Conectar-se
Quem está conectado
12 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 12 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 06/07/2008
Número de Mensagens : 247
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Dom 13 Jul 2008, 18:19
Vou dar pequenas dicas simples sobre variaveis e outros comandos em codigo gml.

Toda programaçao de um jogo trabalha em cima de
variaveis, o programa checa a variavel e faz ou resulta alguma funçao ou açao.

toda programaçao exige uma estrutura fundamental para ser interpretada corretamente.

Estrutura basica de exe:

if variavel = valor { comando }

if : checador ou interpretador(sem ele nao sera executado nenhuma funçao)
variavel:pode ser uma variavel propria ou variaveis padroes
= : esta expressao define o valor de uma variavel
valor: aqui e inserido o valor da variavel exe: 0
{ e } :estas expressoes define o começo e o fim de um
comando dentro de uma variavel.
comando: onde e inserido algum comando ou funçao que
ficara dentro de uma variavel.

exes:
basicamente a linguagem de programaçao funciona
da seguinte forma: (perguntas e respostas)

// 1º a pergunta // // e depois:dentro a resposta//
Se eu tenho =1 ficha { posso jogar }
Se eu tenho =0 fichas{ nao posso jogar }

essa programaçao ficaria assim realmente em codigo gml:
if credito = 1 {room_goto(inicio) }
if credito = 0 { game_end() }
ou em modo drag-and-drop(clicar e arrastar)
observaçao! essa e a mesma estrutura do codigo gml.




variable ou var = o nome ja diz ne" variavel"
varialvel e uma funçao que pode variar de acordo
com o seu valor.

Muitas vezes ocorrem erros nas engines ou jogos
porque, falta algo no codigo.

pode-se criar muitas variaveis e com varios nomes e varias funçoes.
voce pode criar uma variavel local [somente para o(a) proprio(a) instancia(objeto)]
ou criar uma varialvel global [ para todas as instancias ]

para criar uma var. local (basta criar um nome para ela e o valor inicial dela )
para criar uma var. global(a mesma coisa que a primeira so que voce deve sempre colocar ' global. ' antes da variavel)

Local= e recomendada para uma variavel que defina algo a
uma instancia especifica.
global= e recomendada para uma variavel que defina algo
a todas as instancias ou nenhuma instancia especifica.

Observaçao
as vezes acontece alguns erros de variaveis no game maker
porque voce cria uma variavel local especifica a
um objeto e quando ela e ativada em outro objeto acontece esse erro porque ela esta definida para aquele objeto somente.


EXEMPLOS DE VARIAVEIS:

Existe 3 tipos de definiçoes de valores de variaveis
por: numeros, afirmaçoes e por nomes.

Usando numeros:qualquer um
arma=0/definir por exe:o player nao poder atirar//
arma=1/definir por exe:agora o player poder atirar//


Usando afirmaçao:
true e false( verdadeira, falsa )
chao=true/definir por exe:que o player esta sobre algum chao//
chao=false/definir por exe:que o player esta no ar //


Usando nomes:qualquer um

obs. sempre colocar aspas antes e depois do nome " "
//Estado//
player.estado="parado" /definir/por exe:sprite player_parado/
player.estado="noar" /definir/ por exe:sprite player_pulando//

//Lados//
player.lado="esquerdo"/definir/por exe:sprite player_esquerdo//
player.lado="direito"/definir/por exe:sprite player_direito/
/

Entendendo algumas expressoes basicas do Game Maker

if = se // usa-se pra checar alguma variavel ou funçao//
not = nao// usa-se para acontecer o contrario de uma varialvel ou funçao//
else=diferente//usa-se pra acontecer algo diferente dentro de uma variavel//
and = e //usa-se para combinar variaveis ou funçoes//
&& = *o mesmo que and
With= com//usa-se para definir uma instancia "objeto"//
or= ou//usa-se para combinar variaveis e checar alguma funçao, se uma das variaveis estiver ativada.
{ = chave esquerda//usa-se pra definir o inicio de uma funçao que esta dentro de uma variavel //
}=chave direita//usa-se pra definir que uma funçao esta dentro de uma variavel e encerra-la//
Exemplo de uma combinaçao de variaveis e funçoes definindo algo a um objeto especifico:


if
player_status="normal" and obj_player.vspeed > 0 and y < obj_enemy.y 8
{
sound_play(enemy_dead)
score+=10
with (obj_enemy) instance_destroy()
}
else//caso contrario acontecer diferente//
{
sound_play(player_dead)
with (obj_player)instance_destroy()
}

essa programaçao acima significa que:
Se objeto jogador estiver no seu estado normal
e colidir com o objeto inimigo caindo na vertical ele destruira o inimigo caso contrario se ele colidir na horizontal ele morrera.




Bom! fico por aqui.
Falta muito ainda mas sabendo o basico
o resto fica mais fácil.

Espero que ajude em alguma duvidas que vcs tinham.

CREDITOS:
Escrito por Fabio Gomes//


Última edição por Fabião em Dom 21 Fev 2010, 20:30, editado 18 vez(es)
avatar
Data de inscrição : 02/06/2008
Número de Mensagens : 1010
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   : 1
   :
Ver perfil do usuário

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Dom 13 Jul 2008, 19:04
gostei,bem simples facil de se aprender sobre o GM, eu nao sabia para que servia a { e a } vc me ajudou e muito Very Happy
Convidad
Convidado

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Seg 14 Jul 2008, 14:09
Muitas vezes ocorrem erros nas engines ou jogos
porque, falta algo no codigo.

pode-se criar muitas variaveis e com varios nomes e varias funçoes.
voce pode criar uma variavel local [somente para o(a) proprio(a) instancia(objeto)]
ou criar uma varialvel global [ para todas as instancias ]

Isso é uma colocação muito importante mesmo. A maioria das perguntas feitas no tópico de programação são resolvidas com variáveis que ainda não haviam sido definidas.

Parabéns pelo tutorial Richard! Está muito bem explicado!
Data de inscrição : 26/02/2008
Número de Mensagens : 352
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://gmbr.forumeiros.com

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Seg 14 Jul 2008, 14:11
Muito bom Richard, tu tá botando pra quebrar com seus tutoriais bem explicados hehe
avatar
Data de inscrição : 19/07/2008
Número de Mensagens : 1257
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://www.rknf1995.blogspot.com

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Ter 29 Jul 2008, 15:50
avatar
Data de inscrição : 24/05/2008
Número de Mensagens : 2417
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 14

Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Ter 29 Jul 2008, 15:54
OW tenhu uma pergunta sobre o else!!!
num codigo assim:
if to_no_chao = true && pulando = true && direita = true
{
alguma_coisa = true
}else{ alguma_coisa = false}

o alguma_coisa seria setado para false
se ocorrese de ser: to_no_chao = false && pulando = false && direita = false
ou se so uma ou mais das variaveis fosse falsa??


rogerio PQ VC COLOCOU ISSO?!?!
avatar
Data de inscrição : 16/03/2009
Número de Mensagens : 31
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Seg 23 Mar 2009, 17:54
Cara , gostei do tuto , ;D

Continue assim , ajudando as pessoas necessitadas =D

Obrigado

Meus Projetos

Pokemon Pendant - Online Pokémon Game (3%)

Site:

Pokemon Pendant - Online Pokémon Game
avatar
Data de inscrição : 26/07/2009
Número de Mensagens : 8
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Dom 26 Jul 2009, 21:51
tuto muito bom
me ajudou muito vlw
avatar
Data de inscrição : 11/08/2008
Número de Mensagens : 1121
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Seg 27 Jul 2009, 14:35
Affs affs e affs esses noob não leem as regras... não param de revive tópico, esse é o primeiro revival deste noob, mas outro ja fora alertados e continuam reivendo, um mes é revival, 2 é flood, 1 ano é idiotice.
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Número de Mensagens : 2490
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 1 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://xcreatorgames.weebly.com/

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Seg 27 Jul 2009, 15:03
@tata139 escreveu:Affs affs e affs esses noob não leem as regras... não param de revive tópico, esse é o primeiro revival deste noob, mas outro ja fora alertados e continuam reivendo, um mes é revival, 2 é flood, 1 ano é idiotice.
O ultimo lancamento deste topico foi em "leocurvelo o Seg 23 Mar 2009 - 20:54" como você mesmo pode observar. Então não tem 1 ano. E outra, fica chamando as pessoas de "noob" é um tanto ofensivo. Seja mais cordial com as pessoas, a trate-as como vc gostaria de ser tratado. E deixe a moderação para os moderadores.
T+
avatar
Data de inscrição : 02/06/2008
Número de Mensagens : 1010
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   : 1
   :
Ver perfil do usuário

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Seg 27 Jul 2009, 15:04
@tata139 escreveu:Affs affs e affs esses noob não leem as regras... não param de revive tópico, esse é o primeiro revival deste noob, mas outro ja fora alertados e continuam reivendo, um mes é revival, 2 é flood, 1 ano é idiotice.
Acho que você nao é nenhum membro especial para falar deste jeito dele, tente ajudalo, em vez de sair chingando ele, pode ser que seja o primeiro fórum que ele participe!
essas atitudes que deixam o fórum vazio, sabia?
edit-------------------------------------------------------------------------------------------
lembre-se tata139, você foi um dos membros que mais ressuscitou tópicos deste fórum ,apesar de ter melhorado
avatar
Data de inscrição : 26/07/2009
Número de Mensagens : 9
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Sab 01 Ago 2009, 15:40
Vc é o CARA......................AJUDOO paca******
Data de inscrição : 13/11/2009
Número de Mensagens : 9
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

em Sex 13 Nov 2009, 13:10
Sou novato nesse negócio de GM por isso não entendi muito mais parece bem explicado =)
avatar
Data de inscrição : 13/11/2009
Número de Mensagens : 14
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

novato

em Sex 13 Nov 2009, 23:13
ei desculpem,sou novo,e não sei mandar posts (hehe) e alguem me ajuda? mandem mensagens cheers
Conteúdo patrocinado

Re: tutorial explicando sobre variaveis e expressoes ideal para iniciantes

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum