Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Hoje à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
script gerador de campo de visão
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
script gerador de campo de visão
bom galera eu chamei esses script desse jeito porque foi o modo q eu usei ele mas o u nome certo não sei qual seria.
esse script eu usei para fazer a IA do jogo Gerra 100 noção
campo_de_visao(segundo_obj,direção,amplitude,distancia)
SEGUNDO_OBJ = cerá o obj que o script identificara se esta dentro da área definida
DIREÇÃO = a direção central do campo de visão
AMPLITUDE = é a área em graus do campo de visão
DISTANCIA = é o alcance da área do campo de visão
modo de usar:
com dois obj com nomes exemplos player e inimigo e no obj inimigo no vento creat crie um var chamada vendo = false agora no evento step você adiciona esse comando:
com isso você obterá.
e apos o player entrar no campo de visão, se você quiser que o inimigo fique direcionado para o player e só adiciona um comando no evento step, como esse:
que seu evento inimigo vai ficar apontado para o evento player somente quando o player estiver dento da área de visão.
obs.: para que o script de certo e necessário que os dois objs tenha mascaras selecionadas.
edit: novo arquivo para download o anterior estava errado.
download arquivo campo_de_visao.gml
aproveite, duvidas, pergunte neste tópico.
esse script eu usei para fazer a IA do jogo Gerra 100 noção
/* //campo de visao // //identifica se o outro obj esta perto, pela distancia e angulação da área que você define // //créditos para RedDragon e para GMBR // // https://gmbr.forumeiros.com/forum.htm // //campo_de_visao(segundo_obj,direção,amplitude,distancia) // SEGUNDO_OBJ = cerá o obj que o script identificara se esta dentro da área definida // DIREÇÃO = a direção central do campo de visão // AMPLITUDE = é a área em graus do campo de visão // DISTANCIA = é o alcance da área do campo de visão */ direcao_do_inimigo = point_direction(x,y,argument0.x,argument0.y) if distance_to_point(argument0.x,argument0.y) < argument3{ if direcao_do_inimigo >= argument1 - (argument2/2) and direcao_do_inimigo <= argument1 + (argument2/2){ return true}else{ if direcao_do_inimigo <= argument1 - (360 - (argument2/2)) and argument1 >= (360 - (argument2/2)){ return true}else{ if direcao_do_inimigo >= argument1 + (360 - (argument2/2)) and argument1 <= (argument2/2){ return true}else{return false} }}}else{return false} |
SEGUNDO_OBJ = cerá o obj que o script identificara se esta dentro da área definida
DIREÇÃO = a direção central do campo de visão
AMPLITUDE = é a área em graus do campo de visão
DISTANCIA = é o alcance da área do campo de visão
modo de usar:
com dois obj com nomes exemplos player e inimigo e no obj inimigo no vento creat crie um var chamada vendo = false agora no evento step você adiciona esse comando:
- Código:
vendo = campo_de_visao(player,direction,90,200)
com isso você obterá.
e apos o player entrar no campo de visão, se você quiser que o inimigo fique direcionado para o player e só adiciona um comando no evento step, como esse:
- Código:
vendo = campo_de_visao(player,direction,90,200)
if vendo = true{direction = direcao_do_inimigo}
que seu evento inimigo vai ficar apontado para o evento player somente quando o player estiver dento da área de visão.
obs.: para que o script de certo e necessário que os dois objs tenha mascaras selecionadas.
edit: novo arquivo para download o anterior estava errado.
download arquivo campo_de_visao.gml
aproveite, duvidas, pergunte neste tópico.
Última edição por reddragon em Qua 10 Set 2008, 13:12, editado 2 vez(es)
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 267
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: script gerador de campo de visão
Uou! Muito bem pensado!
Volstagg- Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: script gerador de campo de visão
Parabéns mesmo reddragon! O código está muito inteligente. Sendo um script, eu digo também que é um tutorial de IA e um dos melhores daqui porque ele mostra a "mecânica" da coisa toda.
Convidad- Convidado
Re: script gerador de campo de visão
super lega... mas eu to querendo saber ccomo vc fez esse script ???
vc tem como me explicar como fazer ?
um dia o kabeção me deu umas dicas mais eu num entendi nadinha !
vc tem como me explicar como fazer ?
um dia o kabeção me deu umas dicas mais eu num entendi nadinha !
cabritox- Data de inscrição : 27/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 82
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: script gerador de campo de visão
super lega... mas eu to querendo saber ccomo vc fez esse script ???
vc tem como me explicar como fazer ?
um dia o kabeção me deu umas dicas mais eu num entendi nadinha !
vc tem como me explicar como fazer ?
um dia o kabeção me deu umas dicas mais eu num entendi nadinha !
cabritox- Data de inscrição : 27/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 82
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: script gerador de campo de visão
Da pra usar esse script com a versao lite?
Gianfranco- Data de inscrição : 24/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 143
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» campo de visão
» Como fazer um campo de visão
» [Resolvido]Movimentasão do campo de visão da room.
» [Script]Script de conversão de formato de texto ANSI <--> UTF-8
» [engin] Gerador de cpf
» Como fazer um campo de visão
» [Resolvido]Movimentasão do campo de visão da room.
» [Script]Script de conversão de formato de texto ANSI <--> UTF-8
» [engin] Gerador de cpf
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|