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Mensagem por Denis Lemos Dom 18 Abr 2010, 22:24

Alguém sabe para que serve essas duas funções ? Se não for pedir muito explicar com um exemplo de como pode ser usada em um jogo ! Para que eu possa entender como funciona a lógica dela, pois ainda não me caiu a ficha ! já li no Help e não entendi, pesquizei e não encontrei respostas !

Desde já obrigado !
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Mensagem por vinians Seg 19 Abr 2010, 00:24

Essas funções substituem a utilização do Seno e Cosseno, só que com mais facilidade.

Ambas as funções pedem um Comprimento e um Angulo. Como exemplo vamos supor que voce gostaria de fazer orbitar um planeta em volta do Sol.
Veja:
lengthdir_x e lengthdir_y - explicação ! Planetaorbitando

O ponto verde é calculado usando estas funções, desta maneira:
Supondo que o objSol deseja um planeta rodando em volta dele basta fazer o seguinte:
Evento Create:

raio = 120;
x = room_width / 2;
y = room_height / 2;
angulo = 0;

No Evento DRAW:

var planetax, planetay;
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
planetax = x + lengthdir_x(raio, angulo);
planetay = y + lengthdir_y(raio, angulo);
angulo += 1;
draw_circle(planetax, planetay, 40, true);

É isso!
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Mensagem por Convidad Seg 19 Abr 2010, 09:12

isso serve para colisão?não entendi muito não
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Mensagem por Denis Lemos Seg 19 Abr 2010, 11:29

Vinians, muito obrigado entendi, por exemplo é uma outra possibilidade para fazer o tiro sair bem certinho da ponta da arma, quando se faz um braço giratório ! Eu fazia isso usando o "cos" e o "sin", que também funciona para esse exemplo !

Valew pela explicação, a melhor que já vi aqui no fórum !
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Mensagem por Janx Seg 19 Abr 2010, 14:00

Denis Lemos escreveu:Vinians, muito obrigado entendi, por exemplo é uma outra possibilidade para fazer o tiro sair bem certinho da ponta da arma, quando se faz um braço giratório ! Eu fazia isso usando o "cos" e o "sin", que também funciona para esse exemplo !

Valew pela explicação, a melhor que já vi aqui no fórum !

É isso ai!
Na verdade essas funções são a mesma coisa que fazer:
Código:
raio*cos(angulo); //lengthdir_x
raio*sin(angulo); //lengthdir_y

Elas servem apenas para facilitar! Que não intende muito de seno/cosseno isso ajuda! Happy
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