Como fazer um jogo stealth?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como fazer um jogo stealth?

Mensagem por Pratagy em Dom 09 Ago 2009, 15:39

Fala ai galera!! Comecei com o GM um dia desses e fiz o Bricks in the Sky só pra experimentar o programa e talz...
Mas agora eu resolvi pirar e ir mais alem do que o BS que é bem simples, e to afim de fazer um jogo stealth, tipo Metal Gear solid, so que em 2D, com visao por cima, parecido com o de Gameboy Color.
Eu quero fazer o seguinte: quando o inimigo me ver, da Mission Failed. O inimigo seguiria uma rota pre programada ai seria necessario observar a rota dele pra 1) nocautear ele por tras ou 2) dar um tiro de tranquilizante por tras.
Entao voce teria uma quantidade limitada de munição e se ela acabasse, nao teria jeito, nao existem munições no cenario.
Alguem poderia me ajudar falando por onde começo lendo tutoriais ou ate mesmo falando o que eu tenho que fazer...
Estou pesquisando bastante aqui no forum mas com pessoas me dando palpites seria otimo!!
Valeu pessoal esse forum é 10 muito loko to gostando pra caramba hehe...

------edit------
ue 14 views voces amarelaram e nao conseguem responder é? huahauha brincadeira pessoal... aguardo resposta...

Pratagy

Número de Mensagens : 23
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Como fazer um jogo stealth?

Mensagem por ze1 em Qua 12 Ago 2009, 20:42

O problema é que é meio complicado responder uma pergunta do tipo "Como fazer um jogo de tal estilo", ainda mais um, como o seu, que seja razoavelmente complexo (mas não muito), pois requer um tipo de IA.
Não quero te desanimar, mas se eu fosse você, eu consideraria deixar esse jogo para um futuro quando estiver mais maduro com o GM. Por enquanto, tente fazer jogos mais fáceis e vá aumentando a complexidade aos poucos. Fique mais íntimo do GML e das mecânicas do programa.
Quando você se sentir mais seguro, aí você pode passar a criar esse jogo que você quer. Você vai conseguir visualizar melhor como fazer tudo o que deseja.

Última edição por ze1 em Qua 12 Ago 2009, 23:45, editado 1 vez(es)

ze1

Número de Mensagens : 60
Reputação : 0

Mensagem por Dancity em Qua 12 Ago 2009, 23:36

Poe um raio de visão do inimigo...
E quando o personagem colidir com o raio de visão o jogo acaba...

Very Happy

Edit esse tópico vai ajudar... E muito... http://gmbr.forumeiros.com/game-maker-f36/tutorial-de-colisoes-parte-3-t3575.htm#27787

Dancity

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1339
Notas recebidas : A
Reputação : 8
Prêmios
   : 1
   :
   :

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:45