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O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Dom 03 Jan 2010, 14:31
Olá pessoal, minha dúvida é a seguinte. Eu trabalho com maquetes eletrônicas tmb, e vi jogos em 3d no gm muito toskos. Gostaria de saber se o gm importa arquivos 3d em outros formatos como 3ds, max etc. Pq eu trabalho com sketchup e 3d max, modelo muito bem por sinal, e se o gm pelo menos importar os arquivos eu poderia investir em um jogo de corrida ou coisa do tipo, mesmo que o render do gm seja fraquinho...

minhas modelagens:

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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Dom 03 Jan 2010, 15:05
Olha cara se o Game Maker importa esses formatos eu dúvido muito, mas que você modela bem isso eu num dúvido. Parabéns!!!

Abraços...
Meokor
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Dom 03 Jan 2010, 15:44
nuss cara esse seus modelos esta muito bom Happy

cara se vc salva seu modelos em 3ds o obj ele importa sim O__O porem sem textura
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Dom 03 Jan 2010, 16:11
calma seguinte, na maquete eletrônica existem blocos, as pessoas e o carro são blocos... mas posos modelar tmb, pra jogo nao precisa ser ultra bem feito e talz...
então o cara pode importar, mas pode texturizar tmb? ou tudo 3d é sem textura no gm?
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Dom 03 Jan 2010, 16:32
sim pode modela no gm ,mais apenas com codigos sem visualização .
texturizar tbm ,mais com o esquema de UV acho q vc carrega o uv no obj 3d com algum codigo .
procure pelo rogerio o que fez o arkonaid 3d ele tem uns codigo para carregar o obj e para texturizar

lol!
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Dom 03 Jan 2010, 16:35
O GM possui seu próprio formato.
Você pode achar plugins que convertam o modelo para o formato do GM que é o D3D.
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Dom 03 Jan 2010, 16:39
se eu modelar um obj nesse formato D3D ele fica com a textura ?
ou fica todo cinza e preto ?
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Dom 03 Jan 2010, 19:19
boa pergunta, fica com textura ou não?
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Dom 03 Jan 2010, 20:52
Se não me engano esse formato só tem as coordenadas dos vertices. Ou seja sem textura. Você pode por textura depois, na hora de desenhar o modelo.

O GM não tem suporte para carregar outros formatos, mas você pode fazer isso você mesmo, basta saber como funciona o formato do modelo. Existem scripts já prontos, claro.
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Dom 03 Jan 2010, 22:49
resumindo, não é nada fácil. A textura do objeto não é simplismente jogada no objeto, existem Mapas de exposição, o UVW Map é o mais usado no 3d max, e aposto que o gm nem imagina o que seja isso.
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Seg 04 Jan 2010, 02:09
Sim, exatamente =P

Eu tinha um script que carregava modelos 3D em formato OBJ.
Mas eu não conseguia mapear a textura dele dai ficava uma caca... XD

Mas se você quiser, da uma pesquisada que aqui no forum tem esse script.

Flww
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Seg 04 Jan 2010, 10:15
Anderson3d escreveu:resumindo, não é nada fácil. A textura do objeto não é simplismente jogada no objeto, existem Mapas de exposição, o UVW Map é o mais usado no 3d max, e aposto que o gm nem imagina o que seja isso.
D3D suporta mapa UV sim.
As coordenadas das texturas são salvas junto com os vértices.
Primeiro você carrega o arquivo D3D no GM e depois carrega a textura de um arquivo externo, sprite ou background.
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Ter 05 Jan 2010, 14:49
Sim, mesmo que ele carregue a textura, não creio que ele trabalhe o UVW map perfeitamente e graficamente, o cara deve ir ajustando a textura no testômetro hehehe... mas era só uma dúvida, se eu for me aventurar num game 3d vou usar outro engina, o Unrreal por exemplo:
http://www.linuxmall.com.br/produto/livro-produzindo-games-com-unreal-engine.html
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Re: O GM importa arquivos em 3d como .3ds ou .max???

em Ter 12 Jan 2010, 21:58
Será que se eu fizer no Blender e exportar pra 3ds funciona?
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