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[Concurso] One-Only
+3
theguitarmester
Mr.Rafael
TRFN
7 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Você participará deste concurso?
[Concurso] One-Only
CONCURSO ENCERRADO
- Avaliação -
- Spoiler:
- Eu mesmo serei o avaliador do concurso, e talvez poderei participar também, mas procurarei ser imparcial e o mais justo possível ao avaliar baseado no tema. Os pontos de avaliação serão:
- Mecânica - 30 pontos
- Design - 30 pontos
- Sonoplastia - 15 pontos
- Criatividade - 25 pontos
- Mecânica - 30 pontos
- Premiação -
1° Lugar: Jogo fixado na home do fórum e tópico do game fixado como anúncio global por duas semanas + premiação no perfil + game em destaques
2° Lugar: Tópico do game fixado como anúncio global por uma semana + premiação no perfil + game em destaques
3° Lugar: Premiação no perfil + game em destaques
* Lembrando que todos os participantes também ganharão por sua participação um badge em seu perfil.
Última edição por TRFN em Dom 27 Mar 2022, 08:03, editado 10 vez(es)
Re: [Concurso] One-Only
É bom ver um novo evento acontecendo no fórum, especialmente um organizado por você depois de tanto tempo sumido. Bem-vindo de volta!
O concurso em si parece ser bem simples, então não tenho muito o que comentar a respeito. Com uma limitação interessante, acho que vai ser um concurso divertido de acompanhar e jogar os jogos depois.
Só têm alguns pontos no tópico que gostaria de discutir um pouco, mas sem necessariamente prolongar ou promover muito debate.
Isso é bobagem, cara!
Você participou do último concurso que organizou e todo mundo apoiou. Pessoalmente, não me incomodaria se participasse, mesmo que isso envolvesse avaliar o próprio jogo.
É compreensível se você também não puder ou não quiser participar, tanto por questão de tempo como ter que se dividir entre desenvolver e olhar o concurso ao mesmo tempo. Mas se tiver vontade de fazer algum jogo, faz e participa!
Como quem geralmente participa dos concursos do fórum é mais o pessoal das antigas, eu sinceramente duvido que isso aqui vá necessariamente afetar o número de participantes. Todo mundo daí deve ter pelo menos algum instalador do GMS aí em algum lugar, e eu ainda tenho o GMS 1.4 aqui, então eu ainda consigo participar.
Então... vou deixar isso aqui só como um pensamento/ideia mesmo.
Não sei se vou conseguir participar por conta do tempo: o concurso começa numa terça-feira e termina numa segunda-feira, o que prejudica um pouco acompanhar o fim do evento (o início dá, por razão explicada mais abaixo).
Acho que seria mais interessante começar numa sexta-feira (ajuda a pre-planejar ideias para começar a desenvolver no fim de semana) e terminar num próximo domingo/segunda-feira (tempo suficiente para organizar o que falta no jogo e criar o tópico para participar).
Quando organizar outros concursos, é legal dar uma olhadinha no calendário e caçar por feriados, principalmente os que estiverem em sequências, e marcar as datas de início entre eles. O período de carnaval, por exemplo, se estende por esta semana inteira. Se o concurso tivesse sido anunciado só um pouquinho antes, poderia ter começado a partir de hoje, e teríamos uma semana inteira livre para fazer os jogos. Agora acho que não dá mais.
Mas enfim... se eu conseguir participar, vai ser só um joguinho bem simples mesmo. Espero que renda bons jogos!
o/
O concurso em si parece ser bem simples, então não tenho muito o que comentar a respeito. Com uma limitação interessante, acho que vai ser um concurso divertido de acompanhar e jogar os jogos depois.
Só têm alguns pontos no tópico que gostaria de discutir um pouco, mas sem necessariamente prolongar ou promover muito debate.
TRFN escreveu:Eu mesmo serei o avaliador do concurso e por isso não participarei com um Game, [...]
Isso é bobagem, cara!
Você participou do último concurso que organizou e todo mundo apoiou. Pessoalmente, não me incomodaria se participasse, mesmo que isso envolvesse avaliar o próprio jogo.
É compreensível se você também não puder ou não quiser participar, tanto por questão de tempo como ter que se dividir entre desenvolver e olhar o concurso ao mesmo tempo. Mas se tiver vontade de fazer algum jogo, faz e participa!
TRFN escreveu:Você deve fazer o uso do GM Studio, independentemente de sua versão, desde que seja o Game Maker Studio. O Game só poderá ser avaliado corretamente se for desenvolvimento no Game Maker Studio.
Como quem geralmente participa dos concursos do fórum é mais o pessoal das antigas, eu sinceramente duvido que isso aqui vá necessariamente afetar o número de participantes. Todo mundo daí deve ter pelo menos algum instalador do GMS aí em algum lugar, e eu ainda tenho o GMS 1.4 aqui, então eu ainda consigo participar.
Então... vou deixar isso aqui só como um pensamento/ideia mesmo.
- Pensamento/ideia:
- Embora entenda o uso do GM no concurso, acho que a disponibilidade da ferramenta em si pode ser um problema.
Parte do que fez o concurso do GM8 funcionar é o fato dele ter sido disponibilizado gratuitamente em uma versão shareware, o que permitiu divulgar livremente o instalador da ferramenta durante o concurso. Salvo algumas limitações, o GM8 Lite permitia criar e distribuir jogos tranquilamente, gerando os jogos num arquivo .EXE.
Compare-o à versão mais recente da ferramenta, e verá que o GMS2 só possui um trial de 30 dias e sem possibilidade de gerar um .EXE a menos que você compre a versão completa, que custa em torno de R$170,00 (a versão desktop). Aí você tem uma parte do pessoal que deixou o Game Maker e passou a usar outras ferramentas, e... é, fica difícil participar assim.
Por sorte, eu ainda tenho o GMS 1.4 aqui comigo, então ainda tenho como participar.
O GMS 1.x chegou a ter algumas versões shareware também, mas exigia uma conta da YoYoGames, e a ferramenta não está mais disponível. Mas se alguém ainda tiver um instalador antigo e puder confirmar se funciona, seria interessante disponibilizá-lo para download no tópico, do mesmo jeito que o GM8 Lite.
Existe também uma ferramenta muito similar ao Game Maker, chamada Tululoo Game Maker, que é gratuita e ainda por cima exporta jogos em HTML5 (o que por si só facilitaria bastante divulgar os jogos). Acha que ela poderia entrar como alternativa válida para o concurso?
Alternativas gratuitas ajudariam bastante a deixar o concurso acessível a todos os participantes, principalmente quando alguns de nós já abandonaram a ferramenta e não possuímos mais os instaladores que usávamos na época. Por outro lado, o concurso é voltado ao uso do Game Maker, então liberar usar qualquer engine talvez não fosse também muito interessante.
Então, a minha ideia seria liberar o uso do Game Maker 8 e do Tululoo Game Maker.- O GM8 pode ser uma alternativa a quem já participou do concurso anterior e não tem ou não quer procurar pelo GMS.
- O Tululoo, embora não seja da YoYoGames, é muito similar e ajuda pelo fato de ser gratuito e ter um export HTML5 disponível.
Ambos possuem suas próprias vantagens/desvantagens, e não tiram a ideia geral do concurso e usar o Game Maker. - O GM8 pode ser uma alternativa a quem já participou do concurso anterior e não tem ou não quer procurar pelo GMS.
TRFN escreveu:
- Divulgação do concurso: 25/02/2022
- Divulgação do tema: 01 de março
- Data limite de entrega do projeto: 07 de março
- Entrega dos resultados: 10 de março
Não sei se vou conseguir participar por conta do tempo: o concurso começa numa terça-feira e termina numa segunda-feira, o que prejudica um pouco acompanhar o fim do evento (o início dá, por razão explicada mais abaixo).
Acho que seria mais interessante começar numa sexta-feira (ajuda a pre-planejar ideias para começar a desenvolver no fim de semana) e terminar num próximo domingo/segunda-feira (tempo suficiente para organizar o que falta no jogo e criar o tópico para participar).
Quando organizar outros concursos, é legal dar uma olhadinha no calendário e caçar por feriados, principalmente os que estiverem em sequências, e marcar as datas de início entre eles. O período de carnaval, por exemplo, se estende por esta semana inteira. Se o concurso tivesse sido anunciado só um pouquinho antes, poderia ter começado a partir de hoje, e teríamos uma semana inteira livre para fazer os jogos. Agora acho que não dá mais.
Mas enfim... se eu conseguir participar, vai ser só um joguinho bem simples mesmo. Espero que renda bons jogos!
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
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Re: [Concurso] One-Only
Muito bom, vou ficar na expectativa do tema que ele deve ter muito a ver com a engine em sí do GameMaker Studio, pois confesso que isso de só poder usar o GMStudio deu uma quebrada em minha empolgação em participar, mas acredito que com o tema possa melhorar e de qualquer forma tentarei entregar algo, nem que seja bem simples, pois além de manter ativo o âmbito de projetos e interação aqui, isso ajuda a as vezes achar boas ideias que não teriam sido pensadas se não houvessem limitações, e muitos jogos/ideias bons surgem assim!
Então bora
Então bora
Re: [Concurso] One-Only
Respondendo as dúvidas, pensando por esse lado @Mr.Rafael , acho que poderei participar então também
Agora com relação a limitação de só poder usar o GM, e justamente por conta do tema, entretanto, de fato o Tululoo trabalha de maneira bem similar mesmo =) por isso, será aceito também, e o próprio gm 8 também, neste caso. Por isso estou mudando essa parte da regra do concurso. Obrigado pelas opiniões!!! E tenha boas expectativas @theguitarmester, o tema vai ser algo bem divertido, porque vai explorar toda a criatividade do desenvolvedor, sem dúvidas.
Ideia Aprovada!!
Agora com relação a limitação de só poder usar o GM, e justamente por conta do tema, entretanto, de fato o Tululoo trabalha de maneira bem similar mesmo =) por isso, será aceito também, e o próprio gm 8 também, neste caso. Por isso estou mudando essa parte da regra do concurso. Obrigado pelas opiniões!!! E tenha boas expectativas @theguitarmester, o tema vai ser algo bem divertido, porque vai explorar toda a criatividade do desenvolvedor, sem dúvidas.
Então, a minha ideia seria liberar o uso do Game Maker 8 e do Tululoo Game Maker.
O GM8 pode ser uma alternativa a quem já participou do concurso anterior e não tem ou não quer procurar pelo GMS.
O Tululoo, embora não seja da YoYoGames, é muito similar e ajuda pelo fato de ser gratuito e ter um export HTML5 disponível.
Ambos possuem suas próprias vantagens/desvantagens, e não tiram a ideia geral do concurso e usar o Game Maker.
Ideia Aprovada!!
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Re: [Concurso] One-Only
Que bacana! Se tiver espaço para GM8, vou tentar participar kk
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Re: [Concurso] One-Only
Opa, tem espaço sim! Se puder participar, será top.polosam escreveu:Que bacana! Se tiver espaço para GM8, vou tentar participar kk
polosam gosta desta mensagem
Re: [Concurso] One-Only
Vim dar uma olhada no fórum hoje e me deparo com isso. Hmm...
Com este, temos 4 banners jogáveis na página inicial do fórum.
Com isso, declaro, nos mandamentos da GMBR...
o/
Com este, temos 4 banners jogáveis na página inicial do fórum.
Com isso, declaro, nos mandamentos da GMBR...
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Re: [Concurso] One-Only
UP.
Galera passando aqui so para avisar que amanha e a divulgacao do tema!!!!
Aguardem =)
Galera passando aqui so para avisar que amanha e a divulgacao do tema!!!!
Aguardem =)
Re: [Concurso] One-Only
Notei que o tema não especifica o uso de um script ou font. Eles também estão proibidos?
o/
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Re: [Concurso] One-Only
Mr.Rafael escreveu:Notei que o tema não especifica o uso de um script ou font. Eles também estão proibidos?
o/
Na verdade sim, tambem estao proibidos. Sao apenas os resources especificados acima. boa sorte a todos o/
Re: [Concurso] One-Only
Sim, pode.Isaque Onix escreveu:pode usar mais de uma subimagem nas sprites? não vi nada sobre
Usando o image_index, você pode controlar a animação manualmente, tornando possível ter vários sprites a partir de um só.
o/
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Re: [Concurso] One-Only
Posso usar só uma SPRITE de BACKGROUD ou posso usar só uma BACKGROUND dentro do game?
ou posso colocar várias backgrounds da mesma repetindo no game?
ou posso colocar várias backgrounds da mesma repetindo no game?
Bruno_Ribeiro- Games Ranking :
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Re: [Concurso] One-Only
Apenas 1 sprite e 1 background para o projeto inteiro.Bruno_Ribeiro escreveu:Posso usar só uma SPRITE de BACKGROUD ou posso usar só uma BACKGROUND dentro do game?
ou posso colocar várias backgrounds da mesma repetindo no game?
Nada te impede de usar seu único sprite como background, mas você também pode aproveitar seu único background para fazer o mesmo.
Com o único background permitido, você pode usá-lo como tileset e/ou reposicioná-lo na room usando views, que servem como câmera. Isso torna possível criar várias rooms extras a partir de uma só, ainda que um pouco mais limitadas.
Por exemplo: se o tamanho da tela do jogo for 256x256, um background de 512x512 teria espaço para mais 4 backgrounds a partir de uma única room. O background pode ser trocado movendo a câmera do jogo, de forma que apenas 1/4 da imagem do background seja sempre exibida.
o/
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Re: [Concurso] One-Only
Mr.Rafael escreveu:Apenas 1 sprite e 1 background para o projeto inteiro.Bruno_Ribeiro escreveu:Posso usar só uma SPRITE de BACKGROUD ou posso usar só uma BACKGROUND dentro do game?
ou posso colocar várias backgrounds da mesma repetindo no game?
Nada te impede de usar seu único sprite como background, mas você também pode aproveitar seu único background para fazer o mesmo.
Com o único background permitido, você pode usá-lo como tileset e/ou reposicioná-lo na room usando views, que servem como câmera. Isso torna possível criar várias rooms extras a partir de uma só, ainda que um pouco mais limitadas.
Por exemplo: se o tamanho da tela do jogo for 256x256, um background de 512x512 teria espaço para mais 4 backgrounds a partir de uma única room. O background pode ser trocado movendo a câmera do jogo, de forma que apenas 1/4 da imagem do background seja sempre exibida.
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Mas no caso por exemplo, usar uma background na mesma tela duas vezes, por exemplo pra fazer o efeito de estrelas se movendo
Bruno_Ribeiro- Games Ranking :
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Re: [Concurso] One-Only
Pode usar sem problemas.Bruno_Ribeiro escreveu:Mas no caso por exemplo, usar uma background na mesma tela duas vezes, por exemplo pra fazer o efeito de estrelas se movendo
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