Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Tutorial de terrenos irregulares (curvos ou outros)
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial de terrenos irregulares (curvos ou outros)
Olá a todos!
Até ontem eu estava precisando de uma mão pra conseguir terminar meus projetos do GM... Eu não consegui ajuda. Mas é o que eu sempre digo: quando estamos realmente afim de fazer algo, conseguimos!
Muita gente tem dúvida de como fazer um personagem andar em terrenos curvados, já que geralmente são criados quadrados sólidos pra fazer isso. Essa dica serve pra qualquer estilo de jogo, mas PRINCIPALMENTE PARA JOGOS DE PLATAFORMA.
Observe a imagem abaixo, retirada do baixaki:
Queremos fazer com que o personagem (no meu caso o Mario) ande pelas montanhas. Mas há um problema: elas são curvas. Eu poderia usar blocos sólidos invisíveis? Sim, é claro, mas ele não andaria com perfeição pelas montanhas. Daria a impressão que ele está descendo uma escada, e não queremos isso.
Pois bem, neste tutorial iremos fazer isso em alguns passos.
Programas necessários:
- Adobe Photoshop ou CorelDraw
- Game Maker
Abra o Photoshop. Então selecione File > Open.
Abra a imagem que usará como background, a mesma que quer fazer seu player andar em cima.
Então, na aba "layers" do Photoshop, crie uma nova camada. Para isso, clique no botão destacado à direita da imagem abaixo. Confirme se a camada selecionada é a que você acabou de criar.
Então você seleciona a ferramenta Brush Tool (destacada à esquerda da imagem acima) e começa a pintar a parte que quer que o player ande. Você pode alterar o tamanho do pincel, se estiver muito grande ou muito pequeno.
Agora na aba Layers, clique no olho destacado abaixo, em "Background". Você verá como ficou o seu contorno na camada nova que criou.
Deverá estar assim:
Muito bem! A parte mais trabalhosa acabou. Agora delete a camada "Background", para que reste apenas a do contorno. A seguir, salve a imagem em formato .PNG. Isso é MUITO IMPORTANTE! Save as > .PNG Caso abra outra janela, clique em OK.
Agora vamos ao GM. Abra-o.
Crie uma nova sprite e dê-lhe o nome que quiser. Eu a chamarei de sBackground. Em "Load Sprite", carregue a imagem que acabamos de salvar (a do contorno). Clique em OK.
Crie um novo objeto. Utilize como sprite a imagem que acabamos de carregar: a do contorno, e dê a ele o nome que quiser. Eu o chamei de oBackground. Agora a parte mais importante: Desmarca a caixa "Visible", para que o contorno não apareça durante o jogo, e marca a caixa "Solid". Se tiver um "parent", carregue o correspondente sólido, e altere o valor "Depth" de 0 para 2.
Agora crie um novo Background. Lembra da imagem ORIGINAL (NÃO É O CONTORNO, A ORIGINAL) que utilizamos para tirar o contorno? Pois bem. Carregue-a.
Crie uma nova room. Na aba "backgrounds", selecione o background que acabamos de carregar, a imagem original. Provavelmente o GM vai cortar essa imagem, então clique na aba "settings". Nos valores Width e Height altere para o mesmo dos do background. Se não souber qual é, clique o background que criou e você os verá. No meu caso é de 1024 por 768. Atribua os valores correspondentes. Só que se deixarmos assim, o GM vai comprimir a imagem para ela ser exibida em tela inteira, não queremos isso. Clique em "views". Selecione as duas caixas "Enable the use of views" e "Visible when room starts". Em "Object following", selecione o objeto que quer que a tela acompanhe. Caso queira alterar os valores Hbor e Vbor, altere. Isso é opcional.
Muito bem! Agora a reta final: clique na aba "objects". Selecione o objeto que criou a partir do nosso contorno (o meu oBackground). Clique no primeiro quadro da room. O contorno se encaixará perfeitamente no background. Viu como é simples? Agora basta colocar o player em qualquer lugar acima do contorno e... TESTE! Você verá como funciona perfeitamente.
CRÍTICAS, DÚVIDAS OU ELOGIOS... COMENTEM!
Até ontem eu estava precisando de uma mão pra conseguir terminar meus projetos do GM... Eu não consegui ajuda. Mas é o que eu sempre digo: quando estamos realmente afim de fazer algo, conseguimos!
Muita gente tem dúvida de como fazer um personagem andar em terrenos curvados, já que geralmente são criados quadrados sólidos pra fazer isso. Essa dica serve pra qualquer estilo de jogo, mas PRINCIPALMENTE PARA JOGOS DE PLATAFORMA.
Observe a imagem abaixo, retirada do baixaki:
Queremos fazer com que o personagem (no meu caso o Mario) ande pelas montanhas. Mas há um problema: elas são curvas. Eu poderia usar blocos sólidos invisíveis? Sim, é claro, mas ele não andaria com perfeição pelas montanhas. Daria a impressão que ele está descendo uma escada, e não queremos isso.
Pois bem, neste tutorial iremos fazer isso em alguns passos.
Programas necessários:
- Adobe Photoshop ou CorelDraw
- Game Maker
Abra o Photoshop. Então selecione File > Open.
Abra a imagem que usará como background, a mesma que quer fazer seu player andar em cima.
Então, na aba "layers" do Photoshop, crie uma nova camada. Para isso, clique no botão destacado à direita da imagem abaixo. Confirme se a camada selecionada é a que você acabou de criar.
Então você seleciona a ferramenta Brush Tool (destacada à esquerda da imagem acima) e começa a pintar a parte que quer que o player ande. Você pode alterar o tamanho do pincel, se estiver muito grande ou muito pequeno.
Agora na aba Layers, clique no olho destacado abaixo, em "Background". Você verá como ficou o seu contorno na camada nova que criou.
Deverá estar assim:
Muito bem! A parte mais trabalhosa acabou. Agora delete a camada "Background", para que reste apenas a do contorno. A seguir, salve a imagem em formato .PNG. Isso é MUITO IMPORTANTE! Save as > .PNG Caso abra outra janela, clique em OK.
Agora vamos ao GM. Abra-o.
Crie uma nova sprite e dê-lhe o nome que quiser. Eu a chamarei de sBackground. Em "Load Sprite", carregue a imagem que acabamos de salvar (a do contorno). Clique em OK.
Crie um novo objeto. Utilize como sprite a imagem que acabamos de carregar: a do contorno, e dê a ele o nome que quiser. Eu o chamei de oBackground. Agora a parte mais importante: Desmarca a caixa "Visible", para que o contorno não apareça durante o jogo, e marca a caixa "Solid". Se tiver um "parent", carregue o correspondente sólido, e altere o valor "Depth" de 0 para 2.
Agora crie um novo Background. Lembra da imagem ORIGINAL (NÃO É O CONTORNO, A ORIGINAL) que utilizamos para tirar o contorno? Pois bem. Carregue-a.
Crie uma nova room. Na aba "backgrounds", selecione o background que acabamos de carregar, a imagem original. Provavelmente o GM vai cortar essa imagem, então clique na aba "settings". Nos valores Width e Height altere para o mesmo dos do background. Se não souber qual é, clique o background que criou e você os verá. No meu caso é de 1024 por 768. Atribua os valores correspondentes. Só que se deixarmos assim, o GM vai comprimir a imagem para ela ser exibida em tela inteira, não queremos isso. Clique em "views". Selecione as duas caixas "Enable the use of views" e "Visible when room starts". Em "Object following", selecione o objeto que quer que a tela acompanhe. Caso queira alterar os valores Hbor e Vbor, altere. Isso é opcional.
Muito bem! Agora a reta final: clique na aba "objects". Selecione o objeto que criou a partir do nosso contorno (o meu oBackground). Clique no primeiro quadro da room. O contorno se encaixará perfeitamente no background. Viu como é simples? Agora basta colocar o player em qualquer lugar acima do contorno e... TESTE! Você verá como funciona perfeitamente.
CRÍTICAS, DÚVIDAS OU ELOGIOS... COMENTEM!
Última edição por Alex Marcelo em Qui 01 Jul 2010, 16:16, editado 1 vez(es)
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 137
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial de terrenos irregulares (curvos ou outros)
Otimo tutorial Alex Marcelo!
Ira ajudar muitas pessoas incluindo eu.
Ira ajudar muitas pessoas incluindo eu.
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- C ou C++
Re: Tutorial de terrenos irregulares (curvos ou outros)
Obrigado! É bom sentir-se útil num fórum tão interessante.
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 137
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial de terrenos irregulares (curvos ou outros)
isso é mesmo muito útil, posso vir a precisar disso depois
obrigado por esse tutorial
obrigado por esse tutorial
Tópicos semelhantes
» [Tutorial] 39dll Tutorial - Part I
» [Pedido] Sprites de terrenos/construções
» [Help] rooms c/ janelas de tamanhos irregulares??
» Oi Galerinha, aqui um tutorial básico de um jogo de luta que eu fiz! [TUTORIAL]
» [Tutorial] 39dll Tutorial - Part II(Final)
» [Pedido] Sprites de terrenos/construções
» [Help] rooms c/ janelas de tamanhos irregulares??
» Oi Galerinha, aqui um tutorial básico de um jogo de luta que eu fiz! [TUTORIAL]
» [Tutorial] 39dll Tutorial - Part II(Final)
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|