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Jogo da Velha

em Seg 19 Out 2009, 17:02
To com uma duvida...
Criei um game baseado no jogo da velha e queria saber como fazer para o computador, detectando três X ou 0, criasse uma linha por cima, riscando... Como se faz no jogo da vida real....


Vlws



P.S.: Logo posto ele no fórum....
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Re: Jogo da Velha

em Seg 19 Out 2009, 18:32
Você pode usar o comando draw_line(), desde que vc tenha o x e y do primeiro X e do ultimo. Coloque esse codigo no Draw Event de algum objeto que vc tenha acesso aos x e y que vc precisa
Código:

draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
draw_line(ob1.x, ob1.y, ob2.x, ob2.y);
Claro que vc de substituir ob1 e ob2 pelo nome correto do seu objeto.
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Re: Jogo da Velha

em Seg 19 Out 2009, 18:45
Mini-tutorial:

Resouces necessários: sprite com o quadrado vazio, outro com o X outro com o O, backgroud com as linhas do jogo, tipo assim:
_|_|_
_|_|_
| |

Agora crie 10 objetos: o obj_controle e os obj_quadrado_x (substitua x por 1, 2, 3, etc)
Aos obj_quadrado de o spr_quadrado_vazio

No create desses coloque:
Código:
jogador_um=false
jogador_dois=false
vazio=true

E no evento do botão direito do mouse:
Código:
if obj_controle.vez=1 and vazio=true then
  {jogador_um=true
  obj_controle.vez=2}
else if obj_controle.vez=2 and vazio=true then
  {jogador_dois=true
  obj_controle.vez=1}

Agora no step:
Código:
if jogador_um=true then
  {sprite_index=spr_quadrado_x}
if jogador_dois=true then
  {sprite_index=spr_quadrado_o}

No create obj_controle:
Código:
vez=1

No step:
Código:
if obj_quadrado_1.jogador_um=true and obj_quadrado_2.jogador_um=true and obj_quadrado_3.jogador_um=true then
  {drawn_line(x,y,x,y (troque pelas cordenas certas))}

E aí por diante até cobrir todas as cobinações possiveis (no caso eu supus que você tivesse arrumado assim:

1|2|3
4|5|6
|7|8|9
)

Não sei se etá tudo certo porque não testei, mas vê se vai =D

Sei que pediu só a linha, mas aí me empolguei XD

Goodbye Happy
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Re: Jogo da Velha

em Ter 20 Out 2009, 08:33
vinians: Tanks... Valeu pélo código. Era o que eu tava precisando

Naut2006: Foi exatamente nesta linha de pensamento que eu fiz... Mas valeu pelo mini-tutorial. Outros novatos em gml podem aprender com ele...


VLWS para os dois..
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Re: Jogo da Velha

em Ter 20 Out 2009, 13:11
Eu também estou fazendo um joguinho da velha em paralelo com meu projeto; só que eu fiz o risco com sprites mesmo, já está quase pronto, logo eu posto ele para voce dar uma olhada !!
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Re: Jogo da Velha

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