GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Aula] Array e Matriz em GML

+2
Naut2006
Natch
6 participantes

Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por Natch Sáb 15 Ago 2009, 16:49

Pessoal depois ver ver alguns tópicos a falar sobre Arrays, e eu a ver o pessoal e confundir Matriz com array, resolvi fazer esse pequeno tutorial para ajudar o pessoal do fórum…

Em programação um array é também conhecido como vector ou lista [arrays unidimensionais] ou matriz que são [arrays bidimensionais]
Uma Array é uma espécie de variável com varias posições para armazenar dados
Uma Matriz é uma array mas com varias dimensões, imaginemos o jogo de batalha naval, temos que escolher uma posição na vertical e outra na horizontal

Exemplo de uma array:
[Aula] Array e Matriz em GML Arraya
Essa é uma array de 4 posições
para aceder a essa array seria assim
Código:
arrayA[0] //saber qual o array e qual a posição para aceder, neste caso é 0
[Aula] Array e Matriz em GML Arraya

Essa é uma array unidimensional, para aceder a ela temos que escolher a posição...
Ex:
Código:
arrayA[0]=100        //na posição 0 recebe 100
arrayA[1]=200        //na posição 1 recebe 200
arrayA[2]=300        //na posição 2 recebe 300
arrayA[3]=400        //na posição 3 recebe 400
pelos vistos é bem simples...

Mas com as Matrizes complica-se um pouco...
Exemplo de uma array bidimensional ou Matriz:
[Aula] Array e Matriz em GML Arrayb
Essa é uma array de 4 posições na horizontal e 2 na vertical ou seja uma Matriz
para aceder a essa array seria assim:
Código:
arrayA[0,0] //saber qual o array e qual as posições para aceder, neste caso é 0 e 0
[Aula] Array e Matriz em GML Arrayb

Essa é uma array bidimensional, para aceder a ela temos que escolher as posições...
Ex:
Código:
arrayA[0,0]=100        //na posição 0 na horizontal e 0 na vertical recebe 100
arrayA[0,1]=200        //na posição 0 na horizontal e 1 na vertical recebe 200
arrayA[0,2]=300        //na posição 0 na horizontal e 2 na vertical recebe 300
arrayA[0,3]=400        //na posição 0 na horizontal e 3 na vertical recebe 400
neste caso preenchemos a 1º posição...
para aceder a outra dimensão é só mudar o 0 para 1...
Basicamente é isso...

A lógica disso aplica-se em C e muitas outras linguagens...
Eu recomendo o pessoal aqui a aprender a linguagem C
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por Naut2006 Sáb 15 Ago 2009, 17:05

Eu não testei, mas não tem que declarar a array ou a matriz antes não? Tipo uma variavel, que caso não seja declarada não funciona?

Se não for o caso ta perfeito =D E caso seja ta 99% perfeita XD

Goodbye Happy
Naut2006
Naut2006

Data de inscrição : 11/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 213
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por Natch Sáb 15 Ago 2009, 17:11

Isso é só uma aula teórica, para explicar o que é uma array e os tipos de arrays que existem, como eu disse no inicio, uma array é um espécie de variável, por isso todas as variáveis tem que ser declaradas no inicio...
no nosso caso é no create...
____
Se não for o caso ta perfeito =D E caso seja ta 99% perfeita XD
obrigada pela opinião
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por PedroX Sáb 15 Ago 2009, 18:22

vc pode me dar umas aulas de c?
eu queria aprender

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por Natch Sáb 15 Ago 2009, 18:51

posso sim...
é só dizer como é que queres as aulas...
ou posso criar umas aulas para o pessoal do forum...
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por ricaun Sex 21 Ago 2009, 23:08

Bem legal o tutorial, as arrays são bem úteis mas não gosto muito de usa no GM, acho um saco declara uma por uma, já que não funciona assim...

arrayA = {100, 200, 300, 400}

(Meu primeiro post, bem vindo pra mim)
ricaun
ricaun

Data de inscrição : 23/09/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 169
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por Lolegal Sex 21 Ago 2009, 23:17

Cria aulas pro pessoal do forum mesmo Happy
Tambem to afim de entender
Lolegal
Lolegal

Data de inscrição : 18/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 190
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por Natch Sáb 22 Ago 2009, 00:17

vou criar sim, deixa só eu ganhar um tempinho que tento dar uma luz ao pessoal...
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por Convidad Sáb 05 Set 2009, 19:06

Ótimo tutorial Natch! Arrays são realmente úteis mesmo. Um amigo costumava dizer que a vida do programdor é AA/DA (antes de array/depois de arrays). [X¬D]

Naut2006 escreveu:Eu não testei, mas não tem que declarar a array ou a matriz antes não? Tipo uma variavel, que caso não seja declarada não funciona?

No game maker não. Em GML não há necessidade de declarar variáveis, mesmo se forem arrays. Mas veja bem, se você não definir uma variável com um valor qualquer antes de checá-la, retornará erro.

O caso da declaração que falamos aqui, são aquelas que usamos comumente noutras linguagens. Em praticamente qualquer linguagem de um nivel mais baixo que o GML (nível de liguagem mesmo) a gente tem que definir o tipo e o conteúdo da variável.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por CPinheiro Sáb 05 Set 2009, 19:47

ricaun escreveu:Bem legal o tutorial, as arrays são bem úteis mas não gosto muito de usa no GM, acho um saco declara uma por uma, já que não funciona assim...

arrayA = {100, 200, 300, 400}

(Meu primeiro post, bem vindo pra mim)

Olha, dependendo da seqüencia, dá pra automatizar:

Código:

for(i=0;i<10;i+=1;)
{
nome_da_array[i] = i+1*100;
}

Isso declararia as variáveis nome_da_array[0 a 10], e elas teriam valor 100, 200, 300, 400... na ordem.


Flw!
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por ricaun Sáb 05 Set 2009, 20:02

CPinheiro escreveu:

Olha, dependendo da seqüencia, dá pra automatizar:

Código:

for(i=0;i<10;i+=1;)
{
nome_da_array[i] = i+1*100;
}

Isso declararia as variáveis nome_da_array[0 a 10], e elas teriam valor 100, 200, 300, 400... na ordem.


Flw!

Sim claro quando tem uma ordem logica fica bem mais facil usar 'for'.

Acho que pra fazer na ordem 100, 200, 300, 400... falto parenteses aqui "nome_da_array[i] = (i+1)*100"

=)
ricaun
ricaun

Data de inscrição : 23/09/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 169
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por Natch Sáb 05 Set 2009, 20:49

a utilização do for e arrays, são funções que vamos utilizar para o resto da vida, lol
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por CPinheiro Sáb 05 Set 2009, 20:55

ricaun escreveu:Sim claro quando tem uma ordem logica fica bem mais facil usar 'for'.

Acho que pra fazer na ordem 100, 200, 300, 400... falto parenteses aqui "nome_da_array[i] = (i+1)*100"

=)

Opa, falta de atenção minha. Obrigado por avisar. x)
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : [Aula] Array e Matriz em GML Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Aula] Array e Matriz em GML Empty Re: [Aula] Array e Matriz em GML

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos