Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Tutorial de RPG com vídeo Parte 1 - Fazendo um movimento de RPG
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial de RPG com vídeo Parte 1 - Fazendo um movimento de RPG
Nome:Tutorial de RPG Parte 1 - Fazendo o player mover-se
Descrição: Aprenda a fazer RPGs
Nível de dificuldade: Fácil/Mediano
Requerimentos:Game Maker 8 Lite
Desenvolvimento:Para quem quiser, o vídeo está já aqui em cima:
Olá! Este é o meu 2º tuto no fórum, espero que gostem e que aprendam a fazer RPGs.
Para começar, o que é então um RPG? RPG significa Role Playing Game e é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas. Pokemon e Zelda são dois exemplos claros deste tipo de jogo.
Mas passemos agora ao tutorial. Se está a pensar fazer um jogo RPG convem que tenha um menu de jogo. Se não sabe como fazer um, veja aqui um tutorial. http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-menu-e-submenu-em-gml-t6431.htm?highlight=submenu
O mais importante de um RPG é a personagem principal. Esta deve ser um herói que anda por um mundo enfrentando perigos e derrotando inimigos.
Não sei se já reparou, mas quem já jogou Pokemon, viu que o character tem 4 direcções: Cima, Baixo, Esquerda, Direita. E conforme cada direcção, o sprite tem uma animação.
E você pergunta "Ui estou a ver que isso vai ser muito complicado!" mas não, porque o Game Maker permite que faça facilmente estes movimentos. Por isso vamos por mãos à obra:
Você vai precisar de sprites com animações em quatro direcções. Eu escolhi do pokemon
Abra o Game Maker e crie 8 sprites. Mude o nome deles por exemplo "Cima", "Cima andando", "Baixo", "Baixo andando", "Esquerda", "Esquerda Andando", "Direita", "Direita andando".
Agora, seleccione o sprite "Cima" e faça "edit sprite". Depois vá a "File>Add from strip" e escolha a imagem que baixou. Depois seleccione a parte em que o boneco está virado para cima, mas não andando.
Depois repita o processo para o "Cima andando" só que desta vez mude o " Number of Images" para 4 e o "Images per Row" também para 4. Altere a altura e largura da imagem se precisar
Faça o mesmo para o resto dos sprites.
Agora crie um objecto e dê-lhe o nome que o seu boneco vai ter. Agora crie um evento "Key Press>Up" e uma acção "Move Fixed" e escolha a seta para cima e mude a velocidade para 5. Agora dentro deste evento crie outra acção e escolha "Change Sprite" e escolha o sprite "Cima andando".
Outro evento e escolha "Key Released>Up" e escolha duas acções "Move fixed" e escolha o quadradinho do meio. A outra acção é "Change Sprite" e escolha "Cima"
Faça os mesmos eventos para o resto das teclas sempre com o mesmo processo.
Crie uma room e coloque lá o objecto e teste!
Obs: Não sei se as imagens que hospedei no Imageshack estão direitas :oops:
Descrição: Aprenda a fazer RPGs
Nível de dificuldade: Fácil/Mediano
Requerimentos:Game Maker 8 Lite
Desenvolvimento:Para quem quiser, o vídeo está já aqui em cima:
Olá! Este é o meu 2º tuto no fórum, espero que gostem e que aprendam a fazer RPGs.
Para começar, o que é então um RPG? RPG significa Role Playing Game e é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas. Pokemon e Zelda são dois exemplos claros deste tipo de jogo.
Mas passemos agora ao tutorial. Se está a pensar fazer um jogo RPG convem que tenha um menu de jogo. Se não sabe como fazer um, veja aqui um tutorial. http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-menu-e-submenu-em-gml-t6431.htm?highlight=submenu
O mais importante de um RPG é a personagem principal. Esta deve ser um herói que anda por um mundo enfrentando perigos e derrotando inimigos.
Não sei se já reparou, mas quem já jogou Pokemon, viu que o character tem 4 direcções: Cima, Baixo, Esquerda, Direita. E conforme cada direcção, o sprite tem uma animação.
E você pergunta "Ui estou a ver que isso vai ser muito complicado!" mas não, porque o Game Maker permite que faça facilmente estes movimentos. Por isso vamos por mãos à obra:
Você vai precisar de sprites com animações em quatro direcções. Eu escolhi do pokemon
Abra o Game Maker e crie 8 sprites. Mude o nome deles por exemplo "Cima", "Cima andando", "Baixo", "Baixo andando", "Esquerda", "Esquerda Andando", "Direita", "Direita andando".
Agora, seleccione o sprite "Cima" e faça "edit sprite". Depois vá a "File>Add from strip" e escolha a imagem que baixou. Depois seleccione a parte em que o boneco está virado para cima, mas não andando.
Depois repita o processo para o "Cima andando" só que desta vez mude o " Number of Images" para 4 e o "Images per Row" também para 4. Altere a altura e largura da imagem se precisar
Faça o mesmo para o resto dos sprites.
Agora crie um objecto e dê-lhe o nome que o seu boneco vai ter. Agora crie um evento "Key Press>Up" e uma acção "Move Fixed" e escolha a seta para cima e mude a velocidade para 5. Agora dentro deste evento crie outra acção e escolha "Change Sprite" e escolha o sprite "Cima andando".
Outro evento e escolha "Key Released>Up" e escolha duas acções "Move fixed" e escolha o quadradinho do meio. A outra acção é "Change Sprite" e escolha "Cima"
Faça os mesmos eventos para o resto das teclas sempre com o mesmo processo.
Crie uma room e coloque lá o objecto e teste!
Obs: Não sei se as imagens que hospedei no Imageshack estão direitas :oops:
afonso_silva- Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 147
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial de RPG com vídeo Parte 1 - Fazendo um movimento de RPG
Gostei muito cara ajudou muito , estou criandoo estilo zelda.
e estava com problemas nos sprites e movimentação, só que não usava codigos , agora ficou bem claro pra mim, vlw msmo... vc usou " key release "
brigadão veii !
e estava com problemas nos sprites e movimentação, só que não usava codigos , agora ficou bem claro pra mim, vlw msmo... vc usou " key release "
brigadão veii !
Dodozeraa- Data de inscrição : 23/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial de RPG com vídeo Parte 1 - Fazendo um movimento de RPG
Muito bom! Só acho que para a criação de RPGs é melhor utilizado o software RPG Maker.
Valew!
Valew!
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos