Limitações de Jogos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Limitações de Jogos

Mensagem por GMBR em Qui 24 Abr 2008, 18:00

Limitações de Jogos


Licença de Usúario:

As licenças de usuário, como o próprio nome diz, são os limites de quanto o jogador que downloadar seu jogo poderá utilizar o mesmo. Sendo assim jogos 'Completos', ou 'Full', significam que o jogo está livre para ser utilizado até o final. Existem 6 licenças de usuário diferentes: Demo, Beta, Trial, Shareware, Freeware e Final (Completo). Prestem bastante atenção na explicação de cada uma abaixo, para não errarem:

DEMO: Esta versão só pode ser lançada quando a versão completa já existir. Quando há uma versão demo do jogo, significa que ele já foi terminado de ser feito e já existe a versão final, mas para você tê-la é necessário pagar alguma quantia. Por isso, eles fazem a versão demo, gratuita, para você jogar e ver se valhe a pena comprar a versão completa.

BETA: Versões beta são as únicas lançadas ANTES do jogo ser terminado de ser feito. Elas são distribuídas para que as pessoas joguem e descubram os bugs, a fim de avisar aos criadores para que eles possam corrigí-los antes que a versão final seja lançada. Muitas vezes as versões Betas são distribuídas a apenas um grupo reservado de pessoas, que recebem o título de 'Beta Testers' do jogo. LEMBREM-SE: Se você pegou um jogo Beta, é porque aceita o cargo de avisar ao criador se descobrir algum bug. Dessa mesma forma, o criador do jogo tem a obrigação de agradecer a todos os beta testers (citando o nome de cada um deles) na versão final do jogo.

TRIAL: Este tipo de versão é também lançado somente depois de que a versão completa já tiver sido lançada. Ela é igual a completa (algumas vezes com algumas mínimas limitações, como não poder salvar jogos, por exemplo), só que só funciona durante algum tempo. Esse tempo varia, mas normalmente é 1 semana, 15 ou 30 dias.Lembre-se também que existem as versões trial que funcionam até uma certa data fixa.

SHAREWARE: Versão Shareware, em poucas palavras, significa "igual à completo se você digitar o código". Elas são completas, mas foram travadas com várias limitações (como salvar jogos, ou algumas fases são inacessíveis). Essas limitações só serão retiradas se você digitar o código de registro, e para obtê-lo você, óbviamente, precisa comprá-lo do criador do jogo. Por segurança, muitas vezes o código de registro muda de computador para computador, e você precisa informar a sua contra-senha ao criador do jogo para que ele possa gerar o código de registro específico ao seu computador.

FREEWARE: A mais usada por nós, gamemakers, é simplesmente gratuita. Ela é a versão final, e você não precisa pagar nada para tê-la.

COMPLETO: Como o próprio nome diz, esta é a versão final do jogo. Só que você precisa pagar para tê-la, o que diferencia do Freeware. Todos os jogos que são vendidos em Cds pertencem a essa versão (mas não confunda com os jogos que vem nas revistas de computador!). É bom lembrar que revender ou distribuir gratuitamente jogos completos é totalmente ilegal, é a conhecida pirataria.


Nomeando os Jogos:

Para terminar, vou ensinar também o modo correto de se nomear o pacote do seu jogo (geralmente o arquivo instalador .exe ou o .zip contendo todos os arquivos):

A sintaxe é: Nome do jogo abreviado + Licença de Usuário + Versão.

Funciona assim:

O nome do jogo abreviado geralmente contém apenas um nome por extenso ou todos os nomes abreviados. O jogo 'Water Blast' abreviado seria 'WaterB', pois o nome principal é Water. Já o nome 'The Super Final Fighters Championship' seria 'TSFFC' ou 'TSFFightersC'. Por questões de praticidade, eu recomendo todos a escolherem nomes pequenos para seus jogos.

A licensa de usuário é um daqueles 6 tipos que expliquei, sendo que abreviamos 'Shareware' (Shw), 'Freeware' (Free ou Frw), e ao invés de 'Completo' escrevemos 'Full'.

A versão é o quanto o jogo mudou desde que foi lançado pela primeira vez. 'Beta 1.1' Significa que o jogo foi lançado como 1.0, então foi alterado e lançaram a 1.1 com as alterações. Dependendo do tamanho da alteração, ele pode pular da 1.0 para 1.5, ou passar da 1.0 para 1.01. Outro fato importante é que algumas pessoas preferem lançar os betas em versões 0.1 ou 0.01, para deixar óbvio que o jogo ainda não foi terminado. Lembrem-se que versão 2.0 só pode existir se o jogo foi totalmente alterado. Water Blast 2.0 é a mesma coisa que Water Blast 2, completamente diferente de Water Blast 1. Obs.: Lembre-se de tirar os pontos da versão! 1.0 é 10, 1.5 é 15, 1.56 é 156!

Sendo assim, veja os exemplos:

Jogo: Super Racers
Licença: Completo
Versão: 1.0 (primeira versão completa do jogo)
Nome do instalador: SuperRFull10.exe

Jogo: Mega Ball
Licença: Demo
Versão: 1.5 (não é o primeiro demo do jogo. Já podem ter existido os demos 1.0, 1.1, etc)
Nome do instalador: MBallDemo15.exe

Jogo: Fast Fire 2
Licença: Trial
Versão: 2.1 (segunda versão do Fast Fire 2)
Nome do Instalador: FFireTrial21.exe

Algumas pessoas gostam de separar as palavras de sintaxe por _, para ficar mais organizado. Por exemplo, se o nome do jogo for 'FateFull', fica mais fácil de compreender se o nome do instalador for FFull_Beta_15.exe.

Por último, eu aviso: O nome da versão e da licença NÃO podem estar somente no nome do instalador. Elas devem estar dentro do próprio jogo, de preferência junto ao título na tela inicial, e também nos créditos.

Se você leu tudo isso, já está um passo à frente ao caminho dos jogos com cara de profissionais. Espero que façam bom proveito, e bom gamemaking pra vocês

Autor: Fabrício Kury

GMBR

Número de Mensagens : 348
Data de inscrição : 26/02/2008
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://gmbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum