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gart30

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Dúvida simples e facil...

em Qui 11 Mar 2010, 09:34
Olá pessoal...

para criar uma ação para um objeto por Script, devemos usar o comando.

Código:
 keyboard_check(vk_right)

* Left
* down
* up
* Backspace
*ETC...

Minha dúvida é como usar as teclas (A, B, C...) do teclado....
Não sei qual comando depois do Keyboard_check colocar para usar esse tipo de tecla...

Vlw... Happy
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Re: Dúvida simples e facil...

em Qui 11 Mar 2010, 09:40
para letras se usa ord("LETRA")
exemplo:

Código:
keyboard_check(ord("J"));

entendeu?
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Re: Dúvida simples e facil...

em Qui 11 Mar 2010, 09:41
ahhh !!! *-*

Vlw, eu num ia acha isso nunca hehe...

Thanks *-* Razz
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Re: Dúvida simples e facil...

em Qui 11 Mar 2010, 09:44
Me Desculpem o Post Duplo...

Mais JP, eu usei o comando que vc me disse, e o personagem ja começa fazendo o movimento automatico, sem apertar a tecla, no caso usei a letra A,

e se eu aperto a letra A, da o seguinte erro =/

ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_richter:

Error in code at line 59:
if direita = true and keyboard_check_pressed(ord("A"));
^
at position 56: Statement expected.
Ok amigão, da proxima vez edita o tópico blz?
(Editado por VInians)
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Re: Dúvida simples e facil...

em Qui 11 Mar 2010, 09:45
tenta algo como
Código:
if direita = true and if keyboard_check_pressed(ord("A))
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Re: Dúvida simples e facil...

em Qui 11 Mar 2010, 09:54
Não da um erro logo de cara... =/

Se puder ohar esse Script, eu que estou fazendo pra movimentos do personagem, nao tive problemas até chegar na parte de usar esse tipo de tecla...

Código:
                                                  // CONDIÇÕES \\

if parado = true
{
  image_speed = 0.4
}

if parado = false
{
  image_speed = 0.1
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                          // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM \\

// Movimentos para direita:
if keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_down)
{
  sprite_index = spr_AD
  hspeed =+ velocidade
  direita = true
}

// Movimentos para esquerda:
if keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_down)
{
  sprite_index = spr_AE
  hspeed =- velocidade
  direita = false
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // PARANDO MOVIMENTOS DO PERSONAGEM \\


// Movimentos para direita:
if keyboard_check_released(vk_right) and not keyboard_check_released(vk_left)
{
  sprite_index = spr_PD
  hspeed = 0
  direita = true
}

// Movimentos para esquerda:
if keyboard_check_released(vk_left) and not keyboard_check_released(vk_right)
{
  sprite_index = spr_PE
  hspeed = 0
  direita = false
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                      // MOVIMENTOS DE ATAQUE DO PERSONAGEM \\
                                     
// Ataque para direita:
if direita = true and keyboard_check(ord("A"));
{
  sprite_index = spr_ATD
  alarm0 = true
  alarm[0] = 17
}

// Ataque para esquerda:
if direita = false and keyboard_check(ord("A"));
{
  sprite_index = spr_ATE
  alarm0 = false
  alarm[0] = 17
}

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM ABAIXANDO \\
                                       
// Abaixando para direita:
if direita = true and keyboard_check(vk_down) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
{
  parado = false
  sprite_index = spr_BD
}

// Abaixando para esquerda:
if direita = false and keyboard_check(vk_down) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
{
  parado = false
  sprite_index = spr_BE
}

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM LEVANTANDO \\
                                       
// Levantando para direita:
if direita = true and keyboard_check_released(vk_down)
{
  parado = true
  sprite_index = spr_PD
}

// Levantando para esquerda:
if direita = false and keyboard_check_released(vk_down)
{
  parado = true
  sprite_index = spr_PE
}


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Re: Dúvida simples e facil...

em Qui 11 Mar 2010, 10:13
ah... acho que sei...

substitui por esse código e me fala o que acontece:

Código:
                                                // CONDIÇÕES \\

if parado = true
{
  image_speed = 0.4
}

if parado = false
{
  image_speed = 0.1
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                          // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM \\

// Movimentos para direita:
if keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_down)
{
  sprite_index = spr_AD
  hspeed =+ velocidade
  direita = true
}

// Movimentos para esquerda:
if keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_down)
{
  sprite_index = spr_AE
  hspeed =- velocidade
  direita = false
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // PARANDO MOVIMENTOS DO PERSONAGEM \\


// Movimentos para direita:
if keyboard_check_released(vk_right) and not keyboard_check_released(vk_left)
{
  sprite_index = spr_PD
  hspeed = 0
  direita = true
}

// Movimentos para esquerda:
if keyboard_check_released(vk_left) and not keyboard_check_released(vk_right)
{
  sprite_index = spr_PE
  hspeed = 0
  direita = false
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                      // MOVIMENTOS DE ATAQUE DO PERSONAGEM \\
                                   
// Ataque para direita:
 and keyboard_check(ord("A"));
{
  if direita = true
{
  sprite_index = spr_ATD
  alarm0 = true
  alarm[0] = 17
}
else
{
  sprite_index = spr_ATE
  alarm0 = false
  alarm[0] = 17
}

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM ABAIXANDO \\
                                     
// Abaixando para direita:
if direita = true and keyboard_check(vk_down) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
{
  parado = false
  sprite_index = spr_BD
}

// Abaixando para esquerda:
if direita = false and keyboard_check(vk_down) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
{
  parado = false
  sprite_index = spr_BE
}

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM LEVANTANDO \\
                                     
// Levantando para direita:
if direita = true and keyboard_check_released(vk_down)
{
  parado = true
  sprite_index = spr_PD
}

// Levantando para esquerda:
if direita = false and keyboard_check_released(vk_down)
{
  parado = true
  sprite_index = spr_PE
}

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Re: Dúvida simples e facil...

em Seg 15 Mar 2010, 15:07
O problema é que você colocou ';' (ponto e vírgula) depois do if:

if direita = true and keyboard_check_pressed(ord("A"));
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Re: Dúvida simples e facil...

em Seg 15 Mar 2010, 17:54
lol acho que ele esqueceu desse tópico xD

ele me falou por msn que consegui tirando o ";" lol eu me confundo rsrs Razz
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