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Sistema de Trocar Teclas do jogo...
4 participantes
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Sistema de Trocar Teclas do jogo...
Sistema de Trocar Teclas
Todos nos estamos cansados de ver em todos os jogos sistemas de trocar teclas padrões para teclas de nossa preferencia. Hoje eu vou ensinar a vocês como faze - la em seus jogos...
1º Usaremos uns scripts pré definidos para que não precisaremos repetir codigos...
Aqui está Button Control...
2º Ja com seu Game Maker aberto importe o Script Button Control
Script -> Import Script
3º Agora Crie um Objeto Chamado Controle e crie 4 eventos(Create, Step, Game End,Draw)
4ª No Evento Create, Adicione um "Execute Code":
Nele escreva o Seguinte codigo
- Código:
button_init();//que irá iniciar os scripts Button Control
button_module_load(true,true,true);// carrega os modulos das teclas(botões)
global.cima = 0;// Que será nossa varieval da tecla de subir
global.baixo = 0;//Será a de descer
global.esquerda = 0;//que será a de ir para esquerda
global.direita = 0;//seria a tecla para direita
listacar = " "; //que será usada pra que não possa usar o mesmo botão na mesma ação
texto[0] = "Digite a Tecla que para cima"; // Seram as perguntas para configurar as teclas
texto[1] = "Digite a tecla para Baixo";
texto[2] = "Digite a tecla para esquerda";
texto[3] = "Digite a tecla para direita";
texto[4] = "Aperte Enter para Prosseguir";
modo = 0;// sera o numero de perguntas...mas pra frente veremos melhor a explicação...
5ª: No evento de STEP coloque o seguinte codigo
- Código:
if button_check_pressed(bt_any) // que seria a mesma coisa de if keyboard_check_pressed(vk_anykey)
if string_count(" " + string(button_key[1]) + " ",listacar) = 0 // se o botão nao estiver na listacar(lista de caracteres)
if modo !=4 // se a perguntar não for a 4
{
switch(modo)
{
case 0: global.cima = button_key[1]; break; //Aqui transformamos a o valor da variavel na tecla
case 1: global.baixo = button_key[1]; break;
case 2: global.esquerda = button_key[1]; break;
case 3: global.direita = button_key[1]; break;
}
listacar += string(button_key[1]) + " "; //atualiza a lista de caracteres
modo +=1; //coloca mais modos
exit;
}
if modo = 4 and button_check_pressed(vk_enter)// se as perguntas tiverem chegado a 4 e apertar Enter
{
ini_open('Controles.ini')//Abre ou Cria o arquivo de configuração dos controles
ini_write_real('Player 1','cima',global.cima);//Aqui grava no ini a tecla
ini_write_real('Player 1','baixo',global.baixo);
ini_write_real('Player 1','esquerda',global.esquerda);
ini_write_real('Player 1','direita',global.direita);
button_module_unload(true,false,true);//desliga os modulos das teclas..
room_goto(room_inicial)//Aqui vai voltar para room inicial
}
6ª: Agora no Evento Game End crie outro Execute Code
- Código:
button_module_unload(true,true,true);//aqui desliga totalmente os modulos ao final do jogo
7ª: No evento Draw faremos a parte grafica dos codigos:
Adicione outro Execute Code:
- Código:
draw_text(0,36, "Cima: " + button_get_keyname(global.cima)
+"#Baixo: " + button_get_keyname(global.baixo)
+"#Esquerda: " + button_get_keyname(global.esquerda)
+"#Direita: " + button_get_keyname(global.direita));//aqui Escreveremos as teclas precionadas
draw_text(0,0,text[modo]);//Aqui será escrito as perguntas
Pronto aqui terminamos a edição das teclas agora vamos para a interação com o personagem
Aqui eu criei um personagem simples só para andar...
Adicione no Evento STEP o seguinte codigo
- Código:
if keyboard_check(global.esquerda){ x -= 5;}//ou apenas substitua suas teclas pelas variaveis global.esquerda, global.direita etc..
if keyboard_check(global.cima) {y -= 5;}
if keyboard_check(global.direita) {x +=5;}
if keyboard_check(global.baixo) {y +=5;}
Crie o e coloque no evento Create o seguite codigo:
- Código:
if !file_exists('Controles.ini')//caso não tenha nenhum arquivo de configuração ele cria
{
ini_open('Controles.ini');
ini_section_exists('Player 1');
ini_key_exists('Player 1','cima');
ini_key_exists('Player 1','baixo');
ini_key_exists('Player 1','esquerda');
ini_key_exists('Player 1','direita');
ini_write_real('Player 1','cima',38);//o 38 é numero que equivale a tecla VK_UP
ini_write_real('Player 1','baixo',40);
ini_write_real('Player 1','esquerda',37);
ini_write_real('Player 1','direita',39);
ini_close();
}
ini_open('Controles.ini');
global.cima = ini_read_real('Player 1','cima','Up');//aqui carregaremos as Configurações salvas
global.baixo = ini_read_real('Player 1','baixo','Down');
global.esquerda = ini_read_real('Player 1','esquerda','Left');
global.direita = ini_read_real('Player 1','direita','Right');
ini_close();
Crie outro botão que vá para a Room de editar os controles...
Após crie as Três Rooms
room_inicial Onde será o menu
room_controles onde será a de configuração
room_jogar que será o jogo em si
Na Room Inicial bote os Botões, Jogar e Configurar
Na Room Controles bote o Objeto Controle
Na Room jogar bote o Player...
Pronto fizemos um sistema de configuração de teclas.. Espero que tenham gostado e te ajudado...
Vou botar o que fiz aqui para que não tenham nenhuma duvida:
Sistema de controle.gmk
Obrigado...
Ass.Ownh
joorock12- Games Ranking :
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Re: Sistema de Trocar Teclas do jogo...
Hey Bom Tuto Cara
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Nicolas- Data de inscrição : 23/02/2010
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Re: Sistema de Trocar Teclas do jogo...
gracias man.
vc pode fazer um sobre
como mudar idiomas e músicas?
vc pode fazer um sobre
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SuperHacker- Data de inscrição : 19/05/2010
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Re: Sistema de Trocar Teclas do jogo...
tá fixe o tuto. parabens
afonso_silva- Data de inscrição : 29/05/2010
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