Entrar
Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?por theguitarmester Ontem à(s) 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ontem à(s) 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
[Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
5 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
Ola gente blz eu estou com uma duvida em umas variavel do game maker para que serve essas variaveis:
Editado por CyraxX: Topico resolvido.
Trancado.
Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
- Código:
then
- Código:
div
Editado por CyraxX: Topico resolvido.
Trancado.
Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
Joao99- Data de inscrição : 13/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
Then: é algo como então. Vou dar um exemplo bem jeca:
Isso significa que a ação 2 só acontecerá DEPOIS que a ação 1 acontecer. sacas?
Div: eu acho que é divisão de inteiros, mas não tenho certeza.
- Código:
if blabla_bla(1,2,3)
{ ação 1 }
THEN
{ ação 2 }
Isso significa que a ação 2 só acontecerá DEPOIS que a ação 1 acontecer. sacas?
Div: eu acho que é divisão de inteiros, mas não tenho certeza.
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
O div seria divisão, a mesma coisa que / .
Exemplo:
Exemplo:
- Código:
{
numero = 10 div 5;
show_message(string(numero));
}
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
Não amigão. O div é divisão inteira e o / é divisão normal de ponto flutuante.Cainã escreveu:O div seria divisão, a mesma coisa que / .
Exemplo:
- Código:
{
numero = 10 div 5;
show_message(string(numero));
}
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
vinians escreveu:Não amigão. O div é divisão inteira e o / é divisão normal de ponto flutuante.Cainã escreveu:O div seria divisão, a mesma coisa que / .
Exemplo:
- Código:
{
numero = 10 div 5;
show_message(string(numero));
}
Realmente eu errei, acabei de fazer alguns testes e é divisão inteira mesmo.
Não seria a mesma coisa que fazer resultado = floor(numero1) / floow(numero2) ?
Valeu por me corrigir.
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
felaobr escreveu:Then: é algo como então. Vou dar um exemplo bem jeca:
- Código:
if blabla_bla(1,2,3)
{ ação 1 }
THEN
{ ação 2 }
Isso significa que a ação 2 só acontecerá DEPOIS que a ação 1 acontecer. sacas?
Div: eu acho que é divisão de inteiros, mas não tenho certeza.
Acho que o uso correto mesmo seria:
- Código:
if blabla_bla(1,2,3) then
{
ação 1
ação 2
....
}
ação 1
então
ação 2
Tá, não era obvio? A ação 2 seria executada de qualquer forma.
o Then não é necessário usar no GM, mas algumas linguagens precisam dele, eu acho que só ajuda a dar mais sentido:
- Código:
if blabla_bla(1,2,3) then
{
}
Se blablabla então
{
fazer isso
}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
Janx escreveu:[...]Como o GM é um programa bem flexivel pode até ser que ele aceite da forma que você falou (Ou não, não sei, não testei). Da sua forma nem faz muito sentido:
ação 1
então
ação 2
Tá, não era obvio? A ação 2 seria executada de qualquer forma.
o Then não é necessário usar no GM, mas algumas linguagens precisam dele, eu acho que só ajuda a dar mais sentido:[...]
Só que com o THEN, a ação 2 só ocorrerá após a ação 1 ter acontecido. Sem o then, ela acontecerá ao mesmo tempo que a 1.
Mas eu não tenho realmente muita certeza, confesso. Nunca usei o then, nunca precisei, então pode ser que você esteja certo. Mas de principio, eu sempre achei que o THEN fosse o contrário de WHILE, nas variáveis...
Ei janx, eu lembro de vc do tempo que eu visitava a gmbr (: agora eu quero ficar mesmo ' não lembro se era você que eu vi virar moderador, mas eu vi um la receber promoção uma vez. (acho que não, já que vc é adm)
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
felaobr escreveu:Janx escreveu:[...]Como o GM é um programa bem flexivel pode até ser que ele aceite da forma que você falou (Ou não, não sei, não testei). Da sua forma nem faz muito sentido:
ação 1
então
ação 2
Tá, não era obvio? A ação 2 seria executada de qualquer forma.
o Then não é necessário usar no GM, mas algumas linguagens precisam dele, eu acho que só ajuda a dar mais sentido:[...]
Só que com o THEN, a ação 2 só ocorrerá após a ação 1 ter acontecido. Sem o then, ela acontecerá ao mesmo tempo que a 1.
Mas eu não tenho realmente muita certeza, confesso. Nunca usei o then, nunca precisei, então pode ser que você esteja certo. Mas de principio, eu sempre achei que o THEN fosse o contrário de WHILE, nas variáveis...
Ei janx, eu lembro de vc do tempo que eu visitava a gmbr (: agora eu quero ficar mesmo ' não lembro se era você que eu vi virar moderador, mas eu vi um la receber promoção uma vez. (acho que não, já que vc é adm)
Não, as ações aconteceriam uma após a outra (uma por Step). Realmente o then no GM não faz muito sentido.
O contrário do while seria o do .
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
do? Bom, agora meu repertório aumentou um pouco, não conhecia isso.
Dei uma pesquisada e realmente, o then seria como somente um enfeite para colocar no final do IF. Acho que talvez o desenvolvedor do GM tenha colocado o then porque em algumas linguagens isso é necessário, e algumas pessoas podem estar acostumadas àquele jeito.
Mas o div eu acertei, é divisão de inteiros (:
Dei uma pesquisada e realmente, o then seria como somente um enfeite para colocar no final do IF. Acho que talvez o desenvolvedor do GM tenha colocado o then porque em algumas linguagens isso é necessário, e algumas pessoas podem estar acostumadas àquele jeito.
Mas o div eu acertei, é divisão de inteiros (:
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
felaobr escreveu:do? Bom, agora meu repertório aumentou um pouco, não conhecia isso.
Dei uma pesquisada e realmente, o then seria como somente um enfeite para colocar no final do IF. Acho que talvez o desenvolvedor do GM tenha colocado o then porque em algumas linguagens isso é necessário, e algumas pessoas podem estar acostumadas àquele jeito.
Mas o div eu acertei, é divisão de inteiros (:
O do se usa assim:
- Código:
{
do { //Fazer
x+=1
}
until (x=250); //Até
}
Se o x inicial for 0 por exemplo, ele irá avançar de 1 em 1 até 250.
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
Obrigado, isso sim eu tava precisando (:
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
Opa vlw aewww gente =)!No caso ai se usa while para que?
Joao99- Data de inscrição : 13/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
Joao99 escreveu:Opa vlw aewww gente =)!No caso ai se usa while para que?
o while é um loop.
a estrutura é:
- Código:
while (!place_free(x,y))
{y-=1;}
Traduzindo:
enquanto o objeto não estiver livre de colisão, o Y dele vai diminuir.
Esse loop pode rodar milhares de vezes... e se você não souber usar você pode fazer o jogo travar, pois deixaria o jogo num loop infinito e que não iria fazer as outras coisas como atualizar os objetos, desenhar na tela, etc.
Acho que não expliquei muito bem... Qualquer coisa pode perguntar.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Duvida em uma variaveis do gm
Wlw janx intendi um mucado mas vai =) si eu tiver duvida te pergunto vlwwwwJanx escreveu:Joao99 escreveu:Opa vlw aewww gente =)!No caso ai se usa while para que?
o while é um loop.
a estrutura é:
- Código:
while (!place_free(x,y))
{y-=1;}
Traduzindo:
enquanto o objeto não estiver livre de colisão, o Y dele vai diminuir.
Esse loop pode rodar milhares de vezes... e se você não souber usar você pode fazer o jogo travar, pois deixaria o jogo num loop infinito e que não iria fazer as outras coisas como atualizar os objetos, desenhar na tela, etc.
Acho que não expliquei muito bem... Qualquer coisa pode perguntar.
Joao99- Data de inscrição : 13/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 166
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|