Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!
2 participantes
Página 1 de 1
Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!
Eu estou tentando adicionar uma background de uma imagem fora do executável do jogo, tipo assim:
E adiciono ela como background na fase do jogo com o seguinte código:
Até aí tudo bem, rodo o jogo e ela está lá, mas não fica "STRECH" ("esticada nas bordas da room"), mesmo se se nas comfigurações da background[0] lá da room esta opição estiver ativada, mas se eu ativar o Tile Hor. ou o Tile Vert. esses dois funcionam, só o Strech que não !
Eu sei que tem uma função no Draw que desenha a back com strech, mas desse jeito não serve
já tentei até adicionar os seguintes códigos com esperança de que funcionassem, mas não adiantou :
Ja tentei usar também:
Algo me diz que é com o código "background_width" que resolve isso, mas do jeito que eu fiz da erro !!!
Se alguém sabe um meio de resolver isso, eu agradeço !
Valeww !!!
- Código:
globalvar back;
back= "código que adiciona a back"
E adiciono ela como background na fase do jogo com o seguinte código:
- Código:
background_index[0]=back
Até aí tudo bem, rodo o jogo e ela está lá, mas não fica "STRECH" ("esticada nas bordas da room"), mesmo se se nas comfigurações da background[0] lá da room esta opição estiver ativada, mas se eu ativar o Tile Hor. ou o Tile Vert. esses dois funcionam, só o Strech que não !
Eu sei que tem uma função no Draw que desenha a back com strech, mas desse jeito não serve
já tentei até adicionar os seguintes códigos com esperança de que funcionassem, mas não adiantou :
- Código:
background_width[0]=4000
background_height[0]=850
Ja tentei usar também:
- Código:
background_xscale
background_yscale
Algo me diz que é com o código "background_width" que resolve isso, mas do jeito que eu fiz da erro !!!
Se alguém sabe um meio de resolver isso, eu agradeço !
Valeww !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!
use isso:
- Código:
draw_background_stretched(background,0,0,room_width,room_height);
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!
Valeu Pedro, mas eu não queria usar o Draw, pois todo mundo diz que dá lag caso use muito essa função, e o meu jogo está ficando muito pesado por causa da qualidade e tamanho das imagens, ainda não está com Lag, mas eu estou recém com a primeira room pronta e a segunda pela metade, e o arquivo GMK já está com 3.80 MB e no executável vai para uns 5 MB, eu estou achando que o executável vai passar dos 20 MB quando pronto o jogo estiver, mas o importante é não ter Lag !
Agora à pouco eu consegui resolver o problema, vou fazer um mini tuto aqui mesmo para ajudar outros que estiverem ou terão a mesma dúvida !
Primeiro passo é carregar a imagem do seu computador, para isso criem um objeto qualquer e coloque isso no EVENTO CREATE dele:
EX:
Background_xscale=Largura_da_room / Largura_da_background
Background_yscale=Altura_da_room / Altura_da_background
Desse jeito temos a scala da background igualzinha ao tamanho da room !
2º Passo e mais barbada de tudo:
Adicione o objeto na room que você queira !
Nessa mesma room, vá na aba "backgrounds", e em background[0], ative a opição "Visible when room starts"
Se alguém não intendeu é só perguntar !
Fui !!!
Agora à pouco eu consegui resolver o problema, vou fazer um mini tuto aqui mesmo para ajudar outros que estiverem ou terão a mesma dúvida !
Primeiro passo é carregar a imagem do seu computador, para isso criem um objeto qualquer e coloque isso no EVENTO CREATE dele:
- Código:
globalvar back; // Cria uma variável global para usar sua ID quando carregar a back
back=background_add('endereço da imagem',false,true) // Carregando a imagem com o ID da variável back
background_index[0]=back // Adicionando a background na room
// Aqui está sendo alongada a background
background_xscale=4000/1000 //
background_yscale=800/300
EX:
Background_xscale=Largura_da_room / Largura_da_background
Background_yscale=Altura_da_room / Altura_da_background
Desse jeito temos a scala da background igualzinha ao tamanho da room !
2º Passo e mais barbada de tudo:
Adicione o objeto na room que você queira !
Nessa mesma room, vá na aba "backgrounds", e em background[0], ative a opição "Visible when room starts"
Se alguém não intendeu é só perguntar !
Fui !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|