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CRP-Max

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barra de vida..personagem

em Ter 22 Dez 2009, 15:18
como fazer a barra de vida acompanhar o personagen? porque se eu boto ela normal o personagen anda----mais ela fica pra tras´

mi ajudem

vlw!!! drunken
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Re: barra de vida..personagem

em Qua 23 Dez 2009, 11:55
você deve estar usando algo do tipo:

Código:
//draw_healthbar(x,y,x2,y2,variável,cor de fundo,cor minima, cor máxima,mostrar fundo, mostrar borda)

draw_healthbar(5,5,100,16,health,c_black,c_red,c_lime,0,true,true)

Você a pintou em posições absolutas, ou seja, em relação a room. Para a barra acompanhar o personagem você deve pinta-la em relação a ele. Va ao evento draw de um objeto controle e adicione esse código:

Código:
//with(obj_player) acontece com o objeto player

with(player) draw_healthbar(x+5,y-5,x+100,y-16,health,c_black,c_red,c_lime,0,true,true)

As variáveis x e y pertencem ao player, e se por exemplo ele estiver na posição x=300 e y=100 na room, significa que x+5 é a mesma coisa que 300+5 e y-5 é a mesma coisa que 100-5. E conforme o player muda de posição a barra também muda sua posição em relação ao player.

Acho que funciona! XD

FLWS!
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Re: barra de vida..personagem

em Qua 23 Dez 2009, 13:13
chaampignon
você também pode usar:

no draw do obj_play:
Código:

draw_sprite(spr_play,-1,x+0,y+0);

draw_healthbar(view_xview+20,view_yview+20,view_xview+150,view_yview+40,health,65280,255,65535,0,1,1);

DICA= quando se usa o evento draw a sprite some então você tem que desenha-la também
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Re: barra de vida..personagem

em Qua 23 Dez 2009, 13:21
DICA²: use poucos objetos de evento draw, pois quanto mais objetos usarem esse evento mais memória RAM o jogo vai usar. Se seguir a dica do diassis não use draw_sprite e sim draw_sprite_ext, porque caso usar image_angle, image_blend ou image_alpha não vai funcionar. Mas isso só funciona se seu GM for Pro.

FLWS!
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Re: barra de vida..personagem

em Qua 23 Dez 2009, 13:53
essa dica eu não sabia alexfc valew!!!!!
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