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troca de armas
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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troca de armas
eu queria saber como eu faço pra meu personagem poder pegar somente 1 arma, atualmente meu sistema consiste em:
se eu apertar a letra "E" enquanto estou colidindo com a arma ela se torna minha, consigo atirar e etc, o problema é que se eu estiver me colidindo com 2 armas ao mesmo tempo eu consigo pegar as duas.
queria saber um código pra que isso não aconteça, para que eu só consiga pegar uma arma se eu não estiver com nenhuma
se eu apertar a letra "E" enquanto estou colidindo com a arma ela se torna minha, consigo atirar e etc, o problema é que se eu estiver me colidindo com 2 armas ao mesmo tempo eu consigo pegar as duas.
queria saber um código pra que isso não aconteça, para que eu só consiga pegar uma arma se eu não estiver com nenhuma
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Re: troca de armas
no caso uma condição poderia resolver isso. Por exemplo algo do tipo:
se puder ser mais específico na dúvida.
- Código:
pode_pegar_arma = false;
se puder ser mais específico na dúvida.
theguitarmester gosta desta mensagem
Re: troca de armas
TRFN escreveu:no caso uma condição poderia resolver isso. Por exemplo algo do tipo:
- Código:
pode_pegar_arma = false;
se puder ser mais específico na dúvida.
no meu caso o meu código é esse
- Código:
if pega_arma = false {
if keyboard_check_pressed(ord("E")){pega_arma = true}
}
if pega_arma = true {
x = obj_player.x;
y = obj_player.y;
if keyboard_check_pressed(ord("F")){
pega_arma = noone
pega_arma = false
speed = 10
direction = image_angle;
}
image_angle = point_direction(obj_player.x, obj_player.y, mouse_x, mouse_y)
var click = mouse_check_button(mb_left);
if mouse_x < x
image_yscale=-1
else
image_yscale=1
deley--;
recoil = max (0, recoil-1);
if (click and deley < 0){
recoil = 8;
deley = 18;
with (instance_create_layer(x+lengthdir_x(50, image_angle), y+lengthdir_y(50, image_angle), "Instances", obj_playerbala2)){
speed = 12;
direction = other.image_angle; // + random_range(4, 4)
image_angle = direction;
}
}
x-=lengthdir_x(recoil, image_angle);
y-=lengthdir_y(recoil, image_angle);
}
isso no evento de colisão do player com a arma, porém, se eu estou com uma arma e estou colidindo com outra ao mesmo tempo e aperto "E" meu player fica com duas armas, queria saber um código pra indentificar se eu ja estou com ou sem uma arma, e que se eu ja estiver com uma arma eu não consiga pegar outra
desculpa pela demora da resposta
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Re: troca de armas
Primeiramente recomendaria você testar corrigindo os IFs desta maneira:
Seu código (exemplo):
Corrigido:
Ou até mesmo, você também pode simplificar assim:
Sugiro que você organize melhor o código, até para facilitar a leitura e também para que seja melhor propor uma solução.
Vamos a uma possibilidade:
Considerando que "no segundo exato" a colisão esteja bugando essa condição, sugeriria você mudar este código para o Step e utilizar um place_meeting.
Seu código (exemplo):
- Código:
if pega_arma = false {
if keyboard_check_pressed(ord("E")){pega_arma = true}
}
Corrigido:
- Código:
if(pega_arma == false){
if(keyboard_check_pressed(ord("E"))){pega_arma = true;}
}
Ou até mesmo, você também pode simplificar assim:
- Código:
if(!pega_arma){
pega_arma = keyboard_check_pressed(ord("E"));
}
Sugiro que você organize melhor o código, até para facilitar a leitura e também para que seja melhor propor uma solução.
Vamos a uma possibilidade:
Considerando que "no segundo exato" a colisão esteja bugando essa condição, sugeriria você mudar este código para o Step e utilizar um place_meeting.
Re: troca de armas
TRFN escreveu:Primeiramente recomendaria você testar corrigindo os IFs desta maneira:
Seu código (exemplo):
- Código:
if pega_arma = false {
if keyboard_check_pressed(ord("E")){pega_arma = true}
}
Corrigido:
- Código:
if(pega_arma == false){
if(keyboard_check_pressed(ord("E"))){pega_arma = true;}
}
Ou até mesmo, você também pode simplificar assim:
- Código:
if(!pega_arma){
pega_arma = keyboard_check_pressed(ord("E"));
}
Sugiro que você organize melhor o código, até para facilitar a leitura e também para que seja melhor propor uma solução.
Vamos a uma possibilidade:
Considerando que "no segundo exato" a colisão esteja bugando essa condição, sugeriria você mudar este código para o Step e utilizar um place_meeting.
muito obrigado, ajudou muito e obrigado pela dica
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