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Criando um minimapa

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Criando um minimapa Empty Criando um minimapa

Mensagem por Markituh Dom 11 Abr 2010, 15:50

Nome: Criando um minimapa
Descrição: Tutorial mostrando como se contrói um minimapa
Nível de dificuldade: Mediano/Avançado
Requerimentos: Qualquer versão - Lite/Pro
Desenvolvimento:
OBS: Este tutorial foi feito originalmente em um vídeo por um estrangeiro,eis aqui.

Crie sprites para o player e o inimigo. spr_player e spr_inimigo. Em seguida crie objetos para os mesmos: obj_player e obj_inimigo

Agora crie um objeto chamado obj_minimap,adicione um evento Create e coloque o seguinte:
Código:
x1=0
y1=0
x2=room_width
y2=room_height
height=90
width=120
//Basta digitar a largura e altura da room acima.
var lenx,leny;
lenx=x2-x1
leny=y2-y1
sizex=width/lenx
sizey=height/leny
Adicione um evento Draw e coloque o seguinte código:
Código:
x=view_xview[0]
y=view_yview[0]
draw_set_alpha(0.3)
draw_set_color(c_green)
draw_rectangle(x,y,x+width,y+height,false)
draw_set_color(c_red)
draw_set_alpha(1)
with (obj_player)
{
if x>obj_minimap.x1
if y>obj_minimap.y1
if x<obj_minimap.x2
if y<obj_minimap.y2
draw_circle(obj_minimap.x+((x-obj_minimap.x1)
*obj_minimap.sizex),obj_minimap.y+((y-obj_minimap.y1)
*obj_minimap.sizey),2,false)
}
draw_set_color(c_blue)
with (obj_inimigo)
{
if x>obj_minimap.x1
if y>obj_minimap.y1
if x<obj_minimap.x2
if y<obj_minimap.y2
draw_circle(obj_minimap.x+((x-obj_minimap.x1)
*obj_minimap.sizex),obj_minimap.y+((y-obj_minimap.y1)
*obj_minimap.sizey),2,false)
}
Sete o depth do obj_minimap para -1 e aperte Ok.

Agora vamos ao obj_player. Coloque a sprite do player nele,adicione um evento Step,e coloque o seguinte código:
Código:
if keyboard_check(vk_up)
y-=4
if keyboard_check(vk_down)
y+=4
if keyboard_check(vk_right)
x+=4
if keyboard_check(vk_left)
x-=4
Este será o movimento do player.

Adicione um evento Draw e coloque o seguinte código:
Código:
draw_set_color(c_red)
draw_circle(x,y,8,false)
Vamos ao obj_inimigo. Adicione um evento Create e nele ponha o código:
Código:
x=random(room_width)
y=random(room_height)
Adicione um evento Draw e ponha o seguinte:
Código:
draw_set_color(c_blue)
draw_circle(x,y,8,false)
Finalmente,acabamos a programação!

Adicione uma room,coloque o obj_minimap no primeiro quadradinho da room(0,0) e em seguida coloque o player em qualquer lugar,e coloque a quantidade de inimigos que você quer em qualquer lugar também. Teste o jogo e veja como ficou. Você terá algo mais ou menos assim:
Criando um minimapa Minimaptest

Na imagem,o fundo do minimapa está cinza,mas a cor verdadeira dele é verde.

Boa sorte a todos,até mais!
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Mensagem por Mystery_boy_maker Dom 11 Abr 2010, 18:27

Parabens amigo fico muito bem organizado o topico que facilita o entendimento de todos XD

Esse tuto vai cair como uma luva para quem faz jogos de RPG ou de labirintos ;)


Continue postando otimos tutoriais !
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Mensagem por Markituh Dom 11 Abr 2010, 19:16

Obrigado! A cada dia vou procurando uma coisa que ajudará muitas pessoas Smile Acho que vou me dedicar a fazer tutoriais de videos estrangeiros Happy

Até mais!
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Mensagem por Nicolas Seg 12 Abr 2010, 18:22

Muito,Bom!
Ate Eu que sou Iniciante Consegui Fazer. cheers Clap,clap,clap!
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Mensagem por Markituh Ter 13 Abr 2010, 08:46

Parabéns para você! Espero que tenha sucesso em algum jogo que esteja planejando fazer Very Happy
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Mensagem por vinians Ter 13 Abr 2010, 10:02

Parabéns amigo. Tutorial bem organizado e de facil entendimento para todos. Continue assim!
Obs. Só não se esqueça de pedir autorização pro autor original do tutorial, geralmente isso não é problema, mais é sempre bom pedir antes.


Última edição por vinians em Ter 13 Abr 2010, 10:33, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Markituh Ter 13 Abr 2010, 10:20

Obrigado! Agora mesmo estou preparando uma nova novidade para postar Smile
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