Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
tenho uma duvida
2 participantes
Página 1 de 1
tenho uma duvida
gente eu tenho uma certa duvida sobre esse código de colisão do game maker
repeat(abs(velh))
{
if(place_meeting(x + sign(velh),y,obj_solid))
{
velh = 0
}
x += sign(velh)
}
tipo eu tenho uma noção do que ele faz mas fico muito confuso sobre essa logica, coisas envolvendo números me deixa confuso kkkk, mas oque me deixa em duvida é tipo, por oque eu entendo desse código o repeat(abs(velh)) serve pra verificar se o player esta em movimento(me corrijam se eu estiver errado), mas esse abs eu não entendo como funciona nessa logica, eu sei que o abs retorna uma valor absoluto, eu tentei sem o abs e ele anda pra frente e pra baixo, so que ele não anda pra esquerda e nem pra cima, porque isso acontece e pq o abs faz ele funcionar normalmente? se alguém sabe por favor me ajuda kkkk
repeat(abs(velh))
{
if(place_meeting(x + sign(velh),y,obj_solid))
{
velh = 0
}
x += sign(velh)
}
tipo eu tenho uma noção do que ele faz mas fico muito confuso sobre essa logica, coisas envolvendo números me deixa confuso kkkk, mas oque me deixa em duvida é tipo, por oque eu entendo desse código o repeat(abs(velh)) serve pra verificar se o player esta em movimento(me corrijam se eu estiver errado), mas esse abs eu não entendo como funciona nessa logica, eu sei que o abs retorna uma valor absoluto, eu tentei sem o abs e ele anda pra frente e pra baixo, so que ele não anda pra esquerda e nem pra cima, porque isso acontece e pq o abs faz ele funcionar normalmente? se alguém sabe por favor me ajuda kkkk
chinogamo- Games Ranking :
Data de inscrição : 28/04/2022
Reputação : 0
Número de Mensagens : 6
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: tenho uma duvida
Boa noite!
Ontem mesmo eu estava fazendo um tutorial sobre isso, irei acabar hoje mesmo, muita conhicidencia kkkkk
Amanhã vou postar o tutorial completo, falta pouca coisa, aproveito e respondo sua pergunta.
Mas já adiantando, você está confundindo as coisas kkkk, esse "ABS" é sim pra retornar absoluto, mas dentro do "repeat" ele está servindo apenas como um gatilho, caso a velocidade seja 0, ele repete 0 vezes o código abaixo, caso seja 1 ou -1, ele repete uma vez o código abaixo,
Se a velocidade for 100, ele vai repetir 100 vezes o código verificando se nos próximos 100 pixel tem colisão, se houver o obj_solid 80 pixels a frente, ele se move só 80 pixels, ao invés de 100
Se você não entendeu direito amanhã bem cedo o tutorial vai estar pronto (por volta de 3AM) e explico com detalhes
O sign(x) serve pra limitar o valor em -1, 0 e 1
Ontem mesmo eu estava fazendo um tutorial sobre isso, irei acabar hoje mesmo, muita conhicidencia kkkkk
Amanhã vou postar o tutorial completo, falta pouca coisa, aproveito e respondo sua pergunta.
Mas já adiantando, você está confundindo as coisas kkkk, esse "ABS" é sim pra retornar absoluto, mas dentro do "repeat" ele está servindo apenas como um gatilho, caso a velocidade seja 0, ele repete 0 vezes o código abaixo, caso seja 1 ou -1, ele repete uma vez o código abaixo,
Se a velocidade for 100, ele vai repetir 100 vezes o código verificando se nos próximos 100 pixel tem colisão, se houver o obj_solid 80 pixels a frente, ele se move só 80 pixels, ao invés de 100
Se você não entendeu direito amanhã bem cedo o tutorial vai estar pronto (por volta de 3AM) e explico com detalhes
O sign(x) serve pra limitar o valor em -1, 0 e 1
Bruno_Ribeiro- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/03/2022
Reputação : 11
Número de Mensagens : 37
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Unity
- C#
- Godot
- RPG Maker
chinogamo gosta desta mensagem
Re: tenho uma duvida
valeu
chinogamo- Games Ranking :
Data de inscrição : 28/04/2022
Reputação : 0
Número de Mensagens : 6
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» judem estadando error no meu gm
» Tenho dúvidas....
» tenho 1 pergunta
» Tenho uma Sujestão
» Tenho 2 eniges q fiz!
» Tenho dúvidas....
» tenho 1 pergunta
» Tenho uma Sujestão
» Tenho 2 eniges q fiz!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|