GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!

2 participantes

Ir para baixo

Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!! Empty Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!

Mensagem por Denis Lemos Ter 06 Abr 2010, 15:13

Eu estou tentando adicionar uma background de uma imagem fora do executável do jogo, tipo assim:
Código:

globalvar back;
back=  "código que adiciona a back"

E adiciono ela como background na fase do jogo com o seguinte código:
Código:

background_index[0]=back

Até aí tudo bem, rodo o jogo e ela está lá, mas não fica "STRECH" ("esticada nas bordas da room"), mesmo se se nas comfigurações da background[0] lá da room esta opição estiver ativada, mas se eu ativar o Tile Hor. ou o Tile Vert. esses dois funcionam, só o Strech que não !

Eu sei que tem uma função no Draw que desenha a back com strech, mas desse jeito não serve

já tentei até adicionar os seguintes códigos com esperança de que funcionassem, mas não adiantou :
Código:

background_width[0]=4000
background_height[0]=850

Ja tentei usar também:
Código:

background_xscale
background_yscale
Esse até que aumentou o tamanho, mas como vou saber a scala certa para aumentar, mas mesmo assim difícilmente ficará parelho com as bordas da room !

Algo me diz que é com o código "background_width" que resolve isso, mas do jeito que eu fiz da erro !!!

Se alguém sabe um meio de resolver isso, eu agradeço !

Valeww !!!
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!! Empty Re: Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!

Mensagem por PedroX Ter 06 Abr 2010, 15:21

use isso:
Código:

draw_background_stretched(background,0,0,room_width,room_height);

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!! Empty Re: Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!

Mensagem por Denis Lemos Ter 06 Abr 2010, 16:05

Valeu Pedro, mas eu não queria usar o Draw, pois todo mundo diz que dá lag caso use muito essa função, e o meu jogo está ficando muito pesado por causa da qualidade e tamanho das imagens, ainda não está com Lag, mas eu estou recém com a primeira room pronta e a segunda pela metade, e o arquivo GMK já está com 3.80 MB e no executável vai para uns 5 MB, eu estou achando que o executável vai passar dos 20 MB quando pronto o jogo estiver, mas o importante é não ter Lag !

Agora à pouco eu consegui resolver o problema, vou fazer um mini tuto aqui mesmo para ajudar outros que estiverem ou terão a mesma dúvida !

Primeiro passo é carregar a imagem do seu computador, para isso criem um objeto qualquer e coloque isso no EVENTO CREATE dele:
Código:

globalvar back; // Cria uma variável global para usar sua ID quando carregar a back

back=background_add('endereço da imagem',false,true) // Carregando a imagem com o ID da variável back

background_index[0]=back // Adicionando a background na room

// Aqui está sendo alongada a background

background_xscale=4000/1000 //
background_yscale=800/300
Para alongar a background perfeitamente com as bordas da room, temos que fazer uma continha quando aumentarmos a scala horizontal e a vertical da backgorund
EX:
Background_xscale=Largura_da_room / Largura_da_background

Background_yscale=Altura_da_room / Altura_da_background

Desse jeito temos a scala da background igualzinha ao tamanho da room !

2º Passo e mais barbada de tudo:
Adicione o objeto na room que você queira !
Nessa mesma room, vá na aba "backgrounds", e em background[0], ative a opição "Visible when room starts"

Se alguém não intendeu é só perguntar !

Fui !!! Very Happy
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!! Empty Re: Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos