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(resolvido)ações de um objeto com condições

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Mensagem por darth vader Seg 26 Abr 2010, 17:10

criei 3 baus com 3 chaves em cada um, sendo q as chaves qnd encontradas aparece
um background com uma mensagem dizendo de qual chave se trata(1º,2º,3º).
no fim da fase, tendo-se pego as 3,há uma jaula q abre com as 3 chaves, e dentro dela, um detonador.
pergunta:
1-como fazer um comando com a condição de q a jaula só abra se tiver as 3 chaves?
2-os sprites da jaula são 3:fechado, abrindo e aberto. como fazer as trocas de sprites p cada momento?
obs:a jaula se abrirá qnd o perso.(estando com as 3 chaves) colidir com ela.
p se ter uma ideia melhor:
http://www.easy-share.com/1910020143/teste yellow.rar
eu já fiz essa mesma pergunta, mas acho q não soube explicar bem... Rolling Eyes
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Última edição por darth vader em Sex 30 Abr 2010, 17:02, editado 1 vez(es)
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Mensagem por André Gustavo Seg 26 Abr 2010, 19:31

1-no create do player coloque

Código:
chaves=0

quando se colosionar com a chave


Código:
chaves+=1
with(other){instance_destroy}

na colisao com a jaula


Código:
if chaves=3{with(other){instance_change(obj_jaula_abrindo,0)}
chaves=0}
else{speed=0}

2-crie um objeto chamado obj_jaula_abrindo e coloque o sprite da porta abrindo nele,depois va em ADD EVENT/OTHER/ANIMATION END e coloque esse codigo

Código:
sprite_index=sprite ta porta aberta
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Mensagem por Cainã Seg 26 Abr 2010, 20:09

darth vader escreveu:criei 3 baus com 3 chaves em cada um, sendo q as chaves qnd encontradas aparece
um background com uma mensagem dizendo de qual chave se trata(1º,2º,3º).
no fim da fase, tendo-se pego as 3,há uma jaula q abre com as 3 chaves, e dentro dela, um detonador.
pergunta:
1-como fazer um comando com a condição de q a jaula só abra se tiver as 3 chaves?
2-os sprites da jaula são 3:fechado, abrindo e aberto. como fazer as trocas de sprites p cada momento?
obs:a jaula se abrirá qnd o perso.(estando com as 3 chaves) colidir com ela.
p se ter uma ideia melhor:
http://www.easy-share.com/1910020143/teste yellow.rar
eu já fiz essa mesma pergunta, mas acho q não soube explicar bem... Rolling Eyes
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CREATE DO OBJETO PORTÃO:

Código:
{
momento=0;
}

COLISÃO DO PLAYER COM CADA CHAVE:

Código:
{
momento+=1;
instance_destroy(other);
}

STEP DO OBJETO PORTÃO:

Código:
{
switch (momento){

case 0: image_single=0; break;

case 1: image_single=0; break;

case 2: image_single=1; break;

case 3: image_single=1; break;
}
}

COLISÃO DO PLAYER COM A JAULA:

Código:
{
with (other){
image_single=2;
}
}
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Mensagem por darth vader Qua 28 Abr 2010, 17:34

Ñ deu. no 1º deu esse erro:
FATAL ERROR in
action number 1
of Collision Event with object bau_open1
for object parado:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
with(other){instance_destroy}

at position 34: Assignment operator expected.

e no 2º esse:

FATAL ERROR in
action number 1
of Collision Event with object parado
for object bau_open1:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 11:
instance_destroy(other);

at position 28: Wrong number of arguments to function or script. 😢
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Mensagem por Cainã Qua 28 Abr 2010, 18:04

A parte onde está with(other){instance_destroy} lembre-se de colocar parenteses, ficando assim:

with(other){instance_destroy();}

Na parte em que eu coloquei instance_destroy(other); eu errei, o certo seria:

Código:
with (other){
instance_destroy();
}

Fiz de cabeça e esqueci que a função não tinha argumentos. Qualquer coisa é só falar.
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Mensagem por darth vader Qui 29 Abr 2010, 14:52

deu certo, mas qnd chega perto do portão, ele ñ abre, e qnd se pula sobre ele,
o personagem desce devagar. acho q é bug.
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Mensagem por Cainã Qui 29 Abr 2010, 14:57

Lembra de usar a variável momento como uma global.

Modifica o ultimo código (de colisão):

Código:
{
if image_single<2{
with (other){
image_single=2;
}
}
}
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Mensagem por darth vader Sex 30 Abr 2010, 17:01

belê!! deu certo !!
tive q fazer algumas modificações por conta das imagens_single
da jaula e tá perfeito!
valeu pela persistencia.
falows !!!!! cheers
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