tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por Fabião em Dom 13 Jul 2008, 18:19

Vou dar pequenas dicas simples sobre variaveis e outros comandos em codigo gml.

Toda programaçao de um jogo trabalha em cima de
variaveis, o programa checa a variavel e faz ou resulta alguma funçao ou açao.

toda programaçao exige uma estrutura fundamental para ser interpretada corretamente.

Estrutura basica de exe:

if variavel = valor { comando }

if : checador ou interpretador(sem ele nao sera executado nenhuma funçao)
variavel:pode ser uma variavel propria ou variaveis padroes
= : esta expressao define o valor de uma variavel
valor: aqui e inserido o valor da variavel exe: 0
{ e } :estas expressoes define o começo e o fim de um
comando dentro de uma variavel.
comando: onde e inserido algum comando ou funçao que
ficara dentro de uma variavel.

exes:
basicamente a linguagem de programaçao funciona
da seguinte forma: (perguntas e respostas)

// 1º a pergunta // // e depois:dentro a resposta//
Se eu tenho =1 ficha { posso jogar }
Se eu tenho =0 fichas{ nao posso jogar }

essa programaçao ficaria assim realmente em codigo gml:
if credito = 1 {room_goto(inicio) }
if credito = 0 { game_end() }
ou em modo drag-and-drop(clicar e arrastar)
observaçao! essa e a mesma estrutura do codigo gml.




variable ou var = o nome ja diz ne" variavel"
varialvel e uma funçao que pode variar de acordo
com o seu valor.

Muitas vezes ocorrem erros nas engines ou jogos
porque, falta algo no codigo.

pode-se criar muitas variaveis e com varios nomes e varias funçoes.
voce pode criar uma variavel local [somente para o(a) proprio(a) instancia(objeto)]
ou criar uma varialvel global [ para todas as instancias ]

para criar uma var. local (basta criar um nome para ela e o valor inicial dela )
para criar uma var. global(a mesma coisa que a primeira so que voce deve sempre colocar ' global. ' antes da variavel)

Local= e recomendada para uma variavel que defina algo a
uma instancia especifica.
global= e recomendada para uma variavel que defina algo
a todas as instancias ou nenhuma instancia especifica.

Observaçao
as vezes acontece alguns erros de variaveis no game maker
porque voce cria uma variavel local especifica a
um objeto e quando ela e ativada em outro objeto acontece esse erro porque ela esta definida para aquele objeto somente.


EXEMPLOS DE VARIAVEIS:

Existe 3 tipos de definiçoes de valores de variaveis
por: numeros, afirmaçoes e por nomes.

Usando numeros:qualquer um
arma=0/definir por exe:o player nao poder atirar//
arma=1/definir por exe:agora o player poder atirar//


Usando afirmaçao:
true e false( verdadeira, falsa )
chao=true/definir por exe:que o player esta sobre algum chao//
chao=false/definir por exe:que o player esta no ar //


Usando nomes:qualquer um

obs. sempre colocar aspas antes e depois do nome " "
//Estado//
player.estado="parado" /definir/por exe:sprite player_parado/
player.estado="noar" /definir/ por exe:sprite player_pulando//

//Lados//
player.lado="esquerdo"/definir/por exe:sprite player_esquerdo//
player.lado="direito"/definir/por exe:sprite player_direito/
/

Entendendo algumas expressoes basicas do Game Maker

if = se // usa-se pra checar alguma variavel ou funçao//
not = nao// usa-se para acontecer o contrario de uma varialvel ou funçao//
else=diferente//usa-se pra acontecer algo diferente dentro de uma variavel//
and = e //usa-se para combinar variaveis ou funçoes//
&& = *o mesmo que and
With= com//usa-se para definir uma instancia "objeto"//
or= ou//usa-se para combinar variaveis e checar alguma funçao, se uma das variaveis estiver ativada.
{ = chave esquerda//usa-se pra definir o inicio de uma funçao que esta dentro de uma variavel //
}=chave direita//usa-se pra definir que uma funçao esta dentro de uma variavel e encerra-la//
Exemplo de uma combinaçao de variaveis e funçoes definindo algo a um objeto especifico:


if
player_status="normal" and obj_player.vspeed > 0 and y < obj_enemy.y 8
{
sound_play(enemy_dead)
score+=10
with (obj_enemy) instance_destroy()
}
else//caso contrario acontecer diferente//
{
sound_play(player_dead)
with (obj_player)instance_destroy()
}

essa programaçao acima significa que:
Se objeto jogador estiver no seu estado normal
e colidir com o objeto inimigo caindo na vertical ele destruira o inimigo caso contrario se ele colidir na horizontal ele morrera.




Bom! fico por aqui.
Falta muito ainda mas sabendo o basico
o resto fica mais fácil.

Espero que ajude em alguma duvidas que vcs tinham.

CREDITOS:
Escrito por Fabio Gomes//


Última edição por Fabião em Dom 21 Fev 2010, 20:30, editado 18 vez(es)

Fabião

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 247
Idade : 29
Data de inscrição : 06/07/2008
Notas recebidas : B
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por Hélio em Dom 13 Jul 2008, 19:04

gostei,bem simples facil de se aprender sobre o GM, eu nao sabia para que servia a { e a } vc me ajudou e muito Very Happy

Hélio

Número de Mensagens : 1010
Idade : 20
Data de inscrição : 02/06/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   : 1
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por Convidad em Seg 14 Jul 2008, 14:09

Muitas vezes ocorrem erros nas engines ou jogos
porque, falta algo no codigo.

pode-se criar muitas variaveis e com varios nomes e varias funçoes.
voce pode criar uma variavel local [somente para o(a) proprio(a) instancia(objeto)]
ou criar uma varialvel global [ para todas as instancias ]

Isso é uma colocação muito importante mesmo. A maioria das perguntas feitas no tópico de programação são resolvidas com variáveis que ainda não haviam sido definidas.

Parabéns pelo tutorial Richard! Está muito bem explicado!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por GMBR em Seg 14 Jul 2008, 14:11

Muito bom Richard, tu tá botando pra quebrar com seus tutoriais bem explicados hehe

GMBR

Número de Mensagens : 348
Data de inscrição : 26/02/2008
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://gmbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por RKNF1995 em Ter 29 Jul 2008, 15:50


RKNF1995

Número de Mensagens : 1257
Idade : 21
Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : 6
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://www.rknf1995.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por Janx em Ter 29 Jul 2008, 15:54

OW tenhu uma pergunta sobre o else!!!
num codigo assim:
if to_no_chao = true && pulando = true && direita = true
{
alguma_coisa = true
}else{ alguma_coisa = false}

o alguma_coisa seria setado para false
se ocorrese de ser: to_no_chao = false && pulando = false && direita = false
ou se so uma ou mais das variaveis fosse falsa??


rogerio PQ VC COLOCOU ISSO?!?!

Janx

Número de Mensagens : 2417
Idade : 23
Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por leocurvelo em Seg 23 Mar 2009, 17:54

Cara , gostei do tuto , ;D

Continue assim , ajudando as pessoas necessitadas =D

Obrigado

Meus Projetos

Pokemon Pendant - Online Pokémon Game (3%)

Site:

Pokemon Pendant - Online Pokémon Game

leocurvelo

Número de Mensagens : 31
Idade : 20
Data de inscrição : 16/03/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por vitinho16 em Dom 26 Jul 2009, 21:51

tuto muito bom
me ajudou muito vlw

vitinho16

Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/07/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por tata139 em Seg 27 Jul 2009, 14:35

Affs affs e affs esses noob não leem as regras... não param de revive tópico, esse é o primeiro revival deste noob, mas outro ja fora alertados e continuam reivendo, um mes é revival, 2 é flood, 1 ano é idiotice.

tata139

Número de Mensagens : 1121
Data de inscrição : 11/08/2008
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por vinians em Seg 27 Jul 2009, 15:03

tata139 escreveu:Affs affs e affs esses noob não leem as regras... não param de revive tópico, esse é o primeiro revival deste noob, mas outro ja fora alertados e continuam reivendo, um mes é revival, 2 é flood, 1 ano é idiotice.
O ultimo lancamento deste topico foi em "leocurvelo o Seg 23 Mar 2009 - 20:54" como você mesmo pode observar. Então não tem 1 ano. E outra, fica chamando as pessoas de "noob" é um tanto ofensivo. Seja mais cordial com as pessoas, a trate-as como vc gostaria de ser tratado. E deixe a moderação para os moderadores.
T+

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Idade : 27
Data de inscrição : 18/09/2008
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1

http://xcreatorgames.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por Hélio em Seg 27 Jul 2009, 15:04

tata139 escreveu:Affs affs e affs esses noob não leem as regras... não param de revive tópico, esse é o primeiro revival deste noob, mas outro ja fora alertados e continuam reivendo, um mes é revival, 2 é flood, 1 ano é idiotice.
Acho que você nao é nenhum membro especial para falar deste jeito dele, tente ajudalo, em vez de sair chingando ele, pode ser que seja o primeiro fórum que ele participe!
essas atitudes que deixam o fórum vazio, sabia?
edit-------------------------------------------------------------------------------------------
lembre-se tata139, você foi um dos membros que mais ressuscitou tópicos deste fórum ,apesar de ter melhorado

Hélio

Número de Mensagens : 1010
Idade : 20
Data de inscrição : 02/06/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   : 1
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por SasQuash em Sab 01 Ago 2009, 15:40

Vc é o CARA......................AJUDOO paca******

SasQuash

Número de Mensagens : 9
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por Armaggerdon em Sex 13 Nov 2009, 13:10

Sou novato nesse negócio de GM por isso não entendi muito mais parece bem explicado =)

Armaggerdon

Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/11/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

novato

Mensagem por Raul_Fã_de_Sonic em Sex 13 Nov 2009, 23:13

ei desculpem,sou novo,e não sei mandar posts (hehe) e alguem me ajuda? mandem mensagens cheers

Raul_Fã_de_Sonic

Número de Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/11/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:07


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum