GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Hoje à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Dúvida com views

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida com views Empty Dúvida com views

Mensagem por Sannin Kyuubi Dom 14 Fev 2010, 13:00

Bem, eu fiz uma view que segue o char, e há enimigos no mapa que devem ir atrás dele mas eu queria que eles fossem só quando eles estivessem dentro da view do char, entenderam? Espero que sim...

E obrigado por todos os membros do fórum por gastarem tempo respondendo dúvidas como essa, deve muito a vocês Very Happy .
Sannin Kyuubi
Sannin Kyuubi

Data de inscrição : 12/02/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 192
Prêmios : Dúvida com views Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com views Empty Re: Dúvida com views

Mensagem por jogos_jv Dom 14 Fev 2010, 13:07

coloca assim no step dos inimigos:

if (x > view_xview and x < view_xview + 640 and y > view_yview and y < view_yview + 480) { //vê se o inimigo está dentro da view
código de seguir o jogador(char)
}

se não der certo ou vc não entender alguma coisa, avisa Very Happy
avatar
jogos_jv

Data de inscrição : 10/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 92
Prêmios : Dúvida com views Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://jogosjosevitoria.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com views Empty Re: Dúvida com views

Mensagem por Igor KinGamer Dom 14 Fev 2010, 14:23

jogos_jv escreveu:coloca assim no step dos inimigos:

if (x > view_xview and x < view_xview + 640 and y > view_yview and y < view_yview + 480) { //vê se o inimigo está dentro da view
código de seguir o jogador(char)
}

se não der certo ou vc não entender alguma coisa, avisa Very Happy

Só alguns detalhes: Vai dar certo se estiver usando a View 0 para seguir o player e se o tamanho da view for (640, 480).

Seria melhor assim (para funcionar independente do tamanho e view usada):


if (x > view_xview[n] and x < view_xview[n] + view_wview[n] and y > view_yview[n] and y < view_yview[n] + view_hview[n]) { //vê se o inimigo está dentro da view
código de seguir o jogador(char)
}


Trocando n pela view que segue o player.

Desse jeito (usando x e y) não ficará muito preciso. Isto é, se você quiser que ele comece a seguir quando qualquer pedaço do sprite entrar na view, use:


if (bbox_right > view_xview[n] and bbox_left < view_xview[n] + view_wview[n] and bbox_bottom > view_yview[n] and bbox_top < view_yview[n] + view_hview[n]) { //vê se o inimigo está dentro da view
código de seguir o jogador(char)
}


Ou, se quiser que ele comece a seguir só quando estiver totalmente dentro da view:


if (bbox_left > view_xview[n] and bbox_right < view_xview[n] + view_wview[n] and bbox_top > view_yview[n] and bbox_bottom < view_yview[n] + view_hview[n]) { //vê se o inimigo está dentro da view
código de seguir o jogador(char)
}
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Dúvida com views Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com views Empty Re: Dúvida com views

Mensagem por Kronos Dom 14 Fev 2010, 14:58

Eu não entendi muito bem mais o
cara dai de cima já te explicou , ne?
Kronos
Kronos

Data de inscrição : 10/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 112
Prêmios : Dúvida com views Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com views Empty Dúdiva com views

Mensagem por Sannin Kyuubi Dom 14 Fev 2010, 15:08

Para jogos_jv, Igor KinGamer e Kronos meu muito obrigado pela atenção. Aqui os scripts funcionaram certinho Very Happy. Os códigos relacionados as views eu entendi, mas ñ entendi os
comandos bbox, se poderem explicar eu agradeço Very Happy.
Sannin Kyuubi
Sannin Kyuubi

Data de inscrição : 12/02/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 192
Prêmios : Dúvida com views Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com views Empty Re: Dúvida com views

Mensagem por Igor KinGamer Dom 14 Fev 2010, 17:41

Bbox é "bounding box". Na janela de edição do sprite, tem um campo "Bounding Box", que é a caixa de colisão do sprite.
bbox_right, bbox_left, bbox_top e bbox_bottom são as "paredes" da direita, da esquerda, de cima e de baixo do sprite, respectivamente. Assim, usando as bbox para testar, dá para saber se o sprite está totalmente à esquerda, à direita, a cima ou abaixo de alguma posição.
Se houver alguma coisa desenhada no sprite fora dos limites da bounding box, não será levada em conta em colisões.

Se não entendeu, fala que eu explico melhor.
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Dúvida com views Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com views Empty Re: Dúvida com views

Mensagem por Sannin Kyuubi Dom 14 Fev 2010, 18:20

Igor KinGamer escreveu:Bbox é "bounding box". Na janela de edição do sprite, tem um campo "Bounding Box", que é a caixa de colisão do sprite.
bbox_right, bbox_left, bbox_top e bbox_bottom são as "paredes" da direita, da esquerda, de cima e de baixo do sprite, respectivamente. Assim, usando as bbox para testar, dá para saber se o sprite está totalmente à esquerda, à direita, a cima ou abaixo de alguma posição.
Se houver alguma coisa desenhada no sprite fora dos limites da bounding box, não será levada em conta em colisões.

Se não entendeu, fala que eu explico melhor.

Há... Agora entedi o script por completo Very Happy. Valeu aí Igor KinGamer.
Sannin Kyuubi
Sannin Kyuubi

Data de inscrição : 12/02/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 192
Prêmios : Dúvida com views Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com views Empty Re: Dúvida com views

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos