GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Ontem à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Dúvida simples e facil...

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida simples e facil... Empty Dúvida simples e facil...

Mensagem por kelvindeth Qui 11 Mar 2010, 09:34

Olá pessoal...

para criar uma ação para um objeto por Script, devemos usar o comando.

Código:
 keyboard_check(vk_right)

* Left
* down
* up
* Backspace
*ETC...

Minha dúvida é como usar as teclas (A, B, C...) do teclado....
Não sei qual comando depois do Keyboard_check colocar para usar esse tipo de tecla...

Vlw... Happy
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : Dúvida simples e facil... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida simples e facil... Empty Re: Dúvida simples e facil...

Mensagem por jp_away Qui 11 Mar 2010, 09:40

para letras se usa ord("LETRA")
exemplo:

Código:
keyboard_check(ord("J"));

entendeu?
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : Dúvida simples e facil... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida simples e facil... Empty Re: Dúvida simples e facil...

Mensagem por kelvindeth Qui 11 Mar 2010, 09:41

ahhh !!! *-*

Vlw, eu num ia acha isso nunca hehe...

Thanks *-* Razz
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : Dúvida simples e facil... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida simples e facil... Empty Re: Dúvida simples e facil...

Mensagem por kelvindeth Qui 11 Mar 2010, 09:44

Me Desculpem o Post Duplo...

Mais JP, eu usei o comando que vc me disse, e o personagem ja começa fazendo o movimento automatico, sem apertar a tecla, no caso usei a letra A,

e se eu aperto a letra A, da o seguinte erro =/

ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_richter:

Error in code at line 59:
if direita = true and keyboard_check_pressed(ord("A"));
^
at position 56: Statement expected.
Ok amigão, da proxima vez edita o tópico blz?
(Editado por VInians)
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : Dúvida simples e facil... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida simples e facil... Empty Re: Dúvida simples e facil...

Mensagem por jp_away Qui 11 Mar 2010, 09:45

tenta algo como
Código:
if direita = true and if keyboard_check_pressed(ord("A))
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : Dúvida simples e facil... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida simples e facil... Empty Re: Dúvida simples e facil...

Mensagem por kelvindeth Qui 11 Mar 2010, 09:54

Não da um erro logo de cara... =/

Se puder ohar esse Script, eu que estou fazendo pra movimentos do personagem, nao tive problemas até chegar na parte de usar esse tipo de tecla...

Código:
                                                  // CONDIÇÕES \\

if parado = true
{
  image_speed = 0.4
}

if parado = false
{
  image_speed = 0.1
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                          // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM \\

// Movimentos para direita:
if keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_down)
{
  sprite_index = spr_AD
  hspeed =+ velocidade
  direita = true
}

// Movimentos para esquerda:
if keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_down)
{
  sprite_index = spr_AE
  hspeed =- velocidade
  direita = false
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // PARANDO MOVIMENTOS DO PERSONAGEM \\


// Movimentos para direita:
if keyboard_check_released(vk_right) and not keyboard_check_released(vk_left)
{
  sprite_index = spr_PD
  hspeed = 0
  direita = true
}

// Movimentos para esquerda:
if keyboard_check_released(vk_left) and not keyboard_check_released(vk_right)
{
  sprite_index = spr_PE
  hspeed = 0
  direita = false
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                      // MOVIMENTOS DE ATAQUE DO PERSONAGEM \\
                                     
// Ataque para direita:
if direita = true and keyboard_check(ord("A"));
{
  sprite_index = spr_ATD
  alarm0 = true
  alarm[0] = 17
}

// Ataque para esquerda:
if direita = false and keyboard_check(ord("A"));
{
  sprite_index = spr_ATE
  alarm0 = false
  alarm[0] = 17
}

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM ABAIXANDO \\
                                       
// Abaixando para direita:
if direita = true and keyboard_check(vk_down) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
{
  parado = false
  sprite_index = spr_BD
}

// Abaixando para esquerda:
if direita = false and keyboard_check(vk_down) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
{
  parado = false
  sprite_index = spr_BE
}

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM LEVANTANDO \\
                                       
// Levantando para direita:
if direita = true and keyboard_check_released(vk_down)
{
  parado = true
  sprite_index = spr_PD
}

// Levantando para esquerda:
if direita = false and keyboard_check_released(vk_down)
{
  parado = true
  sprite_index = spr_PE
}


kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : Dúvida simples e facil... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida simples e facil... Empty Re: Dúvida simples e facil...

Mensagem por jp_away Qui 11 Mar 2010, 10:13

ah... acho que sei...

substitui por esse código e me fala o que acontece:

Código:
                                                // CONDIÇÕES \\

if parado = true
{
  image_speed = 0.4
}

if parado = false
{
  image_speed = 0.1
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                          // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM \\

// Movimentos para direita:
if keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_down)
{
  sprite_index = spr_AD
  hspeed =+ velocidade
  direita = true
}

// Movimentos para esquerda:
if keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_down)
{
  sprite_index = spr_AE
  hspeed =- velocidade
  direita = false
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // PARANDO MOVIMENTOS DO PERSONAGEM \\


// Movimentos para direita:
if keyboard_check_released(vk_right) and not keyboard_check_released(vk_left)
{
  sprite_index = spr_PD
  hspeed = 0
  direita = true
}

// Movimentos para esquerda:
if keyboard_check_released(vk_left) and not keyboard_check_released(vk_right)
{
  sprite_index = spr_PE
  hspeed = 0
  direita = false
}

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                      // MOVIMENTOS DE ATAQUE DO PERSONAGEM \\
                                   
// Ataque para direita:
 and keyboard_check(ord("A"));
{
  if direita = true
{
  sprite_index = spr_ATD
  alarm0 = true
  alarm[0] = 17
}
else
{
  sprite_index = spr_ATE
  alarm0 = false
  alarm[0] = 17
}

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM ABAIXANDO \\
                                     
// Abaixando para direita:
if direita = true and keyboard_check(vk_down) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
{
  parado = false
  sprite_index = spr_BD
}

// Abaixando para esquerda:
if direita = false and keyboard_check(vk_down) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
{
  parado = false
  sprite_index = spr_BE
}

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

                                        // MOVIMENTOS DO PERSONAGEM LEVANTANDO \\
                                     
// Levantando para direita:
if direita = true and keyboard_check_released(vk_down)
{
  parado = true
  sprite_index = spr_PD
}

// Levantando para esquerda:
if direita = false and keyboard_check_released(vk_down)
{
  parado = true
  sprite_index = spr_PE
}

jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : Dúvida simples e facil... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida simples e facil... Empty Re: Dúvida simples e facil...

Mensagem por Igor KinGamer Seg 15 Mar 2010, 15:07

O problema é que você colocou ';' (ponto e vírgula) depois do if:

if direita = true and keyboard_check_pressed(ord("A"));
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Dúvida simples e facil... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida simples e facil... Empty Re: Dúvida simples e facil...

Mensagem por jp_away Seg 15 Mar 2010, 17:54

lol acho que ele esqueceu desse tópico xD

ele me falou por msn que consegui tirando o ";" lol eu me confundo rsrs Razz
jp_away
jp_away

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 05/09/2009
Reputação : 6
Número de Mensagens : 860
Prêmios : Dúvida simples e facil... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.jpgamesweb.xpg.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida simples e facil... Empty Re: Dúvida simples e facil...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos