GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


inimigo atirando pro lado que vai o personagem

3 participantes

Ir para baixo

inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty inimigo atirando pro lado que vai o personagem

Mensagem por darth vader Ter 17 Nov 2009, 16:07

Estou com uma dúvida:
Criei um inimigo com IA mas só consegui fazer ele perseguir e atirar no personagem
pro lado direto.Queria q quando o personagem fosse pra esquerda, o inimigo mudasse
pro sprite da esquer.e atirasse com o tiro da esquer.
Isso com os mesmos movimentos q faz do lado direito.
Ai está a step do inimigo:

var vel;
vel=3

if instance_exists(object109)&&distance_to_object(object109)>1{
if x>object109.x{hspeed=-vel}
if x<object109.x{hspeed=vel}
}else{hspeed=0}

// IA pular buracos

if place_free(x+9,y+5)&& not place_free(x,y+1){hspeed=5 vspeed=-15}

//pulo pra trás

if place_free(x-9,y+5)&& not place_free(x,y+1){hspeed=-5vspeed=-15}

if instance_exists(object109){
if y>object109.y && not place_free(x+5,y+1){vspeed=-15 hspeed=+3}
if y>object109.y && not place_free(x-5,y+1){vspeed=-15 hspeed=-3}

if distance_to_object(object109)<170{atira+=random(300)}
}
if atira>100{instance_create(x,y,object119)atira=0}


Lembrando:
object109:personagem
object119:bala do inimigo


De já, agradeço. Happy
darth vader
darth vader

Data de inscrição : 29/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 85
Prêmios : inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem

Mensagem por Denis Lemos Ter 17 Nov 2009, 16:29

Cria uma variável global chamada lado no create do inimigo:
OBS : Caso você já tenha uma variável chamada "lado", invente outro nome para a do meu código !
Código:
globalvar lado;
lado=1

No step do inimigo coloca:
OBS : A sprite original do seu inimigo deve estar com a frente virada para a direita !
Código:

if hspeed>0{lado=1}
if hspeed<0{lado=0}

if lado=1{image_xscale=1}
if lado=0{image_xscale=-1}

Agora se você colocou já um código de movimento no step da " bala do inimigo " apague, e coloque isso no "create" dele:
Código:
if lado=1 {hspeed=15} // regule do seu gosto
if lado=0 {hspeed=-15} //regule do seu gosto

Outra coisa porque você não coloca nome nos seus objetos, para ficar mais fácil de se entender ?
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem

Mensagem por darth vader Ter 17 Nov 2009, 16:41

então,no caso,qual lado(0 e 1) corresponde o esquerdo e o direito?
darth vader
darth vader

Data de inscrição : 29/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 85
Prêmios : inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem

Mensagem por Denis Lemos Ter 17 Nov 2009, 17:12

"1" corresponde à direita e "0" à esquerda ! Mas isso não importa muito, o que importa é o que acontece quando o lado é igual á "1" e o que acontece quando o lado é igual à "0",e quando eles se tornam "0" ou se tornam "1", quais as funções vão ocorrer quando isso acontecer... Pois os numeros você pode trocá-los por qual você pretender.

Por exemplo se você preferir trocar o "0" por "8" e o "1" por "50", você pode fazer, só não pode esquecer de dizer para o computador quando que o lado vai ser igual à "8" e o que vai acontecer quando o lado ser igual à "8" !
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem

Mensagem por darth vader Qui 19 Nov 2009, 15:51

valeu cara!me tirou tantas duvidas q vou reativar alguns projetos meus esquecidos! Happy
um feloz natal e feliz ano novo antecipado!!! santa
darth vader
darth vader

Data de inscrição : 29/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 85
Prêmios : inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem

Mensagem por RodrigoM. Qui 19 Nov 2009, 17:30

ASHUASHUASHU
Bem antecipado em... =D
Hehe

Legal Denis... Tiro umas duvidas minhas também ! =D

Abraços

CyraxX
avatar
RodrigoM.

Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios : inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

inimigo atirando pro lado que vai o personagem Empty Re: inimigo atirando pro lado que vai o personagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos