GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Sex 26 Abr 2024, 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

2 participantes

Ir para baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Seg 07 Jun 2021, 19:41

Boa noite pessoal, o meu jogo é dividido em varias fases e os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam toda vez que eu mudo de fase como eu faço para quando eu sair da fase 1 e ir para a fase 2 eu continuar com o mesmo tanto de vida e de moedas que estava no final da fase anterior?

obrigado.
Kleber Craft
Kleber Craft

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 07/06/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por NPH Seg 07 Jun 2021, 20:17

Se você programou com o create event, toda vez que o objeto é instanciado, os valores se "recriam", zerando ou voltando ao valor que você definiu.
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
FLWS
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Ter 08 Jun 2021, 18:50

NPH escreveu:Se você programou com o create event, toda vez que o objeto é instanciado, os valores se "recriam", zerando ou voltando ao valor que você definiu.
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
FLWS

eu não consegui entender muito bem pois quando eu fiz aqui deu uma tela de erro (sou um um iniciante)
Kleber Craft
Kleber Craft

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 07/06/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por NPH Seg 14 Jun 2021, 17:54

Kleber Craft escreveu:[...]os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam...
Ah, eu não tinha entendido Razz

Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start":
Código:
global.vidas=3;
global.moedas=0;
Pegue esse objeto e o coloque na primeira room do seu projeto. Para que você não precise colocar ele em todas as rooms, marque as propriedades dele como "persistente".
Nas moedas, programe em um evento de colisão com o obj_player que vc tem:
Código:
global.moedas+=1;
instance_destroy();
OU
Código:
global.moedas++;
instance_destroy();
No seu obj_player programe para quando acabar a saúde: (é um exemplo o que será explicado aqui!)
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas-=1;
 saude=100;
}
OU
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas--;
 saude=100;
}
O exemplo acima da saúde depende de como você programou o seu char quando morrer, mas a lógica é essa.
Flws e me perdoa por não ter explicado melhor Razz

[edit]
No caso de der erro, tipo, você deu play no projeto e logo de cara ao terminar de compilar dá um "FATAL ERROR" falando que a variável global.vidas ou global.moedas não existe ou algo parecido, pode ser resolvido simplesmente:
**Seu projeto não tem um "menu" ou uma tela de "intro" e já começa direto, coloque esse objeto de controle como o primeiro a ser criado em "Instance Create Order" da sua primeira room, pois o evento "game start" é chamado na hora que o jogo "inicia" literalmente, ficando na memória o tempo todo, bem diferente do "create" que é chamado assim que o objeto é instanciado na room e por isso ele volta ao valor que você definiu e assim, ao passar de room em room, suas vidas e moedas voltam e não são salvos.

Não se esqueça de redefinir a global.vidas e global.moedas quando der um "Game over" no seu jogo, ou simplesmente de um "game_restart();" (que não é muito aconselhável, mas já é um quebra galho)

FLWS novamente!


Última edição por NPH em Seg 14 Jun 2021, 18:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : explicação.)
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Kleber Craft gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Qua 16 Jun 2021, 19:11

NPH escreveu:
Kleber Craft escreveu:[...]os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam...
Ah, eu não tinha entendido Razz

Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start":
Código:
global.vidas=3;
global.moedas=0;
Pegue esse objeto e o coloque na primeira room do seu projeto. Para que você não precise colocar ele em todas as rooms, marque as propriedades dele como "persistente".
Nas moedas, programe em um evento de colisão com o obj_player que vc tem:
Código:
global.moedas+=1;
instance_destroy();
OU
Código:
global.moedas++;
instance_destroy();
No seu obj_player programe para quando acabar a saúde: (é um exemplo o que será explicado aqui!)
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas-=1;
 saude=100;
}
OU
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas--;
 saude=100;
}
O exemplo acima da saúde depende de como você programou o seu char quando morrer, mas a lógica é essa.
Flws e me perdoa por não ter explicado melhor Razz

[edit]
No caso de der erro, tipo, você deu play no projeto e logo de cara ao terminar de compilar dá um "FATAL ERROR" falando que a variável global.vidas ou global.moedas não existe ou algo parecido, pode ser resolvido simplesmente:
**Seu projeto não tem um "menu" ou uma tela de "intro" e já começa direto, coloque esse objeto de controle como o primeiro a ser criado em "Instance Create Order" da sua primeira room, pois o evento "game start" é chamado na hora que o jogo "inicia" literalmente, ficando na memória o tempo todo, bem diferente do "create" que é chamado assim que o objeto é instanciado na room e por isso ele volta ao valor que você definiu e assim, ao passar de room em room, suas vidas e moedas voltam e não são salvos.

Não se esqueça de redefinir a global.vidas e global.moedas quando der um "Game over" no seu jogo, ou simplesmente de um "game_restart();" (que não é muito aconselhável, mas já é um quebra galho)

FLWS novamente!

Obrigado Vou colocar aqui Laughing
Kleber Craft
Kleber Craft

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 07/06/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Qua 16 Jun 2021, 20:03

NPH escreveu:
Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start"....

Deu muito certo valeu demais cara, eu vou colocar nos projetos o meu jogo que estou aprendendo a usar o gamemaker se quiser depois jogar eu ficarei muito feliz.
Kleber Craft
Kleber Craft

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 07/06/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


NPH gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos