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gart30, WellingtonBecker, Willy

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duvidas jogo de bike

em Qua 23 Dez 2009, 13:11
1)meu jogo é de bike visto por cima,fiz no caminho,umas poças de lama,
q gostaria q qnd o ciclista passasse por cima, a velocidade dele diminuisse,
assim como dos adversarios, e q deixasse um rastro da lama no pneu q fosse desaparecendo na medida q o ciclista fosse saindo da lama.
2)assim como em muitos jogos de corrida,como se faz um contador dando uns 5 segundos antes da corrida começar(como em mario kart)?
de já agradeço pela ajuda. Happy
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Re: duvidas jogo de bike

em Qua 23 Dez 2009, 13:51
FAZ ASSIM

por ex.: o obj_play tem uma velocida de 6....
na colisão com a lama:
Código:
if (place_meeting(x+random(100),y+random(60),obj_lama))
{
speed=3
}
else
{
speed=6
}
obs.: (x+random(100),y+random(60) refere-se ao tamanho da sprite da bik, se a sprite da bike for maior ou menor que esses tamanhos você tem que reajustar ok?

quanto ao rastro...
crie um obj_rastro com um depht maio que o da bik e uma sprite bem pequena como uma manchina da largura do pneu...
crie um alarme para o obj_rastro de 60 e
Código:

instance_destroy();

no criate do obj_play cria uma variavel

Código:
var(rastro)=false;
edite o código da colisão com a lama e abaixo de speed=3
Código:
rastro=true
e abaixo de speed=6
Código:
rastro=salse
e um alarm[0]=5
dentro do alarm[0]....
Código:

if(rastro==true)
{
instance_create(x+50,y+30,obj_rastro);
}

UFA!!!!!! se não der certo esquece o rastro, como pode ver gera muitas instancias e deixs o jogo lento

falow
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Re: duvidas jogo de bike

em Sex 25 Dez 2009, 18:28
realmente o rastro ñ dá certo.mas no mais, tudo ok.valeu!! santa
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Re: duvidas jogo de bike

em Qui 31 Dez 2009, 21:12
@diassis escreveu:FAZ ASSIM

por ex.: o obj_play tem uma velocida de 6....
na colisão com a lama:
Código:
if (place_meeting(x+random(100),y+random(60),obj_lama))
{
speed=3
}
else
{
speed=6
}
obs.: (x+random(100),y+random(60) refere-se ao tamanho da sprite da bik, se a sprite da bike for maior ou menor que esses tamanhos você tem que reajustar ok?

quanto ao rastro...
crie um obj_rastro com um depht maio que o da bik e uma sprite bem pequena como uma manchina da largura do pneu...
crie um alarme para o obj_rastro de 60 e
Código:

instance_destroy();

no criate do obj_play cria uma variavel

Código:
var(rastro)=false;
edite o código da colisão com a lama e abaixo de speed=3
Código:
rastro=true
e abaixo de speed=6
Código:
rastro=salse
e um alarm[0]=5
dentro do alarm[0]....
Código:

if(rastro==true)
{
instance_create(x+50,y+30,obj_rastro);
}

UFA!!!!!! se não der certo esquece o rastro, como pode ver gera muitas instancias e deixs o jogo lento

falow




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