalizar o movimento do efeito!

Bem,todos sabemos q,se deixarmos nosso amiguinho obj_efect assim,ele dará um lag infernal no jogo,pois ñ há nada nele q faça ele ser deletado! Imagine vários e vários desses objetos na tela,a lerdeza q ele iria causar! Então,vamos fazer o seguinte. No evento Step,novamente usando a função Execute Code,digitaremos o seguinte:
Código:
image_alpha-=0.0.1
if image_alpha<0
instance_destroy()
Pronto! Agora,assim q o obj_efect surgir,durante seu movimento ele começará a desaparecer ( image_alpha-=0.0.1 ),até q n possa ser mais visto ( image_alpha<0 )!
E quando isso acontecer,ele será destruído ( coitado... -__-" ).
Vc pode alterar os valores para deixar o efeito mais longo ou mais curto.

Que tal esperimentar? Pegue um de seus objetos e digite em seu Step,usando o Execute Code:
Código:
instance_create(x,y,obj_efect)

Woooow...bonito,n? É...poderia ser melhor XD... Mas dá pro gasto Happy
Explorando esse tuto,podemos criar efeitos ainda mais legais! Basta usar sua criatividade.

Bem,por hj é só pessoal! Espero ter ajudado alguem....
afro


Última edição por SIGILOSO em Qui 05 Ago 2010, 09:48, editado 2 vez(es)
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Qui 01 Jul 2010, 01:28
Bom tutorial, uma opção para quem não sabe/quer usar particulas! Happy

Só achei um pouco estranho isso aqui:
Código:
image_alpha-=0.2.5

0.2.5? O_o
O GM aceita isso?
Não seria 0.25? Acredito que não, pois 0.25 destruiria o objeto muito rápido!
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Qui 01 Jul 2010, 08:38
Janx says:Bom tutorial, uma opção para quem não sabe/quer usar particulas!

Só achei um pouco estranho isso aqui:
CÓDIGO:
image_alpha-=0.2.5


0.2.5? O_o
O GM aceita isso?
Não seria 0.25? Acredito que não, pois 0.25 destruiria o objeto muito rápido!
Obrigado pelo elogio!
Geralmente eu utilizo o valor 0.2.5 msm,para criar efeitos mais curtos.Tbm pode-se usar 0.0.5,ou outros valores aproximados. Happy
afro
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Qui 01 Jul 2010, 10:04
0.2.5? O_o
O GM aceita isso?
eu testei no GM e 0.2.5 é o mesmo q 0.25 xD...
esse ponto é ignorado...
é como se na conta de divisao voce colocasse virgulas na casa do quociente...
FLW
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Qui 01 Jul 2010, 10:07
Gostei do tutorial,bem explicado e formatado,e ma ajudou pois agora vou fazer efeitos para a tela dos creditos.Vlw SIGILOSO
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Qui 01 Jul 2010, 10:25
Bem gente,vi q o efeito q eu tinha feito n ficou bom...editei um pouco o tópico e axo q agora melhorou bastante! Happy
Obrigado pelos comentários!
afro
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Qui 01 Jul 2010, 18:29
Otimo tutorial,parabens Sigiloso,Tai uma coisa que eu nunca havia
pensado , tutorial muito bem detalhado e explicado
parabens² espero ver outros tutoriais seus !
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Qui 01 Jul 2010, 18:39
Otimo seu 1º tutorial!
Vai ajudar muito os medianos no GM!


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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Sab 03 Jul 2010, 10:10
achei muito bom o tuto, esse é um dos efeitos que mais gosto e depois vem o de nuvens...
lol! nuvens trazem lembranças
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Sab 03 Jul 2010, 10:51
Wooow! Bem legal, Sigiloso, ainda mais pra mim que não sabe nada de efeitos xD, irei tentar explorar o máximo possível do tutorial.

Valew! flw
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Sab 03 Jul 2010, 11:15
Obrigado gente!
Em breve eu posso até postar um tuto com efeitos de nuvens e neblinas. Happy
Suadao,explorando esse sistema,vc poderá criar efeitos mto mais interessantes,e criar novos!
afro
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Dom 04 Jul 2010, 11:01
Por nada SIGILOSO
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Seg 12 Jul 2010, 13:00
Muito bom seu tutorial, me ajudou a criar um efeito simples e eficiente.
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Seg 12 Jul 2010, 13:54
Muito bom SIGILOSO! Esse tutorial vai me ajudar muito, porque afinal de contas, nunca tive paciência de aprender como funcionam as partículas.

Achei muito legal! Muito wooow o efeito! xD

É como o Mystery disse, eu nunca pensei em fzer algo assim, usando como base esse, a gente pode tentar criar outros tipos de efeitos mais variados.

Mas será que não dá lag na hra que o jogo rodar? Tipo porque esse efeito gastou 24% da minha CPU Happy
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Re: [ SIGI-TUTO ] SIMPLES EFEITOS ESPECIAIS!!

em Seg 12 Jul 2010, 14:04
Valeu, cara!
Há muito tempo procurava um tuto como esse... eu via esse tipo de efeito nos teus jogos e ficava "floating"...

obrigado!
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