[Pedido] Tipo uma IA em 2d para jogo de tiro

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[Pedido] Tipo uma IA em 2d para jogo de tiro

Mensagem por dd123 em Seg 26 Abr 2010, 00:31

Olá GMBR's(uhsuhaushuahs), como eu faço pra que um objeto ande normalmente pelo cenário e quando ele ficar a uma distancia de "100"px, ele me siga e atire de 1 em 1 seg. e quando ele chegar a uma distancia de "50"px ele ficasse parado mas continuasse atirando?

Desde Já Agradeço!

dd123

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Re: [Pedido] Tipo uma IA em 2d para jogo de tiro

Mensagem por RodrigoM. em Seg 26 Abr 2010, 00:40

para calcular a distancia de um objeto a nos usamos distance_to_object(objeto).

exemplo:

Código:

if distance_to_object(obj_inimigo) > 50{
ele ataca}

Tendeu ?

RodrigoM.

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Re: [Pedido] Tipo uma IA em 2d para jogo de tiro

Mensagem por dd123 em Seg 26 Abr 2010, 00:50

isso eu sei poww... olha o cod que eu to usando:
Código:
if distance_to_object (obj_player)>50 and podeatira=true
{
instance_create (x,y,obj_bala2)
podeatira=false
alarm[0]=30
}
mas ai ele segue o personagem até ficar batendo nele.... e tambem eu não sei fazer com que a imagem desse inimigo gire a imagem para o angulo certo ao que ele está andando

EDIT:

eu errei no comentário do cod... eu uso o cod... mas eu queria saber como fazer ele chegar perto mas nao encostar... e sem ficar indo pra um só lado do player!

Postem Plz! scratch

dd123

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Re: [Pedido] Tipo uma IA em 2d para jogo de tiro

Mensagem por luishadow em Seg 26 Abr 2010, 09:30

ainda sou muito novo em GML mas de acordo com alguns codigos que ja conheço isto deve ajudar, para alem do mais tentar ñ costa, costa é saber Very Happy

Código:
if distance_to_object (obj_player) < 50
{
hspeed = 0
vspeed = 0 //ñ sei ao serto como o queres parar
else
{
if distance_to_object (obj_player)>50 and podeatira=true
{
instance_create (x,y,obj_bala2)
podeatira=false
alarm[0]=30
}
}

luishadow

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Re: [Pedido] Tipo uma IA em 2d para jogo de tiro

Mensagem por dd123 em Seg 26 Abr 2010, 11:28

funcionou +/-... tive de fazer umas mudançar pra pegar legal!

Código:
if distance_to_object (obj_player) < 50
{
hspeed = 0
vspeed = 0 //ñ sei ao serto como o queres parar
}
else
{
if distance_to_object (obj_player)>50
{
move_towards_point (obj_player.x,obj_player.y,4)
}
}

if distance_to_object (obj_player)<50  and podeatira=true
{
instance_create (x,y,obj_bala2)
podeatira=false
alarm[0]=30
}

mas ele só está atirando 2 vezes... e eu não estou usando uma quantidade certa de muinição!

Ajuda aí, ainda queria saber como ele vira sua spr pra direção em que ele anda!

Desde já agradeço!

EDIT:

consegui arrumar a parte em que ele só atira 2 vezes; foi simples no alarm 0 eu coloquei
Código:
podeatira=true

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Re: [Pedido] Tipo uma IA em 2d para jogo de tiro

Mensagem por luishadow em Seg 26 Abr 2010, 12:25

Isso agora de pende do tipo de jogo que estejas a fazer.

Mas tenta seguir este tuto. talvez te ajude no que queres.

http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aula-8-matar-matar-e-matar-t2256.htm

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Re: [Pedido] Tipo uma IA em 2d para jogo de tiro

Mensagem por dd123 em Seg 26 Abr 2010, 12:28

Vou ver o Tuto mais tarde! quando eu ler.. eu dou um edit dizendo se me ajudou

EDIT:

não é isso que estou procurando.. oq eu procuro é pra um jogo visto de cima... igual GTAIII de Play1.. no qual o inimigo anda nas 8 direções(usando rotação, ou sprite) ... até ai já é o suficiente... quero q a sprite dele "rode" até a direção que ele ande!...

Espero que tenha entendido, Desde já agradeço!

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Re: [Pedido] Tipo uma IA em 2d para jogo de tiro

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