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[Resolvido]COMO FAZER O PERSONAGEM NÃO ANDAR NA DIAGONAL?

2 participantes

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[Resolvido]COMO FAZER O PERSONAGEM NÃO ANDAR NA DIAGONAL? Empty [Resolvido]COMO FAZER O PERSONAGEM NÃO ANDAR NA DIAGONAL?

Mensagem por Viih404 Ter 23 Ago 2022, 22:15

queria saber oq eu preciso adicionar no código a seguir pro meu personagem não poder andar na diagonal, é um jogo estilo top e down.

No CREATE:
//Variáveis
andando=false //Controla quando o personagem estiver
velocidade_sprite=0.2 //Controla a velocidade das animações do personagem
velocidade_player=1.5 //Controla a velocidade do personagem

No STEP:
#region Movimentação
//ESQUERDA

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("A"))
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("A"))
{
andando=false
x-=0
sprite_index=spr_idle
}

//DIREITA

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("D"))
{
andando=true
x+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_right_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("D"))
{
andando=false
x+=0
sprite_index=spr_idle
}

//ATRÁS

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("W"))
{
andando=true
y-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_up_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("W"))
{
andando=false
y-=0
sprite_index=spr_idle
}

//FRENTE

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("S"))
{
andando=true
y+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_down_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(ord("S"))
{
andando=false
y+=0
sprite_index=spr_idle
}
#endregion


Última edição por Viih404 em Sáb 27 Ago 2022, 14:25, editado 1 vez(es)
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[Resolvido]COMO FAZER O PERSONAGEM NÃO ANDAR NA DIAGONAL? Empty Re: [Resolvido]COMO FAZER O PERSONAGEM NÃO ANDAR NA DIAGONAL?

Mensagem por aminaro Qui 25 Ago 2022, 20:11

olá, tubo bem?

vamos lá...dei uma modificada no seu código.

1º Como vc não colocou o "else if" é como se ao pressionar todas as teclas ao mesmo tempo tudo se torna-se verdadeiro.

2º Com o "else if" o codigo vai seguindo a sequencia. Ex: o botão direita só vai ser ativo se o de cima que é o esquerdo não for pressionado e assim por diante.


Coloca isso seu step
Código:
/// @description Insert description here
// You can write your code in this editor




#region Movimentação
//ESQUERDA

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("A"))
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
image_speed=velocidade_sprite
}


//DIREITA

//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if  keyboard_check(ord("D"))
{
andando=true
x+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_right_walk
image_speed=velocidade_sprite
}


//ATRÁS

//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if keyboard_check(ord("W"))
{
andando=true
y-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_up_walk
image_speed=velocidade_sprite
}


//FRENTE

//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if keyboard_check(ord("S"))
{
andando=true
y+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_down_walk
image_speed=velocidade_sprite

}

else//aqui se nenhuma tecla for precionada
{
 andando = false;
sprite_index=spr_idle
}

#endregion

Cool
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[Resolvido]COMO FAZER O PERSONAGEM NÃO ANDAR NA DIAGONAL? Empty Obg <3

Mensagem por Viih404 Sáb 27 Ago 2022, 14:24

aminaro escreveu:olá, tubo bem?

vamos lá...dei uma modificada no seu código.

1º Como vc não colocou o "else if" é como se ao pressionar todas as teclas ao mesmo tempo tudo se torna-se verdadeiro.

2º Com o "else if" o codigo vai seguindo a sequencia. Ex: o botão direita só vai ser ativo se o de cima que é o esquerdo não for pressionado e assim por diante.


Coloca isso seu step
Código:
/// @description Insert description here
// You can write your code in this editor




#region Movimentação
//ESQUERDA

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(ord("A"))
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
image_speed=velocidade_sprite
}


//DIREITA

//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if  keyboard_check(ord("D"))
{
andando=true
x+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_right_walk
image_speed=velocidade_sprite
}


//ATRÁS

//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if keyboard_check(ord("W"))
{
andando=true
y-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_up_walk
image_speed=velocidade_sprite
}


//FRENTE

//Se estiver sendo pressionada a tecla
else if keyboard_check(ord("S"))
{
andando=true
y+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_down_walk
image_speed=velocidade_sprite

}

else//aqui se nenhuma tecla for precionada
{
 andando = false;
sprite_index=spr_idle
}

#endregion

Cool

Obrigado meu lindo, ficou do jeito que eu tinha imaginado Razz
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