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Farramentas de paint no GM

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Mensagem por Henrique-HB Qua 23 Jun 2010, 12:05

mateus luz escreveu:Henrique-HB, seu post não foi atoa me ajudou a comprender o espirito da coisa, mas infelizmente eu não sei como usar o draw_point(), ja tentei um monte de coisa mas não da, eu entendi que ciar varias instancias para desenhar é ruin, por isso estou perguntando como usar o draw_point.

Opa, se quer aprender mesmo e está disposta a fritar a cabeça um pouquinho pode contar com a minha ajuda. Infelizmente agora não consigo fazer um post grande como aquele pq to trampando, mas a noite quando tiver mais tranquilo já mandou outra explicação aqui.

Enquanto isso, da uma olhadinha no manual do GM pra saber como funciona o evento draw, já vai dar uma adiantada no assunto.


flw.......
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Mensagem por mateus luz Qua 23 Jun 2010, 12:38

Eu to sempre disposto a fritar a cabeça hehe, vou dar uma olhada no manual do GM e espero a tua explicação
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Mensagem por dungeon333 Qua 23 Jun 2010, 12:48

cara vc cria uma surface , e nela vc desenha oque vc quiser , é que nem um sprite só que redesenhavel
para criar surfaces eh simples
Código:

surf = surface_create(width,height)
desenhar na surface
Código:

surface_set_target(surf)
// desenha normalmente
draw_circle(10,10,30,30,false);
surface_reset_target()
e desenhar a surface na tela
Código:

draw_surface(surf,x,y);

e a ferramenta de lapis simples
Código:

surface_set_target(surf)
draw_set_color(c_black);
draw_circle(mouse_x,mouse_y,2,false)
surface_reset_target()
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Mensagem por mateus luz Qua 23 Jun 2010, 12:52

dungeon333, onde se coloca cada um destes codigos(no step?draw?) e que objetos devem ser criados? vlw
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Mensagem por dungeon333 Qua 23 Jun 2010, 12:56

CREATE EVENT
Código:

surf = surface_create(500,500);
DRAW EVENT
Código:

draw_surface(surf,x,y);
GLOBAL MOUSE LEFT
Código:

surface_set_target(surf);
draw_set_color(c_black);
draw_circle(mouse_x - x,mouse_y - y,2,false);
surface_reset_target();
[/code]

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Mensagem por mateus luz Qua 23 Jun 2010, 13:07

eu clico com o botão esquerdo do mouse e não acontece nada!!Paço apoio!!!!!!!!!!!!!!
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Mensagem por dungeon333 Qua 23 Jun 2010, 13:11

cara depende do lugar que vc clicou , ele desenha baeado na posiçao do mouse , olha tente coloca o objeto nas posiçoes x = 0 e y = 0 e desenhar la perto .
EDIT : se nao der certo , coloca o evento do mouse no step e testa.
EDIT : e para salvar a imagem eh so usar o codigo
[code]
surface_save("sprite0.png");
[/code]
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Mensagem por mateus luz Qua 23 Jun 2010, 13:16

ok, funcionou, mais eu queria algo mais preciso, é que o softwrae que estou fazendo é para criar desenhos issométricos, então tem que ser um quadrado pequeno, e perfeito, alem disso séra preciso usar zoom para desenhar certinho.
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Mensagem por dungeon333 Qua 23 Jun 2010, 13:18

troque isto
Código:

surface_set_target(surf)
draw_set_color(c_black);
draw_circle(mouse_x,mouse_y,2,false)
surface_reset_target()
por isto
Código:

surface_set_target(surf)
draw_set_color(c_black);
draw_point(mouse_x,mouse_y)
surface_reset_target()
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Mensagem por mateus luz Qua 23 Jun 2010, 13:31

dungeon333,agora o quadrado ta perfeito, mas antes no primeiro modo eu tinha feito uns rabiscos na tela, e quando mudo o código para o novo e excuto o jogo novamente os rabiscos ainda estão la!! ja tentei reiniciar o GM e não adiantou, por que isso acontece?
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Mensagem por dungeon333 Qua 23 Jun 2010, 13:34

cara nao sei nao , nao deveria ser isso , mais de qualquer modo tenta isso
no evento
CREATE
Código:

surf = surface_create(500,500);
surface_set_target(surf)
draw_clear_alpha(0,0);
surface_reset_target();
substitua pelo outro
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Mensagem por mateus luz Qua 23 Jun 2010, 13:37

a muleque!!!Direitinho funcionou, mas como eu uso o image_scale para dar zoom?
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Mensagem por dungeon333 Qua 23 Jun 2010, 13:53

Código:

draw_surface_ext(surf,x,y,image_xscale,image_yscale,0,image_blend,1);
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Mensagem por Denis Lemos Qua 23 Jun 2010, 14:15

Henrique-HB escreveu:
Certo, poderiamos fazer um loop para ir checando pixel por pixel ao redor com draw_getpixel() e comparando com a cor de onde foi clicado com o balde maaaaaas, essa função é lenta, seu programa teria problemas ao checar áreas muito grandes mantendo a tela congelada no processo.

Nós temos os problemas, agora para galera praticar um pouquinho o raciocinio lógico, gostaria que se alguém tiver alguma idéia poste para discutirmos.

Isso é um exercício de lógica, não depende de um grande conhecimento de gml nem nada. Fica o desafio Smile

Espero ter ajudado e qualquer dúvida não hesitem em perguntar.


flw..........
Já tentei de várias formas com o draw_get_pixel, mas fica mesmo muito lento, e só o que cheguei perto de pintar com perfeições é um quadrado, pois se pode pegar as coordenadas dos lados dele e pintar com um draw_retangle, mas é muito lento o reconhecimento !

Mas o problema maior do que fazer a checagem dos pixeis que serão pintados"(que ainda não achei um lógica certa para fazer)" é fazer pintar formas distorcidas !

Eu tinha pensado em dois meios de fazer isso:

1º: O jeito mais lento, que não funcionou por motivos óbivios, seria ir criando objetos de um pixel, e esse objeto checar se os pixeis ao seu redor são da mesma cor do pixel clicado ele pintar esses pixeis, criar ao redor cópias dele mesmo, e depois se auto destruir para não gastar memória, mas mesmo assim se criam tantos objetos e esses ficam usando a função draw_get_pixel que é muito lenta, que acaba travando o jogo por esse motivo e por haver tantas instâncias dela mesma na room !

2º: Não consegui fazer, mas creio que seja a lógica mais correta das duas, que conssiste em criar um objeto checador apenas !
E quando clicar o mouse criar esse objeto, e ele tomar alguma direção, e quando chegar em um pixel de cor diferente do pixel clicado, ele ir perssiguindo a linha de contorno, e à cada step ir gravado a coordenada em uma "array", até que complete a volta !
Depois usar essas coordenadas para pintar a forma resultante usando o draw_primitive !
Assim daria para pintar qualquer forma que fosse o desenho !
Mas o problema é fazer a checagem perssiguir a linha de contorno, mas creio que até agora a lógica mais perto de como fazer seja essa, mas vamos esperar aparecer outra melhor !
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Mensagem por mateus luz Qua 23 Jun 2010, 15:17

dungeon333 escreveu:
Código:

draw_surface_ext(surf,x,y,image_xscale,image_yscale,0,image_blend,1);


Não consegui,onde vai este code,temque mechernele?
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Mensagem por Denis Lemos Qua 23 Jun 2010, 16:24

mateus luz escreveu:
dungeon333 escreveu:
Código:

draw_surface_ext(surf,x,y,image_xscale,image_yscale,0,image_blend,1);


Não consegui,onde vai este code,temque mechernele?

Amigo, coloque isso no draw do seu objeto que é o desenho, e onde está image_xscale e image_yscale, você coloca um valor que será o tamanho da imagem, coloque = à 2 que será o dobro do tamanho original !


Obs:
Acho muito complicado você conseguir fazer um programa desse tipo se não sabe nem onde se coloca os códigos, assim quem vai acabar criando o programa são os outros membros que estão toda hora dizendo qual o código, como que faz, pra que serve e onde coloca !

Eu sei que você vai achar chato eu dizer isso, mas o bom seria você tentar fazer coisas bem mais simples por enquanto, até aprender a interface do GM, e a sua lógica, para que serve cada evento e o que coloca em cada um, senão você não saberá para que serve esses códigos e o que fazer com eles, o que aposto que você não sabe, pois senão quando chegar em algo mais complicado que isso, não terá ninguém que saberá responder e você só terá a opição de desistir do projeto, mas se você aprender primeiro o que está fazendo, saberá contornar a situção e inventar seu próprio jeito de resolver o problema, fica aí a minha dica, não desanime com isso, apenas estou tentando evitar uma possivel frustração sua posteriormente, que já aconteceu comigo mesmo enquanto fazia um programa estilo o seu, que foi o caso do "balde de tintas", isso depois de eu já ter feito a maioria das ferramentas !
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Mensagem por mateus luz Qua 23 Jun 2010, 16:45

Denis Lemos, eu não consegui usar o image_scale daquele codigo por que eu quero o seguinte


quando aprtar a tecla + ele aumenta a scala da imagem, tentei colocar aquele codigo no evento keyboar + mas não deu certo, por isso perguntei onde tinha de colocar o codigo, e quanto a sua obs, concordo em partes, mas desistir não esta no meu vocabulario e perseverar é meu sobrenome, e quanto ao meu programa, ja tenho algumas ferramentas, agora so falta o zoom, ou seja, 80% do program foi eu que fiz,por isso acho que me comprendeu mal, o forum é para perguntar aquilo que você não sabe, eu não sabia desta parte e perguntei, portanto espero que me ajudem.


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Mensagem por dungeon333 Qua 23 Jun 2010, 16:50

no evento de keyboard + vc coloca
Código:

image_xscale += 0.05
image_yscale += 0.05
e no draw
Código:

draw_surface_ext(surf,x,y,image_xscale,image_yscale,0,image_blend,1);
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Mensagem por mateus luz Qua 23 Jun 2010, 17:43

Vou testar, se funcionar ja dou um edit

Edit: o zoom funciona, mas quando eu aproximo a imagem e clico os pontos não saem mais onde o mouse esta, e sim mais abaixo, alem disso a tela fica cheia de tipo rabiscos de varias cores.

Edit2: Modifiquei um pouco os codigos e a tela não esta mais rabiscada, mas os pontos criados com zoom ainda não saem na ponta do mouse
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Mensagem por dungeon333 Qua 23 Jun 2010, 18:32

cara ai vc vai precisar de calculos , por exemplo
Código:

draw_point(floor((mouse_x - x) * image_xscale),floor(mouse_y - y) * image_yscale));
tenta esse , se nao der vc vai ter q criar alguma formula para isso
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